A Universidade

Fundada em 1959, a PUCPR é uma universidade católica privada sem fins lucrativos orientada por princípios éticos, cristãos e maristas que atua como promotora do desenvolvimento regional e inclusão social.

A PUCPR tem como foco desenvolver a excelência educacional, pesquisas de qualidade, fomentar o empreendedorismo e inovação além de promover a multi e interculturalidade aliadas à inclusão social.

A PUCPR tem conquistado reconhecimento nacional e internacional. De acordo com um dos mais importantes rankings mundiais da educação superior, o Times Higher Education, a PUCPR é a 11ª colocada, entre as universidades brasileiras, e a 1ª do Paraná, empatada com a  Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Presente em quatro cidades no Estado do Paraná, possui mais de 50 cursos de graduação, 150 cursos de Educação Continuada e 16 programas de Stricto Sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento distribuídos em oito escolas: Escola de Negócios, Escola de Comunicação e Artes, Escola de Arquitetura e Design, Escola de Educação e Humanidades, Escola de Ciências da Vida, Escola de Medicina, Escola de Direito e Escola Politécnica.

Missão PUCPR

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, orientada por princípios éticos, cristãos e maristas, tem por missão desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura, além de promover a formação integral e permanente dos cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade.

Até 2022, consolidar-se como uma instituição de classe mundial com excelência no ensino, na produção de conhecimento, na prestação de serviços e na relevância social.

Conheça as principais Premissas da PUCPR:

A PUCPR faz parte do Grupo Marista, que atua nas áreas da educação – da escola à universidade – saúde, comunicação e solidariedade, com o objetivo de formar cidadãos éticos, justos, conscientes e solidários para a transformação da sociedade.

Atualmente, o Grupo Marista está organizado como uma unidade administrativa do Instituto idealizado por Marcelino Champagnat e concentra a sua atuação por todo o país, nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia. Por meio da educação, o Grupo Marista promove o diálogo entre as ciências, as sociedades e as culturas sob uma perspectiva cristã da realidade, aliando os valores Maristas a excelência de sua atuação.

| O Fundador

Marcelino Champagnat dedicou sua vida a missão de tornar Jesus conhecido e amado por todos, principalmente pelos jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 1817, ele fundou o Instituto Marista e até hoje Irmãos e Leigos dão continuidade ao seu trabalho.

| Missão, visão e valores

A missão do Grupo Marista é formar cidadãos éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais fundamentados nos valores do Evangelho, do jeito Marista. Até 2022, o Grupo Marista será reconhecido na Igreja e na sociedade pela excelência nas suas áreas de atuação, fidelidade ao carisma Marista, vitalidade, viabilidade, e impacto de sua missão junto a crianças e jovens. Os valores praticados pelo Grupo Marista são amor ao trabalho, espiritualidade, presença, interculturalidade, simplicidade, espírito de família e solidariedade.

Os Maristas de Champagnat estão presentes em cinco continentes do mundo para cultivar a espiritualidade cristã e educar crianças, jovens e adultos. O nome “Marista” não foi escolhido por acaso: significava a total entrega de sua obra à Maria, a mãe de Jesus, a quem Champagnat chamava de “Boa Mãe”.

PUCPR na mídia

Acompanhe as informações da Universidade acessando nossa sala de imprensa

saiba mais