Experiência Internacional

A experiência internacional agrega um grande diferencial ao currículo. A PUCPR tem orgulho em poder oferecer esta vivência aos seus estudantes. Um estudante que tem contato com um ambiente internacional, seja através de um programa de intercâmbio ou de ações de internacionalização “em casa”, como o English Semester e o Buddy Program, torna-se um profissional de visão global.

Isso ocorre graças ao contato com diferentes realidades, formas de ensino e tecnologias. Além disso, a exposição internacional cria a oportunidade de troca de experiências e conhecimento, além da criação de um networking multicultural. Empresas do mundo todo procuram profissionais com um perfil internacionalizado; a PUCPR quer fazer parte desse processo de formação de seus estudantes.

O que a PUC oferece no exterior?

O intercâmbio acadêmico possibilita ao estudante estudar no exterior por 1 ou 2 semestres, em uma das universidades parceiras da PUCPR, com a possibilidade de aproveitamento de créditos após aprovação do Coordenador de Curso. A escolha da universidade é feita pelo estudante com o aconselhamento do Coordenador de Curso e da Diretoria de Internacionalização (DI) visando um crescimento pessoal e acadêmico. O processo de inscrições é semestral, sempre um semestre antes da saída (junho para saída no primeiro semestre e novembro para saída no segundo semestre) com abertura de edital especial com a lista de instituições com vagas permitidas para o semestre seguinte.

Requisitos

1

Realizar inscrição dentro do período no site do processo seletivo, acesse aqui.

2

Ter concluído, na data de saída, o 4o período para os cursos com duração igual ou superior a 4 anos ou o 3o período para cursos com duração inferior a 4 anos;

3

Apresentar proficiência na língua do país de destino confirmada por meio de certificação em testes determinados pelas instituições de destino. Alguns deles são ofertados pela área de Mobilidade da DI, exigindo-se nível B1, conforme Quadro Comum Europeu;

4

Obter IRA igual ou superior a 6,5 (levando em conta reprovações e dependências);

5

Não possuir nenhum processo administrativo disciplinar instaurado ou em aberto.

O Intercâmbio possibilita

• Ganhar fluência em mais um idioma;

• Melhorar o currículo e aumentar o potencial de empregabilidade;

• Aumentar a autoconfiança e autonomia;

A PUCPR é uma das únicas instituições de ensino superior do Brasil que isenta o pagamento de mensalidade pelo semestre em que o estudante está no exterior, além do não pagamento da mensalidade na instituição parceira.

Preparação para o Intercâmbio

• Começar a se preparar – projeto de longo-prazo (1 a 2 anos antes);

• Conversar com o Coordenador do Curso e Agente de Internacionalização da respectiva Escola;

• Escolher o país e a universidade de destino;

• Acompanhar os editais e realizar sua inscrição no período correto.

Clique e conheça as Universidades parceiras

Inscrições Intercâmbio PUCPR com saída no 2º semestre 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio com Aproveitamento de Créditos da PUCPR com saída no 2º semestre de 2018. Antes de se inscrever, leia atentamente o edital do Programa.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 20 de novembro de 2017 até às 17h do dia 23 de fevereiro de 2018 (inscrição e impressão do boleto bancário).

 * Exceto EUA, Canadá e Austrália, cujo encerramento e entrega do resultado TOEFL IBT ou IELTS é até 26 de janeiro de 2018 – resultado do teste deverá ser encaminhado para intercambio@pucpr.br. 

 

Dúvidas sobre o exame TOEFL IBT acessar o site: https://www.ets.org/pt/toefl/ibt/about/

Dúvidas sobre o exame IELTS acessar o site: https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts

 * O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO SERÁ DIVULGADO POR EMAIL, conforme cronograma do edital.

Edital Summer Course Direito - Pepperdine University

O Programa a ser desenvolvido pela Pepperdine University conjuntamente com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é parte de uma atividade de colaboração acadêmica entre as duas instituições de ensino.

Ficha de Inscrição - Edital Summer Course Direito - Pepperdine University

Edital DD Ferrara - Administração

Programa de intercâmbio com possibilidade de Dupla Diplomação em Administração com duração de um
ano (dois semestres acadêmicos) na Università Degli Studi di Ferrara (UNIFE)

Ficha de Inscrição - Administração

Edital DD Ferrara - Ciências Econômicas

Programa de intercâmbio com possibilidade de Dupla Diplomação em Ciências Econômicas com duração
de um ano (dois semestres acadêmicos) na Università Degli Studi di Ferrara (UNIFE)

Ficha de Inscrição - Ciências Econômicos

Aditamento do edital - Direito - Lisboa (Janeiro 2018) - Prorrogação de inscrições

O Programa do IV CURSO LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO a ser desenvolvido pela Universidade de Direito de Lisboa (FDUL) conjuntamente com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é parte de uma atividade de colaboração mútua, como resultado de Acordo Institucional celebrado entre as Instituições.

Ficha de Inscrição - Direito Eletrônico 2018

A Dupla Diplomação é uma modalidade de intercâmbio aprovada pela RESOLUÇÃO N.º 106/2013 – CONSUN, que permite ao estudante que participar do programa com sucesso receber ao final do curso o diploma da PUCPR e também o da instituição onde realizou o período de estudos no exterior. São intercâmbios mais longos, com duração mínima de 2 a 4 semestres. Para cada processo seletivo é disponibilizado um edital específico. Questões acadêmicas devem ser abordadas com os coordenadores de curso.

Atualmente, a PUCPR possui acordos de Dupla Diplomação firmados as seguintes instituições e cursos:

Universidade de Ferrara | Itália: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Ciências Econômicas, Farmácia, Letras (somente para pós-graduação lato sensu).

Universidade de Vic (Catalunha) | Espanha: Engenharia de Controle e Automação, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda.

FESIA | França: Agronomia

Requisitos

1

Estar regularmente matriculado nos cursos acima citados e no período indicado no edital na data da saída;

2

Obter IRA (Indice de Rendimento Acadêmico) igual ou superior a 7,0 (ou indicado no edital);

3

Possuir nível intermediário da língua indicado no edital;

4

Não possuir mais que uma reprovação no curso;

5

Possuir plano de estudos pré-definido com coordenador de curso;

6

O estudante passará por uma comissão julgadora para aprovação no intercâmbio

Os programas de intercâmbio acadêmico de curta duração são programas organizados pelas Escolas, em parceria com universidades estrangeiras com o intuito de colocar os estudantes em contato com diferentes assuntos relacionados a sua vida acadêmica. Esses programas são criados por demanda e iniciativa das Escolas e são divulgados pelas Escolas promotoras em parceria com a DI.

Intercâmbios Culturais

A PUCPR oferece aos estudantes a oportunidade de realizar programas de curta duração (de duas a três semanas) em instituições parceiras. Um dos programas mais renomados que ofertamos já possui mais de 20 anos e é em parceria com a UFPR e o instituto KAKE no Japão. Estudantes brasileiros vão até o Japão e os estudantes japoneses vêm a Curitiba. Os demais programas são organizados pelas Escolas em parceria com a DRI em instituições internacionais parceiras da PUCPR.

A PUCPR oferece a todos os seus estudantes a isenção de mensalidade durante o semestre em que estiver em intercâmbio, como uma iniciativa entre poucas no Brasil voltadas para promover e apoiar a mobilidade internacional. Além disso, o aluno intercambista também é isento da mensalidade na universidade de destino. Desta forma, todo o recurso investido no pagamento das mensalidades pode ser reaplicado para apoiar as despesas do estudante no exterior.

Além desse incentivo patrocinado pela PUCPR, existem outras oportunidades de bolsas externas de estudo no exterior:

  • BRAFITEC (França): Contempla os cursos de Engenharia Química, Engenharia dos Alimentos, Biotecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção e Engenharia Química.
  • BRAFAGRI (França): Contempla os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária.
  • MARCA (Mercosul): Contempla o curso de Arquitetura e Urbanismo.
  • SANTANDER UNIVERSIDADES (América Latina e outros): Contempla todos os cursos da Universidade.

Finalmente, existem ainda as oportunidades esporádicas de bolsas, sempre divulgadas amplamente na página de notícias da Universidade ou por e-mail.

English Semester

Em 2011 a PUCPR, em iniciativa inédita no Brasil, lançou o Programa English Semester, cujo principal objetivo é contribuir para a internacionalização dos currículos dos cursos de graduação através da oferta de disciplinas integralmente ministradas em inglês. O English Semester proporciona aos estudantes da PUCPR inserção em um ambiente acadêmico multicultural e internacionalizado mesmo sem sair do Brasil. As disciplinas do programa estão disponíveis tanto para estudantes internacionais, quanto locais; os professores, além de altamente qualificados em suas disciplinas, são fluentes no idioma inglês. Atualmente, disciplinas do English Semester são ofertadas nas seguintes Escolas: Arquitetura e Design, Comunicação e Artes, Negócios, Direito, Educação e Humanidades, Politécnica e Ciências da Vida.

 

Quais as vantagens do English Semester?

  • A prática do inglês como segunda língua – e a principal língua na academia –, capacitando o estudante para novos desafios;
  • A exposição a outras culturas e universidades parceiras da PUCPR;
  • A inserção do estudante local da PUCPR em um contexto global, conectando-o a grupos de estudantes internacionais;
  • Com tudo isso, aumento em seu potencial de empregabilidade.

Importante: as disciplinas ofertadas no English Semester que fizerem parte da matriz curricular do curso poderão ser cursadas em equivalência. As demais disciplinas cursadas e não passíveis de equivalência em seu curso poderão ser usadas para crédito de optativas ou atividades complementares. Para mais informações, converse com o coordenador de curso ou com o agente de internacionalização da Escola.

 

Como escolher as disciplinas do English Semester?

Conheça as ementas de todas as disciplinas do English Semester. Qualquer dúvida adicional, consulte o AGI da sua Escola.

 

Como e quando realizar a matrícula?

A matrícula em disciplinas do English Semester é feita durante o período de ajuste acadêmico semestral, acessando a intranet e utilizando a tela “ajuste”. Em seguida, é preciso identificar a disciplina do seu interesse e realizar a alteração através da opção “editar”. Se tiver dificuldades em realizar o ajuste ou tiver interesse em disciplinas que não são do seu período ou curso, é necessário abrir um papirus usando a ferramenta “solicitar inclusão e exclusão de matéria”, informando código, nome em inglês e horário de oferta da disciplina. Qualquer dúvida adicional, a equipe da Coordenação de Mobilidade da Diretoria de Internacionalização estará sempre pronta para ajudar.

Buddy Program

O Buddy Program é uma iniciativa da Diretoria de Internacionalização para acolher o estrangeiro que chega à PUCPR. O buddy pode ser um estudante, professor ou colaborador interessado em conhecer e receber pessoas de outros países. A interação vai desde os primeiros contatos e se estende ao longo da permanência do estrangeiro por aqui. As atividades podem incluir a ajuda na busca por hospedagem e a adaptação à PUCPR. Além de vivências cotidianas. Interessou? Clique no link abaixo e cadastre-se!

seja um Buddymanual buddy

A PUCPR realiza diversos eventos abertos à comunidade com o objetivo de divulgar e discutir temas da internacionalização, trazendo-os para mais perto da realidade de nossa comunidade acadêmica. Entre os principais eventos presentes no calendário regular da Universidade estão:

  • International Lounge: espaço onde os estudantes da PUCPR têm a oportunidade de conversar com estudantes internacionais, conhecer suas universidades e questionar sobre a vida em intercâmbio. Ocorrendo semestralmente, o International Lounge é um bom exemplo da diversidade presente no Câmpus Curitiba.
  • Simpósio PUCPR de Internacionalização – SPIn: ocorre anualmente, sempre com um tema internacional e com presença de autoridades locais e estrangeiras, com o objetivo de levar a internacionalização a todos os níveis da PUCPR através da discussão em alto nível de temas relacionados à educação internacional.
  • Café das Nações: Evento realizado duas vezes por ano, no qual a PUCPR recebe autoridades consulares dos mais de 40 países representados no Paraná para a celebração de datas nacionais e networking acadêmico, cultural e comercial.
  • Ciclo de palestras de representantes diplomáticos e de universidades parceiras: Ocorre por demanda por conta das várias visitas de representantes de universidades parceiras e entidades diplomáticas à PUCPR; nestas palestras, nossos parceiros internacionais fazem a divulgação de seus países e/ou instituições, buscando atrair estudantes brasileiros para uma experiência internacional. Todas as palestras são divulgadas através do Facebook “pucpr internacional”.

Treinamento em línguas

O aprendizado de idiomas é parte fundamental da internacionalização. Neste sentido, a PUCPR conta com o PUC Idiomas, escola de línguas com professores especialistas, condições especiais para estudantes, colaboradores e professores da casa e a comodidade da localização dentro do Câmpus Curitiba.

Saiba Mais

Os Agentes de Internacionalização (AGIs) são elementos fundamentais no plano de internacionalização da PUCPR. Todas as Escolas do Câmpus Curitiba, bem como os Câmpus em Londrina, Maringá e Toledo, contam com um professor que atua como AGI. Seu papel primordial é servir de agente de ligação entre a Reitoria e a comunidade acadêmica propriamente dita. As várias funções do AGI vão desde participar do planejamento estratégico da internacionalização da sua Escola/Câmpus até a facilitação de operações de rotina acadêmica, como o acolhimento e orientação da comunidade internacional de sua unidade e o apoio na implementação de projetos internacionais. A PUCPR orgulha-se e confia na atuação dos seus AGIs para se tornar uma Universidade verdadeiramente sem Fronteiras.

Câmpus Londrina  
Giovanne Henrique Schiavon – schiavon.g@pucpr.br

Câmpus Maringá
Silvia Goya – silvia.goya@pucpr.br

Câmpus Toledo 
Tiago Rafael Sausen – tiago.sausen@pucpr.br

Escola de Arquitetura e Design
Bruno Augusto Hasenauer Zaitter – bruno.zaitter@pucpr.br
Marco Flavio Mattana – marco.mattana@pucpr

Escola Ciências da Vida
Cynthia Franca Wolanski Bordin – cynthia.b@pucpr.br

Escola de Comunicação e Artes
Emerson Luiz Bomfim – agi.eca@pucpr.br

Escola de Direito
Luciana Drimel Dias – luciana@drimeldias.com.br

Escola de Educação e Humanidades  
Cauê Krüger – caue.kruger@pucpr.br

Escola de Medicina
Marcelo Pilonetto – m.pilonetto@pucpr.br

Escola de Negócios  
Carlos Augusto Candêo Fontanini – c.fontanini@pucpr.br

Escola Politécnica
Luiz Afonso Caprilhone Erbano – l.afonso@pucpr.br

 

Quais são os requisitos básicos para participar do intercâmbio de graduação da PUCPR?

· Realizar inscrição online para o intercâmbio na janela do processo seletivo (link no topo dessa página).
· Ter concluído o 4º período para os cursos com duração igual ou superior a 4 anos ou o 3º período para cursos com duração inferior a 4 anos.
· Apresentar proficiência na língua do país de destino confirmada por meio de certificação em testes determinados pelas instituições de destino.
· Ter IRA (índice de rendimento acadêmico) no curso igual ou superior a 6,5 (levando em conta reprovações e dependências).
· Não ter nenhum processo administrativo disciplinar instaurado ou em aberto.

Quando abrem as inscrições para os programas de mobilidade?

· Intercâmbio com aproveitamento de créditos:

Saída no primeiro semestre – inscrições de julho a agosto
Saída no segundo semestre – inscrições de novembro a fevereiro

· Dupla Diplomação:

Editais especiais são abertos e divulgados no topo dessa página, por email e facebook (pucpr internacional) seguindo as regras do convênio e as inscrições são manuais.

· Bolsas de estudos:

Editais especiais são abertos e divulgados no topo dessa página, por email e facebook (pucpr internacional) seguindo as regras do órgão concessor da bolsa e as inscrições são manuais.

Como eu posso ter mais informações sobre as possibilidades de intercâmbio?

Informações sobre os programas de intercâmbio são apresentadas em detalhes em editais de convocação, no site da PUCPR, Facebook e via atendimento em nosso escritório.

Onde fica o escritório da Diretoria de Internacionalização da PUCPR?

A DI se divide em duas unidades: o escritório do Diretor e a equipe envolvida com a negociação de parcerias e acordos internacionais fica no 9º andar do prédio da administração central; a Coordenação de mobilidade internacional fica no térreo do mesmo prédio, na sala Aleijadinho. Nos Câmpus fora de Curitiba, consultar a secretaria sobre como localizar o AGI (Agente de Internacionalização).

Como fico sabendo quais são as opções de destino para intercâmbio?

Você pode verificar as nossas universidades parceiras no seguinte link: bit.ly/universidadesintercambiopucpr
Para saber quais Universidades oferecem o seu curso, você deverá fazer uma pesquisa no site das universidades de interesse, nos quais você encontrará os cursos e suas ementas. Se precisar, a equipe da Diretoria de Internacionalização poderá orientá-lo sobre as áreas de atuação mais significativas de algumas instituições.

Qual língua devo estudar para fazer intercâmbio?

É necessário ter, no mínimo, o nível intermediário (B1 – conforme quadro comum europeu) do país de destino. Sem a comprovação do idioma, o estudante não passa pelo processo seletivo. Existem algumas instituições que oferecem disciplinas em inglês, nestes casos é possível apresentar esse idioma.

Qual o valor estimado de gastos enquanto estiver realizando meu intercâmbio?

O valor varia de acordo com o custo de vida do país de destino, e é recomendável uma pesquisa cuidadosa sobre custo de vida na cidade de destino. De forma muito superficial, nossa experiência permite indicar um mínimo de USD ou EUR$1000-1500 mensais para os países europeus e norte-americanos e USD$900 mensais para os outros países.

Eu pago mensalidade enquanto estiver em intercâmbio?

É importante ressaltar que o estudante deixa de pagar a mensalidade na PUCPR durante o período do intercâmbio e também não paga mensalidade na Instituição conveniada. As bolsas de estudos são bloqueadas pelo período que estiver fora e reabertas ao retorno.

Onde eu vou morar no exterior?

Isso dependerá da universidade que você irá estudar. Mas, diferentemente do Brasil, a maior parte das universidades possuem acomodação nos seus Câmpus e/ou programas de homestay, em que os estudantes podem utilizar mediante pagamento da taxa de uso à Universidade e disponibilidade de vagas. O estudante também pode dividir apartamento com colegas.

Eu posso trabalhar enquanto faço intercâmbio?

Salvo raras exceções, o visto de estudante não permite trabalho nos países onde se realiza o intercâmbio. Mesmo que o visto permita o trabalho, a PUCPR recomenda que o foco do estudante seja nas suas atividades acadêmicas. Por outro lado, os estudantes poderão realizar um período de estágio no exterior quando esta possibilidade é ofertada pela universidade parceira e autorizada pelo coordenador de curso na PUCPR.

Se eu vier a enfrentar alguma dificuldade durante o intercâmbio o que devo fazer?

É muito importante estar em contato com a Diretoria de Internacionalização para que nós possamos ajudá-lo com informações, apoio emocional e mediação entre a PUCPR e a instituição de ensino parceira. Estaremos sempre à disposição, conte conosco!

Posso fazer viagens turísticas durante o intercâmbio?

Sim, mas sem exageros – o intercâmbio deve ser focado no aproveitamento da oportunidade de estudo e de crescimento pessoal e profissional, na universidade e no país onde estará realizando seus estudos. Dito isso, claro que explorar o país de destino e seus vizinhos, sempre que possível e sem comprometer o desempenho acadêmico, é uma experiência valiosa que deve ser aproveitada.

Como eu posso validar as disciplinas feitas no exterior?

Antes de o estudante sair em intercâmbio, ele deve montar um plano preliminar de estudos e submetê-lo à aprovação da coordenação de seu curso na PUCPR, que poderá fazer uma pré-análise das disciplinas que poderão ser validadas. Após o retorno do intercâmbio, o Coordenador de Curso avaliará o desempenho do estudante nas disciplinas realizadas para análise das equivalências.

Quais os custos relacionados ao Programa de Intercâmbio Acadêmico e Dupla Diplomação?

· Taxa de inscrição no programa: R$100,00;
· Taxa de inscrição nos testes de proficiência linguística (quando se tratar da língua inglesa; por exemplo, TOEFL, TOEIC, IELTS ou outros requeridos pela universidade de destino) ou eventuais gastos relacionados à aplicação junto à Universidade, como traduções e exames de saúde.
· Custos relacionados a viagem como: emissão do passaporte, visto, passagens, vacinas exigidas por alguns países e seguro saúde;
· Custos relacionados à acomodação, alimentação, compra de livros, materiais específicos de certas áreas, fotocópias e outros.
· Taxas administrativas semestrais que podem eventualmente ser cobradas pela instituições parceiras.

Como aproveitar o máximo da experiência do intercâmbio?

Viver e estudar em outro país é sempre um grande desafio. O domínio do idioma é fundamental, porém, estar exposto e disposto a aprender sobre aspectos culturais também é importante para que o estudante possa se relacionar melhor com seus colegas e potencializar o impacto positivo da experiência. Informações sobre a instituição de ensino ajudarão a descobrir o calendário anual, o sistema de provas, a grade curricular, o sistema de moradia dentro do Câmpus etc. Evitar o isolamento também é necessário. Por isso, fique atento às oportunidades de se inserir em contextos, como os clubes e associações disponíveis, além de atividades esportivas em grupo.

Como eu me candidato ao Programa de bolsas?

São abertos editais especiais e é necessária a candidatura formal e entrega dos documentos listados nos editais junto à Diretoria de Internacionalização. Os editais são divulgados na parte superior dessa página.

Quais os custos as bolsas de estudos no exterior cobrem?

Os benefícios variam e são explicitados nos seus editais, mas na maioria das vezes as bolsas cobrem a mensalidade dos estudos no exterior e oferecem um valor para a instalação do estudante no país e uma “mesada” para ajudar em custos relacionados à acomodação e alimentação do estudante. Porém, elas geralmente NÃO cobrem custos relacionados a vistos, passagens e seguro saúde.

Quais tipos de intercâmbio a PUCPR oferece para os cursos de especialização e MBAs?

Os estudantes de especialização e de MBAs da PUCPR podem participar dos intercâmbios linguísticos e culturais. Além destes, os estudantes poderão participar, quando ofertados, de módulos internacionais de curta duração (2 a 4 semanas) realizados em instituições parceiras e desenhados especificamente para seu curso na PUCPR.

Quais tipos de intercâmbio de pós-graduação stricto sensu a PUCPR oferece?

Mestrado ou doutorado sanduíche no exterior – são programas nos quais os estudantes irão realizar uma parte do seu trabalho de dissertação ou tese em uma instituição estrangeira parceira da PUCPR, com duração variável de até 1 ano, dependendo do projeto acordado entre as instituições. Doutorado em cotutela – é um programa no qual o estudante irá realizar uma parte do seu trabalho de tese de doutorado em uma instituição parceira com a qual a PUCPR assinou um convênio. O convênio prevê regras específicas e, após a conclusão com sucesso pelo estudante, ele obterá o diploma de doutor pela PUCPR e pela instituição parceira.

Preciso ser estudante da PUCPR para participar dos programas de internacionalização?

Para participar dos programas de Intercâmbio Acadêmico, Dupla Diplomação e ter acesso às bolsas, é necessário ser um estudante da PUCPR. Porém, para as disciplinas do English Semester e alguns cursos acadêmicos de curta duração, qualquer pessoa que cumpra os requisitos está convidada a participar.

Contato

Equipe de Mobilidade

intercambio@pucpr.br | Telefone: (+55 41) 3271-1697

Prédio da Administração Central – Sala Aleijadinho