Identidade Institucional

Na PUCPR, para que a identidade perpasse todas as ações e todos os processos, estabeleceu-se a Área Identitária, organismo que compreende a atuação da Diretoria de Identidade e do Instituto Ciência e Fé. Seu objetivo é consolidar processos identitários de altíssima qualidade junto à comunidade universitária, à Igreja, ao Instituto Marista e à sociedade, com: Testemunho do Reino; Qualificação das frentes de atuação; Desenvolvimento de inteligência identitária; Melhora de resultados em profundidade e amplitude; Otimização de recursos.

| Dimensões de atuação: Formação; Currículo; Eventos; Acompanhamento.

| Opções Pedagógico-Pastorais: Sendo uma Universidade Católica, temos uma intencionalidade ao lidar com os horizontes e fronteiras escolhidos, traduzida em nossas opções pedagógico-pastorais: Respeito à diversidade de interlocutores; Diálogo intercultural, ecumênico, inter-religioso e entre crentes e não crentes; Atenção aos sinais dos tempos; Solidariedade socioambiental; Corresponsabilidade nos processos de formação; Cuidado com as periferias geográficas e existenciais.

| Horizontes: A ideia de horizontes assinala as perspectivas, esperanças e possibilidades que vislumbramos como parte do cenário que queremos alcançar. Pensar horizontes é pensar sobre onde queremos chegar e como. Nessa perspectiva, a PUCPR, a partir de sua identidade, assume como horizontes: Sentido de vida; Cultura da paz; Democracia e justiça social.

| Fronteiras: Diante dos horizontes mencionados, a Área Identitária da PUCPR assumiu a dimensão de ‘fronteiras’ como locus temático e metodológico que ainda não foi alcançado e que nos desafia. Para o biênio 2018-2019, as prioridades são:

HORIZONTE FRONTEIRA
Sentido de vida Ansiedade, depressão e suicídio

Cultura Vocacional

Cultura da paz Intolerância e preconceito
Democracia e justiça social Violação de direitos

 

Observatório de Educação para a Interioridade

O Observatório de Educação para a Interioridade ofertado pela PUCPR promove reflexões e experiências de cultivo da interioridade entre os membros da comunidade acadêmica. O projeto está em consonância com os princípios da identidade cristã e marista. Conheça os programas que fazem parte deste Observatório:

Programa de Meditação

A prática meditativa regular é um fator decisivo no controle de transtornos emocionais, como o estresse e a ansiedade. Com o objetivo de atuar na prevenção e proporcionar um encontro interno para cada indivíduo, a Área Identitária da PUCPR criou o Programa de Meditação. No projeto, o participante deverá escolher uma das modalidades das oficinas de meditação, sendo elas: Tradição Monástica Cristã, Tradição Oriental e Meditação Ativa e Integrativa. O programa será realizado na nova Sala de Meditação Thomas Merton (2ª andar do Bloco Amarelo). Para se inscrever, clique aqui.

Oficinas de Filosofia e Interioridade

Compreender o ser humano e o mundo é uma forma de ampliar a visão a respeito da vida e de si mesmo. Para trazer grandes reflexões, serão realizadas na PUCPR Oficinas de Filosofia e Interioridade. Entre eles estão Aristóteles, Sêneca, Montaigne, Rousseau, Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger, Merleau-Ponty, Pierre Hadot e Focault.
A iniciativa oportunizará um conhecimento mais profundo sobre pensadores da história que mudaram a forma de pensar da sociedade.
Para participar e saber mais informações, clique aqui.

Programa de Acompanhamento Espiritual

Algumas situações da vida podem se tornar mais leves e compreensíveis quando compartilhadas com outras pessoas. Pensando nisso, o Observatório de Educação para a Interioridade oferta o Programa de Acompanhamento Espiritual. Neste projeto, o interessado poderá escolher entre as modalidade ofertadas: Orientação Espiritual, Direção Espiritual e Confissão Sacramental. Para participar do Programa, as inscrições devem ser feitas diretamente na Paróquia Universitária Jesus Mestre.

Observatório de Educação para a Solidariedade

Atua na articulação e no desenvolvimento de políticas, diretrizes, projetos e pesquisas que visam ao desenvolvimento da sensibilidade e da solidariedade da comunidade acadêmica.

Observatório de Evangelização

Articula e dinamiza processos evangelizadores a partir de metodologias diversificadas e adaptadas aos diferentes públicos. Empenha-se no diálogo entre os princípios do evangelho e o universo acadêmico, considerando a busca da verdade e da justiça.

Coordenação Pedagógica

Numa perspectiva de educação dialógica e transformadora, a coordenação pedagógica é concebida como um espaço de articulação, de proposição e de apoio aos programas, projetos e ações desenvolvidos pela Área de Identidade Institucional, especialmente àqueles de caráter acadêmico. Estão sob a sua responsabilidade: Eixo Humanístico e Projeto Comunitário.

Observatório das Juventudes

Por meio de ações de pesquisa, articulação e incidência, busca favorecer processos acadêmicos, sociais e políticos voltados aos anseios e às necessidades da população jovem.

Evangelização na Universidade

A evangelização acontece na PUCPR de forma orgânica e atenta à diversidade de interlocutores e de contextos. Ela objetiva contribuir com a construção de uma “nova humanidade” como expressão do Reino de Deus através de ações que alcancem as fronteiras territoriais e existenciais, que provoquem o diálogo entre a fé e a razão e que apresentem possibilidades de incidência na realidade.

Em conformidade com a Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae (n. 49), todas as atividades fundamentais da Universidade estão ligadas e harmonizadas com a missão evangelizadora da Igreja. Nesse sentido, a PUCPR dispõe de estruturas e processos específicos que favorecem a ação evangelizadora no espaço universitário, tais como o Observatório de Evangelização e Pastoral e a Paróquia Universitária.

Paróquia Universitária

Com a missão de encarnar a fé nas atividades universitárias, a Paróquia Jesus Mestre oferece à comunidade a oportunidade de assimilar, na vida cotidiana, a Verdade expressa no Evangelho. Em comunhão com toda a Igreja, promove atendimento espiritual, momentos de reflexão e de oração, catequese e celebração dos sacramentos, em especial da Eucaristia.

Instituto Ciência e Fé

O Instituto Ciência e Fé da PUCPR tem como objetivo apontar novos questionamentos e buscar fundamentação epistemológica para responder, de forma atualizada, aos principais desafios sociais, científicos, religiosos e culturais de nossa época. Inserido no universo acadêmico, e a partir da abordagem de assuntos que tangem à existência humana e sua relação com o transcendente, o Instituto Ciência e Fé promove a aproximação entre as pessoas, em que a escuta qualificada e a interlocução transparente se transformam em fontes originárias para as buscas de sentido, que, para aqueles que acreditam, traduz-se na experiência de Deus e, para outras pessoas, num encontro com o desconhecido.

Quatro eixos compõem a maneira de ser e de agir do Instituto Ciência e Fé: investigação, difusão e publicação qualificada de conteúdos; organização e disponibilização de informações, indicadores, resultados de pesquisas estatísticas e bibliografias; realização de eventos e projetos específicos como cursos, entrevistas, congressos, mesas redondas, fóruns, debates, com os mais reconhecidos pensadores nacionais e internacionais; desenvolvimento de grupos de trabalho e estudos.

saiba mais

Projeto Comunitário

O Projeto Comunitário é uma disciplina comum a todos os cursos de graduação da PUCPR. Tem como objetivo viabilizar a sensibilização, formação e participação dos estudantes em diversas ações sociais voltadas aos mais diferentes públicos. Com vistas à construção de sujeitos solidários, este projeto contribui para a formação profissional e humana dos acadêmicos ao estimular o aprendizado e a convivência, o respeito às diferenças, a valorização da vida, a ampliação da visão de mundo por meio de trocas de experiências e a reflexão sobre o papel de cada cidadão na sociedade.

saiba mais

Eixo Humanístico

O Eixo Humanístico é parte constitutiva da missão ética, cristã e marista da PUCPR. Aliando o conhecimento técnico-científico à reflexão teológica, filosófica e ética, a Universidade pretende formar profissionais competentes e cidadãos comprometidos com a sociedade em que vivem.

Por meio das disciplinas de Filosofia, Ética e Cultura Religiosa, presentes no currículo de todos os cursos de graduação, o Eixo Humanístico contribui para a formação integral dos estudantes, estabelecendo relações entre o humano, o social, o tecnológico, o biológico e o transcendente.

Formação docente e de colaboradores

Por meio de um processo constante de identificação das necessidades e anseios dos seus colaboradores e seu corpo docente, a PUCPR oferece um amplo programa de formação continuada, nos âmbitos pedagógicos, técnicos e identitários.

Mediante atividades diversificadas de qualificação, reflexão, vivência e oração docentes e colaboradores são convidados a testemunhar valores e exercitar o diálogo ecumênico e inter-religioso junto aos estudantes, acompanhando-os e inspirando-os aos ideais acadêmicos e nos princípios de uma vida autenticamente humana.