Orquestra da PUCPR

Conheça o grupo de música instrumental atuante desde 1993

O que é

A Orquestra da PUCPR é um grupo de música instrumental, formado por estudantes, ex-estudantes, professores e músicos da comunidade local, cujo objetivo é oferecer música de boa qualidade, nos mais variados gêneros musicais. Para tanto, executa obras do repertório universal e trabalha com arranjos exclusivos de obras do repertório clássico, MPB, folclore brasileiro, músicas de filmes, rock e pop.

A Orquestra e seus formatos

Orquestra da PUCPR: Trata-se da Orquestra em sua formação profissional, com rigor artístico compatível com um grupo profissional, atuando dentro de uma Universidade de classe mundial. Esta formação pode variar de 11 até 60 músicos, dependendo do objetivo artístico a ser atingido e do repertório musical.

Solistas da Orquestra da PUCPR: Composto por até nove músicos profissionais, este Grupo de Câmara tem versatilidade para atender às mais variadas demandas musicais da Universidade, com alto grau virtuosístico e com flexibilidade de repertório.

Quarteto de Cordas da PUCPR: Formado por músicos profissionais (dois violinistas, um violista e um violoncelista) este grupo musical oferece grande flexibilidade de formato de apresentações em espaços reduzidos nos momentos da Universidade que demandam qualidade artística e repertório variado.

Atualmente, a regência da Orquestra da PUCPR, em seus mais variados formatos, é realizada pelo maestro convidado Aramis Mendes.

Histórico

A partir de 1993, a PUCPR começou a fomentar atividades relacionadas à musica instrumental por meio da criação de um Quarteto de Cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo). Alguns anos depois, em 1999, foi criada a Orquestra de Câmara da PUCPR, sob a regência do então maestro Paulo Torres. O objetivo era difundir a apreciação da boa música, dentro e fora da Universidade, assim como oferecer oportunidade de aperfeiçoamento a jovens músicos. Formada pelos melhores músicos da nova geração de Curitiba (muitos deles estudantes e ex-estudantes da PUCPR) a orquestra se dedicava principalmente à música erudita de qualidade profissional.

Durante este período, a Orquestra de Câmara da PUCPR realizou apresentações no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Além disto, gravou mensalmente o programa “Ponto de Encontro Cultural” para a Rede de Televisão REDEVIDA com transmissão nacional. Para a gravação destes programas a Orquestra elaborou repertórios variados com a participação de solistas e músicos convidados.

Desde sua fundação, a Orquestra tem se desenvolvido, apresentando-se sob formatos variados, desde a Orquestra de Câmara, como foi originalmente concebida, até formações menores como duos, nonetos, quintetos e quartetos.

A partir de 2010, com a criação do curso de Licenciatura em Música na PUCPR, novas sinergias foram geradas, por meio da participação mais efetiva de estudantes e professores, afinados com as propostas de música já em andamento.

A partir de 2015 a PUCPR passou a ser a sede oficial da Oficina de Música de Curitiba. Este evento, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba há mais de 35 anos, possui abrangência internacional, reunindo músicos de todo o mundo, durante o mês de janeiro, para realizar oficinas, encontros e apresentações musicais pelos diversos palcos da cidade.

Festival Revele seu Talento

Uma das programações mais aguardadas pela comunidade universitária é o Festival Revele Seu Talento. Trata-se de um concurso musical, criado em 2003 com o objetivo de promover o talento musical dos estudantes da PUCPR.

Aberto ao estudante da PUCPR e TECPUC, bem como para ex-alunos devidamente cadastrados no ALUMNI da PUCPR, o festival tem premiações individuais. O festival oferece aos finalistas uma oportunidade única de se apresentar com orquestra profissional, público, em um teatro de grande porte (TUCA), com som e Iluminação profissionais e divulgação junto à imprensa. O concurso ocorre em duas fases: Fase Classificatória e Fase Final. A comissão técnica avalia Talento, Afinação, Ritmo, Vibrato, Carisma, Originalidade e Criatividade.

Momento Musical

Na última quinta-feira de cada mês a Orquestra da PUCPR promove um Encontro Musical. Trata-se de um momento dedicado à música de boa qualidade, executada por alunos, professores e convidados. Os encontros acontecem no Hall da Biblioteca da PUCPR alternadamente com o Hall da FTD Digital Arena. Confira a programação na nossa Agenda Cultural.