Identidade & Liderança – Câmpus Londrina

O programa Identidade e Liderança visa contribuir na formação integral dos alunos, tornando-os profissionais comprometidos com a vida e com o bem comum. Assim, a formação em identidade fundamenta-se sob aspectos da dimensão humana, cristã e Marista, com o objetivo de torná-los agentes protagonistas e multiplicadores, em todos os espaços de atuação, tanto pessoal como comunitário. Com metodologias diversificadas, desenvolve temas como: identidade institucional e cristã, valores pessoais e comunitário, projeto de vida e outros.

Conheça também: Programa de Voluntariado e Programa Espiritualidade.

É uma forma de oferecer formação continuada a este público específico. Realizado em três horários diferentes, os encontros buscam criar um momento de integração entre os setores, partilha de vida, reflexão e oração. A responsabilidade de preparar os momentos é compartilhada entre os setores. Neste momento também é celebrado o dom da vida dos aniversariantes do mês.

Local: PUCPR Câmpus Londrina

Datas: Mensalmente

Oferece aos professores e colaboradores a possibilidade de um primeiro contato com a instituição (valores, missão, carisma) para aqueles que estão ingressando e para aqueles que já estão na instituição um momento de integração e partilha.

Metodologia: Dia de imersão com dinâmicas e partilha de experiências. A convite é feito pela coordenação de cada setor da unidade.

Público: Professores e Colaboradores

Local: PUCPR Câmpus Londrina

Datas: a definir

Em comemoração ao dia da Mulher esse projeto visa oportunizar um momento de reflexão sobre as três virtudes Maristas: Simplicidade, Humildade e Modéstia (professoras e colaboradoras), e ainda proporcionar a toda comunidade acadêmica uma apresentação cultural que celebre essa data.

Metodologia: Serão realizadas duas apresentações artísticas que realcem a figura da mulher nos intervalos matutino e noturno. No período diurno será realizado durante um período de 30 minutos uma formação para as colaboradoras e professoras sobre as três virtudes Maristas.

Público: Comunidade Acadêmica

Local: PUCPR Câmpus Londrina

Datas: 08/03

Amplia a discussão sobre temas inerentes as Juventudes no contexto contemporâneo fazendo com que os jovens sejam protagonistas em suas realidades.

Metodologia: Serão quatro Fóruns durante o ano. Os mesmos serão realizados em parceria com a Comissão Local de Juventudes que em reunião preliminar indicarão os temas de acordo com suas vivências. No mês que antecede ocorrerá a divulgação e convite aos palestrantes.

Público: Comunidade acadêmica e comunidade externa

Local: PUCPR Câmpus Londrina

Datas: 09/03; 18/05; 28/09; 18/11

Os estudantes que passam pela formação de monitores, atuam como parceiros da Pastoral em outros projetos, para que além da capacitação tenham a oportunidade de viver o protagonismo.

Metodologia: A formação ocorrerá durante um sábado com duração de 8 horas. Durante o dia serão realizadas dinâmicas, integração, formação e desenvolvimento de potencial.

Público: Estudantes

Local: a definir

Datas: 14/05

Propõe o desenvolvimento de elementos fundamentais da Identidade Institucional que contribuam na formação de lideranças juvenis na universidade, como: pessoal, social e comunitária, potencializando a identidade e a liderança de cada acadêmico e ampliando as competências de influência interpessoal.

Público: Estudantes.

Metodologia: O projeto será realizado em três etapas, as duas primeiras etapas acontecerão durante um dia (08 horas) cada etapa e a última ocorrerá durante um final de semana

Local: a definir

Datas: 1ª etapa: 27/08; 2ª etapa: 24/09; 3ª etapa: 29 e 30/10

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa (MD), é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis e ampliem o bem-estar da população.

Metodologia: Divulgação via Edital MD | Inscrição | Seleção das Equipes | Submissão do Projeto | Aprovação pelo MD | Viagem e Aplicação do Projeto | Avaliação.

Público: Estudantes que estão na metade do curso

Local: Indicado pelo Ministério da Defesa no ato da aprovação

Datas: a definir

Câmpus Curitiba

Câmpus Londrina

Câmpus Maringá

Câmpus Toledo