Saúde e Biotecnologia

área da Saúde está presente e impacta cotidianamente a sociedade. Ela evolui por meio da pesquisa e inovaçãoUnindo-se ao propósito da saúde de disponibilizar soluções para o bem-estar das pessoas, a biotecnologia desenvolve tecnologias que possibilitam o combate a doenças, a sustentabilidade ambiental, a alimentação da população mundial, o uso de energias limpas e a disponibilização de processos industriais mais seguros, sustentáveis e eficientes. Saúde e biotecnologia formam uma única área estratégica na PUCPRdevido à clara percepção sobre complementaridade e potencial de sinergia destas áreas. Soma-se a isso a capacidade institucional de produção de conhecimento, inovação e formação de recursos humanos, combinada a uma intensa demanda da sociedade por soluções inovadoras. A presença de um sólido ambiente assistencial representado pela área de saúde do Grupo Marista representa um ponto facilitador, oportunizando amplo acesso dos pesquisadores à população local e à diversidade de desafios no eixo de transição entre saúde e doença, entre a atenção primária e a alta complexidade, entre os sistemas de cobertura na saúde pública e suplementar.  

Aline Cristina Batista Rodrigues Johann

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG – 2001), mestrado e doutorado em Odontologia com ênfase em Patologia bucal na FO-UFMG (2006) e (2009). Atualmente é Professora Titular e Coordenadora do Curso de Odontologia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia stricto sensu da PUCPR . Temas: Lesões potencialmente malignas, Câncer oral, Imunoistoquímica e polimorfismos, Uso de substâncias (narguilé, anabolizantes) e epidemiologia e saliva.

Highlights na carreira

  • 2019 Segundo lugar no Painel profissional XIV CIOPAR “”ANÁLISE DA EXPRESSÃO IMUNOHISTOQUÍMICA DE INTERLEUCINA-6 NO REPARO DE LESÃO BUCAL DE RATOS SUBMETIDOS AO TRATAMENTO TÓPICO COM NASTURTIUM OFFICINALE.””, CIOPAR.
  • 2016 Trabalho premiado na modalidade Apresentação Oral – Ciências da Vida- Título: Avaliação Imuno-histoquímica do Sox-2 em Leucoplasia Bucal. Orientanda: Izabela Mozzer. Orientadora: Aline Johann, XXIV SEMIC PUCPR.
  • 2015 Trabalho premiado na modalidade Apresentação Oral – Ciências da Vida- Título: Avaliação da leucoplasia bucal com displasia de baixo risco. Orientanda: Izabela Mozzer. Orientadora: Aline Johann, XXIII SEMIC PUCPR.
  • 2013 Trabalho de PIBIC “”Avaliação da expressão do colágeno no osso alveolar de ratos submetidos à administração de carbonato de lítio”” Premiado entre os dez melhores trabalhos no XXI SEMIC, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.”

Projeto

Análise epidemiológica, clínica, salivar e polimorfismos de genes relacionados a dependência associados ao uso de Narguilé; Imunoexpressão e análise de polimorfismo do oct4, sox2 e nanog em leucoplasia e carcinoma de células escamosas de boca; Metodologias ativas e estilos de aprendizagem em estudantes de Odontologia.

Contato: [email protected]

LATTES

Beatriz Luci Fernandes

Graduada em Engenharia Química (UNICAMP), com mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica (UNICAMP) com ênfase em Bioengenharia, realizou 2 pós-doutorados na área de Engenharia Biomédica. Desde o término da graduação vem trabalhando com Biomateriais aplicados no desenvolvimento de próteses e implantes, focando em suas caracterizações químicas, físicas e mecânicas.

Highlights na carreira

  • Trabalhou no desenvolvimento de próteses ortopédicas totais de quadril e de implantes temporários para a redução de fraturas ósseas durante projeto RHAE CNPq.
  • Orienta projetos com foco no desenvolvimento de biomateriais e de dispositivos médicos inovadores visando facilitar o acesso das pessoas às novas tecnologias e melhorar a sua qualidade de vida.
  • Possui registro de nove patentes relacionadas a novos biomateriais e novos dispositivos médicos.
  • Quatro orientações de doutorado concluídas e 6 em andamento, 21 orientações de mestrado concluídas e 4 em andamento, no Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde.

Projeto

Desenvolvimento de novos biomateriais e novas aplicações dos biomateriais existentes. Este projeto foi idealizado a partir da ciência do grande impacto dos biomateriais na solução de doenças e de traumas. Por isso, tem como objetivo estudar os aspectos envolvidos na seleção, síntese e fabricação dos biomateriais, visando a sua aplicação específica no meio ambiente ou no corpo humano.

Contato: [email protected]

LATTES

Claudia Turra Pimpao

Médica veterinária, com mestrado e doutorado na área. Presidente da comissão de saude única do CRMV-PR. Coordenadora do Projeto de Extensão Barco Saúde Única, desde 2018, auxiliando no manejo populacional de cães e gatos e conscientização da guarda responsável de animais de companhia em comunidades de difícil acesso a saúde única no litoral do Paraná. Palavras-chave: Farmacologia e Toxicologia Veterinária; Resistência Antimicrobiana; efetividade e segurança de novos fármacos; Ecotoxicologia; micotoxinas; Terapias assistidas por animais.

Highlights na carreira

  • 2020 – Prêmio de Destaque no ensino – Premio de Saúde Única Clotilde de Lourdes Branco Germiniani oferecido pelo CRMV-PR
  • 2017-2020 – Homanagens de Excelência Q1 – Produção Científica – PUCPR;
  • 2019 – Prêmio de destaque de mulher empreendedora no Mulheres Paranaenses oferecido Escola de Ciências da Saúde do UniBrasil;
  • 2015 Menção Honrosa – 1º Lugar na Categoria Apresentação Oral da Área de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária (XXIII Seminário de Iniciação Científica).”

Projeto

Saude Única – Visa a integração entre meio ambiente, saúde humana e animal, o objetivo deste projeto é estudar a resistência antimicrobiana nas espécies domésticas e o risco para o meio ambiente e saúde humana, bem como contempla Reabilitação e Sociabilização de Cães de Abrigo para Adoção; Terapias Assistidas com Animais e Implementação de protocolos de identificação de habilidades para terapias em cães de abrigo. Castrações

Contato: [email protected]

LATTES

Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa

Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa, AdvDiplBiotechMSc, PhD.  Professor-Titular Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desenvolve projetos envolvendo biotecnologia microbiana, bioprocessos, biotransformação microbiana de fármacos e influência de xenobióticos na expressão de fatores de virulência de patógenos. 

Highlights na carreira

  • Pesquisador Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária (2013, 2015-2016). 
  • Pesquisador Produtividade Tecnológica da Fundação Araucária (2019-2021). 
  • Membro do Comitê de Área em Biológicas da Fundação Araucária (2020-2024). 
  • Líder do grupo de pesquisa “Unidade de Pesquisa com Xenobióticos”. 
  • Tem 130 artigos publicados no Brasil e no exterior. 

Projeto

“Desenvolvimento de bioprocessos e de bioativos por Biotecnologia Microbiana”. Esse projeto “guarda-chuva” busca desenvolver ou aprimorar bioprocessos para obtenção de substâncias produzidas por microrganismos e que tenham valor como medicamento, nutriente, combustível ou que possa ser empregada para combater poluição ambiental, em especial bioprocessos que envolvam biotransformação microbiana.

Contato: [email protected]

LATTES

Felipe Francisco Bondan Tuon

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR, desempenha pesquisas na área de saúde com foco em microbiologia e doenças infecciosas. Desenvolvimento de biomateriais e dispositivos modificados para prevenção de infecções.

Highlights na carreira

  • Patentes na área de biomateriais
  • Projetos contínuos prospectivos de epidemiologia na área de infecções por bactérias multirresistentes em conjunto com o IHMA (EUA), desde 2017

Projeto

Epidemiologia, tratamento e prevenção das doenças infecciosas bacterianas e fúngicas, como foco no desenvolvimento de novas tecnologias dentro da medicina translacional.

Contato: [email protected]

LATTES

Lucia de Noronha

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994), residência médica e título de especialista em anatomia patológica, mestrado (1998) e doutorado (2001) em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, disciplina de Patologia Médica. Tem experiência na área de Patologia Pediátrica e Perinatal, atuando principalmente em neoplasias, doenças infecciosas e imunohistoquímica. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq nível 2.

Highlights na carreira

  • Bolsa produtividade em pesquisa CNPq Nível 2 desde 2016.
  • Participação na testagem de anticorpos para o diagnóstico de várias doenças virais pandêmicas no Brasil, entre elas a Febre Amarela, o Hantavírus, o H1N1, a Dengue, o Zika vírus e agora o SARS-CoV-2.

Projeto

Investigação de proteínas envolvidas com dano inflamatório e vascular no curso da COVID-19. Vários destes processos foram investigados em amostras post mortem de pacientes com COVID-19, entre eles a via da lesão endotelial, a via do complemento, a via do recrutamento neutrofílico, a via do mastócito, a via da IL-4/IL-13/TGFbeta e a via dos microRNAs. Tem diso investigados também a via de transmissão vertical em gestantes com amostras de placentas.

Contato: [email protected]

LATTES

Luiz César Guarita Souza

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ 2/CNPQ). Orientador de Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado PUCPR – Programa de Ciências da Saúde. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestre em Medicina (Cirurgia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1999), Doutor em Medicina (Cirurgia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Universidade de Paris – INSERM (2001), Pós-Doutor pela USP-INCOR (2004) e Professor Livre Docente pela USP-INCOR (2011). Atualmente é Professor Titular da Escola de Medicina da PUCPR e Adjunto de Cirurgia Cardiovascular da UFPR. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e Membro Especialista pelo DECA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Cardiovascular e Terapias de Regeneração Tecidual com Células Tronco.

Highlights na carreira

  • Pesquisador Produtividade em Pesquisa pelo CNPq
  • Professor Titular da PUCPR
  • Professor Livre Docente USP – INCOR
  • Publicações em revistas de alto impacto envolvendo terapias de regeneração tecidual
  • Percursor do uso de células-tronco para regeneração miocárdica em nosso país

Projeto

Projetos em desenvolvimento que envolvem terapia de regeneração tecidual de células do coração, traqueia, sistema arterial, ósseo, cartilagem e pulmão utilizando células tronco, membrana amniótica, submucosa do intestino e mioblastos esqueléticos.

Contato: [email protected]

LATTES

Maria Teresinha Arns Steiner

Graduada em cursos da área Tecnológica e Exatas (Engenharia Civil e Licenciatura em Matemática), com Mestrado, Doutorada e Pós-Doutorado em Engenharia de Produção, na área de Pesquisa Operacional, vem trabalhando com otimização nas mais diversas áreas e, em especial, na área de saúde. As palavras-chave sobre os principais temas de pesquisa são: otimização no diagnóstico médico por meio de técnicas da Inteligência Artificial; otimização no particionamento de uma cidade em regiões,para um melhor atendimento médico, por meio de modelagem matemática; otimização na programação de horários de trabalho de funcionários em hospitais; dentre outras.

Highlights na carreira

  • Bolsista PQ do CNPq desde 1996, atualmente, nível 1D.
  • Pós-Doc realizado no ITA, São Paulo, em 2005, e Pós-Doc realizado no IST de Lisboa, em 2014.
  • Publicações em periódicos Qualis A1, dentre as quais destacam-se vários artigos voltados à saúde, sendo que os dois principais são: 1) Steiner, M.T.A.; Datta, D.; Steiner Neto, P.J.; Scarpin, C.T.; Figueira, J.R. Multi-objective optimization in partitioning the healthcare system of Parana state in Brazil””. Omega (Oxford), v. 52, p. 53-64, 2014.
    2) Steiner, M.T.A.; Soma, N.Y.; Shimizu, T.; Nievola, J.C.; Steiner Neto, P.J. “”Abordagem de um problema médico por meio do processo de KDD com ênfase à análise exploratória dos dados””. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), v. 13, p. 325-337, 2006.
  • Projeto PRONEX (2018 – 2022): “Paradigmas de Aprendizado de Máquina e Meta-Heurísticas em Problemas de Classificação, Regressão, Otimização e Agrupamento de Dados”. Integrantes: Maria Teresinha Arns Steiner (Integrante); Heitor Silvério Lopes (Integrante); Leandro dos Santos Coelho (Coordenador); Viviana Cocco Mariani (Integrante); Roberto Zanetti Freire (Integrante); Gilberto Reynozo-Meza (Integrante). Financiadores: Fundação Araucária e CAPES (Auxílio financeiro).

Projeto

O principal projeto que vem sendo desenvolvido na área de saúde, “otimização no diagnóstico médico de doenças, por meio de técnicas de Inteligência Artificial”, vem sendo abordado por meio processo KDD (Knowledge Discovery in Databases), sendo que na sua principal etapa, Mineração de Dados, pode-se aplicar Redes Neurais Artificias (RNAs), dentre outras técnicas de Inteligência Artificial. As RNAs deverão aprender a reconhecer uma determinada doença a partir de dados históricos obtidos e estatisticamente tratados, podendo fornecer um diagnóstico para novos casos, com base neste aprendizado.

Contato: [email protected]

LATTES

Roberto Flavio Silva Pecoits Filho

Médico nefrologista e pesquisador clínico. Professor titular da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisador sênior do Arbor Research Collaborative for Health em Michigan, USA. Líder científico para estudos clínicos nas Américas pelo George Institute for Global Health.  Diretor do comitê de Educacao Médica da Sociedade Internacional de Nefrologia. 

Highlights na carreira

  • Pesquisador 1 A do programa de bolsistas produtividade do CNPq.  
  • Em 2016 recebeu o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia.  
  • Em 2020 foi considerado um dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo e o mais influente cientista Brasileiro na sua área de atuação.   
  • Foi investigador principal, líder nacional e parte do comitê diretivo de vários estudos clínicos internacionais na área de doença renal crônica. 
  • Em sua carreira publicou mais de 300 artigos científicos, um Tratado de Nefrologia e palestrou em cerca de 50 países pelo mundo. 

Projeto

Desenvolve projetos na área de Doença Renal Crônica, tais como o “HDFIT – HighVolumeHDF – Hemodiafiltração na Atividade Física e Desfechos Autorreferidos de Pacientes com Doença Renal Crônica: um Estudo Controlado e Randomizado Brasileiroe o projeto “MANÁ – Análise do modelo assistencial ao portador de nefropatia diabética na atenção primária e impacto da atenção secundária estruturada em rede em indicadores de performance clínica. 

Contato: [email protected]

LATTES

Saulo Henrique Weber

Formado em licenciatura em Matemática pela PUCPR, com mestrado e doutorado em Engenharia Florestal pela UFPR e pós-doutorado em Ciência Animal pela PUCPR. Atua como docente desde 2010, lotado no curso de Biotecnologia e leciona nas áreas de bioestatística, cálculo, física e biofísica. Membro do comitê gestor do PIBIC da PUCPR e consultor de estatística do programa de pós-graduação em Ciência Animal da PUCPR. Responsável pela monitoria de bioestatística da Escola de Ciências da Vida há 3 anos, orienta iniciação científica e coorienta trabalhos de mestrado e doutorado. Palavras-chave: modelagem matemática, ovinos, desempenho produtivo.

Highlights na carreira

  • Participação da formação de professores, difusão e exploração de metodologias ativas na educação, promovida pelo consórcio entre universidades do mundo todo.

Projeto

Uma forma de prever, analisar e melhorar a produção é por meio de modelagem matemática. Por esse motivo o objetivo geral do projeto desenvolvido é analisar características produtivas de espécies de interesse zootécnico (ovinos, bovinos e equinos) por meio de modelos matemáticos, em função de diferentes idades, escore corporal, gênero, raça, peso ao nascer, sistema de produção, época do parto, entre outras.

Contato: [email protected]

LATTES