Formação em Gestão de Empresas Familiares

Empresas familiares representam mais de 90% do total das empresas brasileiras sendo que, 30% delas passam para a 2ª geração e apenas um número muito reduzido conseguem se perpetuar além disso. 

Entendendo as expectativas das novas gerações e suas repercussões na continuidade do negócio e nas relações familiares, visando a melhor qualificação do processo de sucessão, a PUCPR desenvolveu o programa de Formação em Gestão de  Empresas Familiares  que tem como objetivo principal capacitar os participantes a estabelecer mecanismos inovadores na gestão das empresas e a condução do processo de sucessão, visando à profissionalização, a maximização do resultado e a perpetuação da Empresa Familiar.  

Formação de Herdeiros e Sucessores é recomendada para fundadores, sócios, sucessores e herdeiros das diversas gerações de empresas familiares que estejam atuando ou não nos negócios familiares. Investidores, administradores e gestores que atuam em empresas familiares.  

Público Alvo: Fundadores, sócios, sucessores e herdeiros das diversas gerações de empresas familiares que estejam atuando ou não nos negócios familiares. Investidores, administradores, e gestores que atuam em empresas familiares.

Seleção dos Candidatos: É importante destacar, que a fim de garantir a adequação do curso às necessidades do profissional, os currículos dos candidatos serão previamente analisados.

Metodologia: Aulas expositivas; Exposições dialogadas e exemplificadas; Debate sobre conceitos expostos; Estudos de casos reais; Troca de experiências. O programa será apresentado por especialistas em governança corporativa e familiar, empresas familiares e sucessão.

Aulas uma vez ao mês:  Quintas feiras (08 horas aula) e sextas-feiras (04 horas aula); totalizando 74 horas (72hs presenciais e 02hs on line).

Estrutura do Programa

Núcleo Operacional

Governança Familiar e Corporativa / 12 horas:

Governança de empresas familiares no mundo. Cenários e evolução da governança corporativa no Brasil e no mundo. Introdução à empresa familiar. O modelo dos três círculos (empresa, família e propriedade). Características das empresas familiares. As estruturas de Conselho de Administração e Conselho de Família; Contribuições de um protocolo familiar. Conflitos de interesse em empresas familiares. Diferenciação entre Governança e Gestão. Estrutura de Governança em uma empresa de controle familiar. Motivações para a adoção da Governança Corporativa por uma empresa familiar.  

Profa. Renata Bernardon 

Gestão Patrimonial / 12 horas:

A importância do planejamento sucessório, nos aspectos sucessão familiar (Instrumentos de coesão: Acordo de Sócios e Conselho de Família-Family Office), reestruturação societária e planejamento tributário, riscos envolvidos na gestão familiar e patrimonial de acordo com o conceito da governança corporativa. Diferenças e vantagens na constituição de uma Holding para o controle e sucessão da administração dos negócios e a constituição de uma Administradora bens imóveis próprios, para a proteção patrimonial; demonstrar a comprovada redução de carga tributária e as facilidades no processo de inventário. Reorganização Societária e Patrimonial. Aspectos societários e tributários relevantes. Promoção da harmonia familiar e coesão societária.  

Prof. Sandro W. Pereira dos Santos

Núcleo Estratégico

Gestão Estratégica /12 horas:

A importância do planejamento estratégico na empresa familiar. Decisões quanto ao crescimento do negócio. Desafios aos rumos estratégicos, Cenários futuros e suas implicações para os negócios, Dinâmica da Gestão Estratégica. Principais recomendações de Governança Estratégica Corporativa, como mecanismo de mitigação de conflitos, desenvolvimento e preservação da empresa e da família desenvolvendo a capacidade de utilizar instrumentos que fortaleçam a visão de negócios e o monitoramento de resultados.   

Prof. José Eduardo Nasser

Gestão Financeira e de Resultados / 12 horas:

Criação e sustentação do valor do negócio. Fontes de Capitalização e Alternativas de Investimento (Fontes e aplicações de recurso Liquidez e Retorno). Análise da performance econômico-financeira do negócio e indicadores de performance mais relevantes. Aspectos fundamentais de finanças e contabilidade para a tomada de decisão. Exigências do mercado investidor. Finanças na empresa e finanças na família; Principais desafios e oportunidades na captação de recursos.  

Prof. Armando Rasoto

Empreendedorismo e Inovação em Negócios / 08 horas:

Empreendedorismo na Empresa Familiar.  Expansão do negócio e empreendedorismo a partir da segunda geração. Identificação de oportunidades e modelos de negócios. Compreensão ampla e integrativa no campo da inovação para alavancar efetivamente a inovação em seus negócios, lidando com as principais barreiras para o sucesso. Principais ferramentas para colocar a inovação em ação.  

Prof. Jorge Biff Neto

Governança & Nova Economia / 04 horas:

Startups &  Scale-ups. A aplicação do Board Canvas da Governança e um roadmap com práticas adequadas para cada estágio de uma startup. Casos reais de empresas nativas digitais. A dimensão da governança para a nova economia – GrowthGovernance. Governança aplicada a velocidade da nova economia.  

Prof. Anderson Godzikowski 

Núcleo Comportamental

Gestão de Pessoas e Sucessão / 12 horas:

Liderança em organizações familiares. Processos de atração, desenvolvimento e retenção de pessoas. Os Desafios na Transição entre Gerações. Sucessão e Planejamento sucessório. A escolha pelo sucessor da família ou do mercado. Conflitos Familiares. Resolução de conflitos na empresa e na família. Dinâmica das relações familiares. Formação da Nova Geração. Desenvolvimento de herdeiros. Os possíveis papéis do herdeiro: sócio, gestor, conselheiro. Fundamentos da Ética Empresarial. Código de conduta. Princípios de meritocracia.  

Prof. José Antonio Monteiro Hipólito

Teste Birkman®  – Gestão de Carreira / Atividade Individual / 2 horas:

A importância do autoconhecimento para o desempenho dos diversos papéis relacionados a Empresa Familiar (Acionista, Gestor, Parente). Autoconhecimento como base para decisões de carreira e desenvolvimento.  Esta avaliação busca interpretar a personalidade do participante para o autoconhecimento. O Teste Birkman ® estabelece comportamentos essenciais necessários aos gestores de alta administração. Por meio de um processo de assessment e uma devolutiva de duas horas - online, cada participante identificará e desenvolverá seu potencial para melhorar sua atuação na empresa como sócio/herdeiro.  

Prof. Antonio Carlos Nasser

Coordenação

José Eduardo Nasser

Conselheiro de empresas, é professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas na área de Estratégia Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas e Governança Corporativa. 

Mestre em Ciências e Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, MBA em Gestão de Negócios pelo PDG/SDE – especialista em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, bacharel em Economia pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Management Service – Disney Institute – Orlando/USA. 

Sua experiência profissional inclui funções diretivas em multinacionais na área de marketing e tecnologia da informação. Atualmente, é sócio-diretor da ECorporativa, consultoria especializada em governança estratégica e atratividade de negócios, governança corporativa e educação corporativa. É autor de livros e artigos científicos e palestrante em várias instituições no país. 

Corpo Docente

Prof. Antonio Carlos Nasser

Teólogo com especializações variadas em áreas do comportamento humano. Como consultor e treinador Birkman®, atua desde 2010 utilizando o assessment para indivíduos e organizações com excelentes resultados. Trabalhou como coach para a Ford Brasil e Ford Canadá na área de Customer Service, com proprietários de concessionárias, orientando a uma melhor performance diante dos desafios de perpetuidade do negócio e sucessão. As lojas tiveram um crescimento em vendas e serviços de modo significativo com dados concedidos pela Ford Company. Experiência com Organizações Internacionais tendo liderado um branch da AIM International por 13 anos, no Brasil. Escritor com 4 livros publicados, preletor no Brasil e no exterior, viveu 7 anos no Canadá para desenvolvimento de mentoria e evolução do coaching nas organizações.

 

Prof. Anderson Godzikowski

Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade, administrador, MBAs em Gestão de TI e Gerenciamento de Projetos (FGV), além de diversas certificações. Após um ciclo de 17 anos em grandes empresas, empreendeu e fez um exit de uma startup entre 2010 e 2016. Desde então, investe em negócios digitais e apoia organizações nos temas startups, funding e governança corporativa para a nova economia. É conselheiro de administração pela Fundação Dom Cabral, autor do livro Governança & Nova Economia e co-autor de Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos. Professor , palestrante e conselheiro consultivo.

Prof. Armando Rasoto

Doutor em Engenharia de Produção, com especialização em Finanças pela Universidade Mackenzie. Professor titular das disciplinas de Finanças Corporativas nos programas de MBA do Ibmec e UTFPR .Agente Autônomo de Investimentos, consultor de empresas como: VOLVO, EMBRACO JOINVILLE, EMBRACHO BEIJING, AAM DO BRASIL, O BOTICÁRIO, RUMO , BRADO LOGÍSTICA, TRANSPORTES OURO VERDE, NUTRILATINA, CIMENTO ITAMBÉ, BANCO DA AMAZÔNIA, HSBC, FERRERO, GOMES DA COSTA, SULZER, FURUKAWA, POSITIVO INFORMÁTICA, UNIMED, UNINTER, GRUPO QUINTA, DELTA FERTILIZANTES, WETZEL, FREMAX, SUPERGASBRAS, GO 4, METALÚRGICA TREVIZAN, COOPERATIVA CASTROLANDA, SICRED,  entre outras, tendo em todas as empresas citadas implementado o programa de finanças para executivos não financeiros. Conselheiro Consultivo de empresas. Autor de livros e palestrante internacional.

Prof. José Antonio Monteiro Hipólito

Bacharel, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Sócio da empresa de consultoria Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações. Pesquisador da Fundação Instituto de Administração – FIA. Atuou como docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor e coordenador do curso “Administrando a Remuneração em Ambientes Competitivos” e do curso “Práticas e Tendências na Gestão de Desempenho” – nível de Pós-Graduação – organizado pelo PROGEP-FIA. Palestrante em cursos de MBA oferecidos pela FIA e em outros cursos de graduação e pós-graduação em instituições públicas e privadas. Homenageado pelo GRUPISA com o Prêmio Beverly Zimpeck – 2010 – Profissional do Ano em Remuneração. Autor de livros e publicações.

José Eduardo Nasser

Conselheiro de empresas, é professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas na área de Estratégia Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas e Governança Corporativa.

Mestre em Ciências e Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, MBA em Gestão de Negócios pelo PDG/SDE – especialista em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, bacharel em Economia pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Management Service – Disney Institute – Orlando/USA.

Sua experiência profissional inclui funções diretivas em multinacionais na área de marketing e tecnologia da informação. Atualmente, é sócio-diretor da ECorporativa, consultoria especializada em governança estratégica e atratividade de negócios, governança corporativa e educação corporativa. É autor de livros e artigos científicos e palestrante em várias instituições no país.

Prof. Jorge Biff Neto

Doutorando e Mestre em Administração de Empresas – Área de concentração Empreendedorismo, Inovação e Liderança em PME’s. MBA em planejamento estratégico pela UCS- RS, especialista em Gestão de marketing pela FDC-MG e empreendedorismo pela BabsonX College, Boston, USA, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Positivo e Bacharel em Direito pela PUC-PR. Professor e Coordenador de Educação Continuada da Escola de Negócios da PUCPR, Professor convidado em cursos de MBA e Pós-Graduação em diversas instituições de ensino PUCRS, INSPER, ESPM, FAE, FGV-SP, Unisidad La Sabana Colômbia, Valência University, Orlando, FL, USA; Suffolk University, MA, USA; CUNY, NY, USA; entre outras. Consultor Senior da IEC Partners (BOSTON, MA, USA), na área de internacionalização de empresas com atuação na gestão estratégica de inovação e marketing internacional, expansão, mercados internacionais, empreendedorismo e governança corporativa. Consultor do SEBRAE-PR para Transformação Digital, inovação e desenvolvimento de mercados internacionais. Atuou como executivo de grandes empresas de varejo (Grendene SA) M&A (BTGPactual), onde participou de processos de abertura de capital (IPO) e foi membro de conselho de administração.

Prof. Renata Bernardon

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), MBA em Entrepreneurship & Family Business, Creación de Empresas y Gestión de Empresas Familiares – EAE – Barcelona – Espanha (2007) e Doutorado em Administração pela Universidade do Vale dos Sinos, com período Sanduíche na EDHEC (França) (2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica e Gestão de Empresas Familiares. Atualmente é Diretora de Educação Continuada da PUCRS, professora em nível de graduação e pós graduação de disciplinas relacionadas ao tema de Gestão de Empresas Familiares, além de atuar como conselheira independente em conselhos de administração.

Prof. Sandro W. Pereira dos Santos

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, com especialização em Direito Tributário e Processual Tributário pela mesma universidade. Foi professor do curso de pós-graduação em Direito Tributário da PUC-PR. Membro da International Fiscal Association-IFA, International Bar Association-IBA e Academia Brasileira de Direito Financeiro-ABDF. É trustee da Central Florida American Brazilian Chamber of Commerce – CFBACC, em Orlando-EUA. Atua como membro de Conselhos de Administração e Conselhos Estratégicos de grupos familiares brasileiros. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica do patrimônio, governança corporativa, sucessão familiar, fusões e aquisições e projetos de investimento no Brasil e no Exterior. Sócio Sênior de PSQA ADVOGADOS, com escritórios em São Paulo, Curitiba e Orlando-EUA.

Informações

Horário das aulas: 8h30 às 17h30 (quintas-feiras) e 8h30 às 12h30 (sextas-feiras)
Carga Horária: 74 horas (um módulo ao mês)
Cronograma: início das aulas em Março/2020
Informações: [email protected] | (41) 3271-1294

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