FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

• Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM a partir da edição de 2010, obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);

• Possuir renda familiar mensal bruta per capita conforme definido pelo Ministério da Educação.

O MEC publicou a PORTARIA Nº 533, DE 12 DE JUNHO DE 2020 que trata do processo seletivo do FIES para o 2° Semestre de 2020.

São oferecidas vagas FIES na PUCPR, integrais e parciais para todos os campus (Curitiba, Londrina, Maringá, Toledo e Graduação Online). As inscrições ocorrerão diretamente no site do FIES (http://fies.mec.gov.br/),no período de 28/07 à 31/07 de 2020.

Abaixo o cronograma das etapas do processo:

Chamada Única

04/08 – Resultado Pré-Selecionados;

04/08 a 06/08 – Etapa Complementar a Inscrição;

04/08 a 31/08 – Resultado Pré-Selecionados

Vagas Remanescentes do FIES

Os candidatos que tenham interesse em participar das vagas remanescentes do FIES na PUCPR, poderão se inscrever no site oficial do programa a partir desta terça-feira, dia 06/10 até o dia 13/11.

Poderão se inscrever CANDIDATOS matriculados e não matriculados nas Instituições de Ensino de interesse, fique atento aos prazos pois há datas diferenciadas de acordo com a situação.

  • 6 outubro a 13 de outubro de 2020: Candidatos não matriculados;
  • 6 outubro a 13 de novembro de 2020: Candidatos matriculados.

CONFIRA O EDITAL PARA VAGAS REMANESCENTES DO FIES 

 

Após completar sua inscrição no FIES, o candidato deverá realizar a entrega da documentação em formato digital na PUCPR.

O envio da documentação digital deverá ocorrer em até 02 dias úteis subsequentes a inscrição.

Fique atento aos prazos, documentos recebidos posteriormente não serão aceitos, pois a vaga retorna para o processo de inscrição.

Abaixo o link acesso a plataforma de envio de documentos.

INSCRIÇÃO FIES

Clique aqui para baixar o manual de envio de documentação, contendo todas as orientações para envio dos dados.

Não deixe para última hora pois poderão ser solicitados documentação complementares para conclusão do processo.

Comunicado FIES – PRAZO FINAL

Informamos que a Caixa Econômica Federal (CEF), emitiu comunicado onde incluiu o FIES no rol de serviços essenciais do governo. Dessa forma, estudantes que estavam aguardando o retorno das atividades bancárias para concluir as etapas de renovação ou concessão do FIES, deverão dar continuidade ao processo de forma imediata, conforme orientações abaixo:

Etapas para contratação:

1

Estudante encaminha a documentação para análise da Instituição de ensino;

2

Instituição emite DRI (Documento de Regularidade de Inscrição) assina o documento e disponibiliza para que o estudante encaminhe esse documento ao banco para finalização do processo de contratação;

3

Estudante encaminha a cópia do contrato emitido pelo banco para lançamento do financiamento, via protocolo OnLine.

Etapas para renovação:

1

Instituição solicita a renovação do estudante no sistema do FIES;

2

Estudante analisa se o valor aditado está compatível com sua semestralidade, no sistema do Fies, em caso afirmativo confirma o processo de renovação, em seguida é emitido o tipo de aditamento que poderá ser simplificado ou não simplificado.

    1. Simplificado: Necessário abrir protocolo anexando o comprovante de conclusão da renovação, a instituição irá receber o documento e encaminhar, via digital, a DRM simplificada ao estudante, concluindo assim o processo de renovação.
    2. Não simplificado: Necessário abrir protocolo anexando o comprovante de conclusão da renovação, a instituição irá receber o documento e disponibilizar a DRM não simplificada assinada, devendo assim o estudante comparecer a instituição de ensino para retirada do documento assinado e comparecer a agência bancária para emissão do termo aditivo, em seguida protocolar a cópia do termo aditivo emitido para conclusão do processo de renovação.

 

Em caso de dúvida entre em contato pelo chat do SIGA OnLine, ou [email protected] ou (41) 3271-1813.

Mais orientações:

Acesse a Cartilha do Estudante FIES

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode solicitar o FIES?

Podem solicitar o financiamento os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do FIES em cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.

É exigido o ENEM para o FIES?

Sim. A seleção dos estudantes aptos para a contratação do FIES será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, observadas as demais normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo exigidas:

  • Média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos;
  • Nota na redação do Enem diferente de zero.

O FIES financia todos os cursos?

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do FIES.

O FIES financia os cursos de graduação presenciais ofertados com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), das instituições de ensino superior participantes do FIES.

Os cursos que ainda não possuam avaliação no SINAES e que estejam autorizados para funcionamento, segundo cadastro do MEC, também poderão participar do Programa.

Como faço para me inscrever no FIES?

A inscrição no FIES será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Como conseguir o financiamento?

A única forma de ingresso no Programa é mediante participação em Processo Seletivo de candidatos ao financiamento, de modo a garantir a democratização do acesso ao FIES e, conseqüentemente, ao ensino superior.

Os critérios de seleção são definidos pelo MEC. Estes critérios são impessoais e transparentes e levam em consideração o perfil socioeconômico dos candidatos.

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, na página do FiesSeleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, em data a ser divulgada pelo MEC.

Para efetuar o cadastro, o candidato deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF. A partir desses dados, o sistema automaticamente verificará se o candidato participou do Enem,  e se obteve,  média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero.

Como faço para ter mais informações sobre o FIES?