Internacionalização

Internacionalizar o ensino superior não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para toda Universidade comprometida com a qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Os grandes desafios modernos de nossa sociedade, embora exerçam impacto local, são de alcance global – energia, sustentabilidade, cidades, saúde, direitos humanos, entre outros – portanto, suas soluções dependem da formação de líderes com visão e presença globais. A PUCPR decidiu assumir esta tarefa quando elegeu a internacionalização como prioridade institucional, e vê nos seus professores, colaboradores, estudantes e gestores, o talento, cumplicidade e criatividade para se atingir o ambicioso objetivo de ser uma Universidade verdadeiramente sem fronteiras.

 

A internacionalização na PUCPR

A PUCPR já é uma instituição líder no Brasil em iniciativas voltadas para a internacionalização. Entre as ações mais inovadoras, destacam-se o Programa Global Classes que oferta mais de 100 disciplinas de graduação e pós-graduação ministradas em diversos idiomas, em diferentes níveis de conhecimento, e em todas as 7 escolas da instituição e nos Campus do interior. Além disso, a Universidade conta com diversos acordos de dupla diplomação de graduação com instituições de renome em diversos países, como Itália, Portugal, Espanha e França, bem como mais de 280 acordos de mobilidade estudantil com universidades em todos os continentes (confira a relação de instituições no final da página). Os estudantes intercambistas contam com uma estrutura de suporte que os orienta na prospecção de oportunidades, apoio permanente durante o período no exterior e de ajuda na readaptação quando do retorno ao Brasil. A PUCPR hospeda ainda eventos internacionais de vários portes, como por exemplo o Simpósio PUCPR sobre Internacionalização – SPIn (anual) e o International Lounge (semestral), além de diversas palestras, eventos culturais, esportivos e acadêmicos de alcance e caráter mundial.

A PUCPR International

Embora esteja claro que a verdadeira internacionalização ocorre nas bases da Universidade – ou seja, é realizada pela sua comunidade acadêmica – os processos administrativos necessários para facilitar a internacionalização estão baseados na PUCPR International, internamente denominada “Diretoria de Internacionalização”.

A PUCPR International é a unidade administrativa cuja missão é promover e apoiar a internacionalização da Universidade como meio para se atingir a excelência na atividade acadêmica, visando formar cidadãos e profissionais inseridos da comunidade global. Entre os valores que dirigem as ações da PUCPR International estão a interculturalidade, a inclusão, a equidade, a inovação, a presença e a solidariedade em nível global.

A PUCPR International é uma das diretorias da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e conta com duas coordenações: Mobilidade Internacional e Projetos Estratégicos Internacionais. Além dos seus quadros administrativos, a PUCPR International conta com o apoio dos Agentes de Internacionalização: professores designados pelas Escolas para atuar como oficiais de ligação que atuam de forma estratégica tanto como representantes da Academia junto à alta administração quanto como agentes de capilarização, nas Escolas, das decisões da Reitoria. No total, cerca de 20 profissionais contribuem diretamente com os esforços da PUCPR International.

Entre as principais atividades da PUCPR International estão: a recepção de visitantes e delegações internacionais; a negociação e condução interna de projetos e acordos de cooperação com universidades estrangeiras; diversas atividades para acolhida de estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros; o apoio na alocação de residências e o suporte em processos administrativos internos e externos, tais como a obtenção de documentos brasileiros, relacionamento com a Polícia Federal e a obtenção de visto para professores e estudantes estrangeiros, entre outros.

O plano de internacionalização na PUCPR

Em 2016 a Reitoria da PUCPR lançou o Plano de Internacionalização 2016-2022, que descreve uma versão atualizada do planejamento da internacionalização da Universidade para o período. O plano tem como objetivo definir os rumos do processo de internacionalização e apela para a criatividade e competência dos seus gestores no sentido de encontrar as melhores alternativas, ajustadas à realidade de cada Escola, para se avançar da direção indicada.

Em 2018, o plano passou por uma revisão pela qual se identificou os avanços na Internacionalização da universidade. Dentre esses avanços, encontramos no papel do Agente de Internacionalização, um capilarizador para o plano estratégico de internacionalização das Escolas e seus respectivos cursos.

Em resumo, o Plano de Internacionalização está organizado em dois grandes eixos, cada um com três diretrizes. A saber:

Eixo 1 | InPUC – A internacionalização em casa

  • Inglês como segunda língua no campus
  • Adequação da infraestrutura
  • Organização de processos internacionais administrativos e pedagógicos

Eixo 2| OutPUC – As relações internacionais

  • Estabelecimento de parcerias estratégicas
  • Comunicação global
  • Atuação em redes

Cooperação Internacional

A PUCPR é uma Universidade com relações estabelecidas em todos os continentes. Este amplo portfólio de instituições parceiras garante vasto leque de opções de interação entre a comunidade acadêmica e a internacional. Além disso, a PUCPR elegeu como prioridade o estabelecimento de parcerias estratégicas com um pequeno número de Universidades estrangeiras, que deve sempre estar traduzida em um plano de cooperação amplo, mutuamente benéfico e de alto impacto sobre ambos os ambientes acadêmicos.

Confira a lista completa de Universidades parceiras no final da página.

Mobilidade Internacional

A PUCPR oferece diversas modalidades de mobilidade internacional à comunidade de estudantes de todos os níveis, professores e colaboradores. Por exemplo, o estudante pode obter um duplo diploma emitido pela PUCPR e por instituições parceiras na Itália, Portugal, Espanha, França, entre outros. Além disso, a Universidade oferece um robusto programa de intercâmbio acadêmico com centenas de instituições em diversos países. Para quem busca uma experiência mais concentrada ou com foco mais cultural, os cursos de curta duração são a opção ideal. Explore as possibilidades e encontre a que mais se ajusta ao planejamento de sua formação. Para saber mais, contate-nos pelo e-mail para [email protected].

Programas Especiais

Inovação, iniciativa e criatividade são conceitos muito presentes no ambiente internacional da PUCPR. Entre os projetos especiais, que colocam a Universidade em posição de destaque entre suas pares no Brasil, estão o Programa Global Classes e o Buddy Program.

Global Classes é um programa que oferta disciplinas de graduação e pós-graduação em diversos idiomas, para os estudantes locais e internacionais. O Buddy Program é uma plataforma desenhada para favorecer a acolhida da comunidade internacional da PUCPR, bem como sua integração à cultura brasileira. Explore estas e outras oportunidades especiais!

Agentes de Internacionalização

Os Agentes de Internacionalização (AGIs) são elementos fundamentais no plano de internacionalização da PUCPR. Todas as Escolas do Câmpus Curitiba, bem como os Câmpus em Londrina, Maringá e Toledo, contam com um professor que atua como AGI. Seu papel primordial é servir de agente de ligação entre a Reitoria e a comunidade acadêmica propriamente dita. As várias funções do AGI vão desde participar do planejamento estratégico da internacionalização da sua Escola/Câmpus até a facilitação de operações de rotina acadêmica, como o acolhimento e orientação da comunidade internacional de sua unidade e o apoio na implementação de projetos internacionais. A PUCPR orgulha-se e confia na atuação dos seus AGIs para se tornar uma Universidade verdadeiramente sem Fronteiras.

Câmpus Londrina
Cintia Miyuki Oda
[email protected]

Câmpus Maringá
Marco Alexandre de Souza Serra
[email protected]

Câmpus Toledo
Julio Daniel do Vale
[email protected]

Escola de Belas Artes
Marlos Hardt
[email protected]

Gustavo Ravaglio
[email protected]

Escola Ciências da Vida
Cynthia Franca Wolanski Bordin
[email protected]

Escola de Direito
Luciana Drimel Dias
[email protected]

Escola de Educação e Humanidades  
Cauê Krüger
[email protected]

Escola de Medicina
Aline Alexandra Iannoni de Moraes
[email protected]

Escola de Negócios  
Carlos Augusto Candêo Fontanini
[email protected]

Escola Politécnica
Henri Frederico Eberspacher
[email protected]

Conheça as Instituições Conveniadas

Consulte as universidades disponíveis para intercâmbio de GRADUAÇÃO em nossos editais.

confira