Mestrado e Doutorado

Mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado são denominados como pós-graduação stricto sensu, ou simplesmente pós-graduação. Na PUCPR, há 16 cursos de mestrado, sendo um deles profissional, e 13 de doutorado. Estes cursos estão organizados em 16 Programas que capacitam para atuar em ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento, contribuindo para a produção de conhecimento científico, tecnológico ou filosófico.

Os Programas estão abertos a candidatos que tenham concluído curso de graduação no país ou no exterior, devidamente reconhecido ou validado. Estes programas são autorizados, avaliados e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES). A CAPES atribui quadrienalmente conceitos de 1 a 7 aos programas, considerando sua proposta, o perfil de seus docentes e discentes, a qualidade das suas teses e dissertações, o impacto da sua produção intelectual e sua inserção social.

Para serem reconhecidos, os programas devem obter conceito mínimo 3, o que corresponde a um programa regular. Quando se consideram critérios nacionais de qualidade, especialmente de publicação científica dos docentes e discentes, o conceito máximo é 5 (muito bom). Os conceitos 6 (ótimo) e 7 (excelente) são atribuídos a programas com excelência internacional. O mestrado e o doutorado têm duração de dois e quatro anos, respectivamente. Os estudantes cursam disciplinas, são incentivados a participar de eventos científicos e desenvolvem projetos de pesquisa. Os resultados destes projetos são publicados em revistas científicas de impacto e defendidos em sessões públicas, nas defesas de dissertação (mestrado) e de tese (doutorado). Ao concluir esses cursos, é conferido o título de Mestre ou Doutor ao estudante.

Excelência no stricto sensu

A PUCPR, em 2011, iniciou o projeto Excelência no stricto sensu, com o objetivo de internacionalizar os programas para atingirem os conceitos 6 e 7, e para promover a transdisciplinaridade e inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas.
Confira aqui

• Políticas de isenção de mensalidades;

• Incentivos para os estudantes stricto sensu apresentarem seus resultados em congressos nacionais e internacionais;

• Passagem direta do mestrado para o doutorado;

• Elaboração de PhD International Schools globalizando a pesquisa e a pós-graduação stricto sensu;

• PIBIC Master permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada;

• Emissão de diploma em curto prazo;

Regulamento voltado a uma pós-graduação inovadora;

• Sintonia com a sociedade;

• Foco em inovação;

• Projeto Excelência no stricto sensu em constante discussão e aprimoramento.

E-Book Mestrado e Doutorado

Receba o material completo dos cursos da PUCPR

confira

O pós-doutorado na PUCPR é um estágio de pesquisa oferecido, na maioria das vezes, pelos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) a doutores de diferentes áreas do conhecimento. O estágio pós-doutoral promove a realização de estudos de alto nível, contribui para excelência científica dos grupos de pesquisa, permite a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em nossa instituição e estimula a inovação pela troca de experiências.

O pós-doutorando é isento de mensalidade e pode concorrer a bolsas de diferentes agências de fomento e empresas, com duração entre três e 24 meses. O projeto de pesquisa a ser desenvolvido será supervisionado por um docente altamente qualificado, e o pós-doutorando será incentivado a apresentar seus resultados em eventos científicos e publicá-los em revistas qualificadas.

Conheça o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES.

Atendimento Online

ACESSE AQUI