Orquestra Experimental da PUCPR

Conheça o grupo de música instrumental atuante desde 1993

O Que é?

A Orquestra Experimental da PUCPR é um grupo de música instrumental, formado por estudantes e professores da PUCPR, além de músicos da comunidade local, cujo objetivo é desenvolver talentos musicais interpretando os mais variados gêneros musicais. Para tanto, executa obras do repertório universal e trabalha com arranjos para obras do repertório de MPB, folclore brasileiro, temas de filmes, clássicos do rock e pop.

Como participar

Todo estudante da PUCPR, que ainda tenha pelo menos mais um ano a cursar na instituição, pode participar da Orquestra Experimental da PUCPR. Basta se inscrever para o processo de seleção que ocorre normalmente no início de cada semestre letivo. O edital é disponibilizado no site. A comissão técnica de seleção avalia a qualidade artística, potencial do artista, disponibilidade de tempo e aderência ao repertório a ser desenvolvido em cada semestre. Os trabalhos se iniciam imediatamente após a divulgação do resultado, com ensaios às segundas-feiras das 17:00h às 19:00h. O estudante recebe uma bolsa estímulo durante sua permanência na Orquestra Experimental da PUCPR.

Editais

O presente Edital tem por finalidade regulamentar e tornar público os critérios de seleção de 20 bolsistas, para aturar na ORQUESTRA EXPERIMENTAL DA PUCPR, entre março de 2018 a março de 2019.
editalaprovados

Momento Atual

Em 2016, a Orquestra Experimental da PUCPR está preparando um espetáculo musical que enfocará a História do Rock. Duas apresentações estão previstas, uma no encerramento do primeiro semestre letivo e outra no encerramento do segundo. Fique atento à Agenda Cultural.

Histórico

A partir de 1993, a PUCPR começou a fomentar atividades relacionadas à musica instrumental por meio da criação de um Quarteto de Cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo). Alguns anos depois, em 1999, foi criada a Orquestra de Câmara da PUCPR, sob a regência do então Maestro Paulo Torres.

A partir de 2010, com a criação do curso de Licenciatura em Música na PUCPR, novas sinergias foram geradas, por meio da participação mais efetiva de estudantes e professores, afinados com as propostas de música já em andamento.

A partir de 2013, a PUCPR optou pelo investimento em um formato que privilegiasse o desenvolvimento do talento de jovens músicos, especialmente estudantes dos cursos da PUCPR. Foi então criada a Orquestra Experimental da PUCPR.

No ano de 2015, a Orquestra Experimental desenvolveu e apresentou o espetáculo musical Trilhas Inesquecíveis do Cinema, composto com temas que marcaram época no cinema.