Projetos em Andamento

2001 – DESENVOLVIMENTO DE ÍNDICE DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE NEGÓCIOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA


2001 – INDICADORES DE VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTOS DE PEQUENO PORTE


2002 – IMPACTO DOS SISTEMAS DE CONTROLE NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS


2003 – ESTRATÉGIA E DESEMPENHO


2006 – DESEMPENHO E PRODUTIVIDADE EM MARKETING: ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E FINANCEIROS


2007 – CARACTERÍSTICAS E DESENVOLVIMENTOS DE EMPRESAS NO SETOR DE SERVIÇOS


2008 – ESTRATÉGIA, COMPETÊNCIAS E GESTÃO DE PESSOAS


2009 – EPISTEMOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO: CARACTERIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO COMO UMA CIÊNCIA


2012 – ESTRATÉGIA, REDES ORGANIZACIONAIS E COMPORTAMENTO COOPERATIVO


2011 – O IMPACTO DAS EMOÇÕES NA TOMADA DE DECISÕES FINANCEIRAS


2011 – EFEITOS DA COMUNICAÇÃO SOBRE AS ATITUDES DO CONSUMIDOR


2012 – EFEITOS DE HEURISTICAS/VIESES EM AVALIAÇÕES/JULGAMENTOS


2012 – GESTÃO SOCIAL013 – FINANÇAS CORPORATIVAS.


2013 – PROJETO EIXO: ABORDAGENS EMPÍRICA E EXPERIMENTAL EM FINANÇAS


2013 – TEORIA DOS JOGOS APLICADA A GESTÃO ESTRATÉGICA


2014 – (EDITAL CNPQ – 14/2014 – UNIVERSAL ) REDES SOCIAIS PARA INOVAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS


2014 – GESTÃO ESTRATÉGICA E GOVERNANÇA DE COOPERATIVAS


2014 – COMUNICAÇÃO E BRANDING


2015 – (EDITAL MCTI /CNPQ 25/2015) – CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS) REDES INTRAORGANIZACIONAIS E STRESS: UM EXAME DA RELAÇÃO ENTRE INDICADORES SOCIOMÉTRICOS E CORTISOL SALIVAR


2015 – MAPEAMENTO DE CLUSTERS E O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL


2015 – CNPQ/ MCTI Nº 25/2015 CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS EFEITO DA INTENSIDADE COMPETITIVA E DO TIPO DE PRODUTO NA RELAÇÃO ENTRE ORIENTAÇÃO PARA O SERVIÇO E DESEMPENHO: UMA AVALIAÇÃO NO VAREJO BRASILEIRO


2015 – IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA NA ORGANIZAÇÃO: A IDENTIFICAÇÃO E A LÓGICA DOS DETERMINANTES OGANIZACIONAIS VERTICAIS E HORIZONTAIS PARA CRIAÇÃO DE SINERGIA, VALOR E VANTAGEM.


2015 – DETERMINANTES DO EFEITO DISPOSIÇÃO: UM EXPERIMENTO COM ESTUDANTES E INVESTIDORES (CNPQ, PROCESSO: 306331/2014-4)


2015 – INOVAÇÃO SOCIAL E INOVATIVIDADE EM COOPERATIVAS BRASILEIRAS


2016 – (EDITAL CHAMADA UNIVERSAL 01/2016): REDES INTRAORGANIZACIONAIS E SUBJETIVIDADE: EXAMINANDO RELAÇÕES IDENTITÁRIAS DIÁDICAS


2016 – LÓGICAS INSTITUCIONAIS E FORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA


2017 – (EDITAL BOLSA PRODUTIVIDADE MCTI /CNPQ 311796/2016-8): CAPITAL SOCIAL EM REDES INTRAORGANIZACIONAIS E RENDAS ATITUDINAIS E COMPORTAMENTAIS


2017 – ECONOMIA APLICADA À GESTÃO DE EMPRESAS


2017 – COOPERATIVISMO: O VALOR DA MARCA


2017 – INOVATIVIDADE, INOVAÇÃO E DESEMPENHO EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS


2017 – A GESTÃO DE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E A CADEIA DE SUPRIMENTOS NO CINEMA BRASILEIRO


2017 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


2017 – DIMENSÕES NEGATIVAS NO RELACIONAMENTO CONSUMIDOR E MARCA


2017 – DIGITAL BRAND REPUTATION


2017 – PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS


2017 – FINANÇAS CORPORATIVAS


2018 – EMPODERANDO AGENTES DE MUDANÇA: EMPREENDEDORISMO SOCIAL E INOVAÇÃO NO SETOR CIDADÃO (SE-HUB)


2018 – CONSEQUÊNCIAS DO POSICIONAMENTO ATIVISTA DE MARCA.


2018 – RELACIONAMENTOS CONSUMIDOR MARCA E OS INFLUENCIADORES DIGITAIS


2018 – CUSTO EFETIVIDADE NA SAÚDE


2018 – SUSTENTABILIDADE EM SETORES ESPECÍFICOS: GOVERNANÇA, PROCESSOS E GESTÃO


2018 – IMPROVISAÇÃO NA GESTÃO ACADÊMICA: PRÁTICAS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL (COORDENADOR: VITOR MEYER JR. – CNPQ – CHAMADA UNIVERSAL MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 – UNIVERSAL)


2018 – AIMPLICAÇÕES DA COMPLEXIDADE E DA GOVERNANÇA RELACIONAL NA EFETIVIDADE DE PRÁTICAS DE GESTÃO EM REDES DE POLÍTICAS PÚBLICAS (COORDENADORA: LUCILAINE PASCUCI – CNPQ – CHAMADA UNIVERSAL MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 – UNIVERSAL)


2019 – IMPLICAÇÕES DA COMPLEXIDADE E DA GOVERNANÇA RELACIONAL NAS PRÁTICAS ADOTADAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS (COORDENADORA: LUCILAINE PASCUCI – FINANC.: EDITAL FAPES NO 21/2018


2019 – ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS


Exigências para Obtenção de Títulos

PROGRAMA DE MESTRADO

O Curso de Mestrado da PUCPR está organizado em duas etapas: a etapa curricular e a etapa monográfica. A etapa curricular corresponde aos dois primeiros semestres, nos quais os alunos devem completar um mínimo de 24 créditos em disciplinas. A fase monográfica corresponde a 6 créditos. Desta forma o número total de créditos para a conclusão do Mestrado é de, no mínimo, 30 créditos. Na fase monográfica, o(a) aluno(a) elabora e defende sua dissertação.

O currículo do Curso de Mestrado em Administração da PUCPR prevê a realização de disciplinas de caráter obrigatório e eletivo bem como a elaboração e defesa da Dissertação.

Para a obtenção do grau de Mestre em Administração, o aluno deve cumprir no mínimo 30 (trinta) créditos, sendo 24 obtidos na fase curricular e que devem ser alcançados da seguinte forma:

  • 3 (três) disciplinas devem pertencer ao núcleo obrigatório, totalizando 09 créditos;
  • Pelo menos 2 (duas) disciplinas eletivas devem ser necessariamente pertencentes à Linha de pesquisa na qual o aluno encontra-se vinculado. As disciplinas eletivas de linha somam mais 6 créditos.
  • Pelo menos uma disciplina deve ser do núcleo instrumental, de natureza quantitativa ou qualitativa, a depender do projeto de pesquisa, somando mais 3 créditos;

Desta forma, 18 créditos devem ser cumpridos obedecendo a estrutura proposta. Os demais créditos faltantes podem ser cumpridos por meio de outras disciplinas de qualquer núcleo ou ainda por atividades propostas pelo Programa que permitam o cumprimento de créditos, tais como participação em seminários de pesquisa e publicação de artigos qualificados, cujo número de créditos é avaliado a depender do fator de impacto da publicação.

 

PROGRAMA DE DOUTORADO

O curso de Doutorado está organizado em duas fases: a fase curricular e a fase monográfica. A fase curricular corresponde aos dezoito primeiros meses nos quais aos alunos devem completar um mínimo de 30 créditos. A fase monográfica corresponde a conclusão dos 12 créditos restantes, o que em geral ocorre entre o décimo-oitavo e quadragésimo-oitavo mês do curso. Desta forma o número total de créditos para a conclusão do Doutorado é de, no mínimo, 42 créditos.

Impacto na Sociedade

O PPAD é um dos principais Programas de pesquisa na região do Paraná, sendo responsável pela formação de relevante contingente de docentes que atuam na região e fora dela. Ao longo de sua história, o PPAD já titulou cerca de 400 mestres e mais de 90 doutores, sendo importante celeiro de formação docente. Além disso, sua atuação junto ao mercado permite o estreitamento das relações entre as empresas e a academia.

Os professores do PPAD também atuam em cursos de especialização, extensão, in company e em consultorias de forma a impactar a sociedade em que atuam.

Além disso, a PUCPR oferece bolsas de isenção de mensalidade para alunos cujos orientadores tenham projetos aprovados por instituições de fomento nacionais ou estrangeiras ou que sejam bolsistas em produtividade. Para esta mesma condição a PUCPR custeia a participação de alunos em congressos nacionais ou estrangeiros.

Plano de Desenvolvimento Institucional

A PUCPR, desde 2011, possui um projeto denominado Excelência no Stricto Sensu , com o objetivo de internacionalizar os programas para atingirem os conceitos 6 e 7 e para promover a transdisciplinaridade e a inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas. Alguns dos diferenciais dessa proposta são o PIBIC Master (permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada), a sintonia com a sociedade e o foco em inovação.

A instituição deve estar ainda em constante preocupação com mudanças de necessidades da sociedade, com alinhamento/realinhamento à critérios da CAPES e orientada a desenvolver-se internacionalmente, tendo a internacionalização como seu grande norteador na busca de qualidade em ensino e pesquisa.

Cada programa de Pós-Graduação deve atender aos critérios fixados pelo comitê da área a qual pertence, portanto, o planejamento estratégico de cada programa e a fixação de critérios de funcionamento necessitam considerar essa realidade.

Os critérios da área precisam ser objeto de discussão anual no âmbito do programa, para a adoção de ações corretivas necessárias e adequadas no decurso do quadriênio. Cada programa tem o compromisso de estruturar e readequar anualmente seu planejamento estratégico em busca da excelência. Além disso, os programas são estimulados a repensar suas linhas de pesquisa de forma a se adaptar às rápidas mudanças que ocorrem nos cenários internacional e nacional.

Esse dinamismo e flexibilidade da Pós-Graduação deve sempre satisfazer o critério de qualidade tanto na formação de mestres e doutores como no desenvolvimento da pesquisa e inovação, visando essencialmente o aprimoramento da sociedade. Desta forma, é solicitado anualmente uma revisão do planejamento estratégico de cada programa contendo, pelo menos, os tópicos:

i. Missão e Visão do programa;

ii. Parecer anual resumido de avaliador externo; a avaliação anual por membro externo é uma prática institucional realizada desde 2006, que permite avaliar anualmente o desempenho de cada programa segundo critérios da área;

iii. Pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos (Elaboração da matriz SWOT evidenciando fatores externos e internos), tendo em vista os objetivos para os quadriênios atual e seguinte;

iv. Metas (objetivos quantificáveis) estabelecidas para a consolidação e desenvolvimento dos pontos fortes e tratamento dos pontos fracos;

v. Ações (processos) necessárias para atingir as metas, responsáveis e instrumentos de acompanhamento; neste tópico o coordenador e colegiado devem se envolver para  pensar em redimensionamento de corpo docente e de corpo discente, critérios para credenciamento/recredenciamento, infraestrutura, processo de seleção, estratégias para aumento de captação de recursos, de citações e de inovação dentre outros itens;

vi. Texto preliminar de autoavaliação do programa, cobrindo os últimos quatro anos e com descrição contendo pelo menos: etapas do processo de autoavaliação; análise dos resultados e alcance de metas; ações necessárias para sua consolidação e internacionalização;

O documento do PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) apresenta os planejamentos estratégicos de todos os programas alinhados ao planejamento institucional, contendo Missão, Visão, Matriz SWOT, CANVAS e road map, provendo informação sobre necessidades e pretensões dos programas para os quadriênios 2017-2020 e 2021-2024 de avaliação da CAPES.

Repercussão

Dentre as principais atuações do PPAD que causam repercussão na sociedade, destacam-se o desenvolvimento de pesquisas junto a alunos de mestrado e doutorado que buscam dar respostas aos problemas presentes nas organizações bem como o desenvolvimento de pesquisas focadas em temáticas sociais emergentes, em busca de diagnósticos e proposição de soluções cientificas para o desenvolvimento destas. Representações institucionais em Congressos, Fóruns e instituições públicas e privadas com foco no desenvolvimento de soluções aplicadas a sociedade, sobretudo aos públicos mais vulneráveis economicamente. Dentre as principais áreas de atuação, com impacto social, das pesquisas, processo de aprendizagem e desenvolvimento e representações institucionais, destacam-se: Sistema Único de Saúde; Educação Superior e Básica; Economia Solidária; e Projetos Sociais.