Formação de Conselheiros de Administração

Escola de Negócios da PUCPR lança 3ª Turma de certificação de conselheiros de administração em Curitiba.

O objetivo é formar profissionais para atuar como membros de conselhos de administração em médias e grandes organizações. O curso visa contribuir com o desenvolvimento de líderes seniores, encarregados de gerarem vantagem competitiva e performance superior, bem como se tornarem agentes promotores do desenvolvimento da governança corporativa dentro das companhias.

A Formação de Conselheiros de Administração é recomendada para membros de conselhos (de Administração e Consultivo), acionistas, empresários, investidores, representantes de fundos de pensão, de investimentos e, ainda, executivos, herdeiros e profissionais interessados em conhecer as vantagens das boas práticas de Governança Corporativa, que desejam se qualificar para atuar como conselheiros de administração.

É importante destacar que, a fim de garantir a adequação do curso às necessidades do profissional, os currículos dos candidatos serão previamente analisados.

 

inscreva-se

Estrutura do Programa

Núcleo Operacional

Governança Corporativa – Missão e responsabilidades do conselho de administração | 12 horas

Cenários e evolução da governança corporativa no Brasil e no mundo; Questões centrais da governança corporativa e dos Conselhos de Administração; Estrutura de Governança Corporativa: papéis e relacionamento entre os diversos órgãos de governança; Aspectos éticos do Conselho e dos conselheiros; Aspectos legais, responsabilidades e riscos jurídicos; Melhores práticas dos Conselhos de Administração.

Prof. Prof. Eduardo Damião da Silva

Governança e Nova Economia |  08 horas

Governança aplicada à velocidade da nova economia; Aplicação do Board Canvas da Governança e um roadmap com práticas adequadas para cada estágio de uma startup; Casos reais de empresas nativas digitais; A dimensão da governança para a nova economia – Growth Governance.

Prof. Anderson Godzikowski

Gestão patrimonial estratégica | 12 horas

A importância do planejamento sucessório, nos aspectos sucessão familiar, reestruturação societária e planejamento tributário, riscos envolvidos na gestão familiar e patrimonial de acordo com o conceito da governança corporativa; Diferenças e vantagens na constituição de uma Holding para o controle e sucessão da administração dos negócios e a constituição de uma Administradora bens imóveis próprios para a proteção patrimonial; Demonstrar a comprovada redução de carga tributária e as facilidades no processo de inventário.

Prof. Sandro W. Pereira dos Santos

Núcleo Estratégico

Diretrizes Estratégicas | 12 horas
Decisões quanto ao crescimento do negócio; Desafios aos rumos estratégicos; Cenários futuros e suas implicações para os negócios; Dinâmica da Estratégia Corporativa; Análise do contexto e a preparação do conselheiro para o segmento onde atuará.

Prof. Juarez Leão

Visão Econômico-Financeira e de Resultados | 12 horas
Análise da performance econômico-financeira do negócio e indicadores de performance mais relevantes; Aspectos fundamentais de finanças e contabilidade para a tomada de decisão; Criação e sustentação do valor do negócio; Conexão entre EVA, Valuation e Valor para Acionista; Exigências do mercado investidor.

Prof. Armando Rasoto

Núcleo Comportamental

Gestão de Pessoas e Sucessão | 12 horas
Responsabilidade do conselho na remuneração fixa e variável do diretor-presidente e dos executivos de uma organização; Criação de um sistema que garanta a atração e a retenção de pessoas qualificadas para essas posições; Alinhamento dos interesses desses executivos com os da organização no curto, médio e longo prazo; Fundamentos da Ética Empresarial; Código de conduta; Princípios de meritocracia e geração de valor.

Prof. José Antonio Monteiro Hipólito

Simulação de Reunião de Conselho de Administração | 12 horas
Um estudo de caso prático com situações de conflitos de interesses ambientará os participantes com a dinâmica de funcionamento eficiente dos Conselhos de Administração e de seus Comitês. Essa simulação prática, com números reais, desenvolverá habilidades críticas e analíticas, auxiliando nas decisões tomadas pelo conselho de administração.

Prof. Paulo Mussi

Teste Birkman ® – Gestão de Carreira – Atividade Individual | 2 horas
Esta avaliação busca interpretar a personalidade do participante para atuar em um conselho de administração. O Teste Birkman® estabelece comportamentos essenciais necessários aos conselheiros de empresas. Por meio de um processo de assessment e uma devolutiva de duas horas online, cada participante identificará e desenvolverá seu potencial para melhorar sua atuação como conselheiro.

Prof. Antonio Carlos Nasser

Coordenação

José Eduardo Nasser

Conselheiro de empresas, é professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas na área de Estratégia Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas e Governança Corporativa.

Mestre em Ciências e Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, MBA em Gestão de Negócios pelo PDG/SDE – especialista em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, bacharel em Economia pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Management Service – Disney Institute – Orlando/USA.

Sua experiência profissional inclui funções diretivas em multinacionais na área de marketing e tecnologia da informação. Atualmente, é sócio-diretor da ECorporativa, consultoria especializada em governança estratégica e atratividade de negócios, governança corporativa e educação corporativa. É autor de livros e artigos científicos e palestrante em várias instituições no país.

Corpo Docente

Prof. Antonio Carlos Nasser

Teólogo com especializações variadas em áreas do comportamento humano. Como consultor e treinador Birkman®, atua desde 2010 utilizando o assessment para indivíduos e organizações com excelentes resultados. Trabalhou como coach para a Ford Brasil e Ford Canadá na área de Customer Service, com proprietários de concessionárias, orientando a uma melhor performance diante dos desafios de perpetuidade do negócio e sucessão. As lojas tiveram um crescimento em vendas e serviços de modo significativo com dados concedidos pela Ford Company. Experiência com Organizações Internacionais tendo liderado um branch da AIM International por 13 anos, no Brasil. Escritor com 4 livros publicados, preletor no Brasil e no exterior, viveu 7 anos no Canadá para desenvolvimento de mentoria e evolução do coaching nas organizações.

Prof. José Antonio Monteiro Hipólito

Bacharel, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Sócio da empresa de consultoria Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações. Pesquisador da Fundação Instituto de Administração – FIA. Atuou como docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor e coordenador do curso “Administrando a Remuneração em Ambientes Competitivos” e do curso “Práticas e Tendências na Gestão de Desempenho” – nível de Pós-Graduação – organizado pelo PROGEP-FIA. Palestrante em cursos de MBA oferecidos pela FIA e em outros cursos de graduação e pós-graduação em instituições públicas e privadas. Homenageado pelo GRUPISA com o Prêmio Beverly Zimpeck – 2010 – Profissional do Ano em Remuneração. Autor de livros e publicações.

Prof. Juarez Leão

Fundador e CEO da LEÃO Group – Consultoria estratégica focada em Varejo, Franchise, Governança e Planejamento Estratégico. Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Marketing (ESPM), Pós-Graduado em Gestão de Marcas (FGV-SP), Executive-MBA Retail (USP/FIA) e Executive-MBA Franchising (Franchising University); Curso Conselheiro de Administração – Fundação Dom Cabral e IBGC;27 anos de experiência na direção de Grandes Empresas Multicanais com atuação no varejo Multimarca, Franchise e operações próprias. Atuação como executivo junto às seguintes empresas: Cia. Hering  – Superintendente Unidade Franquias – Responsável   pela Estruturação e Gestão Redes: Wrangler , Dzarm , Hering, PUC, Arezzo – Diretor Comercial  – Varejo Multimarcas  e Franquia; Portobello – CEO, Portobello Shop e Diretor de Varejo  Franquia Portobello S/A.Grupo Scalina – Marcas Trifil e Scala –  Diretor Estatutário – COO; Professor Convidado da FGV, ESPM, USP, ABF e Franchising University; Palestrante; Mentor Endeavor; Professor e Coordenador MBA Franchising – USP/FIA/Provar/ABF. (Primeiro MBA em Franchising da América Latina); Conselheiro de Administração ABF –  Associação Brasileira de Franchising. Presidente do Conselho Consultivo e Conselheiro Deliberativo SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo; Conselheiro de Administração de 06 empresas.

 

Prof. Anderson Godzikowski

Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade, administrador, MBAs em Gestão de TI e Gerenciamento de Projetos (FGV), além de diversas certificações. Após um ciclo de 17 anos em grandes empresas, empreendeu e fez um exit de uma startup entre 2010 e 2016. Desde então, investe em negócios digitais e apoia organizações nos temas startups, funding e governança corporativa para a nova economia. É conselheiro de administração pela Fundação Dom Cabral, autor do livro Governança & Nova Economia e co-autor de Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos. Professor , palestrante e conselheiro consultivo.

Prof. Paulo Mussi

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2006), todas as formações com a temática de estratégia e mudança. Foi professor visitante em 2015 na University of Alberta, Canadá e em 2017 na Kent State University, Estados Unidos.
Atualmente é professor titular da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Desde 2016 é membro do Conselho de Administração da UBEA, mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. De julho de 2009 a dezembro de 2016 foi vice-reitor da PUCPR. Antes de atuar como vice-reitor, ocupou diversos cargos na Universidade. Foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Diretor de Planejamento e Avaliação, Presidente da CPA e Diretor Adjunto do Curso de Administração. Atua como revisor de importantes periódicos nacionais e do corpo editorial de algumas destas revistas. Concentra sua publicação, artigos e capítulos de livros nas temáticas de Estratégia, Mudança Organizacional e Métodos Qualitativos em Administração.
Fora da Universidade, atua como consultor de empresas na área de estratégia empresarial, atendendo diferentes segmentos, foi sócio-fundador de uma empresa fabricante lubrificantes industriais.

Prof. Armando Rasoto

  • Doutor em Engenharia de Produção, com especialização em Finanças pela Universidade Mackenzie. Professor titular das disciplinas de Finanças Corporativas nos programas de MBA do Ibmec e UTFPR .Agente Autônomo de Investimentos, consultor de empresas como: VOLVO, EMBRACO JOINVILLE, EMBRACHO BEIJING, AAM DO BRASIL, O BOTICÁRIO, RUMO , BRADO LOGÍSTICA, TRANSPORTES OURO VERDE, NUTRILATINA, CIMENTO ITAMBÉ, BANCO DA AMAZÔNIA, HSBC, FERRERO, GOMES DA COSTA, SULZER, FURUKAWA, POSITIVO INFORMÁTICA, UNIMED, UNINTER, GRUPO QUINTA, DELTA FERTILIZANTES, WETZEL, FREMAX, SUPERGASBRAS, GO 4, METALÚRGICA TREVIZAN, COOPERATIVA CASTROLANDA, SICRED,  entre outras, tendo em todas as empresas citadas implementado o programa de finanças para executivos não financeiros. Conselheiro Consultivo de empresas. Autor de livros e palestrante internacional.

Prof. Eduardo Damião da Silva

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Programa Ph.D. In Management Sciences pela Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas – ESADE, Barcelona, (2001). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi Pró- Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Desenvolvimento da PUCPR. Foi Professor do CDE – Centro de Desenvolvimento de Executivos – FAE Curitiba-Pr (1997 a 2005). Foi Decano (Diretor) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PUCPR e Diretor (coordenador) do PPAD – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da PUCPR. Foi Decano da Escola de Negócios da PUCPR em dois mandatos (2006 a 2009) e (2014 a 2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia competitiva e corporativa, competitividade, clusters, planejamento estratégico, desenvolvimento de cenários, governança corporativa e gestão estratégica de custos. Foi Administrador da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado do Paraná e foi Administrador da COPEL – Companhia Paranaense de Energia. Atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD – da PUCPR, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, no curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas. Foi coordenador do Mestrado Interinstitucional em Administração – MINTER – realizado entre a PUCPR e a UNIVILLE. Responsável pela condução dos processos de Acreditação da Escola de Negócios PUCPR junto à AACSB – Association to Advance Collegiate Schools of Business, à EFMD – Equis – European Foundation for Management Development e ao CLADEA – Consejo Latinoamericano de Escuela de Administración. Foi Diretor do Instituto Superior de Administração – ISAD – órgão da Escola de Negócios PUCPR responsável pelos cursos in company e projetos de assessoria e consultoria. É membro Afiliado ao – The Institute for Strategy and Competitiveness, led by Michael E. Porter, Bishop University Professor, studies competition and its implications for company strategy; the competitiveness of nations, regions and cities, localizado na Harvard Business School. É líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração – PPAD – da PUCPR e Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Governança em Cooperativas do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas PPGCOOP – da PUCPR. Coordena o curso in company de Especialização em Gestão do Agronegócio na Cooperativa CAPAL – Arapoti. Atuou em diversos cursos in company de especialização e em cursos de educação executiva, como exemplo: Cooperativa COAMO, SICCOB, SICREDI, UNIMED Curitiba, UNIMED Federação, CAPAL, CASTROLANDA, UNIPRIME Cascavel, UNIPRIME Toledo, UNIPRIME Londrina, SANEPAR, RENAULT, VOLVO, C VALLE, entre outras empresas.

Prof. Sandro W. Pereira dos Santos

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, com especialização em Direito Tributário e Processual Tributário pela mesma universidade. Foi professor do curso de pós-graduação em Direito Tributário da PUC-PR. Membro da International Fiscal Association-IFA, International Bar Association-IBA e Academia Brasileira de Direito Financeiro-ABDF. É trustee da Central Florida American Brazilian Chamber of Commerce – CFBACC, em Orlando-EUA. Atua como membro de Conselhos de Administração e Conselhos Estratégicos de grupos familiares brasileiros. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica do patrimônio, governança corporativa, sucessão familiar, fusões e aquisições e projetos de investimento no Brasil e no Exterior. Sócio Sênior de PSQA ADVOGADOS, com escritórios em São Paulo, Curitiba e Orlando-EUA.

Informações

Horário das aulas: 8h30 às 17h30 (sextas-feiras) e 8h30 às 12h30 (sábados)
Carga Horária: 82 horas (um módulo ao mês)
Cronograma: início dia 22 de novembro de 2019
Investimento: R$ 13.440, podendo ser dividido em até 8x no cartão ou boleto”
Informações: pde@pucpr.br | (41) 3271-1294

inscreva-se