CLOSE

Administração

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Escola de Negócios da PUCPR oferece, os cursos de mestrado e doutorado, promovendo a formação de docentes e pesquisadores com o mais alto nível de excelência. Recomendado com Conceito 5 pela CAPES, o Programa consolida-se como um dos melhores na Área de Administração no país.

A conquista do Conceito 5 trouxe ao Programa notoriedade nacional, que resultou na maior interação com outros Programas de Pós-Graduação do país, favorecendo a sua consolidação como uma das referências na área. Internacionalmente, a repercussão de seu desempenho revelou-se em aumento da participação de candidatos estrangeiros no processo seletivo, vindos de vários países, especialmente da América Latina e dos Estados Unidos, além de convênios com outras instituições no mundo todo. Tendo em vista a importância da pesquisa para o desenvolvimento social e empresarial, o Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios PUCPR, por meio de uma proposta moderna, incentiva a pesquisa aplicada, visando gerar contribuições ao campo teórico, na área de estratégia e administração, e às empresas pesquisadas, oferecendo ampla associação entre a pesquisa científica e a prática empresarial.

Objetivo

O objetivo geral do Programa pode ser assim descrito: Formar docentes e pesquisadores com excelência na condução dos processos científicos na área da administração, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento teórico da área sem perder de vista sua aplicabilidade para o contexto organizacional e seu impacto social.

Histórico

Em 2000, teve início o Programa de Pós-Graduação em Administração, com o curso de mestrado em administração. Foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 22 de setembro de 2000 e reconhecido pelo Ministério da Educação em 04 de setembro de 2002, conforme Portaria nº. 2.530.

Em resposta ao mercado, várias instituições de ensino superior no Paraná e, em especial, na Região Metropolitana de Curitiba, instalaram-se ou expandiram suas atividades nos últimos anos. Viu-se, assim, uma demanda crescente por cursos de mestrado, tendo em vista a necessidade do aumento de qualificação do corpo docente dessas instituições.

Havia somente um curso de mestrado acadêmico atendendo esta demanda em Curitiba, o da Universidade Federal do Paraná, que oferecia poucas vagas anuais. Essa realidade fez com que a PUCPR constatasse a importância de criar um curso de mestrado em administração para melhorar o atendimento à demanda e proporcionar uma oportunidade para que pesquisadores da área, que já atuavam na Instituição, pudessem desenvolver suas pesquisas vinculados a um Programa formalmente constituído.

Na avaliação do triênio 2001-2003, realizada pela CAPES, o curso de mestrado em administração do PPAD/PUCPR alcançou o Conceito 5. Em 2006, o curso de doutorado em administração obteve recomendação da CAPES, com conceito 4. Em 2007, na avaliação trienal da CAPES, o curso de doutorado também foi avaliado com conceito 5.

logo_capes

5

Conceito Mestrado

logo_capes

5

Conceito Doutorado

Corpo Docente

Confira a lista completa de professores.

Comunicados

17/08/2020

Calendário - 3º Trimestre 2020

Baixar
16/01/2020

Modelo de Currículo

Baixar
16/01/2020

Matrícula em Disciplinas - Doutorado

Baixar
16/01/2020

Matrícula em Disciplinas - Mestrado

Baixar
16/01/2020

Matrícula em Disciplina Isolada

Baixar
16/01/2020

Matrícula em Disciplinas - Outros Programas

Baixar