Pesquisa e Inovação

A PUCPR é a instituição privada de ensino superior que mais realiza pesquisa científica no Paraná. Seus pesquisadores, professores e estudantes estão vinculados a Grupos de Pesquisa em diversas áreas do conhecimento, prioritariamente nas áreas estratégicas de Biotecnologia, Cidades, Direitos Humanos, Energia, Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. Objetiva-se contribuir com a sociedade por meio da inovação gerada pela produção científica de conhecimento e pela formação de profissionais críticos, éticos e inovadores na promoção do bem-estar da sociedade. Assim, a pesquisa permeia os diferentes níveis, desde a graduação (Iniciação Científica e Tecnológica) até a pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado), desenvolvendo-se como base da formação acadêmica. Trata-se de fazer ciência e não apenas transmiti-la.

Na graduação, a pesquisa científica promove a formação participativa, o desenvolvimento do senso crítico e o contato criativo com as complexidades da realidade, qualificando o estudante para um pensamento mais analítico. Já no âmbito da pós-graduação stricto sensu, a prática sistematizada da investigação científica encontra ambiente especialmente propício para seu desenvolvimento, uma vez que sua atividade específica é a própria pesquisa, em sua forma mais consolidada.

Um conceito profundamente associado à pesquisa científica é o de inovação. Inovar é transformar ideias novas em resultados sustentáveis, ou seja, consiste no justo equilíbrio entre criatividade e processos para geração de valor. A importância de inovar e gerar novos conhecimentos e tecnologias vem crescendo e mudando a relação das universidades com a sociedade. Estas estão empenhadas não apenas em produzir conhecimento e formar profissionais, mas também em contribuir com o desenvolvimento social, tecnológico e econômico.

A universidade contemporânea não pode ser uma instituição inerte às constantes mudanças e ao acelerado desenvolvimento do mundo globalizado. Assim, o compromisso da PUCPR também está voltado para a sociedade e promoção do desenvolvimento socioeconômico. Desse objetivo, nasceu a Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação que atua junto ao setor produtivo, ora levando a tecnologia desenvolvida na PUCPR como propulsora de diferenciais e atendendo às demandas e desafios das empresas, ora levando-os para a academia como forma de estímulo para geração de novo conhecimento e inovação.

Dessa forma, a PUCPR intensifica a sintonia com os diversos atores da sociedade por meio da geração de tecnologia e da formação de profissionais capacitados, atualizados e engajados por meio de pesquisas alinhadas às necessidades de desenvolvimento inovador.