Ouvidoria

Por meio deste canal, estudantes, professores, corpo técnico-administrativo e comunidade extrauniversitária podem manifestar sua satisfação ou insatisfação, além de sugestões sobre sua relação com a PUCPR, visando o aperfeiçoamento do modelo administrativo e das ações institucionais, em suas diferentes instâncias administrativas e acadêmicas.

Tem o intuito de conhecer o grau de satisfação do usuário, buscar soluções para as questões levantadas e oferecer sugestões aos gestores institucionais para o aprimoramento das atividades acadêmicas. Objetiva também ouvir a comunidade, acompanhar e monitorar as demandas, mediar conflitos e aperfeiçoar o processo de trabalho dentro da Instituição, promover o desenvolvimento, junto às várias instâncias acadêmicas e administrativas de medidas que favoreçam a participação da comunidade interna e externa na garantia de direitos e na promoção da melhoria das atividades desenvolvidas pela Instituição.

Possuo algumas disciplinas pendentes, ficarei retido em meu período?

Não há mais a regra para retenção de período. O aluno que possuir pendências, não importando quantas sejam, poderá avançar de período de forma automática, não necessitando de autorização da Coordenação nem de Protocolo ao SIGA. De todo modo é recomendável que você não acumule pendências, ou seja, procure cursá-las à medida que avança no curso.

Qual o procedimento para cancelar a Taxa do DCE?

Os alunos que não desejarem colaborar com as suas representações estudantis podem declinar mediante solicitação a ser encaminhada ao DCE (enfrente ao Portão II ao lado Bloco Vermelho) e requerer formulário de cancelamento para entrega no SIGA.

Não consigo visualizar notas e faltas

Inicialmente verificar junto ao professor ou à coordenação se as informações já foram lançadas. Caso tenham sido lançadas, entrar em contato com o  Setor de Suporte Help Desk:

Ramal: 1558 ou telefone: (41) 3271-1558

Email: helpdesk@pucpr.br

Como Solicitar Histórico Escolar e Atestado de Matrícula?

Histórico Escolar

  •  Solicitação somente via IGER.
  •  Após o pagamento da  taxa acompanhe pelo IGER a finalização do protocolo.
  •  A retirada do documento será na Secretaria do seu bloco.

Atestado de Matrícula

  •  Agora você poderá obter seu atestado de matrícula diretamente no Portal do Aluno. Basta cumprir os seguintes passos:
  •  Após acessar o sistema, na Página Inicial em “solicitações”, você deve escolher a opção “Atestado de Matrícula”;
  •  Na nova tela, selecione “Atestado de Matrícula” e clique em “Solicitar”. Será apresentada uma mensagem de confirmação;Para impressão do atestado de matrícula, volte à Página Inicial e clique em “Minhas Solicitações”;
  •  Na nova tela disponibilizada, selecione “Baixar arquivo solicitado”, resultando o arquivo em PDF para impressão.

Como alterar a senha da biblioteca de aluno?

Para realizar a troca de senha da biblioteca/Eureka existem duas formas:

Opção 1:

Acessar ao Sistema IGER -> Clicar no menu Iniciar >Papirus > Documentos-> Novo > Selecione a opção alteração de senha pessoal > Informe a nova senha e redigite-a, logo em seguida clique no botão “Gravar”. Observação: Esta senha é composta somente por números, sendo (mínimo 4 máximo 6).

Opção 2:

Acessar Intranet (Portal do aluno) na página inicial clicar no link: “Alterar senha da biblioteca” > Informe a nova senha e redigite-a, logo em seguida clique no botão “Gravar”. Observação: Esta senha é composta somente por números, sendo (mínimo 4 máximo 6).

Dificuldade em acessar Intranet, IGER ou Webmail?

Se você tiver dificuldades com o acesso aos sistemas da PUCPR, deve entrar em contato  diretamente com a área responsável pelo suporte. Ligue para: (41) 3271-1558 – Help Desk

Como trocar a senha de e-mail do Aluno?

Passo 1: Realize acesso ao site http://www.outlook.com.

Passo 2: Acesse ao Link “Não consegue acessar sua conta”;

Passo 3: Informe os dados da sua conta, exemplo: login.rede@pucpr.br, informe os caracteres de segurança.

Exemplo: “ypsdxly6”, em seguida clique em “Avançar”.

Para maiores informações, entre em contato com o setor Help Desk: (41) 3271-1558

Trancamento de Matrícula

Com a aproximação do fim do semestre, é necessário se atentar em 2 regras: Para o aluno que optar no trancamento da matrícula para ESTE SEMESTRE, deverá realizar a solicitação até o dia 30/11/2015. O aluno perderá todas as notas e terá que cursar novamente as disciplinas. Nesse caso, não precisará pagar o boleto de Dezembro. Trancamentos realizados a partir de 01/12 tem efetividade em 1/2016, ficando o boleto de Dezembro em aberto.