| CURSOS PRESENCIAIS, SEMIPRESENCIAIS E ONLINE

Bolsa Familiar (dois ou mais integrantes): 10% de desconto na mensalidade concedida para cada membro do grupo familiar a partir do segundo integrante, quando comprovado que duas ou mais pessoas da mesma família estejam matriculadas e frequentando os cursos técnico (TECPUC), graduação e/ou especialização (Lato Sensu e Stricto Sensu) da PUCPR.


Bolsa de Estudos CCT:
São bolsas concedidas para os filhos de funcionários e professores da PUCPR, de acordo com o sindicato no qual o colaborador está lotado. Acesse aqui para conferir os percentuais de desconto.


Bolsa 1° lugar geral vestibular:
São duas bolsas integrais 100% (cem por cento) para os primeiros colocados no Vestibular da PUCPR (Processos Seletivos de Verão e de Inverno): uma para o primeiro lugar no curso de Medicina, outra para o primeiro lugar entre os demais cursos.


Bolsa Missão:
50% (cinquenta por cento) de bolsa de estudo nas mensalidades de graduação a religiosos consagrados.


Bolsa Alumni:
30% de desconto para ex-alunos PUCPR para uma nova graduação. É #FilhodaPuc e ainda não faz parte do programa Alumni? Clique aqui e saiba como!


Bolsa Dois Cursos:
10% de desconto na menor mensalidade a estudantes matriculados em dois ou mais cursos ao mesmo tempo na PUCPR.


Bolsa Teologia:
Concessão de bolsas de estudos para os estudantes do curso de Teologia.


Bolsa Monitoria:
É uma bolsa ofertada pela PUCPR aos estudantes que realizem a monitoria de uma determinada disciplina, podendo receber o benefício em desconto na sua mensalidade ou via reembolso. O valor varia de acordo com a carga horária exercida.


Outras formas de benefícios:
O estudante pode receber uma bolsa por participar de um dos seguintes grupos culturais: Coral, Teatro, Orquestra e Dança.


Bolsa de Iniciação Científica:
PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Para mais informações a respeito de inscrição e ou seleção, o estudante deverá estar atento às informações da nossa página de Iniciação Científica.


Bolsa Transferência:
Concedida para estudantes que ingressarem, por meio de processo de transferência externa, provenientes de qualquer Instituição de Ensino Superior. Trata-se da oferta de desconto de 30% nas mensalidades do primeiro semestre de ingresso.


Bolsa Diplomados:
Desconto de 20% para formados nos cursos de graduação de outras instituições de ensino que pretendem fazer uma nova graduação. O ingresso do estudante na PUCPR deve ser realizado por intermédio do aproveitamento de curso superior, o que o isenta do processo seletivo.

 

A Especialização tem regras específicas para as bolsas e descontos concedidos, por isso, antes de requerer um destes benefícios educacionais, você deve consultar a Política de Bolsas e Financiamentos da PUCPR (ver em Legislação e Normativas).

Bolsa Familiar (dois ou mais integrantes): 10% de desconto na mensalidade, concedido para cada membro do grupo familiar a partir do 2º integrante, quando comprovado que 02 ou mais pessoas da mesma família estejam matriculadas e frequentando os cursos técnicos (TECPUC), graduação e especialização (Lato Sensu e Stricto Sensu) da PUCPR.

Bolsa Alumni: Destinada aos ex-estudantes da PUCPR que façam parte do Alumni, o programa PUCPR de relacionamento com egressos. É #FilhodaPuc e ainda não faz parte do programa? Clique aqui e saiba como!

Bolsa Dois Cursos: 10% de desconto na menor mensalidade a estudantes matriculados em dois ou mais cursos ao mesmo tempo.

Bolsa ENADE (até o 2º Semestre de 2017): Destinada aos ex-estudantes da PUCPR que obtiveram bom desempenho no ENADE, conforme as regras previstas na Politica de Bolsas e Financiamentos da PUCPR (Res. 08/2016 Concur). O estudante pode solicitar o benefício até 10 dias antes do início das aulas, por meio do nosso Chat Online acessando aqui.

Bolsa ENADE (Exclusiva para a Edição do Enade de 2018)Destinado aos estudantes da PUCPR que realizaram a Prova do Enade exclusivamente da Edição de 2018. O estudante que atender o Regulamento do Concurso ENADE da PUCPR, e Ato Normativo próprio aprovado pela Pró-Reitoria de Graduação da PUCPR, poderão concorrer a bolsa de estudos nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da PUCPR. As bolsas serão integrais (100%)  para o melhor colocado de cada curso,  de 70% (setenta por cento) para o segundo melhor colocado de cada curso e de 50% (cinquenta por cento) para os alunos participantes do ENADE da edição daquele respectivo ano desde que entreguem o caderno de Provas no dia da Prova do ENADE e tenham obtido no mínimo 50% (cinquenta por cento) de acerto nas questões objetivas. Acesse aqui o regulamento normativo.

Bolsa Marcelino Champagnat: Concedida por mérito ao estudante que obteve o melhor desempenho acadêmico ao longo da Graduação na PUCPR, tendo cumprido o currículo pleno previsto para o seu curso. Vale bolsa integral para curso de Pós, Mestrado ou Doutorado na PUCPR.

Bolsa Iniciação Científica: 50% (cinquenta por cento) de bolsa na mensalidade dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Destinada aos estudantes que tenham sido bolsistas de iniciação científica na PUCPR, pelo período mínimo de dois anos, comprovado por meio de declaração emitida pela Coordenadoria da Iniciação Científica.

Bolsa Missão: Destina-se à concessão de bolsa nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, aos Religiosos leigos que terão o benefício de 10% (dez por cento) de gratuidade nas mensalidades. Para os consagrados o benefício será de 20% (vinte por cento).

DESCONTOS COMERCIAIS

Organização conveniada: Desconto concedido nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no percentual de até 10% (dez por cento) nas mensalidades dos colaboradores vinculados a uma organização conveniada à PUCPR, conforme o número de matriculados provenientes da organização no mesmo processo seletivo. Consulte aqui as empresas parceiras da PUCPR!

Os critérios para concessão de benefícios aos estudantes nos cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e atividades de extensão da PUCPR poderão ser consultados na Política de Bolsas e Financiamentos, RESOLUÇÃO Nº08/2016 – CONCUR.

 

Bolsa Familiar (dois ou mais Integrantes): 10% de desconto na mensalidade concedido para cada membro do grupo familiar a partir do 2º integrante, quando comprovado que 02 ou mais pessoas da mesma família estejam matriculadas e frequentando os cursos técnicos (TECPUC), graduação e/ou especialização (Lato Sensu e Stricto Sensu) da PUCPR.

Bolsa Alumni: Destinada aos ex-estudantes que façam parte do programa Alumni. É #FilhodaPuc e ainda não faz parte do programa? Clique aqui e saiba como!

Bolsa Dois Cursos: 10% de desconto na menor mensalidade a estudantes matriculados em dois ou mais cursos ao mesmo tempo na PUCPR.

Bolsa ENADE (até o 2º Semestre de 2017): Destinada aos ex-estudantes da PUCPR que obtiveram bom desempenho no ENADE, conforme as regras previstas na Politica de Bolsas e Financiamentos da PUCPR (Res. 08/2016 Concur). O estudante pode solicitar o benefício até 10 dias antes do início das aulas, por meio do nosso Chat Online acessando aqui.

Bolsa Marcelino Champagnat: Concedida por mérito ao estudante que obteve o melhor desempenho acadêmico, tendo cumprido o currículo pleno previsto para o seu curso de Graduação.

Bolsa Iniciação Científica: Gratuidade de 50% (cinquenta por cento) na mensalidade dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu destinada aos estudantes que tenham sido bolsistas de iniciação científica na PUCPR, pelo período mínimo de dois anos, comprovado por meio de declaração emitida pela Coordenadoria da Iniciação Científica.

Bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): Bolsa concedida pelo órgão governamental que regulamenta e avalia os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), considerando que todas as modalidades de bolsas ofertadas pela CAPES possuem Portaria específica publicada em Diário Oficial da União.

Os critérios para concessão de benefícios aos estudantes nos cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e atividades de extensão da PUCPR poderão ser consultados na Política de Bolsas e Financiamentos, RESOLUÇÃO Nº08/2016 – CONCUR(ver em Legislação e Normativas).

 

Bolsa Familiar (dois ou mais Integrantes): 10% de desconto na mensalidade concedido para cada membro do grupo familiar a partir do 2º integrante, quando comprovado que 02 ou mais pessoas da mesma família estejam matriculadas e frequentando os cursos técnicos (TECPUC), graduação e especialização (Lato Sensu e Stricto Sensu) da PUCPR.

Bolsa Alumni: Destinada aos ex-estudantes que façam parte do programa Alumni. É #FilhodaPuc e ainda não faz parte do programa? Clique aqui e saiba como!

Bolsa Dois Cursos: 10% de desconto na menor mensalidade a estudantes matriculados em dois ou mais cursos ao mesmo tempo na PUCPR.

Bolsa de Incentivo à Educação: Destina-se à concessão de bolsa de estudos aos colaboradores do Grupo Marista.

Os critérios para concessão de benefícios aos estudantes nos cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e atividades de extensão da PUCPR poderão ser consultados na Política de Bolsas e Financiamentos, RESOLUÇÃO Nº08/2016 – CONCUR (ver em Legislação e Normativas).

Os programas FIES e PROUNI pertencem ao Ministério da Educação e objetivam contribuir para o acesso ao ensino superior por meio da concessão de bolsas e financiamentos específicos para estudantes que atendem aos requisitos definidos pelo Governo Federal.

FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o Estudante que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

• Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM a partir da edição de 2010, obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);

• Possuir renda familiar mensal bruta per capita conforme definido pelo Ministério da Educação. Para saber mais sobre o FIES, acesse aqui.

 

PROUNI
O PROUNI é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Você pode ser um dos contemplados com a bolsa de estudos do PROUNI, com 100% ou 50% de bolsa até o final do seu curso, desde que ingresse pelo PROUNI e atenda semestralmente às regras de aproveitamento acadêmico determinadas pelo MEC.

Podem se inscrever no PROUNI os candidatos que não possuem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem do ano anterior e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame, e nota acima de zero na redação. Para saber mais sobre o PROUNI, acesse aqui.

Se você deseja concorrer às bolsas ofertadas pela PUCPR, os materiais abaixo vão te ajudar. Disponibilizamos tutoriais que explicam, passo a passo, sobre como participar da seleção em cada uma das modalidades de bolsas. Também temos os formulários que são necessários em cada uma delas. O manual do bolsista Prouni e o nosso check-list também serão de grande utilidade.

Agora que você conhece o nosso programa de Bolsas e Financiamentos, já está pronto para participar do processo de seleção. Se desejar ainda mais detalhes sobre como dar os próximos passos, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento. Nossos atendentes podem tirar as suas dúvidas e responder questões sobre procedimentos acadêmicos e financeiros. Telefone: (41) 3271-1555

 

ATENDIMENTO ONLINE   CONTATO FINANCEIRO