Mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado são denominados como pós-graduação stricto sensu, ou simplesmente pós-graduação. Na PUCPR, há 16 cursos de mestrado, sendo um deles profissional, e 13 de doutorado. Estes cursos estão organizados em 16 Programas que capacitam para atuar em ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento, contribuindo para a produção de conhecimento científico, tecnológico ou filosófico.
Os Programas estão abertos a candidatos que tenham concluído curso de graduação no país ou no exterior, devidamente reconhecido ou validado. Estes programas são autorizados, avaliados e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES). A CAPES atribui quadrienalmente conceitos de 1 a 7 aos programas, considerando sua proposta, o perfil de seus docentes e discentes, a qualidade das suas teses e dissertações, o impacto da sua produção intelectual e sua inserção social.
Para serem reconhecidos, os programas devem obter conceito mínimo 3, o que corresponde a um programa regular. Quando se consideram critérios nacionais de qualidade, especialmente de publicação científica dos docentes e discentes, o conceito máximo é 5 (muito bom). Os conceitos 6 (ótimo) e 7 (excelente) são atribuídos a programas com excelência internacional. O mestrado e o doutorado têm duração de dois e quatro anos, respectivamente. Os estudantes cursam disciplinas, são incentivados a participar de eventos científicos e desenvolvem projetos de pesquisa. Os resultados destes projetos são publicados em revistas científicas de impacto e defendidos em sessões públicas, nas defesas de dissertação (mestrado) e de tese (doutorado). Ao concluir esses cursos, é conferido o título de Mestre ou Doutor ao estudante.
• Políticas de isenção de mensalidades;
• Incentivos para os estudantes stricto sensu apresentarem seus resultados em congressos nacionais e internacionais;
• Passagem direta do mestrado para o doutorado;
• Elaboração de PhD International Schools globalizando a pesquisa e a pós-graduação stricto sensu;
• PIBIC Master permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada;
• Emissão de diploma em curto prazo;
• Regulamento voltado a uma pós-graduação inovadora;
• Sintonia com a sociedade;
• Foco em inovação;
• Projeto Excelência no stricto sensu em constante discussão e aprimoramento.
O pós-doutorado na PUCPR é um estágio de pesquisa oferecido, na maioria das vezes, pelos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) a doutores de diferentes áreas do conhecimento. O estágio pós-doutoral promove a realização de estudos de alto nível, contribui para excelência científica dos grupos de pesquisa, permite a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em nossa instituição e estimula a inovação pela troca de experiências.
O pós-doutorando é isento de mensalidade e pode concorrer a bolsas de diferentes agências de fomento e empresas, com duração entre três e 24 meses. O projeto de pesquisa a ser desenvolvido será supervisionado por um docente altamente qualificado, e o pós-doutorando será incentivado a apresentar seus resultados em eventos científicos e publicá-los em revistas qualificadas.
Conheça o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES.
15/12/2020 - Mestrado e Doutorado, Destaque, Escola de Ciências de Vida, Notícias
27/11/2020 - Mestrado e Doutorado, Bolsas e financiamentos, Destaque, Notícias
9/11/2020 - Mestrado e Doutorado, Destaque, Escola de Medicina