Excelência no Ensino

Na PUCPR, excelência no ensino de graduação significa formar profissionais competentes, capazes de resolver problemas complexos, além de formar integralmente cidadãos comprometidos com a vida e o progresso da sociedade.

De um lado, a formação integral está relacionada ao desenvolvimento do estudante em diversas dimensões não necessariamente associadas à profissão que escolheu, como: espiritual, política, social, cultural, ética, técnico-científica e humanística. Para alcançar esse nível de desenvolvimento, a universidade oferece currículos flexíveis nos cursos de graduação, os quais o estudante pode adaptar a seus anseios e suas expectativas, além de experiências de vida transformadoras, engajando-o em reflexões e ações que vão muito além do seu curso. .

De outro lado, a competência profissional só pode ser alcançada por meio de processos de ensino e aprendizagem que desafiem constantemente o estudante diante de situações autênticas. O modelo tradicional de sala de aula, em que predomina a transmissão de conteúdo, não atende aos imperativos do século XXI. A sociedade necessita de pessoas capazes de inovar, com profundo conhecimento técnico, inteligência analítica, criatividade, empatia, capacidade de assumir riscos, tomar iniciativa e colaborar.

Visando responder a essas necessidades da sociedade contemporânea, nossa proposta pedagógica é desenvolver competências em vez de transmitir tão somente conteúdos, estimulando processos cognitivos mais elaborados (análise, avaliação, criação) e, dessa forma, proporcionar aos estudantes aprendizagem significativa e duradoura. Para isso, utilizamos como meio diversas metodologias para aprendizagem ativa, nas quais o professor atua como mediador do processo e o estudante como protagonista.

O Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPR (CrEAre) oferece formação contínua aos seus professores, apoiando-os em iniciativas que promovam inovação acadêmica.

 

Reconhecimento

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná é a maior instituição de ensino superior privado do Estado do Paraná e figura entre uma das melhores e mais respeitadas universidades do Brasil e da América Latina

A melhor Universidade Privada do Paraná

De acordo com o Ranking Universitário Folha

Conceito divulgado em 2014, pelo jornal Folha de S.Paulo

6 programas de Pós-Graduação stricto sensu reconhecidos pela Capes como “muito bom” (nota 5): Administração, Ciências da Saúde, Direito, Educação, Engenharia Mecânica e Gestão Urbana;

16 programas de Pós-Graduação stricto sensu;

A universidade tem procurado atrair profissionais de outras nacionalidades para enriquecer seu corpo docente. Há professores de países como Itália, Argentina, Holanda e França;

300% foi o crescimento no número de estudantes internacionais registrado na PUCPR nos últimos cinco anos;

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e pela avaliação de cursos de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil;

Mais de 300 doutores atuantes em pesquisa;

A PUCPR é responsável por 20% da produção de artigos científicos no Paraná. Cerca de 800 artigos são publicados ao ano;

Acordos com universidades no exterior, nas áreas de Economia, Gestão, Arquitetura e Urbanismo, Letras, Comunicação e Engenharia.

Perfil do Egresso

Excelência profissional; Liderança transformadora; Atuação ética e cidadã. Esse é o perfil esperado dos profissionais formados pela PUCPR e representa as premissas que norteiam o Plano de Desenvolvimento da Graduação.

Estudantes, docentes e toda a comunidade acadêmica são estimulados a desenvolver suas atividades com foco nessas premissas, considerando os desafios do contexto social e cultural.

Princípios da Graduação

Em direção às premissas estabelecidas para formar profissionais e cidadãos de destaque, a graduação da PUCPR está orientada por cinco princípios: