FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

• Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM a partir da edição de 2010, obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);

• Possuir renda familiar mensal bruta per capita conforme definido pelo Ministério da Educação.

 

Processo Seletivo Primeiro Semestre de 2021

 O MEC publicou o Edital Nº 69, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020 que trata do processo seletivo do FIES para o 1° Semestre de 2021.

São oferecidas vagas FIES na PUCPR, para todos os campus (Curitiba, Londrina, Maringá, Toledo e Graduação Online). As inscrições ocorrerão diretamente no site do FIES no período de 26/01 à 29/01 de 2021.

Data para conclusão do processo de inscrição dos candidatos que tiveram suas inscrições postergadas de 2020 para 2021

Dos dias 11 à 13 de janeiro, os candidatos que tiveram a inscrição postergada referente ao período de 2020 para o ingresso no 1º semestre de 2021, de acordo com a oferta do curso escolhido, deverão complementar sua inscrição no site do fies http://portalfies.mec.gov.br/ e em seguida, encaminhar a documentação comprobatória para a PUCPR.

CONFIRA AQUI A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Não se esqueça, o prazo para finalizar a inscrição se encerra no dia 13 de janeiro de 2021, de acordo com agenda do MEC.
O encaminhamento da documentação é digital, no site da PUCPR, de acordo com as instruções do Manual do Candidato FIES

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MANUAL

*IMPORTANTE: De acordo com o prazo estipulado para o envio da documentação e a data de validade da sua inscrição, envie com antecedência para que haja tempo hábil de providenciar algum documento faltante, caso necessário.
*As aprovações de concessão do FIES estão condicionadas à abertura de turmas do curso escolhido, como previsto em edital.

Para encaminhar os documentos de acordo com o Câmpus da classificação:
CÂMPUS CURITIBA
CÂMPUS LONDRINA
CÂMPUS MARINGÁ
CÂMPUS TOLEDO

Chamada Única

02/02 – Resultado Pré-Selecionados;
03/02 a 05/02 – Etapa Complementar a Inscrição;
03/02 a 18/03 – Resultado Pré-Selecionados

FIES – PRORROGAÇÃO DE ADITAMENTO

PORTARIA Nº 719, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2020

O MEC|FNDE publicou em 03/12/2020 Portaria informando que o prazo para a realização dos aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo FIES – Fundo de Financiamento Estudantil (contratos assinados até o ano de 2017), simplificados e não simplificados, do 2º semestre de 2020, será prorrogado para o dia 31/12/2020.

 

NOVO FIES – PRORROGAÇÃO DE ADITAMENTO

 A Caixa Econômica Federal enviou comunicado às mantenedoras das IES informando que o período de aditamento para o NOVO FIES (contratos assinados a partir de janeiro de 2018), simplificados e não simplificados, do 2º semestre de 2020, será prorrogado para o dia 10/ 01/2021.

Comunicado da Caixa Econômica Federal na íntegra: NOVO FIES – PRORROGAÇÃO DE ADITAMENTO 2020.2 

Solicitação de Dilatação 1/2021

Foi emitido Comunicado pela Caixa no dia 14/01, a respeito de erros no processo de conclusão da dilatação do FIES Novo (contratos a partir de 2018), solicitamos que o estudante que estudantes que necessitam dilatar (estender o prazo de utilização do financiamento), e tiveram erros no processo de confirmação, encaminhe e-mail para [email protected] até o dia 15/01 para que possamos encaminhar chamado a regional da Caixa, conforme orientação.

COMUNICADO CAIXA – ERRO DILATAÇÃO FIES

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode solicitar o FIES?

Podem solicitar o financiamento os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do FIES em cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.

É exigido o ENEM para o FIES?

Sim. A seleção dos estudantes aptos para a contratação do FIES será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, observadas as demais normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo exigidas:

  • Média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos;
  • Nota na redação do Enem diferente de zero.

O FIES financia todos os cursos?

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do FIES.

O FIES financia os cursos de graduação presenciais ofertados com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), das instituições de ensino superior participantes do FIES.

Os cursos que ainda não possuam avaliação no SINAES e que estejam autorizados para funcionamento, segundo cadastro do MEC, também poderão participar do Programa.

Como faço para me inscrever no FIES?

A inscrição no FIES será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Como conseguir o financiamento?

A única forma de ingresso no Programa é mediante participação em Processo Seletivo de candidatos ao financiamento, de modo a garantir a democratização do acesso ao FIES e, conseqüentemente, ao ensino superior.

Os critérios de seleção são definidos pelo MEC. Estes critérios são impessoais e transparentes e levam em consideração o perfil socioeconômico dos candidatos.

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, na página do FiesSeleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, em data a ser divulgada pelo MEC.

Para efetuar o cadastro, o candidato deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF. A partir desses dados, o sistema automaticamente verificará se o candidato participou do Enem,  e se obteve,  média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero.

Como faço para ter mais informações sobre o FIES?