Energia

Em um planeta de recursos finitos, um dos grandes desafios do século XXI é a transição para um futuro energeticamente sustentável, uma vez que a energia, juntamente com alimentos, água e ambiente, é um dos principais fatores limitantes para a humanidade. Assim, em busca de prover soluções para a sociedade, a PUCPR elencou a temática da Energia como uma de suas áreas estratégicas.

Estruturada para possuir forte caráter transdisciplinar, diferentes cursos de graduação, pós-graduação e atividades de extensão estão permeados pelo tema e desenvolvem trabalhos ligados à eficiência energética, smart grid, conversão de energia, biocombustíveis, petróleo, direito da energia e arquitetura sustentável, entre outros de grande relevância para a sociedade. Na PUCPR a combinação de pesquisa, ensino e extensão busca novas soluções energéticas que necessitam ocorrer prioritariamente nas próximas décadas.

Coordenador da Área Estratégica Energia: Luís Mauro Moura

Emerson Martim

Curso Técnico em Açúcar e Álcool; Graduação em Engenharia Química (UFSCar); Mestrado e Doutorado em Engenharia Química (UNICAMP); Professor Titular (PUCPR); Coordenador dos cursos de graduação em Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e do curso de Especialização em Engenharia das Energias Renováveis. Áreas de conhecimento: catalisadores; gás natural e biodiesel. 

Highlights na carreira

  • Patentes depositadas, entre as quais um trocador de calor de placas para secadores de grãos; 
  • Prêmio agroambiental MONSANTO – categoria estudante (orientador) 2012 
  • 2ª Colocação no 2º Prêmio WEG de Inovação Tecnológica (orientador) 2012 
  • Prêmio Alcoa de inovação em alumínio – categoria reciclagem (orientador) 2009 

Projeto

Participação em grupo de pesquisa responsável pelo projeto e implantação de uma unidade de produção contínua de biodiesel, a partir de óleo vegetal residual e etanol, com capacidade de produção de 100,0 L/d (Projeto FINEP). 

Contato

[email protected] 

Leonardo Cavalheiro Martinez

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (2018) e doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PGMec) da UFPR. Atua como Professor Assistente N-1 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Tem experiência na área de Engenharia de Sistemas Térmicos e/ou Energia, com ênfase em Refrigeração e Condicionamento de Ar, Sistemas de Potência e Cogeração, Aproveitamento Energético e Energias Alternativas e Renováveis.

Highlights na carreira

  • Professor Destaque CrEARe 2020: Trata-se de um reconhecimento da PUCPR pela inovação no Ensino de Graduação.

Projeto

Desenvolver novos modelos matemáticos e ferramentas computacionais para a simulação do comportamento e a otimização de Sistemas Térmicos. Propor soluções alternativas, através de abordagens numérica e experimental, para o Aproveitamento de Energia e aumento de Eficiência Energética em Sistemas de Engenharia, com ênfase nos Sistemas de Potência e Cogeração e nos de Refrigeração e Condicionamento de Ar.

Contato

[email protected]

Luís César De Carli Turco

Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo CEFET-PR (hoje UTFPR) (1998). Especialista em Gestão Empresarial pela UNICENTRO (2000). Mestre em EngenhariaCiências Térmicas pela PUCPR (2011). Doutor em EngenhariaCiências Térmicas pela PUCPR (2019). Trabalhou como Engenheiro Mecânico no setor Industrial por 15 anosAtualmente, é coordenador do curso de Graduação em Engenharia Mecânica. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Ciências Térmicas. 

Highlights na carreira

  • Desenvolvimento de sistema de refrigeração da linha de refrigeradores de uma fabricante multinacional (250L a 360L), com redução de até 50% do consumo de energia; 
  • Implantação do setor de simulação computacional no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de uma empresa multinacional, com foco na redução do tempo de desenvolvimento de produtos; 
  • Projeto e construção do dispositivo “Caixa Quente Protegida”, para determinação de propriedades térmicas de materiais não homogêneos. 
  • Desenvolvimento e Implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica norteado por Competências do Egresso e com uso de Metodologias Ativas de Aprendizado; 

Projeto 

Desenvolveu os projetos “Determinação Experimental do Coeficiente Global de Transferência de Calor de Elementos não-homogêneos de edificações” (dissertação de mestrado) e “Análise da Transferência de Calor em Cavidades Enclausuradas” (tese de doutorado). 

Contato

[email protected]

Luís Mauro Moura

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFSC (1991), mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC (1993), doutorado em Thermique et Energétique no INSA de Lyon (1998) e Pós-doutorado no Lamcos (também no INSA de Lyon (2011-2012). Tem atuado principalmente na área de Térmica e/ou Energia, nos seguintes temas: sistemas térmicos, eficiência energética, radiação térmica, energia solar, sistemas de refrigeração e propriedades termofísicas. 

Highlights na carreira

  • Vice-Presidente da ABCM (Associação Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânica) entre 2014 a 2021.
  • Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, nível 2, na área de Engenharia Mecânica

Projeto

Pesquisa em aumento e otimização da eficiência energética de sistemas térmicos (plantas termoelétricas, gabinetes de telecomunicações e data centers, refrigeradores, condicionadores de ar, máquinas lavadoras e secadoras, motores de combustão, equipamentos industriais de congelamento e secagem, entre outros) através de técnicas experimentais e numéricas.

Contato

[email protected]

Nathan Mendes

Concluiu seu doutoramento em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, em colaboração com o Lawrence Berkeley National Laboratory, em 1997. Membro integrante dos Anexos 41 (2004-2008), 55 (2009-2013), 60 (2013-2017) e 68 (2017-2019) da Agência Internacional de Energia (IEA). Atua na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em energia, transferência de calor e umidade em elementos porosos utilizados em construções, modelagem e análise experimental de sistemas de climatização, eficiência energética de edificações e simulação de desempenho higrotérmico e energético de edificações.

Highlights na carreira

  • Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, nível 1-B, na área de Engenharia Mecânica.
  • Recebeu o Prêmio Jovem Cientista em 2002.
  • Atua como revisor de mais de 11 periódicos e como membro integrante dos
  • Anexos 41 (2004-2008), 55 (2009-2013), 60 (2013-2017) e 68 (2017-2019) da Agência Internacional de energia (IEA).

Projeto

Desenvolve o projeto “Cooperation Franco-Brésilienne pour l’étude avancée de la performance énergétique des bâtiments – Partie 4: Modèles mathématiques et Méthodes numériques pour l’amélioration des outils de simulation des bâtiments”, que tem por objetivo aprimorar os modelos numéricos de predição do comportamento higrotérmico em edificações.

Contato

[email protected]

Nice Mika Sakamoto Kaminari

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência profissional na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Máquinas Térmicas, Motores e Equipamentos. Pesquisas nas seguintes áreas: Energias Alternativas, Ciclos Termodinâmicos, Resíduos Industriais/Remediação Eletrocinética.

Highlights na carreira

  • Participação no Projeto de desenvolvimento de novos materiais a partir de argila vermelha.
  • Participação no Projeto sobre a prospectiva estratégica e tecnológica do Observatório de Desenvolvimento Industrial – IEL/PR Setor automotivo.
  • Participação no Projeto” Estudo do comportamento de reatores eletroquímicos no tratamento de efluentes contaminados por Sulfeto de Hidrogênio”
  • Participação no Projeto de Remediação Eletrocinética de Resíduos Sólidos.

Projetos

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE REATORES ELETROQUÍMICOS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS POR SULFETO DE HIDROGÊNIO – nesse projeto obteve-se as figuras de mérito para avaliação do desempenho de um reator eletroquímico de leito particulado e uma correlação entre grupos adimensionais, que representam o mecanismo do transporte de massa na oxidação eletroquímica de sulfeto de hidrogênio.

Contato

[email protected]

Paulo Cesar Philippi

Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1975) e doutorado em Termofísica de Fluidos pela Universidade de Provence em Marseille-França (1980). Atuou como docente no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC entre 1975 e 2016, ocupando o cargo de Professor Titular a partir de 1993. Atualmente é Professor Titular da Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)-campus Curitiba. 

Highlights na carreira

  • Pesquisador 1B do CNPq, foi o criador e responsável por várias disciplinas nas áreas de Termodinâmica, Meios Porosos e Métodos Cinéticos em Mecânica dos Fluidos, lecionadas em nível de graduação e pós-graduação.
  • Seus interesses em pesquisa estão sobre áreas multidisciplinares que exigem o aporte da Física para a formulação e equacionamento matemático de problemas na fronteira do conhecimento.
  • Desde 1997 atua no desenvolvimento teórico de formas discretas da equação de Boltzmann
  • Autorou ou co-autorou mais de 200 artigos em revistas e congressos com peer-review e tem registrado cerca de 80 orientações envolvendo teses de Doutorado, dissertações de Mestrado e trabalhos de graduação.
  • É membro do Comitê Científico Internacional da série anual de conferências Discrete Simulation of Fluid Dynamics-DSFD, considerada o maior fórum internacional de pesquisadores que atuam na fronteira do conhecimento na área.

Projeto

Transição de fase e deslocamentos imiscíveis em micro cavidades e meios porosos. O objetivo do presente projeto de pesquisas é a investigação dos fenômenos de transição de fases e do deslocamento imiscível em microcavidades e meios porosos, dando continuidade a uma linha de pesquisas que já vem sendo desenvolvida há cerca de 30 anos pelo proponente. A simulação numérica destes processos exige o desenvolvimento de modelos LB de alta ordem, a solução de problemas de discretização e os resultantes dos processos de interação fluido-fluido e fluido-sólido em microgeometrias.

Contato

[email protected]

Viviana Cocco Mariani

Possui graduação em Matemática, mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Engenharia Mecânica. É professora titular do Departamento de Engenharia Mecânica da PUCPR. Revisora de diferentes periódicos na área de Engenharia Térmica e Métodos Numéricos. Em suas pesquisas desenvolve ferramentas utilizando métodos como diferenças finitas, meta-heurísticas de otimização, técnicas de regressão, classificação e previsão, com aplicação em diversos problemas como transferência de calor e massa, trocadores de calor, energias renováveis como eólica e solar.

Highlights na carreira

  • Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, nível 1-D, na área de Engenharia Mecânica
  • Membro do corpo editorial do Periódico: Journal of Energy (2356-735X)
  • Revisor ad-hoc da CAPES
  • Revisor ad-hoc do CNPq
  • Excelência em Produção Científica (homenagem aos professores pesquisadores que publicaram artigos científicos Q1 – Scimago Ranking), PUCPR, 2019 a 2015

Projeto

Desenvolve o projeto “Abordagens Inteligentes de Previsão Aplicadas em Séries Temporais de Fontes de Energia Renováveis”, que tem como objetivo geral desenvolver, aplicar e analisar ferramentas computacionais, utilizando técnicas estatísticas e de inteligência artificial, mais específico técnicas de aprendizado de máquina e inteligência computacional, que sejam capazes de contribuir fornecendo melhores previsões de curto (talvez longo) prazo da produção de energia eólica e solar bem como para a previsão de demanda de energia em edificações pensando em contribuir para melhorias na eficiência energética.

Contato

[email protected]