Transferências

A transferência externa é uma forma de ingresso em que o estudante de uma Instituição de Ensino Superior pretende estudar em algum dos cursos de graduação e tecnólogos oferecidos pela PUCPR, estando este processo condicionado à existência de vagas no curso pretendido. Podem participar estudantes com vínculo em Instituições de Ensino Superior, devidamente autorizado ou reconhecido pelo MEC.

 

Contato Núcleo de Processos Seletivos: 

Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Informações: tmnps@pucpr.br | (41) 3271-1271

 

 

| Transferência Externa de Medicina para o Câmpus Curitiba

Para participar do processo de transferência externa para o curso de Medicina, os candidatos devem ter vinculação em curso de Medicina de Instituição de Ensino Superior ofertado em território nacional, oficialmente autorizado, conforme documentação exigida no edital de cada processo.

Confira o editalFaça sua inscrição

 

| Transferência Interna

Está disponível o processo de inscrição para transferência interna (mudança de Câmpus) do curso de Medicina. Para mais informações, acesse o edital abaixo.

Confira o edital

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ANÁLISE DA TRANSFERÊNCIA EXTERNA

  • Carteira de Identidade – RG – (original e fotocópia da frente e verso);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e fotocópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e fotocópia);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio (fotocópia autenticada) – Constando o certificado de conclusão do curso ou uma fotocópia do diploma de curso profissionalizante de Ensino Médio, devidamente registrado na Secretaria de Estado da Educação. O Ensino Médio ou equivalente cursado no exterior deve apresentar comprovante de equivalência com o nível de ensino exigido em território nacional bem como validação emitido pelo órgão competente;
  • Declaração de vínculo com a IES (Instituição de Ensino Superior) atualizado – Emissão com data do semestre vigente (matriculado, trancado, período de validade do trancamento etc.) (original);
  • Histórico Escolar de Graduação atualizado (original) – Emissão com data do semestre vigente (60 dias para alunos com situação de trancado), incluindo: dados do vestibular, carga horária por disciplina, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, frequência e situação de regularidade junto ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes);
  • Sistema de Avaliação da Instituição de origem (original) – Caso esta informação conste no Histórico Escolar, não é necessário documento complementar;
  • Reconhecimento ou Autorização de funcionamento do Curso (original) – Caso esta informação conste no Histórico Escolar, não é necessário documento complementar;
  • Programa de disciplinas (Conteúdo programático) cursadas com aprovação da IES (fotocópia).

 

Caso tenha estudado em mais de uma Instituição de Ensino Superior – IES deverá apresentar a documentação completa correspondente a cada uma delas;

Não serão aceitos protocolos com documentos faltantes ou fora das condições acima descritas;

Havendo deferimento da solicitação de Transferência, caso haja necessidade de outra documentação complementar para efetivação da matrícula será solicitada.

Transferência Externa para Alunos Estrangeiros: valem as mesmas regras