PROUNI

O PROUNI é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior, em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior.
Você pode ser um dos contemplados com a bolsa de estudos do PROUNI, com 100% ou 50% de bolsa até o final do seu curso, desde que ingresse pelo PROUNI e atenda semestralmente às regras de aproveitamento acadêmico determinadas pelo MEC.
Podem se inscrever no PROUNI os candidatos que não possuem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem do ano anterior e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame, e nota acima de zero na redação.
Para acessar o edital com todas as portarias normativas, clique aqui.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa; para as bolsas parciais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

 

A inscrição é gratuita, ocorre todo semestre e é efetuada exclusivamente pela internet, no site do governo http://siteprouni.mec.gov.br/.

Quando abrem as inscrições para o ProUni?

O período de inscrição do Prouni, em cada processo seletivo, é divulgado em Cronograma. A inscrição deve ser efetuada exclusivamente pela internet, disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação. – http://prouniportal.mec.gov.br/

Posso participar do ProUni sem ter feito o Enem?

Não. O Programa Universidade para todos (ProUni) oferta bolsas de estudo integrais e parciais de 50% usando como critério de seleção o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, não é possível se inscrever no programa sem que o candidato tenha feito o exame.

Posso usar qualquer edição do Enem?

Para concorrer a oferta inicial de bolsas que acontece todo semestre são aceitas somente as notas do último exame. Já para vagas remanescentes, são aceitas notas de exames feitos a partir de 2010.

Qual é a relação entre o ProUni e o Enem?

Só pode se candidatar ao ProUni, o estudante que tenha participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e alcançado no mínimo 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.

Quem já tem curso superior pode participar do ProUni?

Não. Podem participar do ProUni somente estudantes que ainda não possuam diploma de curso superior.

Já sou aluno de Instituição Pública, e fui contemplado com uma bolsa do ProUni, posso manter as duas matrículas?

Não, o candidato deverá optar por um dos dois benefícios. Para que seja concedida a bolsa ProUni ao candidato, este deverá cancelar ou encerrar sua matrícula na instituição pública.

Já sou bolsista ProUni 50% posso me inscrever para outra bolsa 100%?

Sim, desde que atenda a todos os critérios do programa, e que a inscrição não seja para o mesmo semestre de aprovação.

Sou bolsista do ProUni 50%, posso tentar concorrer para outra bolsa de 50% e utilizar as 02 bolsas?

Não. As bolsas do ProUni não são acumulativas.

Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo ProUni?

  • Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Já sou bolsista pelo ProUni em um determinado curso, posso realizar nova inscrição para outro curso?

Sim, desde que atenda a todos os critérios do programa, e que a inscrição não seja para o mesmo semestre de aprovação.

É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição durante o processo de inscrição do Prouni?

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

O ProUni reserva cotas para afrodescendentes, indígenas e para as pessoas com deficiência?

Sim, o ProUni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou afrodescendentes. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Lembrando que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do ProUni.

Como solicito a bolsa permanência?

A bolsa permanência é um benefício concedido apenas a estudantes com bolsa integral do Prouni em utilização, matriculados em cursos presenciais com no mínimo 06 semestres de duração e cuja carga horária média seja igual ou superior a 06 horas diárias de aula, de acordo com os dados cadastrados pelas instituições de ensino junto ao MEC. No momento o único curso da PUCPR  que atende as regras do programa é o de Medicina.

“O estudante apto ao benefício deverá abrir uma conta corrente individual no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Não são aceitas contas tipo poupança, contas eletrônicas (operação 023 da CAIXA), contas com mais de um titular ou contas abertas com CPF diferente daquele do estudante contemplado com o benefício.

Protocolar os documentos via web aluno – ProUni bolsa permanência.

 

Sou bolsista de outra IES como transferir minha bolsa para a PUCPR?

A transferência só será permitida quando houver oferta de vagas via edital. No momento não há previsão de abertura de Edital para transferência Externa do ProUNI.

Como calcular a renda familiar por pessoa?

A renda familiar por pessoa é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%.

Como saber quem é o meu grupo familiar?

Entende-se como grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio.

Fui pré-selecionado pelo ProUni nos cursos do AMERICAN ACADEMY além dos documentos descritos na Portaria Normativa o que devo fazer?

Para ingresso no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades (American Academy) e o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (American Academy Health) os estudantes terão um processo seletivo adicional composto por:

– Apresentação de carta de motivação;

– Análise do Histórico Escolar do Ensino Médio;

– Comprovante de Proficiência em Inglês. Carta de motivação;

E se não houver formação de turma para o curso em que fui pré-selecionado?

A bolsa do Prouni só pode ser concedida caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso. Isso ocorre somente quando há número mínimo necessário de alunos matriculados para a formação de uma turma inicial. Os candidatos pré-selecionados para cursos, nos quais não houver formação de turma, serão reprovados. Terão direito à bolsa apenas os candidatos que já estiverem matriculados no respectivo curso. Os candidatos reprovados por não formação de turma continuarão a concorrer na chamada seguinte. Caso não sejam pré-selecionados, podem manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni.

Fui aprovado, quando recebo o termo de concessão da bolsa Prouni?

O termo será enviado por e-mail, em data a ser definida pela Instituição.

Estou com dificuldade para acessar a plataforma de inscrição no processo seletivo do ProUni, pois não recebi login e senha de acesso. O que devo fazer para realizar a minha inscrição?

  1. Acesse o site da PUCPR em https://www.pucpr.br/estude-na-pucpr/graduacao/formas-de-ingresso/prouni/, verifique as informações constantes a respeito do processo de inscrição.
  2. Confira se o seu nome consta na lista dos pré classificados no site oficial do governo: https://prounialuno.mec.gov.br/
  3. Acesse o link de acordo com o Campus de sua classificação, disponível no site da PUCPR, https://www.pucpr.br/estude-na-pucpr/graduacao/formas-de-ingresso/prouni/, insira o login e a senha conforme e-mail encaminhado para o endereço de e-mail informado em sua inscrição na PUCPR, lembrando que deverá selecionar o campus de pré-seleção. Caso tenha dificuldade de identificar o e-mail encaminhado com seu login e senha busque em sua caixa de entrada o seguinte e-mail [email protected], o login e senha será encaminhado em até 24 horas após a publicação do resultado. Se ainda assim, possuir dificuldades favor encaminhar e-mail para [email protected] informar seu nome completo e CPF.

Como verifico sobre o início das aulas, recesso e demais informações?

Segue link de acesso ao calendário acadêmico.

https://www.pucpr.br/estudante/graduacao/calendario-academico/

Estou com a matrícula trancada e bolsa suspensa, como solicito a reabertura?

Favor verificar o período de abertura via calendário acadêmico https://www.pucpr.br/estudante/graduacao/calendario-academico/

 

E solicitar o pedido de abertura para análise do setor acadêmico pelo seguinte endereço:

Reabertura de matrícula

Como faço para obter mais informações sobre o ProUni?

Acesse o site http://prouniportal.mec.gov.br/index.php  e acompanhe regularmente o site do ProUni na PUCPR

Quais documentos preciso apresentar para o Processo Seletivo do Prouni?

A listagem dos documentos básicos consta no site do ProUni na PUCPR ou acessar o site oficial do governo, onde consta de forma detalhada a lista dos documentos obrigatórios para cada situação de renda:

http://prouniportal.mec.gov.br/tire-suas-duvidas-pesquisa/documentacao

Eu e os demais integrantes do meu Grupo Familiar não temos nenhum comprovante de endereço em nosso nome como devo proceder?

Você encontra todos os modelos de declaração no site do ProUni na PUCPR 

No caso de não ser casado(a) legalmente qual documento posso apresentar?

Você encontra todos os modelos de declaração no site do ProUni na PUCPR 

Como posso comprovar o pagamento ou recebimento pensão alimentícia informalmente?

Você encontra todos os modelos de declaração no site do ProUni na PUCPR 

Como posso comprovar que não convivi ou que tive uma convivência maritalmente e que atualmente encontro-me separado(a) de fato?

Você encontra todos os modelos de declaração no site do ProUni na PUCPR 

Como comprovar divórcio, separação ou óbito dos pais?

  • Comprovante de separação ou divórcio dos pais ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do candidato por essas razões.
  • Caso a ausência, no grupo familiar, de um dos pais ocorra em função de motivo diverso dos constantes acima, o candidato deve apresentar declaração, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a situação fática específica, a critério do coordenador do Prouni.

Você encontra todos os modelos de declaração no site do ProUni na PUCPR 

No caso de exercício de atividade profissional sem nenhum tipo de vínculo empregatício como posso declarar minha atividade profissional atual e renda?

Se você não tem outra forma de comprovação conforme as já mencionadas na Portaria Normativa poderá comprovar através de modelo disponível no site do ProUni na PUCPR .

Sou maior de 18 anos porém não tenho CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e não recebo nenhum tipo de remuneração de que maneira posso realizar a comprovação?

Você encontra todos os modelos de declaração no site do ProUni na PUCPR 

Estou com dificuldade para anexar documentos na plataforma, como devo proceder?

Consulte o manual de inscrição disponível no site do ProUni na PUCPR . Fique atento ao tipo de arquivo a ser anexado, deve ser no formato PDF ou JPEG com tamanho máximo de 8 MB;

Preciso anexar mais documentos na plataforma e não há mais espaço para inserir anexos, como devo proceder?

Para cada membro do grupo familiar é possível anexar até 4 documentos complementares, na opção de “Documentos Complementares”. Se necessário, consolide algumas informações em um PDF único para facilitar o envio (atente para o tamanho máximo de arquivo de 8MB). Em caso de dúvidas quanto ao envio de documentação, consulte o manual no site do ProUni na PUCPR.

Enviei os documentos, gostaria de saber se foi analisado, ou se está faltando algum documento?

A documentação é analisada gradativamente e, se houver necessidade de novos documentos complementares, haverá a comunicação por e-mail, acompanhe diariamente.

Onde verifico o resultado oficial dos candidatos dos aprovados?

O resultado final oficial será publicado no site do ProUni na PUCPR de acordo com o cronograma por chamada, lembrando que a divulgação ocorre até o final do dia constante no cronograma.

Não recebi o login e senha para acessar plataforma de confirmação de matrícula, como proceder?

O login e senha é o mesmo utilizado no seu processo de inscrição, lembrando que a senha é atualizada após o primeiro acesso, de acordo com a data de nascimento cadastrada no processo seletivo.

Outro ponto importante é que a plataforma de confirmação de matrícula não é acessada pelo mesmo hiperlink de inscrição, consulte na lista de aprovados o hiperlink de acordo com o campus para confirmação da matrícula.

Não recebi meu login e senha para acesso ao Webaluno, como proceder?

Se for o caso de bolsista parcial, é preciso realizar o pagamento da matrícula e do saldo restante, para que seja realizada a confirmação de matrícula e, após o pagamento e baixa do título, em até 5 dias receberá o login e senha.

Se for o caso de bolsista integral dos cursos presenciais, após a publicação do resultado, em até 5 dias será encaminhado o login e senha para acesso ao WebAluno.

Se for o caso de bolsista integral dos cursos online, após a publicação do resultado, em até 5 dias, irá receber comunicações a respeito do processo. Aguardar o comunicado a respeito do processo de matrícula e login e senha diretamente do seu polo.

Sou bolsista integral e nos procedimentos de matrícula, consta como se tivesse que realizar o pagamento, isso está correto?

Como você possui bolsa integral, o título apresentado estará com o seu valor zerado, ou seja, com isenção de pagamento. Dê continuidade aos processos de confirmação de matrícula normalmente.

Sou bolsista dos cursos presenciais. Quais os procedimentos de matrícula e documentos a serem apresentados?

Os procedimentos de matrícula estão disponíveis para consulta no site e dúvidas pontuais poderão ser sanadas também pelo  Whatsapp

Sou bolsista dos cursos Online. Quais os procedimentos de matrícula e documentos a serem apresentados?

Curitiba – [email protected] –

Londrina – [email protected] –

Toledo – [email protected] –

Maringá – [email protected] –

Cascavel – [email protected] –

Guarapuava – [email protected] –

Ponta Grossa – [email protected] –

Atendimento também pelo Whatsapp