Pastoral da PUCPR

A Pastoral da Universidade da PUCPR faz parte da Diretoria de Identidade Institucional, que está vinculada à Pró Reitoria Comunitária. Contribui com a realização da Missão da Universidade, articulando e dinamizando o processo evangelizador a partir de metodologias diversificadas e adaptadas aos diferentes públicos, com foco prioritário nas juventudes. Empenha-se no diálogo entre os princípios do evangelho e o universo acadêmico, considerando a busca da verdade e da justiça, a vivência da solidariedade, o desenvolvimento dos jovens, a comunhão eclesial e os valores maristas, tendo em vista a integração entre fé, cultura e vida.

Os programas de pastoral Espiritualidade, Identidade & Liderança, Voluntariado, constituem uma opção metodológica integrada, na qual são contemplados aspectos centrais no processo de evangelização do estudante na universidade, como: espiritualidade, projeto de vida, solidariedade e identidade institucional e pessoal.

Os pressupostos evangélicos têm como finalidade contribuir no processo de planejamento pastoral, sendo este um importante recurso de sistematização e organização da ação evangelizadora em âmbito universitário. São eles:

O Evangelho e os Valores Institucionais como vitais; Dinamização entre fé e vida: solidariedade dignidade da pessoa humana; O jovem universitário como lugar teológico, Uma Pastoral Evangelizadora; Espiritualidade Cristã e Mística Marista.

Visão

A Pastoral da PUCPR pretende ser reconhecida como responsável por processos de evangelização orgânicos, criativos e permanentes no ambiente acadêmico com foco prioritário nas juventudes, contribuindo assim para o reconhecimento dos valores cristãos e maristas como referencias de solidariedade, justiça e espiritualidade.

Valores

Os valores que emergem de nossa missão são descobertos no dia a dia de cada um de nós, em meio aos desafios e às atividades. Possuímos um estilo de condução dos processos baseados em valores próprios do Evangelho e do carisma marista, herança de São Marcelino Champagnat e dos primeiros irmãos. Acreditamos que, ao focar este núcleo valorativo podemos desenvolver de forma mais eficaz nossas ações, são eles: simplicidade, interculturalidade, espírito de família, espiritualidade, presença, solidariedade, amor ao trabalho.

Agenda

Auto de Natal

Início: 11/12/17

Término: 13/12/17

Local: Casa Estrela - PUCPR

Saiba mais

Missa de Natal

Início: 11/12/17

Término: 11/12/17

Local: Paróquia Universitária Jesus Mestre

Saiba mais

FTD Digital Arena apresenta: Sessões de Astronomia e Filme Fulldome 360º no planetário

Início: 02/12/17

Término: 02/12/17

Local: FTD Digital Arena – ao lado do Portão 1

Saiba mais

Encerramento NAPI

Início: 30/11/17

Término: 30/11/17

Local: Auditório Tristão de Ataíde

Saiba mais
Ver agenda completa

Espiritualidade do dia

“A criança é o campo que Deus nos deu para cultivarmos o rebento novo, a planta frágil, que um dia será árvore carregada de todos os frutos de virtude”. São Marcelino Champagnat

Protagonistas em nossa sociedade. A Pastoral Juvenil Marista (PJM) tem por objetivo estabelecer um processo de formação integral que desenvolva os aspectos da espiritualidade, da eclesialidade, da autonomia, do aprofundamento no carisma marista, do protagonismo juvenil e da intervenção na sociedade. É uma proposta educativo-evangelizadora que almeja, por meio da escuta e participação dos jovens, capacitá-los para encontrar respostas autênticas aos anseios e necessidades fundamentais das juventudes e da evangelização.

saiba mais

Notícias

Faça parte da Pastoral da PUCPR

Confira alguns momentos dos projetos e ações da Pastoral da PUCPR

AnteriorPróximo