Por que a PUCPR?

Na PUCPR você é convidado a viver todo o seu potencial. Para isso, é preciso que você seja um estudante e não apenas um aluno. O que isso significa?

Um simples aluno é aquele indivíduo que recebe e assimila a informação, absorvendo passivamente o que lhe é ensinado. Já o estudante é aquele que tem uma postura ativa diante do que é apresentado, interpretando o que lhe é ensinado. Uma espécie de regente do saber. Aqui você encontra professores extremamente qualificados, que atuam com uma estrutura completa, proporcionando o ambiente ideal para o seu desenvolvimento enquanto estudante. Na PUCPR você desenvolve suas habilidades com controle e responsabilidades, tornando-se protagonista da sua própria formação.

São múltiplas as possibilidades para enriquecer ainda mais a sua graduação. Programas de incentivo à iniciação científica e de intercâmbio colocam você em contato com a realidade acadêmica e produção de conhecimento em nível global. Venha para a PUCPR! Aqui você garante uma formação moderna, em sintonia com as principais exigências e tendências do século XXI.

Aprendizagem Ativa

Este termo engloba uma série de abordagens de ensino que levam o estudante à reflexão e ao aprofundamento da aprendizagem. Os professores da PUCPR recebem formações pedagógicas para desenvolverem planos de ensino que promovam aprendizagens efetivas, o que pressupõe o uso de metodologias muito diferentes da tradicional aula expositiva. São metodologias que privilegiam o fazer, o analisar, o avaliar e o criar pelos próprios estudantes, tendo os professores como mediadores. Afinal, ninguém é capaz de aprender pelo outro: a aprendizagem depende do próprio esforço e dedicação.

A PUCPR está convicta de que a formação dos profissionais preparados para enfrentar os complexos desafios do século XXI passa por abordagens de ensino centradas no estudante. É impossível pensar que a formação de um profissional preparado para os desafios do nosso tempo possa se realizar sem a atitude de protagonismo por parte de quem aprende. Espera-se, portanto, que os alunos se tornem estudantes. Na visão da PUCPR, o quadro abaixo sintetiza as diferenças entre eles:

ALUNOESTUDANTE
Etimologicamente, significa o lactente, o filho que é tutelado, o pupilo: alumnus é o particípio substantivado do verbo alere, que significa alimentar ou nutrir. Do latim studiosus, que designa a pessoa dedicada e zelosa; aquele que ama o que faz, que gosta de aprender.
Simboliza o lactente intelectual, o imaturo, que precisa ser “alimentado na boca”, sob cuidados tutelares.Ocupa-se do estudo, busca e constrói o conhecimento variando as fontes, tem decisão e sabe o que quer, tem autonomia.
Visa apenas ao presente, é imediatista, quer o que avalia ser útil do ponto de vista financeiro. Investe no futuro, vê além do imediato, interessa-se por cultura em geral, desenvolve.
Recebe formação, informação e instrução.Busca formação e informação, produz conhecimento, valoriza a pesquisa.
Atitude passiva.É ativo, tem iniciativa própria.
Sua fonte é o livro e a aula expositiva.Sua fonte é a curiosidade e a pesquisa.
Depende da tutela do professor.Educa a si mesmo, tem decisão e autonomia, respeita o professor como orientador e motivador.
Aprende os conteúdos, apenas recepciona.Usa os conteúdos de maneira criativa, busca o que lhe interessa.
Acomodado, acrítico, desinteressado.Ativo, participativo, crítico.
Em grupos, nunca assume a liderança e permanece indiferente.Em grupos, participa de maneira ativa, ajuda na condução dos trabalhos ou exerce liderança democrática.

A PUCPR é uma universidade que trabalha para formar profissionais-cidadãos, agentes de transformação da sociedade. Seus estudantes são convidados a estudar ética e filosofia, a participar de uma intensa agenda cultural, esportiva e acadêmica, e a engajarem-se na pesquisa científica. Os estudantes podem participar da orquestra, do coral, do grupo de teatro e do grupo de dança, e, ainda, assistirem a muitos espetáculos.

Os currículos flexíveis permitem que estudantes de diferentes Escolas se encontrem em trilhas comuns de estudo, em áreas como direitos humanos, empreendedorismo e gestão ambiental, entre muitas outras.

A PUCPR deseja que o período universitário seja o mais rico e inesquecível da formação integral dos seus estudantes, e que eles aproveitem tudo o que uma verdadeira Universidade de pode e deve oferecer. Uma vez PUC, sempre PUC.

Ensino com Pesquisa

Na PUCPR, os estudantes podem ter contato com pesquisadores qualificados e compartilhar experiências, que os impulsionam a ser protagonistas na produção de conhecimento e transformação social. A trilha de pesquisa na graduação e a integração entre a graduação e os programas de pós-graduação stricto sensu tornam o estudante competente para elaborar e desenvolver projetos de média e grande complexidade, o que o distinguirá no mercado de trabalho ou o preparará para continuar seus estudos.

Princípios da Graduação

Confiando no seu potencial, a PUCPR apresenta a você um convite para viver a autonomia, a dedicação, a cooperação, a honestidade e o senso crítico. Esses são os princípios orientadores do processo de ensino e aprendizagem que visam favorecer o seu desenvolvimento pleno. Acesse o link com vídeos e conheça as histórias dos nossos estudantes contadas no projeto Livro da Vida:

CONHEÇA O PROJETO

Aliança Educativa

Programa de Relacionamento com estudantes e colégios do Ensino Médio. Por meio do programa, estudantes e professores do Ensino Médio podem interagir com a Universidade, esclarecer dúvidas sobre os diferentes cursos de graduação e serviços ofertados pela Universidade. Conheça alguns dos serviços disponibilizados exclusivamente para estudantes e professores do Ensino Médio e venha viver experiências significativas na PUCPR.
saiba mais

 

A PUCPR oferece aos seus estudantes programas dedicados ao auxílio nos estudos, além daqueles normalmente prestados por professores e colegas de turma: os Programas Habilidades de Núcleo Básico (HNB) e de Monitorias.

 

No programa HNB, grupos de estudo são conduzidos por professores nas áreas de língua portuguesa, matemática e química, em encontros semanais complementados com atividades extraclasse. Nesses grupos, os estudantes cumprem programas de estudos individualizados, elaborados a partir de um diagnóstico personalizado de sua situação inicial, que identifica as habilidades que necessitam ser desenvolvidas. O programa é gratuito e voluntário, com inscrições a cada início de semestre.

A proposta é incentivar desde o início do curso a autonomia do estudante, estimulando-o a formar grupos de estudos e fazer a gestão de sua vida acadêmica, estabelecendo claramente a responsabilidade pelo seu aprendizado. Pretende-se que o estudante, após participar do HNB, supere dificuldades com conteúdos básicos que o impedem de seguir adiante e passe a conduzir suas próprias estratégias de estudo, aprendendo a aproveitar ao máximo cada aula.

Uma das formas mais poderosas de aprendizagem é a que ocorre entre os próprios estudantes. Os monitores formam um time de apoio aos estudos dentro e fora da sala de aula, com resultados muito positivos sobre a aprendizagem e sobre a disseminação de técnicas de estudo. O trabalho exercido pelos estudantes monitores é um verdadeiro exemplo de dedicação e colaboração, por isso enche de orgulho a instituição.

A cada semestre os estudantes podem se candidatar às vagas de monitoria, com bolsa, disponíveis em todas as Escolas e Câmpus da PUCPR.

 

Blackboard

A PUCPR acredita que é fundamental proporcionar meios para a interação entre professores e estudantes, a qualquer hora e lugar. Por isso, utiliza o Blackboard, ambiente virtual de aprendizagem por meio do qual você, seus colegas e professores ficam conectados dentro e fora de sala de aula.

No ambiente, a construção do conhecimento é proporcionada mediante webconferências, avaliações on-line e ferramentas de interação, como fóruns, blogs e elaboração coletiva de textos, tudo isso pelo seu computador ou tablet/smartphone, via Blackboard App. Toda a interface está planejada para propiciar acesso rápido às informações, conteúdo das disciplinas, entrega de trabalhos e consulta de prazos.

Assista ao vídeo para conhecer mais sobre o Blackboard:

Acesse www.pucpr.br/blackboard ou faça download do Blackboard App em seu dispositivo!

Bolsas e Financiamentos

Para proporcionar o acesso e permanência no Ensino Superior, a PUCPR oferece bolsas de estudos e financiamentos educacionais a seus estudantes. Conheça nossas opções.
CLIQUE AQUI

A PUCPR possui diferentes formas de contato, como o atendimento online, telefônico e presencial nas secretarias dos cursos ou na central de atendimento – SIGA (Suporte Integrado de Gestão Acadêmica).

O atendimento online é uma ferramenta que possibilita a interação com um robô, que auxilia 24h por dia em mais de 300 situações pré-programadas como dúvidas, solicitação de documentos e registro de chamados. É possível também conversar com atendentes especializados de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.

A central de atendimento presencial SIGA (Suporte Integrado de Gestão Acadêmica) é responsável por atender as demandas dos estudantes da graduação como recebimento e retirada de documentos, confecção da carteirinha do estudante, pagamento de mensalidades e outras solicitações.

 

Horário - todos os Câmpus

Diariamente Online:  24h de atendimento automático,  para abertura de chamados. E de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com atendentes especializados.

Atendimento para estudantes do Ensino Médio: atendimento online

Horário - Câmpus Curitiba

Telefone: (41) 3271-1555 de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.