Identidade Institucional

A Identidade Institucional da PUCPR, compreendida como um modo de ser, está fundamentada em sua própria razão de ser, ou seja, na busca da verdade, garantindo, de forma institucional, uma presença cristã no mundo universitário. Como Universidade, a PUCPR é uma comunidade acadêmica que contribui para a defesa e o desenvolvimento da dignidade humana e, igualmente, para a acolhida, reinterpretação e ressignificação do patrimônio cultural; como Universidade Católica, cumpre suas funções a partir de uma antropologia e uma compreensão de mundo baseadas nos valores do Evangelho; como Universidade Católica Marista, inspira-se na pedagogia marista e nos ideais de São Marcelino Champagnat.

Para garantir a fidelidade à sua missão, a PUCPR possui uma Área Identitária responsável pelas articulações, conteúdos e projetos, que desenvolvem processos evangelizadores, solidários, formativos e de diálogo ciência, cultura e fé. Destacam-se, nesse sentido, duas estruturas principais: a Diretoria de Identidade Institucional e o Instituto Ciência e Fé. Ambas estão vinculadas diretamente à Pró-reitoria de Missão, Identidade e Extensão.

Evangelização na Universidade

A evangelização acontece na PUCPR de forma orgânica e atenta à diversidade de interlocutores e de contextos. Ela objetiva contribuir com a construção de uma “nova humanidade” como expressão do Reino de Deus através de ações que alcancem as fronteiras territoriais e existenciais, que provoquem o diálogo entre a fé e a razão e que apresentem possibilidades de incidência na realidade.

Em conformidade com a Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae (n. 49), todas as atividades fundamentais da Universidade estão ligadas e harmonizadas com a missão evangelizadora da Igreja. Nesse sentido, a PUCPR dispõe de estruturas e processos específicos que favorecem a ação evangelizadora no espaço universitário, tais como o Observatório de Evangelização e Pastoral e a Paróquia Universitária.

Pastoral da PUCPR

A Pastoral da Universidade da PUCPR faz parte da Diretoria de Identidade Institucional, que está vinculada à Pró Reitoria Comunitária. Contribui com a realização da Missão da Universidade, articulando e dinamizando o processo evangelizador a partir de metodologias diversificadas e adaptadas aos diferentes públicos, com foco prioritário nas juventudes. Empenha-se no diálogo entre os princípios do evangelho e o universo acadêmico, considerando a busca da verdade e da justiça, a vivência da solidariedade, o desenvolvimento dos jovens, a comunhão eclesial e os valores maristas, tendo em vista a integração entre fé, cultura e vida.

saiba mais

Observatórios

Inspirados no humanismo-cristão e nos valores maristas, os Observatórios são dispositivos para compreender e acompanhar um fenômeno, um domínio ou um tema estratégico com vistas a promover uma ação transformadora. Sua existência favorece a concepção, a implantação e o desenvolvimento de políticas, programas e projetos, por meio de processos participativos e atuação em rede.

A Área Identitária dispõe de quatro observatórios: Observatório das Juventudes, Observatório de Evangelização e Pastoral, Observatório de Educação para a Solidariedade e Observatório de Educação para a Interioridade. A atuação destes Observatórios se desenvolve por meio do reconhecimento e análise do fenômeno e leitura crítica da realidade; do desenvolvimento de conteúdo programas e projetos; da assessoria, suporte e consultoria; da formação e capacitação; da intervenção na realidade e da representatividade em espaços deliberativos e consultivos.

Instituto Ciência e Fé

O Instituto Ciência e Fé da PUCPR tem como objetivo apontar novos questionamentos e buscar fundamentação epistemológica para responder, de forma atualizada, aos principais desafios sociais, científicos, religiosos e culturais de nossa época. Inserido no universo acadêmico, e a partir da abordagem de assuntos que tangem à existência humana e sua relação com o transcendente, o Instituto Ciência e Fé promove a aproximação entre as pessoas, em que a escuta qualificada e a interlocução transparente se transformam em fontes originárias para as buscas de sentido, que, para aqueles que acreditam, traduz-se na experiência de Deus e, para outras pessoas, num encontro com o desconhecido.

Quatro eixos compõem a maneira de ser e de agir do Instituto Ciência e Fé: investigação, difusão e publicação qualificada de conteúdos; organização e disponibilização de informações, indicadores, resultados de pesquisas estatísticas e bibliografias; realização de eventos e projetos específicos como cursos, entrevistas, congressos, mesas redondas, fóruns, debates, com os mais reconhecidos pensadores nacionais e internacionais; desenvolvimento de grupos de trabalho e estudos.

saiba mais

Projeto Comunitário

O Projeto Comunitário é uma disciplina comum a todos os cursos de graduação da PUCPR. Tem como objetivo viabilizar a sensibilização, formação e participação dos estudantes em diversas ações sociais voltadas aos mais diferentes públicos. Com vistas à construção de sujeitos solidários, este projeto contribui para a formação profissional e humana dos acadêmicos ao estimular o aprendizado e a convivência, o respeito às diferenças, a valorização da vida, a ampliação da visão de mundo por meio de trocas de experiências e a reflexão sobre o papel de cada cidadão na sociedade.

saiba mais

Eixo Humanístico

O Eixo Humanístico é parte constitutiva da missão ética, cristã e marista da PUCPR. Aliando o conhecimento técnico-científico à reflexão teológica, filosófica e ética, a Universidade pretende formar profissionais competentes e cidadãos comprometidos com a sociedade em que vivem.

Por meio das disciplinas de Filosofia, Ética e Cultura Religiosa, presentes no currículo de todos os cursos de graduação, o Eixo Humanístico contribui para a formação integral dos estudantes, estabelecendo relações entre o humano, o social, o tecnológico, o biológico e o transcendente.

Formação docente e de colaboradores

Por meio de um processo constante de identificação das necessidades e anseios dos seus colaboradores e seu corpo docente, a PUCPR oferece um amplo programa de formação continuada, nos âmbitos pedagógicos, técnicos e identitários.

Mediante atividades diversificadas de qualificação, reflexão, vivência e oração docentes e colaboradores são convidados a testemunhar valores e exercitar o diálogo ecumênico e inter-religioso junto aos estudantes, acompanhando-os e inspirando-os aos ideais acadêmicos e nos princípios de uma vida autenticamente humana.