Núcleo de Prática Jurídica

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) tem como foco proporcionar ao estudante/estagiário uma formação que lhe permita enfrentar os desafios nas várias áreas do Direito. Possui um corpo de advogados especializados, com a finalidade de acompanhar o andamento dos processos e a realização de audiências. Parte integrante da formação acadêmica, as disciplinas de Estágio Supervisionado proporcionam a articulação crítica entre teoria e prática, desenvolvimento de habilidades, hábitos e atitudes necessários ao bom desempenho das carreiras jurídicas. Proporciona atividades acadêmicas com o objetivo de aprimoramento integral do estudante, preparando-o para agir eticamente no exercício profissional, além de integrar o estudante à comunidade, a fim de conscientizá-lo de seu papel transformador.

Na atual concepção, os acadêmicos têm contato com atividades práticas simuladas e reais, o que permite um contato efetivo com as atividades das principais carreiras jurídicas. Nas atividades simuladas, os estudantes/estagiários se deparam com problemas previamente elaborados pelos professores/supervisores em rodadas de planejamento ou com atividades a partir de processos finalizados devidamente selecionados.

Nas atividades reais, os estudantes/estagiários são colocados em contato com processos reais e/ou com clientes com o propósito de antecipar as situações profissionais concretas. Além disso, a prática real também é feita a partir da imersão em realidades cotidianas das mais variadas carreiras jurídicas.

O Núcleo de Prática Jurídica conta ainda com uma série de convênios junto a órgãos públicos e privados. Nesta atividade prática, os acadêmicos conseguem experimentar o dia a dia das principais carreiras jurídicas, ter contato com profissionais das mais variadas áreas, aumentar seu networking e ter experiência para o mercado de trabalho que o espera.

Há ainda, no Núcleo de Prática Jurídica, um Núcleo de Conciliação, Mediação e Arbitragem com o objetivo de instrumentalizar a solução de conflitos de maneira rápida, proporcionado a reconstrução de laços entre os envolvidos na discussão, o que se relaciona diretamente aos valores. Nelas, os estudantes vivenciam de maneira real ou simulada a solução alternativa de conflitos, atuando como pacificadores sociais.

O NPJ da PUCPR realiza atendimento social e jurídico nas áreas criminal, da família e previdenciário, para processos cujo foro de competência seja em Curitiba, atendendo exclusivamente pessoas que não tenham condições financeiras de arcar com os custos judiciais.

 

Na área do direito da família, a entrevista deve ser agendada com a Assistente Social que fará orientação sobre o fluxo do NPJ, a rotina de trabalho e o levantamento de dados necessários para a análise socioeconômica, visando a garantia do atendimento jurídico dentro dos critérios da justiça gratuita. Os atendimentos devem ser agendados para as vagas do Estágio Curricular, do 10º Período do curso de Direito, sob supervisão de um professor.

 

Na área do direito criminal, existe um plantão (de 2ª a 6ª feira, das 13 às 17 horas) onde ocorre a orientação inicial feita pelo estagiário. Para a formalização do atendimento, o cliente é encaminhado ao Serviço Social para análise socioeconômica, dando prosseguimento ao atendimento jurídico.

Na área do direito previdenciário, a entrevista deve ser agendada com a Assistente Social que fará orientação sobre o fluxo do NPJ, a rotina de trabalho e o levantamento de dados necessários para a análise socioeconômica, visando a garantia do atendimento jurídico dentro dos critérios da justiça gratuita.

São ofertadas vagas para estágio voluntário nas áreas cível, família, criminal, previdenciário e ambiental, a serem divulgadas em editais no início de cada semestre letivo pela Direção do NPJ. De acordo com o disposto nas Resoluções 14/2002, com alterações da Resolução 35/2005 do CONSUN, a atividade de estágio voluntário do Núcleo de Prática Jurídica pode ser aproveitada pelos acadêmicos no cômputo das horas de atividades complementares do curso de Direito.

modelos de documentos

O agendamento para entrevista social pode ser feito na secretaria do Núcleo de Prática Jurídica:
Telefone: (41) 3271-1957
Pessoalmente: 2ª a 6ª feira, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 22h15
Endereço: Rua Iapó, 1111 – Prado Velho – Curitiba/PR

Na avaliação social, caso o assistido preencha os requisitos, é agendado o atendimento jurídico. Nos Núcleos responsáveis, procurar por:

NPJ Curitiba
Thiago Thomaz Kaspchak
NPJ Londrina
Cleide Aparecida da Silva Curunzi
Daniela Franco Morais de Brito
NPJ Maringá
Rosana

Entre em contato

NPJ - Câmpus Curitiba

Rua Iapó, 1111 – Prado Velho – Curitiba/PR
Telefones: (41) 3271-1957 | (41) 3271-1949

Coordenação: Profº. Thiago Thomaz Kaspchakarbrit
E-mail: npj.curitiba@pucpr.br

 Atendimento: 2ª a 6ª, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 22h15

NPJ - Câmpus Londrina

Rua Ana Nery, 300 – 4º andar
Jardim Petrópolis – Londrina/PR
Telefones: (43) 3341-2800 | (43) 3342-4618

Coordenação: Prof. Me. Wesley Tomaszewski
E-mail: npj.ldn@pucpr.br

Atendimento: 2ª a 6ª, das 08h às 17h30

NPJ - Câmpus Maringá

Rua Arthur Thomas, 576 – Edifício Joanna de Angelis, 1º andar – salas 101 e 102
Centro – Maringá/PR
Telefone: (44) 3026-2220

Coordenação: Profª. Fernanda Correa Pavesi Lara
E-mail: npj.mga@pucpr.br

Atendimento: 2ª a 6ª, das 08h às 17h30

NPJ - Câmpus Toledo

Rua Haroldo Hamilton, 52 Centro – CEP 85905-390 – Toledo/PR
Telefone: (45) 3277-8680

Coordenação: Profº. Cezar Augusto de Oliveira Franco
E-mail: npj.toledo@pucpr.br

Atendimento: 2ª a 6ª das 07:30 às 11:30  e das 13:00 às 22:30