Espiritualidade – Câmpus Curitiba

O Programa Espiritualidade, coordenado pela Pastoral da PUCPR e Paróquia Jesus Mestre, tem como prioridade promover diálogo entre a mensagem evangélica e a profundidade, diversidade e abrangência do conhecimento na Universidade. Como conteúdos fundamentais para as ações são considerados a tradição eclesial, os princípios do evangelho e os valores do Instituto Marista, contemplando as transformações e necessidades do mundo contemporâneo.

Conheça também: Programa Voluntariado e  Programa Identidade e Liderança.

Informar os estudantes sobre a identidade da Pastoral da Universidade e divulgar as suas ações.

Metodologia: Atividade desenvolvida em parceria com os demais programas de pastoral. De acordo com calendário previsto juntamente com coordenadores de cursos visitaremos as salas de aula para divulgar as atividades da pastoral.

Público: Estudantes que iniciam o 1º período

Local: PUCPR Câmpus Curitiba

Datas: 1º semestre: 29/02 e de 01 a 18/03 | 2º semestre: de 04 a 12/08

Oportunizar aos acadêmicos vivência de forma mais plena o acontecimento pascal.

Metodologia: Durante a quaresma: em parceria com a Paróquia Universitária, realizam-se momentos formativos que direcionem os participantes para o sacramento da confissão. Na semana que antecede a Páscoa, serão realizados momentos de celebração e de espiritualidade, seguidos de uma vigília, encerrando com a celebração das luzes e o envio dos acadêmicos para a ação solidária.

Público: Comunidade Acadêmica e Comunidade Externa

Local: PUCPR – Câmpus Curitiba

Datas: 17/03 à 08/04

Celebração será orientada para toda a comunidade acadêmica com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar aspectos próprios do carisma institucional. Proporcionando à Comunidade acadêmica desenvolver o sentido de pertença aos valores institucionais.

Metodologia: Momentos de celebração organizados em parceria com o setor de Pastoral Corporativa. Durante a semana serão preparados textos que possam ser enviados via e-mail marketing para os estudantes, professores e colaboradores, como forma de fazer com que se sintam pertencentes ao Carisma Marista.

Público: Comunidade Acadêmica

Local: PUCPR – Câmpus Curitiba

Datas: 06/06 e 15/08

Caminhadas orientadas, com desafios e reflexões espirituais durante o percurso, a fim de que os participantes consigam realizar um encontro consigo mesmos, com Deus e com o mundo.

Metodologia: Com duração de um dia (sábados) os participantes serão conduzidos até o local fora do campus onde, enquanto caminham, serão inspirados por temas Maristas a refletir acerca do seu itinerário de amadurecimento espiritual e sobre a nossa “Casa Comum” (natureza).

Público: Comunidade Acadêmica

Local: a definir

Datas: 02/04; 14/05; 27/08; 22/10

A UMBRASIL, entende que a SEMANA VOCACIONAL é um tempo fecundo para fortalecimento da CULTURA VOCACIONAL junto aos Irmãos, leigas, leigos, colaboradores, unidades e comunidades maristas, incluindo suas famílias e seu entorno. Trata-se de um tempo favorável para revisitar, revitalizar e impulsionar o projeto pessoal de vida e de missão que cada pessoa se propõe, com seus desafios e motivações ao longo do caminho.

Público: Comunidade Acadêmica

Local: PUCPR – Câmpus Curitiba

Datas: 15 a 21/08

A PUCPR propõe à comunidade acadêmica a vivência do Natal, a partir da experiência comunitária entre todos os seus membros por meio do encontro fraterno, do diálogo e da espiritualidade comunitária, com uma programação diversificada e de um espaço favorável à espiritualidade e ao encontro, de forma simples e profunda.

Público: Comunidade acadêmica e comunidade externa

Local: PUCPR – Câmpus Curitiba

Datas: a definir

Câmpus Curitiba

Câmpus Londrina

Câmpus Maringá

Câmpus Toledo