Relacionamento com o Ensino Médio

A Aliança Educativa é o Programa de Relacionamento com estudantes e colégios do Ensino Médio. Tem como objetivo proporcionar experiências que contribuam para que os estudantes escolham a profissão que desejam seguir de maneira assertiva e consciente.

Por meio do programa, estudantes e professores do Ensino Médio podem interagir com a Universidade, esclarecer dúvidas sobre os diferentes cursos de graduação e serviços ofertados pela Universidade.

Conheça alguns dos serviços disponibilizados exclusivamente para estudantes e professores do Ensino Médio e venha viver experiências significativas na PUCPR.

PUC Tour

No PUC Tour os estudantes do Ensino Médio podem visitar a Universidade, conhecer os laboratórios experimentais e didáticos, Biblioteca, Parque Tecnológico e Complexo Poliesportivo, como também visitar apenas as estruturas das áreas de interesse.

Bate-Papo com o coordenador

Quanto mais o estudante de Ensino Médio conhece as atividades de uma profissão, mais facilidades tem para decidir qual carreira seguir. Durante o bate-papo com o coordenador, o estudante pode tirar dúvidas em relação a algumas características do curso, como: as possibilidades de especializações e de atuação no mercado de trabalho, além de saber quais as habilidades e competências que são desenvolvidas no curso. Entrar em contato com os profissionais das áreas em que se tem interesse e conhecer a rotina de cada setor é uma alternativa que funciona e orienta muitos estudantes indecisos.

Workshops

O workshop é uma oportunidade para o estudante do Ensino Médio ter uma experiência prática com a realidade acadêmica e profissional da área de interesse. É um momento para se identificar com a profissão que está escolhendo, levando em consideração suas habilidades e seu perfil profissional, além da imersão no ambiente acadêmico.
Saiba Mais

O período de escolha da profissão é cercado por diversas dúvidas. Pensando nisso, a Aliança Educativa e o Núcleo de Prática em Psicologia da PUCPR desenvolveram o projeto de Orientação Profissional. Trata-se de uma atividade que tem como objetivo estimular os estudantes a refletirem sobre as variáveis que influenciam na escolha da profissão e analisar características e potencialidades que possam subsidiar uma escolha assertiva.

A Orientação Profissional acontece em sessões semanais e são realizadas em grupos de 10 a 20 estudantes.

Palestras

Palestras ofertadas gratuitamente para colégios de ensino médio e ministradas por professores ou colaboradores da Universidade. São diversos temas com destaque para orientação profissional, vestibular, bolsas e financiamentos e assuntos específicos dos cursos de graduação ou atualidades.
Saiba Mais

Evento gratuito e aberto à comunidade que tem como objetivo comentar as obras literárias indicadas no Vestibular de verão da PUCPR.

Público: estudantes do Ensino Médio

Período de atendimento: tarde e noite

Duração: 4h – 13h45 às 17h45 ou das 18h30 às 22h30

Para mais informações entre em contato: aliancaeducativa@pucpr.br

Planeta PUC

Na Feira de Cursos e Profissões da PUCPR, o estudante tem a oportunidade de conhecer os cursos de graduação, conversar com os universitários e saber mais sobre a vida na Instituição.

Aula de Campo

Trata-se de uma atividade em que os colégios de Ensino Médio trazem seus estudantes até a PUCPR para participar de aulas de campo que complementem o aprendizado da matriz curricular. As contribuições de uma aula de campo são múltiplas, pois possibilita aos estudantes uma visualização mais clara sobre os conteúdos estudados em sala de aula. Utilizando os laboratórios e espaços de estudo da Universidade e, quando é de interesse do colégio, conta também com as explicações de professores ou monitores da PUCPR para contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes.

Público: Estudantes de ensino médio

Quantidade de participantes por aula: de acordo com a atividade a ser realizada

Período de atendimento: manhã, tarde e noite (de acordo com a disponibilidade do curso)

Duração: De 1h a 4h, de acordo com o conteúdo escolhido

Como se inscrever: entre em contato com a Aliança Educativa via e-mail aliancaeducativa@pucpr.br

A PUCPR também vai até os colégios de Ensino Médio para que os estudantes conheçam mais sobre os cursos e serviços da Universidade. É uma oportunidade de diálogo e apresentação de materiais informativos, como o guia de cursos da PUCPR, opções de bolsas e financiamentos da instituição e a programação de eventos direcionados para estudantes de Ensino Médio.

Público: Colégios de ensino médio

Período de atendimento: manhã e tarde

• Como se inscrever: Colégios do ensino médio: entre em contato com a Aliança Educativa via e-mail aliancaeducativa@pucpr.br