Programa de Inteligência Analítica em Contabilidade

A PUCPR, em parceria com o conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), elaborou o Programa de Inteligência Analítica em Contabilidade, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento dos profissionais da área Contábil, capacitando-os para o uso estratégico da inteligência analítica frente as inovações das tecnologias de informação e abundância de dados no mundo atual. Nesta perspectiva, o profissional contábil poderá ser capaz de transformar dados em informações úteis para os negócios contábeis, facilitando o  gerenciamento e mantendo-os interconectados.

Público Alvo:

Profissionais que atuam de forma direta ou indireta na área Contábil, graduados e não graduados.

 

Inscreva-se

Estrutura do Programa

As estratégias didáticas previstas para o Programa privilegiam uma sólida base conceitual, associada a um modelo de metodologias ativas que permitem a experimentação prática, valorizando tanto a experiência dos participantes quanto a oferta de uma aprendizagem de alto nível alinhada às exigências do mercado.  

Para o programa proposto o desenho metodológico está subdividido em duas fases:  

  1. Atividades preparatórias (desenvolve saberes): estas atividades consistem em leitura de artigos e material norteador elaborado pelos Docentes responsáveis pelos módulos. 
  2. Atividades desenvolvidas em sala de aula (mobiliza e integra saberes): a partir da realização das atividades preparatórias pelos estudantes, o Docente formador desenvolverá em sala de aula atividades práticas com utilização de metodologias ativas, com vistas a mobilização e integração de saberes. 

O curso é estruturado em sete módulos:  

Comportamento Inovador na Contabilidade – 22/02/2021 – 8h

Sara Hokai e Paulo Porto

O estudante compreenderá quais são as características do perfil inovador e como propor soluções, utilizando ferramentas e metodologias ágeis.

Resultado de Aprendizagem esperado

Ao final do módulo o estudante será capaz de aplicar metodologia ágil para propor soluções no ambiente contábil.

Temas de Estudo

  • Mindset.
  • Características do perfil inovador.
  • Metodologias ágeis.

Cenários Digitais Contábeis – 22/03/2021 – 8h

Wesley Almeida

O estudante realizará análises de tendências tecnológicas, estruturas e sistemas digitais, bem como, suas funcionalidades na organização.

Resultado de Aprendizagem esperado

Ao final do módulo o estudante será capaz de avaliar requisitos para a adoção de sistemas digitais financeiros e contábeis.

Temas de Estudo

  • Tendências tecnológicas.
  • Arquitetura Organizacional
  • SIG Financeiro e Contábil.

Raciocínio Algorítmico – 12/04/2021 – 8h

Vilmar Abreu Jr

O estudante compreenderá as etapas para construção de algoritmo, bem como, as estruturas relacionadas a programação computacional.

Resultado de Aprendizagem esperado

Ao final do módulo o estudante será capaz de relacionar problemas organizacionais por meio de linguagem de programação.

Temas de Estudo

  • Algoritmos e linguagens de programação.
  • Estrutura de seleção, repetição e classificação.
  • Introdução a estrutura de dados.

Estatística Aplicada a Negócios – 24/05/2021 – 8h

Paulo Nogas 

Os estudantes empregarão ferramentas computacionais na exploração, representação e análise de dados amostrais em micro e macroambientes.

Resultado de Aprendizagem esperado

Ao final do módulo o estudante será capaz de transformar dados amostrais em informações estatísticas que subsidiem tomada de decisão, com vistas a geração de valor para as organizações e sociedade.

Temas de Estudo

  • Apresentação de dados.
  • Cálculo e interpretação de medidas descritivas.
  • Introdução à inferência.

Big Data – 21 e 22/06/2021 – 16h

Mauro Borchard
Eduardo Kugler Viegas

O estudante utilizará ferramentas de frameworks para mobilização de grandes massas de dados, transformando dados brutos em informações úteis para o planejamento organizacional

Resultado de Aprendizagem esperado

Ao final do módulo o estudante será capaz de transformar dados não estruturados em informações relevantes ao contexto organizacional.

Temas de Estudo

  • Técnica para manipulação de dados – MapReduce
  • Ecosistema Hadoop.

Accounting Business Intelligence – 19/07/2021 – 8h

Cristina Verçosa Perez Barrios de Souza

Os estudantes utilizarão tecnologias para extração, estruturação e consolidação de informações organizacionais, construindo dashboards para suporte a tomada de decisão.

Resultado de Aprendizagem esperado

Ao final do módulo o estudante será capaz de gerar informações e construir conhecimento relevante para as organizações.

Temas de Estudo

  • Organização de coleções de dados.
  • Construção de Dashboards com a utilização do Power BI.

Inteligência Artificial para Otimização Contábil – 23 e 24/08/2021 – 16h

Jean Paul Barddal

Os estudantes utilizarão técnicas de machine learning da AI, aplicadas a identificação de problemas e classificação contábil/fiscal.

Resultado de Aprendizagem esperado

Ao final do módulo o estudante será capaz de propor técnicas de machine learning para otimização das operações contábeis

Temas de Estudo

  • Introdução a Machine Learning.
  • Aprendizagem baseada em problemas contábeis e fiscais.

Coordenação

 

Para este Programa, ficou definido como Coordenadores a Professora Luci Michelon Lohmann e o Professor Paulo Sergio Miguel. Na sequência apresentam-se seus respectivos currículos resumidos. 

Profa. MSc. Luci Michelon Lohmann 

Bacharel em Ciências Contábeis pela FAE/PR, Especialista em Gestão de Negócios Pela UFPR e Mestre em Engenharia de Produção e sistemas pela PUCPR. É professora na graduação de Ciências Contábeis, Pós-Graduação e atua também, no Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Negócios da PUCPR. Atuou em diversas empresas industriais e comerciais, possuindo vasta experiência profissional nas áreas: Contábil, Tributária, Custos e Financeira.  

Prof. MSc. Paulo Miguel 

Mestre em Educação pela PUCPR (2008) – Linha de pesquisa: História e Políticas da Educação. Pós-Graduado em Gestão Universitária PUCPR (2016). Pós-Graduado em Auditoria e Contabilidade Gerencial – FAE (1999). Graduado em Ciências Contábeis – FAE (1994). Professor Integrante do Núcleo de Excelência Pedagógica da PUCPR (Escola de Negócios/NEP). Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Auditoria e Perícia (PUCPR). Professor da Pós-Graduação em Auditoria e Perícia (PUCPR) (2004). Professor da Pós-Graduação em Controladoria e Finanças (PUCPR) (2007). Professor da Pós-Graduação em Marketing (PUCPR) (2007). Professor de Pós-Graduação de diversos cursos da (UnC/SC). Professor Adjunto do curso de Ciências Contábeis (PUC/PR) (2002) – das disciplinas: Auditoria, Contabilidade Fundamental, Custos, Gestão Tributária, Perícia e Ciências Atuariais. Ex-Professor da Faculdades Santa Cruz (PR) 2001. Ex-Professor da FAESP (PR) (1995-2001). Ex-Coordenador do curso de Ciências Contábeis (2008). Palestrante. Profissional Autônomo nas áreas: Financeira, Custos, Contábil e Perícia. Auditor Independente. 

Horário das aulas8h às 12h e 13h30 às 17h30

Carga Horária72 horas (um módulo ao mês)

Cronograma: início das aulas em Fevereiro/2021

Investimento: 7 parcelas de R$ 780,00 no cartão ou boleto

 

** Desconto de 20% para os profissionais registrados no Conselho.

Coordenadores para o Programa

Prof. Luci Michelon
Telefone: (41) 99104 4159

Prof. Paulo Miguel
Telefone: (41) 99129 1356

*** PUCPR e CRCPR como idealizadores.
*** Apoiadores: