Saúde e Biotecnologia

área da Saúde está presente e impacta cotidianamente a sociedade. Ela evolui por meio da pesquisa e inovaçãoUnindo-se ao propósito da saúde de disponibilizar soluções para o bem-estar das pessoas, a biotecnologia desenvolve tecnologias que possibilitam o combate a doenças, a sustentabilidade ambiental, a alimentação da população mundial, o uso de energias limpas e a disponibilização de processos industriais mais seguros, sustentáveis e eficientes. Saúde e biotecnologia formam uma única área estratégica na PUCPRdevido à clara percepção sobre complementaridade e potencial de sinergia destas áreas. Soma-se a isso a capacidade institucional de produção de conhecimento, inovação e formação de recursos humanos, combinada a uma intensa demanda da sociedade por soluções inovadoras. A presença de um sólido ambiente assistencial representado pela área de saúde do Grupo Marista representa um ponto facilitador, oportunizando amplo acesso dos pesquisadores à população local e à diversidade de desafios no eixo de transição entre saúde e doença, entre a atenção primária e a alta complexidade, entre os sistemas de cobertura na saúde pública e suplementar.  

Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa

Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa, AdvDiplBiotechMSc, PhD.  Professor-Titular Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desenvolve projetos envolvendo biotecnologia microbiana, bioprocessos, biotransformação microbiana de fármacos e influência de xenobióticos na expressão de fatores de virulência de patógenos. 

Highlights na carreira

  • Pesquisador Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária (2013, 2015-2016). 
  • Pesquisador Produtividade Tecnológica da Fundação Araucária (2019-2021). 
  • Membro do Comitê de Área em Biológicas da Fundação Araucária (2020-2024). 
  • Líder do grupo de pesquisa “Unidade de Pesquisa com Xenobióticos”. 
  • Tem 130 artigos publicados no Brasil e no exterior. 

Projeto

“Desenvolvimento de bioprocessos e de bioativos por Biotecnologia Microbiana”. Esse projeto “guarda-chuva” busca desenvolver ou aprimorar bioprocessos para obtenção de substâncias produzidas por microrganismos e que tenham valor como medicamento, nutriente, combustível ou que possa ser empregada para combater poluição ambiental, em especial bioprocessos que envolvam biotransformação microbiana.

Contato

[email protected]

Roberto Flavio Silva Pecoits Filho

Médico nefrologista e pesquisador clínico. Professor titular da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisador sênior do Arbor Research Collaborative for Health em Michigan, USA. Líder científico para estudos clínicos nas Américas pelo George Institute for Global Health.  Diretor do comitê de Educacao Médica da Sociedade Internacional de Nefrologia. 

Contato

[email protected]