Formaturas | Câmpus Londrina

Temos uma novidade: a Colação de Grau Regular vai voltar em 2022!

Mas o que é a Colação de Grau Regular?

Para quem não sabe, desde 2016 a PUCPR disponibiliza a todos os estudantes a Colação de Grau Institucional – uma formatura exclusiva e inclusiva, sem custo, em que todos os formandos podem participar, com data, local e outras especificidades que mantém o simbolismo, a tradição de uma Colação de Grau e o orgulho de ser PUCPR. As inscrições para essa modalidade de cerimônia serão abertas no dia 27/10/2021.

Já para aqueles formandos que desejam ter uma colação personalizada, existe a Colação de Grau Regular, em que os estudantes arcam com os custos do evento, podendo escolher a data, o local, entre outras opções, seguindo as diretrizes da nova resolução Nº 355/2021 aprovada em CONSUN – Conselho Universitário.  Para os formandos que optem por essa modalidade, devem acessar o linkhttps://eventum.pucpr.br/colacao-regular-2021 e responder até o dia 24/10/2021.

Colação de Grau Institucional

O modelo adaptado de Colação de Grau Institucional da PUCPR visa oportunizar a todos os estudantes uma cerimônia com a magnitude compatível à conquista de um diploma da PUCPR, além de comunicar à sociedade os valores institucionais e a riqueza da experiência universitária.

Datas das Cerimônias de Colação de Grau Institucional: serão definidas pela Universidade

Local: à definir

Outros formatos de Colação de Grau

A Colação de Grau Regular, aprovada por meio da Resolução Nº 355/2021 Consun em outubro de 2021 e válida a partir de fevereiro de 2022 para todos os cursos que optarem em não participar do modelo de Colação de Grau Institucional da PUCPR nos câmpus de Curitiba e Londrina. São cerimônias organizadas pelas comissões de formatura dos cursos e não há inscrição no formato Institucional da Universidade, e deverão acontecer em auditório ou teatro da cidade. Nesse modelo, as comissões contratam uma empresa de formatura para organização da cerimônia de Colação de Grau, da missa e do baile. Há desembolso financeiro e as cerimônias não mantêm uma cenografia ou padrão Institucional, uma vez que a decisão e a aprovação dos detalhes e custos são de total responsabilidade dos estudantes. No referido modelo, a Universidade encaminhará o cerimonial e organizará a assinatura da ata e diploma digital. No ato solene, um representante nomeado pelo Reitor, representará institucionalmente a PUCPR na solenidade de colação de grau, por ato de nomeação do Reitor, a presidência da mesa para outorgar o grau. A Colação de Grau Regular não se aplica nos Polos de Apoio Presencial (PAP), modalidades: Educação a Distância (EAD), sendo regime de oferta EAD e/ou Semipresencial. Os formandos dos Polos poderão colar grau na modalidade Institucional, Extemporânea ou Antecipada seguindo o calendário do Câmpus Curitiba.

É o formato de colação de grau realizado para os estudantes que necessitam do diploma antecipadamente por motivos como: posse em concurso público, aprovação em mestrado ou doutorado, motivo de saúde, entre outros, que não aceitem a declaração de conclusão de curso.
O pedido será deferido ou indeferido em casos extraordinários, após análise do Setor Acadêmico, Setor de Diplomas e Núcleo de Formaturas.

A solicitação para esta modalidade de colação de grau acontece via protocolo de “Colação de Grau Antecipada”.

É necessário anexar junto à solicitação o motivo da antecipação. O pedido será deferido ou indeferido, após análise do Setor Acadêmico, setor de Diplomas e Núcleo de Formaturas.

Quando solicitar: sempre nos meses de junho e novembro.

A Colação de Grau Extemporânea é destinada aos para os formandos que não compareceram à Colação de Grau Regular, ou que não concluíram o currículo pleno previsto para cada curso dentro do prazo de fechamento das notas do calendário acadêmico. As datas das cerimônias de colação de grau extemporânea serão definidas pelo Núcleo de Formaturas em conjunto com a Coordenadoria de Registro Acadêmico e com a Secretaria Geral e realizadas em período previsto no Calendário Acadêmico da PUCPR. O formato dessa colação pode variar de acordo com o momento que ela acontece e decretos vigentes. Para participar é necessário realizar a inscrição em um link específico que será divulgado posteriormente.

Histórias

O que os filhos da PUCPR têm a dizer sobre os anos que passaram com a gente?

AnteriorPróximo