CLOSE

Engenharia Mecânica

 

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) tem por objetivos:

  • Propiciar com excelência a formação de indivíduos da comunidade, NACIONAL E INTERNACIONAL, em nível stricto sensu, em Engenharia Mecânica nas áreas de atuação do Programa, a saber: Mecânica dos Sólidos, Engenharia e Ciências Térmicas, Fabricação;
  • Desenvolver, difundir e aplicar os resultados dos trabalhos de pesquisa básica e tecnológica das três áreas de concentração supracitadas, comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, no sentido de gerar novas tecnologias, serviços e produtos na área de Engenharia Mecânica e afins;
  • Formar recursos humanos (mestres e doutores), aliados à inserção social comprometida com os interesses do Brasil, para atuação efetiva na área acadêmica e no setor industrial, com ênfase na educação superior, pesquisa, extensão e inovação tecnológica;
  • Contribuir para o aprimoramento ininterrupto – profissional e ético – dos discentes dos cursos de Graduação da PUCPR na área de Engenharia Mecânica e correlatas;
  • Integrar a graduação e a pós-graduação, visando o desenvolvimento de trabalhos conjuntos envolvendo discentes de mestrado e doutorado com a Iniciação Científica, a fim de motivar nos estudantes de graduação o interesse por estudos avançados e pesquisa, ao mesmo tempo em que proporciona o espírito cooperativo nos discentes do Programa, estimulando o trabalho em equipe;
  • Desenvolver de modo continuado a cooperação científica e tecnológica com Universidades e Institutos de Pesquisa nacionais e internacionais, para o alcance de resultados de interesses conjuntos desses pares sempre em sintonia com a evolução das áreas de pesquisas mundiais.

Histórico

O PPGEM da PUCPR iniciou suas atividades em março de 1999 com 8 docentes e 10 discentes de mestrado (Conceito CAPES 3). Nos dois primeiros anos, fez-se a oferta nas áreas de Concentração de Mecânica dos Sólidos e de Engenharia e Ciências Térmicas. Em 2001 foi criada a área de Concentração de Fabricação.

Em 2004 o PPGEM ascendeu ao Conceito 4 da CAPES. Em 2006 iniciou-se o curso de Doutorado nas 3 Áreas de Concentração do Programa. Na avaliação trienal 2007-2009 da CAPES, o PPGEM ascendeu para o nível 5 (cinco), mantendo o mesmo conceito no triênio 2010-2012. A avaliação quadrienal 2013-2016 ascendeu o PPGEM ao conceito 6 (seis), em função, dentre outras características de rendimento do Programa, de considerável inserção internacional na forma de recebimento de pós-doutorandos e doutorados-sanduíches estrangeiros, pesquisadores/docentes estrangeiros, projetos de pesquisa com IES estrangeiras, envio de doutorandos para estágio sanduíche no exterior com bolsa CAPES PDSE etc.

As linhas de pesquisa do PPGEM foram amplamente reformuladas em 2018 e, atualmente, são as seguintes: Ciência e Tecnologia em Fenômenos de Transporte, Energia e Engenharia Térmica na Área de Concentração Engenharia e Ciências Térmicas; Engenharia e Integridade de Superfícies, Materiais e Processos de Fabricação, Tecnologia de Usinagem Convencional e Não Convencional, na Área de Concentração Fabricação; e Mecânica dos Sólidos Computacional e Vibrações e Acústica na Área de Concentração Mecânica dos Sólidos.

O corpo docente atual é composto por 14 professores (13 permanentes e 1 colaborador da McMaster University – Canada), sendo 77% detentores de bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq PQ (1 PQ 1A, 2 PQ 1B, 2 PQ 1D, e 5 PQ2). O PPGEM conta atualmente com 8 (oito) laboratórios de bom nível tecnológico em pleno funcionamento e dedicados a pesquisas teórico-experimentais em suas áreas de concentração. A maior parte dos equipamentos dos laboratórios são resultados de projetos de pesquisa aprovados junto a CAPES, CNPq, FINEP e ambiente industrial.

Além disso, é possível registrar que atualmente aproximadamente 95% dos discentes de mestrado e doutorado matriculados no PPGEM não pagam mensalidades; tanto em função das bolsas de Agências de Fomento quanto devido às políticas de incentivo institucionais da PUCPR ou projetos com empresas regionais e nacionais.

logo_capes

6

Conceito Mestrado

logo_capes

6

Conceito Doutorado

Corpo Docente

Confira a lista completa de professores.

Comunicados

18/11/2020

Edital Interno para Bolsas PDSE da CAPES

(Doutorado Sanduíche - 2021)

Baixar
18/11/2020

Bolsas CAPES-2021 - 1º semestre

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica-PPGEM da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, no uso de suas atribuições legais e regimentais, informa que para ingresso no 1º Semestre de 2021 no programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica, teremos a disponibilidade de bolsas e taxas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES.

Mestrado: modalidade Taxa (o aluno fica isento da mensalidade). Nesta modalidade o aluno pode trabalhar.
Mestrado: modalidade Bolsa (o aluno fica isento da mensalidade e recebe auxílio financeiro de (R$ 1.500,00 reais). Nesta modalidade o aluno tem que ter dedicação exclusiva.

Doutorado: modalidade Taxa (o aluno fica isento da mensalidade). Nesta modalidade o aluno pode trabalhar
Doutorado: modalidade Bolsa (o aluno fica isento da mensalidade e recebe auxílio financeiro de (R$ 2.200,00 reais). Nesta modalidade o aluno tem que ter dedicação exclusiva.

18/11/2020

Modelo da carta de recomendação

Baixar
18/11/2020

Critérios do PPGEM

Baixar
18/11/2020

Proposta de Projeto de Mestrado/doutorado – 2021

Baixar