FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o Estudante que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

• Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM a partir da edição de 2010, obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);

• Possuir renda familiar mensal bruta per capita conforme definido pelo Ministério da Educação.

Etapas do Processo Seletivo

1

Inscrição no site FIES Seleção: Semestralmente nos períodos determinados pelo MEC, os candidatos ao FIES deverão acessar o endereço eletrônico fiesselecao.mec.gov.br e preencher a ficha de inscrição deste financiamento.

2

Inscrição no SisFies: O candidato deverá aguardar o resultado dos pré-selecionados da chamada única publicado nos endereço eletrônico: fiesselecao.mec.gov.br, ou ainda, na Central de Atendimento do MEC.

3

Comparecimento à CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento: Após a conclusão da inscrição no SisFies, o estudante da PUCPR pré-selecionado no FIES deverá comparecer ao Suporte Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) de cada Câmpus com o formulário do FIES e a documentação comprobatória conforme determinado em portaria normativa específica.

4

Comparecimento ao Agente Financeiro: Após comparecimento à CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – o estudante terá 10 dias (estabelecido pelo MEC) para comparecer ao Agente Financeiro para entrevista com análise documental, a fim de que sejam verificadas as informações prestadas nas fichas de inscrições.  Se em todas as etapas houver deferimento, o estudante obterá um contrato de Financiamento Estudantil junto ao agente financeiro, que deverá obrigatoriamente ser entregue à CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – no Suporte Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) de cada câmpus. Somente após isso, será concedido o financiamento nas parcelas por toda semestralidade.

 

Após a contratação, semestralmente o estudante deverá realizar o aditamento do contrato do FIES, bem como deverá cumprir com as regras de aproveitamento acadêmico determinadas pelo MEC.

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode solicitar o FIES?

Podem solicitar o financiamento os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do FIES em cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.

É exigido o ENEM para o FIES?

Sim. A seleção dos estudantes aptos para a contratação do FIES será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, observadas as demais normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo exigidas:

  • Média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos;
  • Nota na redação do Enem diferente de zero.

O FIES financia todos os cursos? Existe algum limite financeiro para os cursos?

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do FIES.

O FIES financia os cursos de graduação presenciais ofertados com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), das instituições de ensino superior participantes do FIES.

Os cursos que ainda não possuam avaliação no SINAES e que estejam autorizados para funcionamento, segundo cadastro do MEC, também poderão participar do Programa.

Como faço para me inscrever no FIES?

A inscrição no FIES será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Como conseguir o financiamento?

A única forma de ingresso no Programa é mediante participação em Processo Seletivo de candidatos ao financiamento, de modo a garantir a democratização do acesso ao FIES e, conseqüentemente, ao ensino superior.

Os critérios de seleção são definidos pelo MEC. Estes critérios são impessoais e transparentes e levam em consideração o perfil socioeconômico dos candidatos.

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, na página do FiesSeleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, em data a ser divulgada pelo MEC.

Para efetuar o cadastro, o candidato deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF. A partir desses dados, o sistema automaticamente verificará se o candidato participou do Enem,  e se obteve,  média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero.

Como faço para ter mais informações sobre o FIES?