CLOSE

Odontologia

*Nota de esclarecimento*

O PPGO vem, por meio desta, comunicar que mesmo com a indisponibilidade dos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que inclui a Plataforma Lattes, o processo seletivo está mantido e ocorrerá seguindo os prazos descritos no Edital 10/2021.

O currículo será analisado no momento da entrevista remota, caso o sistema permaneça indisponível até o dia 03/08. Comprovações do currículo poderão ser solicitadas posteriormente.

 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) busca a formação técnico-científica e social de profissionais com espírito crítico e ético, qualidades estas que norteiam a produção científica independente e de qualidade, com benefícios à sociedade e à melhoria de qualidade de vida do ser humano.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCPR tem como objetivo principal a formação de mestres e doutores de alta qualificação para docência, pesquisa e gestão, preparados para atender às demandas loco-regionais e nacionais de saúde, por meio de estratégias inovadoras de impacto educacional, social e tecnológico. Os objetivos específicos são:

  1. Formar docentes preparados a adotar práticas didático-pedagógicas que estimulem o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e sociais;
  2. Formar pesquisadores independentes e direcionados à nucleação e formação de grupos de pesquisa voltados para a produção científica qualificada e de alto impacto socioeconômico, alinhada às tendências tecnológicas e de inovação;
  3. Formar gestores capazes de planejar e executar ações de promoção de saúde de caráter público e privado, vinculadas à realidade econômica, social, política, cultural e ambiental.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) foi criado pela Resolução n° 12/96, conforme o Parecer n.°15/96-CONSUN, ambos do Conselho Universitário da PUCPR, de 21 de maio de 1996. O programa iniciou suas atividades em agosto de 1996 como pioneiro no Paraná com o Curso de Mestrado na área de concentração em Ortodontia e Ortopedia Facial. O Mestrado foi reconhecido pelo Ministério da Educação por meio da Portaria n.°2530, de 04 de setembro de 2002. No ano de 2004, o Conselho Técnico-Científico da Coordenação da CAPES atribuiu conceito 04 (quatro) ao Programa, fato que permitiu a abertura do Doutorado a partir de 2006. Entre os anos de 2002 a 2010, a procura maior de profissionais de outras áreas da Saúde resultou na contratação de novos docentes e consequente abertura das áreas de concentração Estomatologia, Dentística, Saúde Coletiva, Periodontia, Endodontia, Radiologia e Biociências, tanto no Mestrado quanto no Doutorado. Até 2016, estas oito áreas de concentração permaneceram na estrutura do Programa. Entre 2016 a 2019, em função do interesse dos profissionais por uma formação mais multidisciplinar que atendesse o mercado de trabalho, o PPGO passou por reestruturações nas áreas de concentração, alinhadas às diretrizes da Capes e políticas institucionais da PUCPR. Dessa forma, atualmente, o PPGO conta com as áreas de concentração: Clínica Odontológica Integrada, Biociências e Saúde Coletiva.

Os docentes do programa transitam não somente pelas áreas de concentração como também pelas linhas de pesquisa, o que valoriza fortemente a multi e a interdisciplinaridade, contemplando a interação entre os modelos da lógica profissional e a colaboração interprofissional. Assim, as áreas de concentração do PPGO têm permitido acolher profissionais, principalmente docentes de graduação e lato sensu em IES do Paraná e Santa Catarina, com distintas formações (Medicina Veterinária, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Biologia, Engenharia e Química), o que denota o caráter multidisciplinar nos grupos de pesquisa lotados no PPGO.

logo_capes

4

Conceito Mestrado

logo_capes

4

Conceito Doutorado

Corpo Docente

Confira a lista completa de professores.