Voluntariado – Câmpus Maringá

A solidariedade constitui um dos valores fundamentais desta Instituição, enquanto Pontifícia, Universidade, Católica e Marista. Por meio do programa de Voluntariado, procuramos elaborar propostas que vão ao encontro do dinamismo inerente ao jovem universitário, oferecendo-lhe oportunidades de atuação em projetos que visam promover a dignidade humana, a educação para os valores humanos e a formação para uma cultura de solidariedade, aproximando-se, assim, do sonho do nosso Fundador Marcelino Champagnat, que buscou a plenitude de vida humana por meio de uma Educação emancipadora.

Conheça também: Programa Identidade & Liderança e Programa Espiritualidade.

Formação teórica e vivencial sobre conteúdos que possibilitem ao estudante um conhecimento global sobre aspectos concernentes ao voluntariado.

Metodologia: É realizado durante um sábado em uma edição ao ano, com duração de 08 horas. A temática é desenvolvida a partir da metodologia Ver, Julgar e Agir: Ver a realidade por meio de uma análise dos contextos sociais e conduzindo uma reflexão da relação entre fé e política; Julgar a realidade a partir a da Doutrina Social da Igreja, trabalhando de forma mais acentuada a questão da dignidade da pessoa humana; Agir com a realidade por meio de ações de solidariedade, através da escuta, diálogo e trabalho conjunto, visando o desenvolvimento da comunidade. Nesse quesito trabalhar: História do voluntariado, conceito e formas; Lei do Voluntariado; Metodologia do Voluntariado do Núcleo de Pastoral.

Público: Estudantes

Local: PUCPR Câmpus Maringá

Datas: 04/06

Viabilizar aos acadêmicos da PUCPR, uma experiência missionária de modo que o contato com outras realidades desperte para o desenvolvimento de valores humanos e cristãos, promovendo assim, o serviço voluntário, a responsabilidade social e a cultura da solidariedade.

Metodologia: Inscrição | Seleção | Formação | Construção do Plano de Ação | Aplicação | Avaliação. As experiências são divididas em 1ª para os estudantes que nunca participaram do projeto; 2ª para aqueles que já fizeram experiências de missão, onde poderão aprofundar a experiência unindo-se aos outros câmpus.

Público: Estudantes

Local: 1ª experiência: Tibagi| 2ª Experiência: São Jerônimo da Serra

Datas: Inscrição: 01 a 30/04 | Seleção: 02 a 17/05 | Preparação: 11/06 | Missa de envio: 25/06 | Missão: 02 a 09/07

Promover o contato dos acadêmicos com realidades de vulnerabilidades diversas através de trabalho solidário e voluntário.

Metodologia: Em parceria com o Núcleo de Projeto Comunitário levamos um grupo de estudantes inscritos para uma experiência inserido numa realidade de vulnerabilidade. Os acadêmicos elaboram oficinas e atividades para um determinado público, seja crianças, adolescentes ou adultos, e também se dispões a interagir com este público durante quatro sábados. No primeiro sábado apresentamos a localidade e os acadêmicos planejam as atividades. Nos sábados seguintes são aplicadas as oficinas e demais atividades requeridas ao local escolhido.

Público: Estudantes

Local: a definir

Datas: Setembro

Câmpus Curitiba

Câmpus Londrina

Câmpus Maringá

Câmpus Toledo