CCURSOS

Nutrição

Bacharelado

Monitorar o estado nutricional e prestar atenção dietética a indivíduos e populações saudáveis ou doentes, atuando em equipes multiprofissionais ou em rede de pesquisadores. O nutricionista formado pela PUCPR é um profissional apto a planejar, coordenar, gerenciar e executar ações de segurança alimentar e nutricional, educação nutricional e vigilância sanitária, sendo ainda comprometido com a saúde das pessoas e com princípios éticos e humanitários.

Entre os desafios da profissão estão a orientação da alimentação saudável para todas as faixas etárias e estados fisiológicos como gestação e lactação para manutenção ou recuperação da saúde, além de manter o monitoramento da criação de políticas públicas que promovam o direito humano à alimentação saudável e fazer com que o praticante de atividade física tenha melhorias na performance.

O curso prepara o estudante para
A PUCPR utiliza disciplinas como Segurança dos Alimentos, Nutrição Esportiva, Vigilância Alimentar e Nutricional para formar um profissional apto a trabalhar na promoção da saúde, da alimentação como direito humano fundamental e na articulação entre teoria, pesquisa e prática. A compreensão do ser humano é uma característica deste profissional, que atua com a orientação e prescrição de dietas para pessoas com problemas de saúde ou com fins estéticos.

Entre as possibilidades de atuação da área estão de idealizar e operacionalizar um negócio no ramo da alimentação, utilizar recursos da fitoterapia, alimentos funcionais e dietas nas várias patologias, assim como propor planos alimentares personalizados considerando condições sociais, econômicas e culturais.

Cenário e atuações
Devido à tendência no aumento do interesse da população pela alimentação saudável e a busca do aperfeiçoamento do bem-estar, os nutricionistas estão entre os profissionais mais importantes para a saúde pública. Entre os maiores empregadores da área estão restaurantes e empresas. O profissional também encontra oportunidades em consultórios, hospitais, escolas, consultorias, home care, academias, clubes desportivos, unidades de saúde, ensino, pesquisa, marketing, desenvolvimento de produtos e hotéis. Além disso, a atuação com consultoria nutricional personalizada está em alta, assim como no segmento de nutrição esportiva.

Por que fazer Nutrição na PUCPR?
A nova matriz curricular do curso foi concebida com base em um perfil de egresso que equilibra tradição e inovação, estando antenado no que tem de mais moderno junto às Instituições de Ensino estrangeiras parceiras.

Em sua jornada de ensino, o estudante de Nutrição da PUCPR encontra muitas oportunidades para exercer o seu conhecimento na prática. Todas as disciplinas têm tratamento multidisciplinar e utilização de metodologias de aprendizagem ativa. Nas atividades de sala, os acadêmicos aprendem com jogos, votações e exposições de banners, promovendo a convivência e integração com colegas e professores. Outro diferencial são as aulas práticas, que acontecem em amplos e equipados laboratórios de anatomia, bioquímica, microbiologia e informática. Estas aulas envolvendo alimentos são desenvolvidas em amplas cozinhas experimentais e na Usina Piloto, que simula condições fabris.

A graduação possui uma moderna e bem equipada Clínica Escola para atendimento gratuito à comunidade, onde são realizados estágios curriculares, projetos e pesquisas. O atendimento é integrado aos cursos de Psicologia, Educação Física, Medicina e Enfermagem da PUCPR.

A inter-relação com a pesquisa científica é notável. O Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição/CNPq é um exemplo disso, juntamente com outros grupos de pesquisa e de estudos em Engenharia de Alimentos, História da Alimentação e Soberania Alimentar, promovendo pesquisas de cunho trans e multidisciplinar. Docentes da graduação atuam também na pós-graduação, como nos Mestrados em Bioética e Direitos Humanos, além da Residência Multiprofissional, promovendo a integração com outros níveis de ensino.

 

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

4

MEC

Ícone Troféu

3

2018 - RUF3º lugar entre as universidade públicas e privadas do Paraná no Ranking de universidades da Folha

Doutora

Flavia Auler

Coordenação

Bacharel em Nutrição pela (UFSC), Especialista em Nutrição Clínica (ASBRAN), Mestre em Alimentos e Nutrição (UNICAMP), Doutora em Ciências da Saúde (UEM), com aperfeiçoamento na Universidade de Coimbra. Professora Titular do Curso de Nutrição (PUCPR), Coordenadora do Curso de Nutrição (PUCPR), Líder do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN), Coordenadora da Liga Acadêmica em Nutrição Social (LANUTRIS), Pesquisadora do Estudo de Coorte Materno Infantil de Curitiba (COOSMIC). Voluntária do Projeto Rondon.

Doutora

Carla Corradi Perini

Docentes | Lattes

Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Curso de Graduação em Nutrição, do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso – Santa Casa de Curitiba/PUCPR. Atuais projetos de pesquisa: Clínica Ampliada; Humanização do Cuidado; Humanização do Cuidado na Formação dos Profissionais da Saúde.
Área da graduação: Nutrição
Área do doutorado: Ciências da Saúde

Doutora

Caroline Filla Rosaneli

Docentes | Lattes

Doutora em Ciência da saúde pela PUCPR. Mestre em alimentos e nutrição pela UNICAMP. Especialista em saúde coletiva pela Asbran. Graduada em nutrição pela UFSC. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, da especialização e da graduação em nutrição da mesma Instituição. Atuais áreas de pesquisa: saúde coletiva e segurança alimentar. Projetos em andamento: Estilo de vida, saúde e trabalho; Bioética e Saúde na infância e adolescência; Obesidade e família; Segurança alimentar e nutricional em populações vulneráveis.
Área da graduação: Nutrição
Área do doutorado: Ciências da Saúde

Doutora

Cilene da Silva Gomes Ribeiro

Docentes

Bacherel em Nutrição (UFPR), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC) e Doutora em História (UFPR). Especialista em Qualidade e Produtividade (FAE). Especialista em Administração Industrial (UFPR). Especialista em Qualidade de Alimentos pelo (IPCE). Especialista em Metodologia de Ensino Superior (FESP). Especialista em Logística Empresarial (PUCPR). Especialista em Gestão de Custos e Formação de Preços (PUCPR). Especialista em Alimentação Coletiva (ASBRAN). Especialista em História Contemporânea e Relações Internacionais (PUCPR). Professora titular do Curso de Nutrição (PUCPR), Coordenadora do Curso de Pós Graduação Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicado na Produção de Alimentos (PUCPR), Coordenadora Adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (PUCPR), Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN), Pesquisadora DIAITA-Patrimônio Alimentar da Lusofonia, Membro do Comitê Editorial da Editora Universitária Champagnat (PUCPR), Membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Curitiba. Membro da diretoria do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-8).

Doutora

Cyntia Erthal Leinig

Docentes

Bacharel em Nutrição (FIE). Especialização em Magistério Superior (IBPEX), Especialização em Nutrição Clínica (UFPR). Mestrado e Doutorado (PUCPR). Professora adjunta do Curso de Nutrição (PUCPR), membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Nutrição (PUCPR), membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN), membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Curitiba.

Doutora

Fabiane de Cassia Savi Tomasiak

Docentes

Bacharel em Nutrição (FEI). Especialista em Gestão de Projetos em Unidades de Alimentação e Nutrição (UFPR). Mestre em Bioética (PUCPR). Professora assistente do Curso de Nutrição (PUCPR) e membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN).

Mestre

Gisele Pontaroli Raymundo

Docentes

Bacharel em Nutrição (UFPR). Mestre em Educação (PUCPR). Especialização em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (PUCPR). Especialização em MBA em Marketing (ISPG). Doutoranda em Odontologia com Ênfase em Saúde Coletiva (PUCPR). Professora assistente do Curso de Nutrição (PUCPR), membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Nutrição, membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN).

Mestre

Ivone Mayumi Ikeda Morimoto

Docentes

Bacharel em Nutrição (UFPR). Mestre em Engenharia de Produção (UFSC). Professora Adjunta, membro do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Ciências da Vida – PUCPR. Prêmio Professor Destaque do CREARE, Professora adjunta do Curso de Nutrição (PUCPR), membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN).

Doutora

Magda Rosa Ramos da Cruz

Docentes

Bacharel em Nutrição (UFPR). Mestre em Tecnologia em Saúde (PUCPR). Doutorado em Clínica Cirúrgica (UFPR). Nutricionista da Clínica Alcides Branco e professora assistente do Curso de Nutrição (PUCPR), responsável pelos ambulatórios de cirurgia bariátrica e de nutrição esportiva.

Mestre

Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas

Docentes

Bacharel em Nutrição (UFPR). Especialização em Saúde Pública de Administração Hospitalar (Faculdade São Camilo). Especialização em Nutrição Clínica (UFPR). Mestre em Geografia (UFPR). Professora Adjunta do Curso de Nutrição (PUCPR). Presta serviços de assessoria técnica nas áreas de alimentação e nutrição em políticas públicas e segurança alimentar e nutricional, membro do Grupo de Estudo em Ciências da Nutrição (GEPECIN), membro titular do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (CONSEA-Paraná), membro efetivo da Coordenação Colegiada do Fórum Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (FESSAN-PR).

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Ingresse com
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.861,17*

Status

Inscrições abertas