Equipe de Arbitragem

Estudantes e professores do curso de Direito da PUCPR têm experiências de aprendizado na prática e representam a Universidade em competições nacionais e internacionais

Na área judicial, a arbitragem é uma forma alternativa do Poder Judiciário para resolver conflitos por meio de contratos ou acordos entre as partes. Com o objetivo de aprofundar os estudos nessa modalidade jurídica, existe na PUCPR, desde 2009, a Equipe de Arbitragem. Esta equipe é formada por estudantes do curso de Direito da Universidade.

Os integrantes da equipe realizam pesquisas e temas do Direito relacionadas a arbitragem e produzem artigos acadêmicos resultantes desse estudo. A Equipe de Arbitragem também participa de competições nacionais e internacionais, testando seus conhecimentos na prática e representando a PUCPR no Brasil e no mundo.

Em 2014, a equipe, coordenada por Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk (professor de Direito Civil) e Helena de Toledo Coelho Gonçalves (professora de Direito Processual Civil) foi composta por Guilherme Freire de Melo Barros, mestrando da PUCPR, e Isabela Albini Maté, graduanda do 9º período de Direito, que foram os coaches da equipe de competição.

A Equipe de Arbitragem da PUCPR participou três anos seguidos (2011, 2012 e 2013) da Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, organizada pela Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB). Em 2012, a equipe da PUCPR conquistou o primeiro lugar no prêmio Melhor Memorial da Requerente, estando à frente de grupos de outras universidades brasileiras tradicionais, como USP, Mackenzie, PUCSP, UERJ, FGV.

Em 2014, o grupo participou da Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz e de uma segunda competição internacional, o Foreign Direct Investment International Arbitration Moot (FDI- Moot), em Malibu, nos EUA.

Também esteve presente por dois anos (2011 e 2014) na Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, uma das mais importantes competições de arbitragem do mundo, que acontece em Viena, na Áustria.

A equipe de arbitragem da PUCPR em Viena (Áustria)