HUB de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade (HUB-IES)

Diante do cenário contemporâneo e do papel que as organizações ocupam neste, torna-se premente que as instituições de ensino superior e suas Escolas de Negócios estejam atentas à formação de líderes empreendedores conscientes dos impactos de suas decisões e ações nos sistemas sociais, econômicos e ambientais. Na missão da Escola de Negócios – PUCPR essa preocupação é evidente:

Desenvolver líderes empreendedores com visão estratégica e produzir conhecimentos relevantes
que contribuam de forma sustentável para a transformação das organizações e da sociedade.

Nesse sentido, considera-se de suma importância desenvolver mecanismos que possibilitem viabilizar tal missão. Partindo da compreensão de que o tema Empreendedorismo configura-se como um movimento de identificação de oportunidades que geram soluções (viáveis, desejáveis e praticáveis) capazes de promover transformações sociais, ambientais e econômicas de forma ética e positiva, surge na Escola de Negócios o HUB-IES, com o propósito de promover a articulação e cooperação entre as diversas frentes da Escola de Negócios (relacionadas ao tema inovação, empreendedorismo e sustentabilidade), conectando-as ao ecossistema interno da PUCPR em interface com o externo.

Para o alcance do referido propósito, HUB-IES atua no sentido de:

• Integrar estudantes, docentes e técnicos da Escola de Negócios para que colaborem de forma ativa na reflexão e implementação de ações afetas à temática do HUB-IES;
  • Propor ações/projetos que atendam demandas de cunho econômico em harmonia com aspectos socioambientais dentro das expertises da Escola, os quais podem envolver a comunidade acadêmica por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, a comunidade empresarial, o poder público, as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e comunidades do entorno.

ATRIBUIÇÕES do HUB-IES relacionadas à sua temática central no âmbito da Escola de Negócios – PUCPR :

• Fomentar, integrar, articular, assessorar e disseminar estudos, ações, projetos, eventos, entre outros;
  • Desenvolver conteúdos, programas e projetos;
  • Propor programas de formação para docentes e discentes;
  • Promover a transversalidade do tema nos processos educativos da Escola de Negócios;
  • Representar interna e externamente a Escola em fóruns relacionados ao tema central do HUB-IES, quando seus membros forem designados pelo Decano.
  • Ecossistema empreendedor;
  • Ambientes de inovação;
  • Empreendedorismo de negócios;
  • Empreendedorismo Corporativo;
  • Intraempreendedorismo;
  • Gestão empreendedora;
  • Responsabilidade socioambiental corporativa;
  • Empreendedorismo social;
  • Inovação social;
  • Empreendedorismo sustentável;

FRENTES E FORMA DE ATUAÇÃO

Ensino – Trilha de Empreendedorismo, composta pelas seguintes disciplinas e projetos:
Disciplinas regular e curso de Administração Internacional: Empreendedorismo e inovação (obrigatória), Gestão Empreendedora, Inovação Social, Sustentabilidade Empresarial, Empreendedorismo Social.

Extensão – Evento Feira de Gestão (semestral), eventos esporádicos (palestras, workshops, outros), consultorias, mentorias e assessorias à comunidade interna e externa.

Pesquisa – Produção de conhecimento por meio da linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração – Inovação e Sustentabilidade.

• Agência PUC de Inovação
  • GBG – Google Business Group
  • Hotmilk – Aceleradora da PUCPR
  • Instituto GRPCOM
  • Instituto Legado
  • Núcleo de Projetos Comunitários da PUCPR
  • PIBEP – Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa em Empreendedorismo da PUCPR
  • Sebrae PR
  • União Européia

PÚBLICOS: estudantes, professores, colaboradores e comunidade externa (indivíduos e organizações).

PROJETOS EM ANDAMENTO

• Consultoria social: organizações sem fins lucrativos recebem consultoria voluntária na área de gestão por estudantes e professores da Escola de Negócios – PUCPR.
  • Laboratório de Práticas em Gestão: denominado We Manage, que tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes da Escola de Negócios da PUCPR, integrando conceitos teóricos com a vivência prática do dia a dia, por meio da prestação de serviços empresariais. É supervisionado por professores da escola e formado e gerido por alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Marketing.
  • Projeto Empoderando agentes de mudança: empreendedorismo social e inovação social no setor cidadão (SE-HUB) – A Escola de Negócios da PUCPR representa o Brasil no consórcio internacional formado pelos seguintes países: Bulgária, Grécia, Namíbia, África do Sul e Brasil. O consórcio financiado pela União Europeia, pertence ao escopo do Programa Erasmus+. O projeto possui um conjunto de atividades previstas para alcançar os seguintes objetivos:   Capacitar de organizações da sociedade civil para a gestão profissional, aliando resultados financeiros com efetivo impacto social; capacitar formadores no campo do empreendedorismo social para atuarem desenvolvimento de competências de jovens; e Desenvolver abordagens de trabalho juvenil em direção ao empreendedorismo social.

Responsáveis pelo HUB-IES

Coordenação geral: Prof. Sara Regina Hokai – [email protected]

Responsável pela temática de Sustentabilidade Socioambiental: Prof. Mari Regina Anastacio – [email protected]

Professores colaboradores: Caio Augusto Camargo da Silva, Carlos Olavo Quandt, Jorge Biff, Solange Barbosa, Wesley Marcos de Almeida, Ubirata Tortato.