Colação de Grau

A PUCPR tem a honra de comunicar a realização da Colação de Grau dos concluintes de dezembro de 2020. Esta cerimônia será desenvolvida em formato híbrido, para que sejam cumpridos os protocolos sanitários compatíveis com o cenário que estamos vivenciando e, também, para propiciar este marco de regozijo e reconhecimento da jornada acadêmica dentro da Universidade.

O formato a ser aprovado pelos órgãos competentes contará com:

  • Missa

A celebração da palavra, atribuindo significado a esta conquista nas dimensões da ciência, da vida e da fé. Acontecerá na Capela da Universidade.

A missa será transmitida no canal oficial da PUCPR no Youtube para os formandos e seus convidados e será 100% online. Presencialmente estarão presentes somente autoridades da Universidade.

  • Cerimônias de Colação de Grau Institucional 

Os formandos que porventura não se enquadrarem no grupo de risco estarão presencialmente na Universidade, farão uso da beca e receberão o diploma durante a Cerimônia de Colação de Grau. Serão disponibilizados espaços para registro fotográfico.

A participação e a outorga do grau dos formandos que se enquadrarem no grupo de risco será realizada de maneira exclusivamente remota.

No momento da inscrição, os estudantes poderão se candidatar a duas participações especiais: jurador e orador.

Para a escolha do jurador da cerimônia de colação de grau de apenas um curso, será realizado um sorteio entre os candidatos.

Para as cerimônias de colação de grau com mais de um curso: todos os formandos serão convidados a participar de uma votação. Posteriormente será realizado um sorteio entre os mais votados de cada curso.

Para o discurso de orador, os candidatos deverão submeter seus textos para análise de uma comissão avaliadora. Aos estudantes que sinalizarem interessem em realizar o discurso, será encaminhado e-mail com as informações e as regras de participação. O critério de seleção será realizado de acordo com o melhor texto.

Importa destacar que os órgãos de saúde do município de Toledo autorizaram a presença de até no máximo dois convidados por formando na cerimônia com a observação de alguns critérios: estes devem pertencer ao mesmo grupo familiar (residir na mesma casa que o formando, para que sejam evitados maiores riscos de propagação do vírus) e não devem pertencer ao grupo de risco para a Covid -19*
*Para os demais Câmpus, aguardamos a aprovação dos órgãos de saúde de cada município sobre a presença de até dois convidados do mesmo grupo familiar do formando.

Será realizada a aferição de temperatura de todos os convidados, formandos e equipe técnica, que participarem das cerimônias presenciais.
Todos deverão estar com máscaras e farão o uso de álcool gel.
A PUCPR disponibilizará Ambulância e equipe de apoio.

Os familiares e demais convidados poderão assistir à cerimônia via canal oficial da PUCPR no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCyBvfyHlHdwIbgvxPblQQQw).

As datas, horários e local, das cerimônias serão informados em momento oportuno por intermédio de e-mail.

Para participar do Evento, o(a) estudante deverá estar ciente das seguintes condições:

  1. O Núcleo de Formaturas definirá a data, horário e local da Cerimônia de Colação de Grau.
  2. Em função do coronavírus (Covid-19), a depender de novas orientações dos órgãos de saúde, PUCPR poderá alterar data, local, horário e formato da Cerimônia de Colação de Grau, bem como cancelá-la caso se faça necessário;
  3. Os dois convidados que irão assistir presencialmente a minha Cerimônia de Colação de Grau não pertencem ao grupo de risco para a (Covid -19);
  4. Os dois convidados que irão assistir presencialmente a minha Cerimônia de Colação de Grau, pertencem ao meu grupo familiar e residem na mesma casa;
  5. O descumprimento das orientações impossibilitará minha participação na Cerimônia;
  6. A participação presencial na minha Cerimônia de Colação de Grau é facultativa. Caso minha opção seja participar de forma remota, devo responder no formulário que não quero participar presencialmente.
  7. Se no dia da minha Cerimônia de Colação de Grau, eu estiver com a temperatura elevada ou com sintomas relacionados a Covid, não poderei participar da cerimônia presencialmente;
  8. Se algum dos meus dois convidados apresentarem temperatura elevada ou sintomas relacionados a Covid, não poderão participar da cerimônia presencialmente;
  9. Todas as informações acimas são tomadas como verdadeiras, cumprindo as orientações estipuladas pela PUCPR;
  10. Caso não haja a conclusão integral do currículo pleno previsto no curso no prazo estabelecido no calendário acadêmico será vedada a participação na cerimônia;

Todas as informações e orientações, bem como mapa de assentos dos formandos e familiares, serão enviadas para o e-mail que estiver cadastrado no sistema da Universidade, portanto, deve estar atualizado

É o formato de colação de grau realizado para os estudantes que necessitam do diploma antecipadamente por motivos como: posse em concurso público, aprovação em mestrado ou doutorado, motivo de saúde, entre outros.

A solicitação para esta modalidade de colação de grau acontece via protocolo.

É necessário anexar junto à solicitação o motivo da antecipação. O pedido será deferido ou indeferido, após análise do Setor Acadêmico, setor de Diplomas e Núcleo de Formaturas.

Quando solicitar: sempre nos meses de junho e novembro.

Taxa para a realização: R$200,00.

A Colação de Grau Extemporânea (Especial) é destinada aos formandos que não se inscreveram ou não puderam comparecer nas Cerimônias de Colação de Grau Regular, ou que não concluíram o currículo pleno previsto para cada curso dentro do prazo de fechamento das notas do calendário acadêmico.

Inscrição:

Datas das Cerimônias de Colação de Grau Extemporâneas (Especiais): serão definidas pela Universidade

Local: à definir

Histórias

O que os filhos da PUCPR têm a dizer sobre os anos que passaram com a gente? Assista e conheça um pouco mais das históri