Pesquisadores

As bolsas Produtividade em Pesquisa (PQ) e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) são concedidas por agências de fomento nacionais, tais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), com o objetivo de incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação por pesquisadores de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. Conheça os pesquisadores bolsistas produtividade da PUCPR:

Agenor Brighenti

Pós-doutorado em Teologia pela Universidad Iberoamericana Ciudad de México (2017-2018); Doutorado (1993) e Mestrado (1990) em Ciências Teológicas e Religiosas pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Atualmente, é professor no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor-convidado no Centro Bíblico-Teológico-Pastoral para América Latina (CEBITEPAL) do CELAM, em Bogotá; líder do Grupo de Pesquisa Teologia e Sociedade; membro da Equipe de Reflexão Teológico-Pastoral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Palavras-chave: Pastoral. Eclesiologia. Missiologia. Inculturação. Modernidade.

Contato: [email protected]

LATTES

Alceu de Souza Britto Junior

Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pelo CEFET-PR (1996) e doutor em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), com estágio de dois anos na École de Technologie Supérieure (ÉTS, Montreal, Canadá). Pós-doutorado na ÉTS em 2013. Professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (desde 1995) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (desde 1989). Avaliador Institucional do INEP/MEC. As áreas de interesse em pesquisa englobam o reconhecimento de padrões e visão computacional. 

Contato: [email protected] 

LATTES

Álisson Rocha Machado

Graduado (PUCMG – 1979), mestre (UFSC, 1982), PhD (University of Warwick, 1990) em Engenharia Mecânica. Trabalhou de 1982 a 1984 na FEJ/UDESC em Joinville; de 1984 a 2016 na UFU em Uberlândia e desde 2016 é docente da PUCPR. Atua na área de manufatura/usinagem, focando na usinagem de materiais metálicos em geral, com destaque para área aeroespacial e automotiva. Todas as suas pesquisas buscam soluções para problemas recorrentes da indústria metal-mecânica e estudos de fenômenos relacionados ao processo. Palavras chaves: Usinabilidade de materiais; Formação do cavaco; Desgaste em ferramentas de corte; Fluidos de corte; Qualidade de peças produzidas por usinagem.

Contato: [email protected]pucpr.br

Lattes

Altair Olivo Santin

Engenheiro da Computação pela PUCPR, mestre pela UTFPR e Doutor pela UFSC em 2004. Santin é professor titular no PPGIa. Faz pesquisa, Desenvolvimento em Inovação em soluções de Cibersegurança para Nuvem Computacional, Internet das Coisas, Industrial Control Systems, usando Big Data e Machine Learning (desde 2008). 

Contato: [email protected]

LATTES

Anderson Luis Szejka

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR e Doutor em Automatique, Traitement du Signal et des Images, Génie Informatique pela Université de Lorraine na França. É colaborador do do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS). Faz parte da Association Française d’Ingénierie Système (AFIS) e do Industrial Ontology Foundry (IOF). Atua com pesquisas relacionadas ao Gerenciamento Inteligente do Ciclo de Desenvolvimento de Produtos, Manufatura Avançada, Interoperabilidade Semântica, Digital Twin e Indústria 4.0.

Contato: [email protected]

LATTES

Ana Maria Eyng

Bolsista Produtividade CNPq; Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha; Pós-doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de mestrado e doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores. Professora colaboradora no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho. E-mail [email protected]; ORCID http://orcid.org/0000-0003-0224-5880.
Palavras-Chave: Políticas de Currículo e Avaliação, Violências nas Escolas; Direitos Humanos; Pobreza Infantil;

Contato: [email protected]

Lattes

Andreia Malucelli

Doutora em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) – Portugal. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa-PUCPR). Publicou mais de 100 artigos e orientou mais de 60 alunos à nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Atua como decana da Escola Politécnica, é pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa), bolsista produtividade em Pesquisa CNPQ e avaliadora ad hoc da CAPES.

Contato: [email protected]

Lattes

Carlos Nascimento Silla Junior

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática e da Escola Politécnica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase no desenvolvimento (e adaptação) de técnicas de Inteligência Artificial para auxiliar na resolução de problemas interdisciplinares nas áreas da saúde, educação e artes. 

Contato: [email protected]

LATTES

Cesar Candiotto

Professor de Ética e Filosofia Política da Pós-Graduação em Filosofia e da Pós-Graduação em Direitos humanos e Políticas Públicas, ambos da PUCPR. Bolsista do CNPq, desde 2009. Professor convidado pela Universidade de Lille, na França (2018) e pela Universidade Católica de Moçambique (2018). Editor da Revista de Filosofia Aurora. Atualmente, pesquisa os alcances filosóficos da biopolítica e seus desdobramentos para o diagnóstico do presente. Temas: Biopolítica, Necropolítica, Racismo de Estado, Migrações, Governamentalidade, Ética.

Contato: [email protected]

Lattes

Claudia Maria Barbosa

Professora titular de Direito Constitucional da PUCPR, onde leciona e dirigiu os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Possui pós-doutoramento na York University, Toronto, Canada e no Centro de estudos Sociais – CES, da Universidade de Coimbra, Portugal. Graduada, mestre e doutora em Direito na UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa “Justiça, Democracia e Direitos Humanos”. Linhas de Pesquisa: política judiciária e administração da justiça; constitucionalismos e democracia; organizações socioeconômicas; organizações da sociedade civil, direito do terceiro setor. Palavras-chave: Sistema de Justiça; Política Judiciária; Constitucionalismo; Democracia; Organizações da Sociedade Civil; Terceiros Setor.

Contato: [email protected]

LATTES

Clovis Ultramari

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, Brasil (2001). Realiza estudos teóricos sobre a cidade; produção acadêmica sobre a cidade na América Latina; diálogos entre centros acadêmicos e científicos na América Latina; circulação de ideias sobre a cidade.

Contato:  [email protected]

Lattes

Cristiano de Oliveira Maciel

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUCPR). Bolsista Produtividade CNPq (2017-2019 e 2020-2022). Líder de tema de eventos da ANPAD. Tem direcionado sua produção científica, projetos de pesquisa e orientações aos seguintes temas: redes de relacionamentos sociais e construção social de organizações e mercados.

Contato: [email protected]

LATTES

Denis Alcides Rezende

Pós-doutor em Cidade Digital Estratégica (Strategic Digital City) – DePaul University – School of Public Service – Chicago – USA. Pós-doutor em Administração – Planejamento Estratégico de Municípios e Gestão da Tecnologia da Informação em Prefeituras (FEA-USP). Doutor em Engenharia da Produção – Alinhamento do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação ao Planejamento Empresarial (IGTI-UFSC). Mestre em Informática (UFPR). Graduado em Administração de Empresas (Faculdade de Plácido e Silva).

Contato: [email protected]

LATTES

Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau

Doutorado em Educação pela Université de Montreál. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Coordenadora do Laboratório de Análises de Dados Qualitativos ATLAS.ti-PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides). Suas pesquisas focalizam principalmente as seguintes áreas: formação pedagógica do professor do ensino superior; desenvolvimento de currículo por competências; integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; uso de softwares para a análise de dados qualitativos; processos para revisão sistemática e mais recentemente o desenvolvimento de um referencial de competências para a formação do pesquisador.

Contato: [email protected]

LATTES

Edson Pinheiro de Lima

Formado em Engenharia Elétrica pela UTFPR, com mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. É bolsista do CNPq em Produtividade e Pesquisa desde 2010 na área de Engenharia de Produção, com projetos relacionados à medição de desempenho em sistemas de produção (manufatura e serviços), desenvolvimento de indicadores de desempenho para operações produtivas sustentáveis e mais recentemente com o projeto “Processo para análise de desempenho em operações produtivas: um estudo baseado em analytics”.

Contato: [email protected]

Lattes

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Professor Titular da PUCPR e UTFPR, atuando em disciplinas voltadas à Automação e Produção Industrial. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas PPGEPS, PUCPR, onde desenvolve e coordena projetos PI&D com empresas do setor público e privado relacionados à supervisão inteligente, manutenção industrial, transformação digital e indústria 4.0. Presidente da ISA (International Society of Automation), Distrito 4 América do Sul, Seção Curitiba. Pós-doutor em Integração e Interoperabilidade de Sistemas pelo Centre de Recherche en Automatique de Nancy (CRAN-CNRS), França.

Contato: [email protected]

Lattes

Maria Elisabeth Blanck Miguel

Mestrado em Educação pela UFPR (1982) e Doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUCSP (1992). Atualmente é professora titular de História da Educação, da PUCPR. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e coordenadora do grupo HISTEDBR, em Curitiba. Desenvolve trabalhos de co-orientações de tese e outras atividades junto ao Programa de Doutorado em Education, Étique et Carriérologie, da Université Catholique d’Angers (UCO/FR). É pesquisadora do CNPq, Pq 2.

Contato: [email protected]

LATTES

Elisangela Ferretti Manffra

É professora da PUCPR desde 2004 e atua no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde. Investiga o Controle Motor Humano em condições neurológicas, especialmente o AVC. Para isso, aplica a Biomecânica e a Fisiologia, conduz experimentos e faz modelagem matemática. Também dedica-se ao desenvolvimento e à avaliação de tecnologias de reabilitação de pessoas acometidas por condições neuro-músculo-esqueléticas.

Contato: [email protected]

LATTES

Fábio Duarte de Araújo Silva

Professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana na PUCPR, com graduação em Arquitetura e Urbanismo na USP, mestrado em Multimeios na Unicamp, e doutorado em Comunicações na USP. Consultor do Banco Mundial em transportes e planejamento urbano, e coordenador de pesquisas (Principal Research Scientist) no Senseable City Lab, no Massachusetts Institute of Technology.

Contato: [email protected]

LATTES

Fabrício Enembreck

É Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997), mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e doutor em Tecnologias da Informação e de Sistemas – Universite de Technologie de Compiegne (2003). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial distribuída, sistemas multi-agente, agentes adaptativos, recuperação de informação, aprendizagem de máquina.

Contato: [email protected]

Lattes

Felipe Francisco Bondan Tuon

Pesquisador na área de doenças infecciosas e microbiologia, com ênfase em resistência antimicrobiana, infecções ortopédicas e engenharia tecidual aplicada nas doenças infecciosas.

Contato: [email protected]

Lattes

Fernando Deschamps

Engenheiro de Controle e Automação Industrial (UFSC, 2002), Administrador de Empresas (UDESC, 2004), Mestre em Engenharia Elétrica (UFSC, 2004) na área de concentração em Automação e Sistemas e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR, 2013) na área de concentração em Gestão da Produção e Logística. É professor adjunto do PPGEPS da Escola Politécnica da PUCPR. É Presidente da Seção Brasil da American Society for Engineering Management (ASEM) e Visiting Fellow do Nathu Puri Institute for Engineering and Enterprise (NPI) da London South Bank University (LSBU). Tem experiência e atuação profissional na área de gestão em engenharia, com ênfase em temas associados a automação, sistemas de informação industriais, avaliação de desempenho e engenharia de organizações (arquitetura organizacional, gestão de projetos e gestão de processos).

Contato: [email protected]

LATTES

Fred Lacerda Amorim

É Professor Titular e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da PUCPR. Doutorado em Engenharia Mecânica (2002) pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina em colaboração com a Universidade Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen – RWTH (Alemanha). Em 1997 implantou e coordena o Laboratório de Pesquisa em Usinagem (LAUS) da PUCPR. Atua como consultor ad hoc da FAPESP, CNPq, CAPES e Fundação Araucária. Desenvolve pesquisas científica e tecnológica nas linhas de Usinagem Não-Convencional , Usinagem com Ferramentas de Corte de Geometria Definida e Manufatura Aditiva, em nível de mestrado e doutorado.

Contato: [email protected]

Lattes

Gervasio Henrique Bechara

Professor Titular do PPGCA da PUCPR, Médico Veterinário pela FMVZ-USP em 1972, Mestre em Farmacologia e Doutor em Ciências pela FMRP-USP em 1976 e 1977, respectivamente, Pos-doutorado na Universidade de Londres em 1981 (St Bartholomew´s Hospital) e 1987/8 (London School of Hygiene and Tropical Medicine) e ex-Professor Titular de Patologia na FCAV-UNESP, é autor de cerca de 200 artigos científicos, 6 capítulos de livros e 3 livros e dezenas de orientados na pós-graduação. Palavras-chaves dos temas de pesquisa: ecobiologia, morfologia e controle de carrapatos, fisiopatologia e controle do processo inflamatório.

Contato: [email protected]

LATTES

Gilberto Reynoso Meza

Gilberto Reynoso Meza received his PhD in Automation from the Universitat Politècnica de València (Spain) and his B.Sc. (2001) in Mechanical Engineering from the Tecnológico de Monterrey, Campus Querétaro (México). His main research interests are computational intelligence methods for control engineering, , multi-criteria decision making, evolutionary algorithms and machine learning. He holds a productivity grant PQ2 by CNPQ (Brazil) and a research distinction SNI-1 by the CONACyT (México).

Contato: [email protected]

Lattes

José Rocha Faria Neto

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994). Realizou Residência de Clínica Médica no HCFMUSP (1995) e de Cardiologia no InCor/USP (1996/97). É Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP (1998- 2002). Realizou Pós-Doutorado no Atherosclerosis Research Center do Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles (2002-04). É Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, docente da disciplina de Cardiologia e do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (CAPES 5). Concentra sua linha de pesquisa nas áreas de aterosclerose, doença coronária, fatores de risco, dislipidemia e epidemiologia cardiovascular.

Contato: [email protected]

Lattes

Katya Kozicki

Bacharel em Direito (UFPR 1986) e em Ciências Econômicas (FAE/1987). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito (UFSC 1993). Pesquisadora visitante no Centre for the Studies of Democracy (University of Westminster, Londres, 1998-1999). Doutora em Direito, Estado e Sociedade (UFSC 2000). Estágio pós-doutoral Benjamin N. Cardozo School of Law (Nova York, 2012-2013). Professora titular de Teoria do Direito. Bolsista de produtividade do CNPq. Palavras-chave: democracia; constitucionalismo; jurisdição constitucional.

Contato: [email protected]

Lattes

Leandro Batista Costa

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2004), Mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2005) e Doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2009) com Doutorado Sanduíche na Universidade de Manitoba, Winnipeg/Canadá. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Institut de Recerca i Tecnología Agroalimentàries, IRTA, Bem-Estar Animal, Catalunha/Espanha (2018). É professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da PUCPR e da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em nutrição e bem-estar animal, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e nutrição de animais não-ruminantes, aditivos alternativos aos antimicrobianos melhorados de desempenho, saúde intestinal e comportamento e bem-estar animal. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Contato: [email protected]

Leandro dos Santos Coelho

Graduado em Informática (1994) e Engenharia Elétrica (1999) pela UFSM (1994), mestrado em Ciências da Computação (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica (2000) pela UFSC. Realizou Pós-doutorado (2018) na Università Degli Studi di Padova (Itália). Possui índice-h 47 (Web of Science) e está ranqueado no Top H-Index for Scientists (http://www.guide2research.com/scientists/BR). Principais temas de pesquisa: inteligência artificial, aprendizado de máquina, aprendizado profundo, metaheurísticas, identificação de sistemas, previsão de séries temporais e otimização não-linear.

Contato: [email protected]

Lattes

Lucia de Noronha

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994), residência médica e título de especialista em anatomia patológica, mestrado (1998) e doutorado (2001) em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, disciplina de Patologia Medica. Tem experiência na área de Anatomia Patológica, com ênfase em Patologia Pediátrica e Perinatal, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia básica, neoplasias, malformações, necrópsia e imunohistoquímica. Atualmente professora de PPGCS, bolsista produtividade do CNPQ

Contato: [email protected]

Lattes

Luís Mauro Moura

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFSC (1991), mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC (1993), doutorado em Thermique et Energétique no INSA de Lyon (1998) e Pós-doutorado no Lamcos (também no INSA de Lyon (2011-2012). Tem atuado principalmente na área de Térmica e/ou Energia, nos seguintes temas: sistemas térmicos, eficiência energética, radiação térmica, energia solar, sistemas de refrigeração e propriedades termofísicas.

Contato: [email protected]

Lattes

Luiz César Guarita Souza

Doutor em Medicina (Cirurgia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Universidade de Paris – INSERM (2001). Seus temas de interesse são: Cirurgia Cardiovascular, Terapia de Regeneração Tecidual Coração,Traquéia, Ossos, Tendões, Pele, Sistema Nervoso Central, Enxertos Biológicos, Células Tronco, Membrana Amniótica, Submucosa do Intestino, Infarto do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca.

Contato: [email protected]

Lattes

Marcelo Eduardo Pellenz

Mestre e Doutor na área de comunicações pela Unicamp, com atuação na área de pesquisa em redes sem fio para aplicações em Internet das Coisas (IoT), Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Redes Elétricas Inteligentes, Agricultura de Precisão e Monitoramento Ambiental. Palavraschave: Protocolos, Redes Sem Fio, IoT, Sistemas 4G/5G. 

Contato: [email protected]

LATTES

Marcelo Távora Mira

Doutor em Bioquímica / Genética Molecular pela McGill University, Montreal, Canadá. Seus interesses principais de pesquisa estão na área de mapeamento de fatores de risco genéticos de doenças complexas, usando hanseníase e vitiligo como modelo. No laboratório onde atua são empregados métodos de genética epidemiológica, genômica humana e de micro-organismos e biologia molecular para investigar as bases moleculares destas doenças, em abordagens que vão de genes candidatos até genomas humanos completos, por genotipagem e sequenciamento. Para estudos funcionais, são empregadas técnicas de edição genômica em células primárias e derivadas de IPSCs.

Contato: m[email protected]

Lattes

Marcia Regina Cubas

Doutora em Enfermagem pela USP. Pós-doutorado na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR. Tem como principais temas de pesquisa: Terminologias Padronizadas em Enfermagem; Processo de Enfermagem; Tecnologias em Saúde; Informática em Saúde; e Epidemiologia Social. Editora Associada da REEUSP. Membro do Comitê da Área da Saúde da Fundação Araucária. Bolsista Produtividade CNPq -2.

Contato: [email protected]

Lattes

Maria Teresinha Arns Steiner

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática (1978) e em Engenharia Civil (1981), ambos pela UFPR; Mestrado (1988) e Doutorado (1995) em Engenharia de Produção, ambos pela UFSC; Pós-Doutorado pelo ITA (2005) e Pós-Doutorado pelo IST de Lisboa (2014). Vem atuando na UFPR desde 1978 (Programas de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia – PPGMNE e Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP) e na PUC desde 2011 (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, sub-área de Pesquisa Operacional, com ênfase em KDD (Knowledge Discovery in Databases) e Data Mining (Análise de Crédito Bancário, Engenharia de Avaliações, Diagnóstico Médico, dentre outros) e em Problemas de Otimização Combinatória, com destaque aos Problemas de Roteamento de Veículos e Otimização na Localização de Facilidades. Utiliza Procedimentos Exatos, Heurísticos e Meta-heurísticos.

Contato: [email protected]

Lattes

Nathan Mendes

Concluiu seu doutoramento em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, em colaboração com o Lawrence Berkeley National Laboratory, em 1997. Membro integrante dos Anexos 41 (2004-2008), 55 (2009-2013), 60 (2013-2017) e 68 (2017-2019) da Agência Internacional de Energia (IEA). Atua na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em energia, transferência de calor e umidade em elementos porosos utilizados em construções, modelagem e análise experimental de sistemas de climatização, eficiência energética de edificações e simulação de desempenho higrotérmico e energético de edificações. 

Contato: [email protected]

LATTES

Osiris Canciglieri Junior

Engenheiro Industrial pela Escola de Engenharia Industrial – EEI (1991), Mestre em Engenharia Mecânica – DEF/FEM/UNICAMP (1994) e Doutor pela Loughborough University-UK. Foi professor convidado na Wolfson School of Mechanical, Electrical and Manufacturing Engineering at Loughborough University (2008). É professor titular da Escola Politécnica e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba / Brasil. Possui 30 anos de experiência em design de produto e engenharia de manufatura, trabalhando tanto na indústria brasileira, quanto na academia. Sua pesquisa nos últimos 20 anos tem se concentrado no desenvolvimento de produtos em um ambiente de engenharia concorrente e abordagem multidisciplinar, atuando em sinergia com áreas como Medicina, Sustentabilidade, Logística, Negócios, entre outras em questões relativas à integração das necessidades e desejos do consumidor no produto processo de desenvolvimento e fabricação.

Contato: [email protected]

LATTES

Paula Cristina Trevilatto

Área de Odontologia, ênfase genética molecular. Análise de fatores sociodemográficos, clínicos e genéticos associados a condições bucodentais complexas.

Contato: [email protected]

LATTES

Paulo Cesar Philippi

Atuou como docente no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC entre 1975 e 2016, ocupando o cargo de Professor Titular a partir de 1993. Desde 2017 é Professor Titular da Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)-campus Curitiba. Foi o criador e responsável por várias disciplinas na áreas de Termodinâmica, Meios Porosos e Métodos Cinéticos em Mecânica dos Fluidos, lecionadas em nível de graduação e pós-graduação. Seus interesses em pesquisa estão sobre áreas multidisciplinares que exigem o aporte da Física para a formulação e equacionamento matemático de problemas na fronteira do conhecimento, envolvendo a microhidrodinâmica, os deslocamentos imiscíveis em meios porosos e a transição de fases. Desde 1997 atua no desenvolvimento teórico de formas discretas da equação de Boltzmann, considerado como um método mesoscópico capaz de resolver problemas ao nível macroscópico utilizando informações do nível molecular. Autorou ou co-autorou mais de 200 artigos em revistas e congressos com peer-review e tem registrado cerca de 80 orientações envolvendo teses de Doutorado, dissertações de Mestrado e trabalhos de graduação. É membro do Comitê científico Internacional da série anual de conferências Discrete Simulation of Fluid Dynamics-DSFD, originada com a conferência de 1986, organizada por Gary D. Doolen e considerada o maior fórum internacional de pesquisadores que atuam na fronteira do conhecimento da área.

Contato: [email protected]

Lattes

Percy Nohama

Professor titular da PUCPR e da UTFPR, pesquisador CNPq desde 1998, com graduação em Eletrônica e Filosofia, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica – Biomédica pela UNICAMP. Possui mais de 450 publicações e orientou mais de 90 mestres e doutores. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde – PPGTS/PUCPR. Seus principais temas de pesquisa são: Engenharia de Reabilitação, Tecnologia Assistiva, Estimulação Elétrica Neuromuscular e Controle Motor Artificial.

Contato: [email protected]

LATTES

Renata Ernlund Freitas de Macedo

Médica Veterinária, Mestre e Doutora em Tecnologia de Alimentos, com Pós-Doutorado em ciência e tecnologia da carne. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA). Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia De Alimentos – Regional PR e da Comissão de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Coordena projetos de pesquisa principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: desenvolvimento de produtos cárneos funcionais, probióticos, antimicrobianos e antioxidantes naturais para produtos cárneos, controle de patógenos em produtos cárneos, parâmetros de qualidade da carne.

Contato: [email protected]

Lattes

Ricardo Aurino de Pinho

Orientador e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/PCUPR) e coordena o Laboratório de Bioquímica do Exercício em Saúde. Membro da Society for Free Radical Research – Europe e do Conselho de Assessoramento na Área de Ciências Biológicas da Fundação Araucária, Paraná. Editor associado dos Anais da Academia Brasileira de Ciências e revisor de periódicos internacionais. Tem experiência em temas como estresse oxidativo na função e no reparo muscular e na fisiopatologia de doenças crônico-degenerativas (Bolsista Produtividade CNPQ – 1D) Palavras-chave: Estresse oxidativo, antioxidantes, exercício físico, doenças crônicas, inflamação.

Contato: [email protected]

Lattes

Roberto Flavio Silva Pecoits Filho

Médico nefrologista e pesquisador clínico. Professor titular da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisador sênior do Arbor Research Collaborative for Health em Michigan, USA. Líder científico para estudos clínicos nas Américas pelo George Institute for Global Health.  Diretor do comitê de Educacao Médica da Sociedade Internacional de Nefrologia. 

Contato: [email protected]

LATTES

Rodrigo José Firmino

Possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Newcastle University, Reino Unido (2004), e é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR. Realizou, em 2015/2016, estágio sênior pós-doutoral (financiado pela CAPES) no Urban Laboratory da University College London. É Editor-Chefe da Revista URBE desde 2009, e membro-fundador da rede latino-americana de estudos sobre vigilância, tecnologia e sociedade (LAVITS). Tem pesquisado os seguintes temas: Cidades e Tecnologias; Vigilância Urbana; Securitização Urbana; Espaços Ampliados; Mobilidade Urbana.

Contato: [email protected]

Lattes

Rudolf Eduard von Sinner

Doutor em Teologia (Basileia, 2001) e livre-docente em Teologia Sistemática (Berna, 2010), com pesquisas como resident member do Center of Theological Inquiry em Princeton/NJ, como fellow do Lichtenberg-Kolleg da Universidade de Göttingen e como pesquisador experiente da Fundação Humboldt/CAPES na Universidade de Munique. Professor adjunto de Teologia Sistemática na PUCPR e coordenador do PPG em Teologia. Professor extraordinário na Universidade de Stellenbosch (África do Sul). Entre seus campos de pesquisa estão teologia pública no estado laico, pluralismo religioso, ecumenismo e diálogo inter-religioso e doutrina da Trindade.

Contato: [email protected]

Lattes

Sergio E. Gouvea da Cosa

Formado em Engenharia Elétrica (UTFPR), com Mestrado em Engenharia Elétrica – Automação (UNICAMP) e Doutorado em Engenharia – Produção (USP), período em que fez Doutorado Sanduíche no Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge. Estágio Pós-Doutoral no Edward P. Fitts Department of Industrial and Systems Engineering da North Carolina State University (EUA). Atua na área de Gestão de Operações, envolvendo Lean, Gestão de Energia, Indústria 4.0 e Operações Sustentáveis. Palavras-chave: operations management, energy management, energy efficiency, lean, industy 4.0, smart manufacturing, sustainable operations.

Contato: [email protected]

Lattes

Sheila dos Santos Reinehr

Pesquisadora bolsista produtividade do CNPQ na área de engenharia de software, com extensa experiência acadêmica e na indústria. Temas de interesse envolvem inovação, métodos ágeis, melhoria de processos, qualidade de software, engenharia de requisitos e aprendizagem organizacional. Consultora experiente em melhoria de processos e qualidade em empresas de diversos portes e setores. Certificada PMP, SCRUM Master e ITIL Foundation. 

Contato: [email protected] 

LATTES

Thyago Proenca de Moraes

Nefrologista, professor do curso Medicina e do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR. Fellowship na Universidade de Nottingham (2012), presidente do Capítulo Latino Americano da Sociedade Internacional para Dialise Peritoneal (2016-2020) e coordenador do comitê de diálise peritoneal da Sociedade Latino Americana de Nefrologia e Hipertensão. Suas principais áreas de interesse são doença renal crônica, diálise peritoneal e doença renal do diabetes.

Contato: [email protected]

Lattes

Viviana Cocco Mariani

Possui graduação em Matemática, mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Engenharia Mecânica é professora titular do Departamento de Engenharia Mecânica da PUCPR. Revisora de diferentes periódicos na área de Engenharia Térmica e Métodos Numéricos. Em suas pesquisas desenvolve ferramentas utilizando métodos como diferenças finitas, meta-heurísticas de otimização, técnicas de regressão, classificação e previsão, com aplicação em diversos problemas como transferência de calor e massa, trocadores de calor, energias renováveis como eólica e solar.

Contato: [email protected]

Lattes

Cristiano de Oliveira Maciel

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUCPR). Bolsista Produtividade CNPq (2017-2019 e 2020-2022). Líder de tema de eventos da ANPAD. Tem direcionado sua produção científica, projetos de pesquisa e orientações aos seguintes temas: redes de relacionamentos sociais e construção social de organizações e mercados.

Contato: [email protected]

Lattes

Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa

BPharm, MSc, PhD, tem estágio pós-doutoral na University of Hong Kong (2007) e na Newcastle University (2017). É Professor-Titular de Microbiologia da PUCPR e líder do grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq “Unidade de Pesquisa com Xenobióticos”. Seus interesses se concentram em Biotecnologia Microbiana e Virulência Microbiana. Desenvolve projetos sobre biotecnologia microbiana, bioprocessos, biotransformação microbiana de fármacos e influência de xenobióticos em fatores de virulência de patógenos.

Contato: 

Lattes

 

Alceu de Souza Britto Junior

Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pelo CEFET-PR (1996) e doutor em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), com estágio de dois anos na École de Technologie Supérieure (ÉTS, Montreal, Canadá). Pós-doutorado na ÉTS em 2013. Professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (desde 1995) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (desde 1989). Avaliador Institucional do INEP/MEC. As áreas de interesse em pesquisa englobam o reconhecimento de padrões e visão computacional. 

Contato: [email protected] 

Lattes

Andreia Malucelli

Doutora em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) – Portugal. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa-PUCPR). Publicou mais de 100 artigos e orientou mais de 60 alunos à nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Atua como decana da Escola Politécnica, é pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa), bolsista produtividade em Pesquisa CNPQ e avaliadora ad hoc da CAPES.

Contato: [email protected]

Lattes

Carlos Nascimento Silla Junior

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática e da Escola Politécnica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase no desenvolvimento (e adaptação) de técnicas de Inteligência Artificial para auxiliar na resolução de problemas interdisciplinares nas áreas da saúde, educação e artes. 

Contato: [email protected]

Lattes

Fabrício Enembreck

É Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997), mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e doutor em Tecnologias da Informação e de Sistemas – Universite de Technologie de Compiegne (2003). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial distribuída, sistemas multi-agente, agentes adaptativos, recuperação de informação, aprendizagem de máquina.

Contato: [email protected]

Lattes

Sheila dos Santos Reinehr

Pesquisadora bolsista produtividade do CNPQ na área de engenharia de software, com extensa experiência acadêmica e na indústria. Temas de interesse envolvem inovação, métodos ágeis, melhoria de processos, qualidade de software, engenharia de requisitos e aprendizagem organizacional. Consultora experiente em melhoria de processos e qualidade em empresas de diversos portes e setores. Certificada PMP, SCRUM Master e ITIL Foundation. 

Contato: [email protected] 

Lattes

Fernando Deschamps

Engenheiro de Controle e Automação Industrial (UFSC, 2002), Administrador de Empresas (UDESC, 2004), Mestre em Engenharia Elétrica (UFSC, 2004) na área de concentração em Automação e Sistemas e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR, 2013) na área de concentração em Gestão da Produção e Logística. É professor adjunto do PPGEPS da Escola Politécnica da PUCPR. É Presidente da Seção Brasil da American Society for Engineering Management (ASEM) e Visiting Fellow do Nathu Puri Institute for Engineering and Enterprise (NPI) da London South Bank University (LSBU). Tem experiência e atuação profissional na área de gestão em engenharia, com ênfase em temas associados a automação, sistemas de informação industriais, avaliação de desempenho e engenharia de organizações (arquitetura organizacional, gestão de projetos e gestão de processos).

Contato: [email protected]

Lattes

Claudia Maria Barbosa

Professora titular de Direito Constitucional da PUCPR, onde leciona e dirigiu os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Possui pós-doutoramento na York University, Toronto, Canada e no Centro de estudos Sociais – CES, da Universidade de Coimbra, Portugal. Graduada, mestre e doutora em Direito na UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa “Justiça, Democracia e Direitos Humanos”. Linhas de Pesquisa: política judiciária e administração da justiça; constitucionalismos e democracia; organizações socioeconômicas; organizações da sociedade civil, direito do terceiro setor. Palavras-chave: Sistema de Justiça; Política Judiciária; Constitucionalismo; Democracia; Organizações da Sociedade Civil; Terceiros Setor.

Contato: [email protected]

Lattes

Katya Kozicki

Bacharel em Direito (UFPR 1986) e em Ciências Econômicas (FAE/1987). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito (UFSC 1993). Pesquisadora visitante no Centre for the Studies of Democracy (University of Westminster, Londres, 1998-1999). Doutora em Direito, Estado e Sociedade (UFSC 2000). Estágio pós-doutoral Benjamin N. Cardozo School of Law (Nova York, 2012-2013). Professora titular de Teoria do Direito. Bolsista de produtividade do CNPq. Palavras-chave: democracia; constitucionalismo; jurisdição constitucional.

Contato: [email protected]

Lattes

Ana Maria Eyng

Bolsista Produtividade CNPq; Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha; Pós-doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de mestrado e doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores. Professora colaboradora no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho. E-mail [email protected]; ORCID http://orcid.org/0000-0003-0224-5880.
Palavras-Chave: Políticas de Currículo e Avaliação, Violências nas Escolas; Direitos Humanos; Pobreza Infantil;

Contato: [email protected]

Lattes

Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau

Doutorado em Educação pela Université de Montreál. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Coordenadora do Laboratório de Análises de Dados Qualitativos ATLAS.ti-PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides). Suas pesquisas focalizam principalmente as seguintes áreas: formação pedagógica do professor do ensino superior; desenvolvimento de currículo por competências; integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; uso de softwares para a análise de dados qualitativos; processos para revisão sistemática e mais recentemente o desenvolvimento de um referencial de competências para a formação do pesquisador.

Contato: [email protected]

Lattes

Maria Elisabeth Blanck Miguel

Mestrado em Educação pela UFPR (1982) e Doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUCSP (1992). Atualmente é professora titular de História da Educação, da PUCPR. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e coordenadora do grupo HISTEDBR, em Curitiba. Desenvolve trabalhos de co-orientações de tese e outras atividades junto ao Programa de Doutorado em Education, Étique et Carriérologie, da Université Catholique d’Angers (UCO/FR). É pesquisadora do CNPq, Pq 2.

Contato: [email protected]

Lattes

Ricardo Aurino de Pinho

Orientador e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/PCUPR) e coordena o Laboratório de Bioquímica do Exercício em Saúde. Membro da Society for Free Radical Research – Europe e do Conselho de Assessoramento na Área de Ciências Biológicas da Fundação Araucária, Paraná. Editor associado dos Anais da Academia Brasileira de Ciências e revisor de periódicos internacionais. Tem experiência em temas como estresse oxidativo na função e no reparo muscular e na fisiopatologia de doenças crônico-degenerativas (Bolsista Produtividade CNPQ – 1D) Palavras-chave: Estresse oxidativo, antioxidantes, exercício físico, doenças crônicas, inflamação.

Contato: [email protected]

Lattes

Marcia Regina Cubas

Doutora em Enfermagem pela USP. Pós-doutorado na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR. Tem como principais temas de pesquisa: Terminologias Padronizadas em Enfermagem; Processo de Enfermagem; Tecnologias em Saúde; Informática em Saúde; e Epidemiologia Social. Editora Associada da REEUSP. Membro do Comitê da Área da Saúde da Fundação Araucária. Bolsista Produtividade CNPq -2.

Contato: [email protected]

Lattes

Elisangela Ferretti Manffra

É professora da PUCPR desde 2004 e atua no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde. Investiga o Controle Motor Humano em condições neurológicas, especialmente o AVC. Para isso, aplica a Biomecânica e a Fisiologia, conduz experimentos e faz modelagem matemática. Também dedica-se ao desenvolvimento e à avaliação de tecnologias de reabilitação de pessoas acometidas por condições neuro-músculo-esqueléticas.

Contato: [email protected]

Lattes

Percy Nohama

Professor titular da PUCPR e da UTFPR, pesquisador CNPq desde 1998, com graduação em Eletrônica e Filosofia, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica – Biomédica pela UNICAMP. Possui mais de 450 publicações e orientou mais de 90 mestres e doutores. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde – PPGTS/PUCPR. Seus principais temas de pesquisa são: Engenharia de Reabilitação, Tecnologia Assistiva, Estimulação Elétrica Neuromuscular e Controle Motor Artificial.

Contato: [email protected]

Lattes

Edson Pinheiro de Lima

Formado em Engenharia Elétrica pela UTFPR, com mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. É bolsista do CNPq em Produtividade e Pesquisa desde 2010 na área de Engenharia de Produção, com projetos relacionados à medição de desempenho em sistemas de produção (manufatura e serviços), desenvolvimento de indicadores de desempenho para operações produtivas sustentáveis e mais recentemente com o projeto “Processo para análise de desempenho em operações produtivas: um estudo baseado em analytics”.

Contato: [email protected]

Lattes

Leandro dos Santos Coelho

Graduado em Informática (1994) e Engenharia Elétrica (1999) pela UFSM (1994), mestrado em Ciências da Computação (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica (2000) pela UFSC. Realizou Pós-doutorado (2018) na Università Degli Studi di Padova (Itália). Possui índice-h 47 (Web of Science) e está ranqueado no Top H-Index for Scientists (http://www.guide2research.com/scientists/BR). Principais temas de pesquisa: inteligência artificial, aprendizado de máquina, aprendizado profundo, metaheurísticas, identificação de sistemas, previsão de séries temporais e otimização não-linear.

Contato: [email protected]

Lattes

Sergio E. Gouvea da Cosa

Formado em Engenharia Elétrica (UTFPR), com Mestrado em Engenharia Elétrica – Automação (UNICAMP) e Doutorado em Engenharia – Produção (USP), período em que fez Doutorado Sanduíche no Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge. Estágio Pós-Doutoral no Edward P. Fitts Department of Industrial and Systems Engineering da North Carolina State University (EUA). Atua na área de Gestão de Operações, envolvendo Lean, Gestão de Energia, Indústria 4.0 e Operações Sustentáveis. Palavras-chave: operations management, energy management, energy efficiency, lean, industy 4.0, smart manufacturing, sustainable operations.

Contato: [email protected]

Lattes

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Professor Titular da PUCPR e UTFPR, atuando em disciplinas voltadas à Automação e Produção Industrial. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas PPGEPS, PUCPR, onde desenvolve e coordena projetos PI&D com empresas do setor público e privado relacionados à supervisão inteligente, manutenção industrial, transformação digital e indústria 4.0. Presidente da ISA (International Society of Automation), Distrito 4 América do Sul, Seção Curitiba. Pós-doutor em Integração e Interoperabilidade de Sistemas pelo Centre de Recherche en Automatique de Nancy (CRAN-CNRS), França.

Contato: [email protected]

Lattes

Gilberto Reynoso Meza

Gilberto Reynoso Meza received his PhD in Automation from the Universitat Politècnica de València (Spain) and his B.Sc. (2001) in Mechanical Engineering from the Tecnológico de Monterrey, Campus Querétaro (México). His main research interests are computational intelligence methods for control engineering, , multi-criteria decision making, evolutionary algorithms and machine learning. He holds a productivity grant PQ2 by CNPQ (Brazil) and a research distinction SNI-1 by the CONACyT (México).

Contato: g.reyno[email protected]

Lattes

Maria Teresinha Arns Steiner

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática (1978) e em Engenharia Civil (1981), ambos pela UFPR; Mestrado (1988) e Doutorado (1995) em Engenharia de Produção, ambos pela UFSC; Pós-Doutorado pelo ITA (2005) e Pós-Doutorado pelo IST de Lisboa (2014). Vem atuando na UFPR desde 1978 (Programas de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia – PPGMNE e Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP) e na PUC desde 2011 (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, sub-área de Pesquisa Operacional, com ênfase em KDD (Knowledge Discovery in Databases) e Data Mining (Análise de Crédito Bancário, Engenharia de Avaliações, Diagnóstico Médico, dentre outros) e em Problemas de Otimização Combinatória, com destaque aos Problemas de Roteamento de Veículos e Otimização na Localização de Facilidades. Utiliza Procedimentos Exatos, Heurísticos e Meta-heurísticos.

Contato: [email protected]

Lattes

Osiris Canciglieri Junior

Engenheiro Industrial pela Escola de Engenharia Industrial – EEI (1991), Mestre em Engenharia Mecânica – DEF/FEM/UNICAMP (1994) e Doutor pela Loughborough University-UK. Foi professor convidado na Wolfson School of Mechanical, Electrical and Manufacturing Engineering at Loughborough University (2008). É professor titular da Escola Politécnica e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba / Brasil. Possui 30 anos de experiência em design de produto e engenharia de manufatura, trabalhando tanto na indústria brasileira, quanto na academia. Sua pesquisa nos últimos 20 anos tem se concentrado no desenvolvimento de produtos em um ambiente de engenharia concorrente e abordagem multidisciplinar, atuando em sinergia com áreas como Medicina, Sustentabilidade, Logística, Negócios, entre outras em questões relativas à integração das necessidades e desejos do consumidor no produto processo de desenvolvimento e fabricação.

Contato: [email protected]

Lattes

Marcelo Eduardo Pellenz

Mestre e Doutor na área de comunicações pela Unicamp, com atuação na área de pesquisa em redes sem fio para aplicações em Internet das Coisas (IoT), Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Redes Elétricas Inteligentes, Agricultura de Precisão e Monitoramento Ambiental. Palavraschave: Protocolos, Redes Sem Fio, IoT, Sistemas 4G/5G. 

Contato: [email protected]

Lattes

Álisson Rocha Machado

Graduado (PUCMG – 1979), mestre (UFSC, 1982), PhD (University of Warwick, 1990) em Engenharia Mecânica. Trabalhou de 1982 a 1984 na FEJ/UDESC em Joinville; de 1984 a 2016 na UFU em Uberlândia e desde 2016 é docente da PUCPR. Atua na área de manufatura/usinagem, focando na usinagem de materiais metálicos em geral, com destaque para área aeroespacial e automotiva. Todas as suas pesquisas buscam soluções para problemas recorrentes da indústria metal-mecânica e estudos de fenômenos relacionados ao processo. Palavras chaves: Usinabilidade de materiais; Formação do cavaco; Desgaste em ferramentas de corte; Fluidos de corte; Qualidade de peças produzidas por usinagem.

Contato: [email protected]

Lattes

Fred Lacerda Amorim

É Professor Titular e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da PUCPR. Doutorado em Engenharia Mecânica (2002) pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina em colaboração com a Universidade Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen – RWTH (Alemanha). Em 1997 implantou e coordena o Laboratório de Pesquisa em Usinagem (LAUS) da PUCPR. Atua como consultor ad hoc da FAPESP, CNPq, CAPES e Fundação Araucária. Desenvolve pesquisas científica e tecnológica nas linhas de Usinagem Não-Convencional , Usinagem com Ferramentas de Corte de Geometria Definida e Manufatura Aditiva, em nível de mestrado e doutorado.

Contato: [email protected]

Lattes

Luís Mauro Moura

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFSC (1991), mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC (1993), doutorado em Thermique et Energétique no INSA de Lyon (1998) e Pós-doutorado no Lamcos (também no INSA de Lyon (2011-2012). Tem atuado principalmente na área de Térmica e/ou Energia, nos seguintes temas: sistemas térmicos, eficiência energética, radiação térmica, energia solar, sistemas de refrigeração e propriedades termofísicas.

Contato: [email protected]

Lattes

Nathan Mendes

Concluiu seu doutoramento em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, em colaboração com o Lawrence Berkeley National Laboratory, em 1997. Membro integrante dos Anexos 41 (2004-2008), 55 (2009-2013), 60 (2013-2017) e 68 (2017-2019) da Agência Internacional de Energia (IEA). Atua na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em energia, transferência de calor e umidade em elementos porosos utilizados em construções, modelagem e análise experimental de sistemas de climatização, eficiência energética de edificações e simulação de desempenho higrotérmico e energético de edificações. 

Contato: [email protected]

Lattes

Paulo Cesar Philippi

Atuou como docente no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC entre 1975 e 2016, ocupando o cargo de Professor Titular a partir de 1993. Desde 2017 é Professor Titular da Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)-campus Curitiba. Foi o criador e responsável por várias disciplinas na áreas de Termodinâmica, Meios Porosos e Métodos Cinéticos em Mecânica dos Fluidos, lecionadas em nível de graduação e pós-graduação. Seus interesses em pesquisa estão sobre áreas multidisciplinares que exigem o aporte da Física para a formulação e equacionamento matemático de problemas na fronteira do conhecimento, envolvendo a microhidrodinâmica, os deslocamentos imiscíveis em meios porosos e a transição de fases. Desde 1997 atua no desenvolvimento teórico de formas discretas da equação de Boltzmann, considerado como um método mesoscópico capaz de resolver problemas ao nível macroscópico utilizando informações do nível molecular. Autorou ou co-autorou mais de 200 artigos em revistas e congressos com peer-review e tem registrado cerca de 80 orientações envolvendo teses de Doutorado, dissertações de Mestrado e trabalhos de graduação. É membro do Comitê científico Internacional da série anual de conferências Discrete Simulation of Fluid Dynamics-DSFD, originada com a conferência de 1986, organizada por Gary D. Doolen e considerada o maior fórum internacional de pesquisadores que atuam na fronteira do conhecimento da área.

Contato: [email protected]

Lattes

Viviana Cocco Mariani

Possui graduação em Matemática, mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Engenharia Mecânica é professora titular do Departamento de Engenharia Mecânica da PUCPR. Revisora de diferentes periódicos na área de Engenharia Térmica e Métodos Numéricos. Em suas pesquisas desenvolve ferramentas utilizando métodos como diferenças finitas, meta-heurísticas de otimização, técnicas de regressão, classificação e previsão, com aplicação em diversos problemas como transferência de calor e massa, trocadores de calor, energias renováveis como eólica e solar.

Contato: [email protected]

Lattes

Cesar Candiotto

Professor de Ética e Filosofia Política da Pós-Graduação em Filosofia e da Pós-Graduação em Direitos humanos e Políticas Públicas, ambos da PUCPR. Bolsista do CNPq, desde 2009. Professor convidado pela Universidade de Lille, na França (2018) e pela Universidade Católica de Moçambique (2018). Editor da Revista de Filosofia Aurora. Atualmente, pesquisa os alcances filosóficos da biopolítica e seus desdobramentos para o diagnóstico do presente. Temas: Biopolítica, Necropolítica, Racismo de Estado, Migrações, Governamentalidade, Ética.

Contato: [email protected]

Lattes

Marcelo Távora Mira

Doutor em Bioquímica / Genética Molecular pela McGill University, Montreal, Canadá. Seus interesses principais de pesquisa estão na área de mapeamento de fatores de risco genéticos de doenças complexas, usando hanseníase e vitiligo como modelo. No laboratório onde atua são empregados métodos de genética epidemiológica, genômica humana e de micro-organismos e biologia molecular para investigar as bases moleculares destas doenças, em abordagens que vão de genes candidatos até genomas humanos completos, por genotipagem e sequenciamento. Para estudos funcionais, são empregadas técnicas de edição genômica em células primárias e derivadas de IPSCs.

Contato: [email protected]

Lattes

Lucia de Noronha

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994), residência médica e título de especialista em anatomia patológica, mestrado (1998) e doutorado (2001) em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, disciplina de Patologia Medica. Tem experiência na área de Anatomia Patológica, com ênfase em Patologia Pediátrica e Perinatal, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia básica, neoplasias, malformações, necrópsia e imunohistoquímica. Atualmente professora de PPGCS, bolsista produtividade do CNPQ

Contato: [email protected]

Lattes

Felipe Francisco Bondan Tuon

Pesquisador na área de doenças infecciosas e microbiologia, com ênfase em resistência antimicrobiana, infecções ortopédicas e engenharia tecidual aplicada nas doenças infecciosas.

Contato: [email protected]

Lattes

José Rocha Faria Neto

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994). Realizou Residência de Clínica Médica no HCFMUSP (1995) e de Cardiologia no InCor/USP (1996/97). É Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP (1998- 2002). Realizou Pós-Doutorado no Atherosclerosis Research Center do Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles (2002-04). É Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, docente da disciplina de Cardiologia e do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (CAPES 5). Concentra sua linha de pesquisa nas áreas de aterosclerose, doença coronária, fatores de risco, dislipidemia e epidemiologia cardiovascular.

Contato: [email protected]

Lattes

Luiz César Guarita Souza

Doutor em Medicina (Cirurgia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Universidade de Paris – INSERM (2001). Seus temas de interesse são: Cirurgia Cardiovascular, Terapia de Regeneração Tecidual Coração,Traquéia, Ossos, Tendões, Pele, Sistema Nervoso Central, Enxertos Biológicos, Células Tronco, Membrana Amniótica, Submucosa do Intestino, Infarto do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca.

Contato: [email protected]

Lattes

Thyago Proenca de Moraes

Nefrologista, professor do curso Medicina e do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR. Fellowship na Universidade de Nottingham (2012), presidente do Capítulo Latino Americano da Sociedade Internacional para Dialise Peritoneal (2016-2020) e coordenador do comitê de diálise peritoneal da Sociedade Latino Americana de Nefrologia e Hipertensão. Suas principais áreas de interesse são doença renal crônica, diálise peritoneal e doença renal do diabetes.

Contato: [email protected]

Lattes

Gervasio Henrique Bechara

Professor Titular do PPGCA da PUCPR, Médico Veterinário pela FMVZ-USP em 1972, Mestre em Farmacologia e Doutor em Ciências pela FMRP-USP em 1976 e 1977, respectivamente, Pos-doutorado na Universidade de Londres em 1981 (St Bartholomew´s Hospital) e 1987/8 (London School of Hygiene and Tropical Medicine) e ex-Professor Titular de Patologia na FCAV-UNESP, é autor de cerca de 200 artigos científicos, 6 capítulos de livros e 3 livros e dezenas de orientados na pós-graduação. Palavras-chaves dos temas de pesquisa: ecobiologia, morfologia e controle de carrapatos, fisiopatologia e controle do processo inflamatório.

Contato: [email protected]

Lattes

Renata Ernlund Freitas de Macedo

Médica Veterinária, Mestre e Doutora em Tecnologia de Alimentos, com Pós-Doutorado em ciência e tecnologia da carne. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA). Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia De Alimentos – Regional PR e da Comissão de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Coordena projetos de pesquisa principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: desenvolvimento de produtos cárneos funcionais, probióticos, antimicrobianos e antioxidantes naturais para produtos cárneos, controle de patógenos em produtos cárneos, parâmetros de qualidade da carne.

Contato: [email protected]

Lattes

Roberto Flavio Silva Pecoits Filho

Médico nefrologista e pesquisador clínico. Professor titular da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisador sênior do Arbor Research Collaborative for Health em Michigan, USA. Líder científico para estudos clínicos nas Américas pelo George Institute for Global Health.  Diretor do comitê de Educacao Médica da Sociedade Internacional de Nefrologia. 

Contato: [email protected]

Lattes

Paula Cristina Trevilatto

Área de Odontologia, ênfase genética molecular. Análise de fatores sociodemográficos, clínicos e genéticos associados a condições bucodentais complexas.

Contato: [email protected]

Lattes

Clovis Ultramari

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, Brasil (2001). Realiza estudos teóricos sobre a cidade; produção acadêmica sobre a cidade na América Latina; diálogos entre centros acadêmicos e científicos na América Latina; circulação de ideias sobre a cidade.

Contato: [email protected]

Lattes

Denis Alcides Rezende

Pós-doutor em Cidade Digital Estratégica (Strategic Digital City) – DePaul University – School of Public Service – Chicago – USA. Pós-doutor em Administração – Planejamento Estratégico de Municípios e Gestão da Tecnologia da Informação em Prefeituras (FEA-USP). Doutor em Engenharia da Produção – Alinhamento do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação ao Planejamento Empresarial (IGTI-UFSC). Mestre em Informática (UFPR). Graduado em Administração de Empresas (Faculdade de Plácido e Silva).

Contato: [email protected]

Lattes

Fábio Duarte de Araújo Silva

Professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana na PUCPR, com graduação em Arquitetura e Urbanismo na USP, mestrado em Multimeios na Unicamp, e doutorado em Comunicações na USP. Consultor do Banco Mundial em transportes e planejamento urbano, e coordenador de pesquisas (Principal Research Scientist) no Senseable City Lab, no Massachusetts Institute of Technology.

Contato: [email protected]

Lattes

Rodrigo José Firmino

Possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Newcastle University, Reino Unido (2004), e é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR. Realizou, em 2015/2016, estágio sênior pós-doutoral (financiado pela CAPES) no Urban Laboratory da University College London. É Editor-Chefe da Revista URBE desde 2009, e membro-fundador da rede latino-americana de estudos sobre vigilância, tecnologia e sociedade (LAVITS). Tem pesquisado os seguintes temas: Cidades e Tecnologias; Vigilância Urbana; Securitização Urbana; Espaços Ampliados; Mobilidade Urbana.

Contato: [email protected]

Lattes

Altair Olivo Santin

Engenheiro da Computação pela PUCPR, mestre pela UTFPR e Doutor pela UFSC em 2004. Santin é professor titular no PPGIa. Faz pesquisa, Desenvolvimento em Inovação em soluções de Cibersegurança para Nuvem Computacional, Internet das Coisas, Industrial Control Systems, usando Big Data e Machine Learning (desde 2008). 

Contato: [email protected]

Lattes

Anderson Luis Szejka

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR e Doutor em Automatique, Traitement du Signal et des Images, Génie Informatique pela Université de Lorraine na França. É colaborador do do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS). Faz parte da Association Française d’Ingénierie Système (AFIS) e do Industrial Ontology Foundry (IOF). Atua com pesquisas relacionadas ao Gerenciamento Inteligente do Ciclo de Desenvolvimento de Produtos, Manufatura Avançada, Interoperabilidade Semântica, Digital Twin e Indústria 4.0.

Contato: [email protected]

Lattes

Agenor Brighenti

“Pós-doutorado em Teologia pela Universidad Iberoamericana Ciudad de México (2017-2018); Doutorado (1993) e Mestrado (1990) em Ciências Teológicas e Religiosas pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Atualmente, é professor no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor-convidado no Centro Bíblico-Teológico-Pastoral para América Latina (CEBITEPAL) do CELAM, em Bogotá; líder do Grupo de Pesquisa Teologia e Sociedade; membro da Equipe de Reflexão Teológico-Pastoral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Palavras-chave: Pastoral. Eclesiologia. Missiologia. Inculturação. Modernidade.

Contato: [email protected]

Lattes

Rudolf Eduard von Sinner

Doutor em Teologia (Basileia, 2001) e livre-docente em Teologia Sistemática (Berna, 2010), com pesquisas como resident member do Center of Theological Inquiry em Princeton/NJ, como fellow do Lichtenberg-Kolleg da Universidade de Göttingen e como pesquisador experiente da Fundação Humboldt/CAPES na Universidade de Munique. Professor adjunto de Teologia Sistemática na PUCPR e coordenador do PPG em Teologia. Professor extraordinário na Universidade de Stellenbosch (África do Sul). Entre seus campos de pesquisa estão teologia pública no estado laico, pluralismo religioso, ecumenismo e diálogo inter-religioso e doutrina da Trindade.

Contato: [email protected]

Lattes

Rudolf Eduard von Sinner

Doutor em Teologia (Basileia, 2001) e livre-docente em Teologia Sistemática (Berna, 2010), com pesquisas como resident member do Center of Theological Inquiry em Princeton/NJ, como fellow do Lichtenberg-Kolleg da Universidade de Göttingen e como pesquisador experiente da Fundação Humboldt/CAPES na Universidade de Munique. Professor adjunto de Teologia Sistemática na PUCPR e coordenador do PPG em Teologia. Professor extraordinário na Universidade de Stellenbosch (África do Sul). Entre seus campos de pesquisa estão teologia pública no estado laico, pluralismo religioso, ecumenismo e diálogo inter-religioso e doutrina da Trindade.

Contato: [email protected]

Lattes

Leandro Batista Costa

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2004), Mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2005) e Doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2009) com Doutorado Sanduíche na Universidade de Manitoba, Winnipeg/Canadá. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Institut de Recerca i Tecnología Agroalimentàries, IRTA, Bem-Estar Animal, Catalunha/Espanha (2018). É professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da PUCPR e da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em nutrição e bem-estar animal, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e nutrição de animais não-ruminantes, aditivos alternativos aos antimicrobianos melhorados de desempenho, saúde intestinal e comportamento e bem-estar animal. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Contato: [email protected]

Lattes