Carreira

O ingresso na carreira docente da PUCPR ocorre mediante aprovação em processo seletivo. Todos os processos seletivos para a contratação de professores para as Escolas – Arquitetura e Design, Ciências da Vida, Comunicação e Artes, Educação e Humanidades, Direito, Medicina, Negócios e Politécnica – são precedidos de editais publicados no site da PUCPR, acessíveis pelo link www.pucpr.br/concursos. Por meio deste link também são feitas as inscrições dos candidatos, atendidos os prazos e requisitos previstos em cada edital.

As vagas são abertas tanto para professores externos quanto para professores internos, com editais tramitando em separado. Os professores que já integram o quadro de carreira docente da PUCPR têm a preferência sobre as vagas, desde que demonstrem interesse e tenham aderência às disciplinas e disponibilidade de horários, mediante avaliação específica.

 

Os editais para a contratação externa contêm todas as regras dos processos seletivos, tais como exigências ou requisitos mínimos para a inscrição, etapas, provas, critérios de avaliação, datas e locais das provas, etc. Cada processo seletivo externo prevê, obrigatoriamente, a realização de provas escrita, didática, de títulos e entrevista com o gestor da vaga, podendo ainda conter, facultativamente, prova prática. As provas são de caráter eliminatório e classificatório, à exceção da entrevista com o gestor da vaga, que será apenas eliminatória.

As etapas do processo seletivo externo são conduzidas pelas Escolas solicitantes das vagas, com o apoio da Coordenadoria de Movimentação de Pessoal, e as bancas examinadoras são compostas por no mínimo dois professores indicados pelo gestor da vaga e um membro indicado pela Reitoria. Os candidatos não aprovados, mas que tenham obtido as notas mínimas exigidas no edital passarão a integrar, por ordem de classificação, um cadastro de reserva pelo prazo de dois anos, prorrogável por mais dois a critério da Escola, para o preenchimento de eventuais vagas futuras referentes à(s) mesma(s) disciplina(s).

Em situações de necessidade e urgência, é possível também a contratação de professor por prazo determinado de no máximo seis meses. A contratação definitiva do professor temporário somente poderá ocorrer caso ele venha a ser aprovado em processo seletivo externo nos moldes acima, concorrendo em iguais condições com os demais candidatos inscritos.

PUC Identidade

A PUCPR oferece amplo programa de formação continuada nos âmbitos pedagógicos, técnicos e identitários para seu corpo docente e colaboradores. Na dimensão identitária, a PUCPR oferece o programa PUC Identidade, promovendo a reflexão e a vivência do núcleo identitário da universidade, que favorece a criação e/ou o fortalecimento do sentimento de pertença. Com as reflexões e vivências sobre identidade e pertença, este programa cria condições para que se estabeleça o diálogo entre o pensamento cristão e as ciências modernas, fazendo com que a PUCPR dê sentido ao seu compromisso como instituição acadêmica católica para o progresso da ciência, da cultura e da sociedade, promovendo a investigação, o ensino e a disseminação do conhecimento à luz da Boa Nova.

Tanto os professores contratados recentemente quanto aqueles que já compõem o Quadro de Carreira Docente da PUCPR possuem a possibilidade de ascender na carreira dentro da instituição, o que pode ocorrer por níveis ou classes.

| O QUADRO DE CARREIRA DOCENTE É DIVIDIDO EM:

Professor auxiliar de ensino; Professor assistente; Professor adjunto e Professor titular. Dentro de cada classe, exceto na de Professor titular, existem os níveis I, II e III. Assim, o professor pode avançar na carreira docente dentro de uma mesma classe, mudando apenas de nível – avanço chamado progressão –, ou ascender para a classe subsequente, mediante promoção.