PUC Carreiras

O PUC Carreiras é um setor exclusivo para atender todas as demandas de estágios, empregos e empreendedorismo dos estudantes da PUCPR e do mercado.

Tem como principal objetivo capacitar integralmente alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação para o planejamento e autogerenciamento de carreira, o que reflete em maior sucesso na vida pessoal e profissional. A área busca continuamente parcerias com empresas renomadas, que garantem o acesso rápido às oportunidades e tendências do mercado de trabalho.

O Núcleo de Estágios, integrado ao PUC Carreiras, tem como objetivo garantir que os alunos da PUCPR estejam em sintonia com a legislação atual que exige o estágio como aprendizagem e complementação pedagógica.

No portal do PUC Carreiras disponibilizamos vagas, documentos para estágios, área exclusiva para o cadastro de vagas e para consulta de currículos pelas empresas.

| Serviços de Carreira

Atendimento pessoal: Segunda a sexta, das 9h as 17h (preferencialmente com horário agendado)

Local: Térreo do prédio Administrativo

E-mail: puc.carreiras@pucpr.br

Telefones: (41) 3271-1130 3 (41) 3271-2664

| Estágios

Atendimento pessoal: Segunda a sexta, das 9h as 19h30

Local: Térreo do prédio Administrativo

E-mail: estagios@pucpr.br

Telefones: (41) 3271-2255, (41) 3271-2220, (41) 3271-1151

Cadastre aqui seu currículo e busque vagas disponíveis para a sua área.

Núcleo de Estágios

Núcleo de Estágios tem como objetivo garantir que os alunos da PUCPR estejam em sintonia com legislação atual que exige o estágio como aprendizagem e complementação pedagógica. Em outras palavras, o aluno deve efetivamente ter uma prática profissional alinhada aos conhecimentos do seu curso de graduação. Neste sentido, nossa área de Estágio é bem criteriosa na análise da documentação, nos prazos de assinatura de contrato, na escolha de empresas conveniadas e nas parcerias com os agentes de integração. Eventuais dúvidas deverão ser direcionadas aos colaboradores dos Serviços de Estágios nos telefones: (41) 3271-2220 ou 3271-2255.

Diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório

Estágio Não Obrigatório: é definido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Deve constar no projeto pedagógico do curso.

Estágio Obrigatório: é o que consta no projeto pedagógico do curso e para a obtenção do diploma a carga horária definida deve ser cumprida pelo aluno. Se você vai iniciar um estágio obrigatório, todo o tramite de documentos deve ser feito na secretaria da Escola.

Confira os passos para iniciar o ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

1

Encontre uma vaga e participe do processo seletivo.

2

Após aprovação, siga as instruções iniciais e entregue o contrato em pelo menos 3 vias (pode ser fornecido pela empresa, pelo agente integrador ou pela PUCPR (Confira a lista de documentos abaixo)

OBS. O contrato é um documento importante para sua carreira, além de ser obrigatório pela Lei do Estágio. Cada uma das partes ficará com uma via. Guarde a sua com cuidado, você pode precisar dela.

3

Colete as assinaturas no contrato na seguinte sequencia: Empresa, Estudante, Coordenador do curso, PUC Carreiras.

4

Leve os documentos até o PUC Carreiras. Atenção, você deve garantir que os documentos estejam assinados e carimbados de acordo com as instruções.

5

Documentos aprovados, você poderá retirá-los em até 3 dias úteis e iniciar o estágio. Toda a documentação deverá ser finalizada em até 10 dias após a data de início do Termo de Compromisso (contrato). Após este período, deve ser gerado novo contrato com data atualizada e o processo reiniciado. Não serão aceitos documentos com data retroativa.

Atenção: em caso de pendência, você será orientado a reiniciar o processo.

| ALTERANDO O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO:

Qualquer alteração no estágio como horário, supervisão, atividades ou bolsa, deverá gerar um TERMO ADITIVO para atualização do contrato.

Para renovação do tempo de estágio também será necessário gerar o termo. A renovação pode ser semestral ou anual, desde que não ultrapasse o prazo máximo de 2 anos.

O termo aditivo pode ser apresentado no modelo da empresa, agente integrador ou da PUCPR, deve ser assinado em 3 vias pela empresa e estudante, e entregue para assinatura e arquivo no PUC Carreiras.

 

| MANUTENÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO – Relatório de atividades

A cada 6 meses é obrigatório que o estudante apresente ao Puc Carreiras em 3 vias o relatório de atividades assinado pelo estudante, empresa (supervisor) e entregue para assinatura e arquivo no PUC Carreiras.

 

| ENCERRANDO O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Quando houver desligamento do estágio, por qualquer motivo, o estudante deverá providenciar o Termo de Realização de Estágio (Rescisão) e Relatório de atividades em 3 vias, com a assinatura do estudante, empresa e entregue para assinatura e arquivo no PUC Carreiras.

Existem regras para alunos calouros e alguns cursos possuem regras especiais, verifique se o seu está entre eles ( Todos os projetos pedagógicos estão disponíveis na página de seu curso)

Restrições definidas no PPC dos cursos
Bacharelado em Sistemas de Informação, a partir do 2º período
Engenharia Química, a partir do 2º período
Psicologia, a partir do 2º período
Serviço Social, a partir do 3º período.

Restrições definidas pelo Conselho dos cursos
Fisioterapia – a partir do 7º período – Resolução 432 de 27/09/13 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Jornalismo – a partir do 5º período (50% de conclusão do curso) – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Convenção Coletiva 2016/2017)
Odontologia – a partir do 5º período – Conselho Federal de Odontologia

Calouros
O curso permitir a partir do 1º período
Deverá ter frequência mínima de 30 dias antes de iniciar o estágio
Excepcionalmente: Calouro com capacitação técnica e/ou experiência anterior na área, a coordenação de curso deverá avaliar a solicitação e emitir declaração justificando a aprovação em 2 vias assinadas e carimbadas, uma via para a Unidade Concedente/Agente de Integração liberar o termo de compromisso e outra via deverá para a PUC junto com o termo de compromisso. Obs.: No protocolo descrever exceção mediante a aprovação do coordenador de curso.

A data de início do estágio para calouro após a aprovação em caráter de exceção, não poderá ser antes do início das aulas, conforme previsto na Lei nº 11.788/2008 (Lei de Estágio), Art. 3 § I.

Intervalo entre aula e estágio:
Segundo a Lei do Estágio, deve ser mantido o intervalo entre as aulas e o início do estágio, garantindo que as atividades acadêmicas não sejam comprometidas.

Preenchimento dos documentos:
Verifique se as datas e horários estão iguais em todos os documentos, em caso de divergência seu processo será indeferido.

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

| Termo de compromisso (Contrato)

Primeiro Estágio: Os documentos serão aceitos somente com todas as assinaturas e carimbos: empresa, agente integrador (quando houver) e coordenação de curso. A duração do Termo pode ser de 12 ou 6 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
Assinatura do Supervisor (empresa) – quando não corresponder a área, o estudante deverá apresentar declaração emitida pela coordenação de curso.

Demais Estágios: Caso exista alguma pendência de documentação de estágios anteriores, seu novo estágio será liberado somente após a regularização da mesma. Você mesmo pode consultar e acompanhar seu protocolo no sistema Iger.
Analisar documentação anterior (Iger), em caso de pendências solicitar regularização, somente aceitar Termo atual sem pendências anteriores

| Termo Aditivo
Qualquer alteração no seu estágio vai gerar um Termo aditivo. É um documento vinculado ao Contrato, contendo alterações: prorrogação, carga horária, valor da bolsa, horário de estágio e/ou atividades

| Termo de Realização de Estágio (Rescisão)
Receber junto com a rescisão o Relatório Final de atividades

| Relatório de atividades
Deve ser entregue a cada semestre para no PUC Carreiras contendo a assinatura do supervisor e coordenador do curso.

 

DOCUMENTOS ESTÁGIO

Portal de Empregabilidade

O Portal de Empregabilidade da PUC Carreiras permite aos estudantes cadastrarem os seus currículos, que serão vistos pelas empresas conveniadas. Os estudantes podem, ainda, visualizar e se candidatar às vagas em aberto de estágio, trainee e efetivo das mesmas.

Lembre-se do cuidado com as informações divulgadas no currículo, afinal ele será o seu cartão de visitas e, consequentemente, um diferencial em relação aos demais candidatos. Quando as informações estão completas, há mais chances de você ser acessado pela empresa.

Caso esta seja a sua primeira busca de estágio ou emprego, preencha os dados cadastrais com a mesma seriedade, independente da falta de experiência anterior, muitas empresas buscam alunos que estão iniciando a sua vida acadêmica. Nestas situações há a valorização da atitude positiva diante de um novo desafio e a vontade de aprender.

Cadastre aqui seu currículo e busque vagas disponíveis para a sua área.

 

Para os estudantes que encontram-se com dificuldades de inserção no mercado de trabalho ou nunca trabalharam anteriormente, a PUC Carreiras oferece o serviço de Atendimento Especializado Personalizado.

O objetivo é orientar principalmente quanto ao autoconhecimento que permite identificar as potencialidades e diferenciais, além das limitações a serem desenvolvidas, otimizando os resultados durante a participação em processos seletivos.

Há também orientação quanto aos temas que geram dúvida por parte dos estudantes e egressos. Exemplos mais comuns são a postura durante o processo e eventual insegurança para disputar determinada vaga.

Autodiagnóstico

A PUC Carreiras e o Observatório de Empregabilidade da PUCPR oferecem a ferramenta online de autoavaliação de empregabilidade, seu objetivo é proporcionar aos estudantes um instrumento de auto diagnóstico sobre seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em relação a conhecimentos, habilidades e atitudes importantes para a maior atratividade de um profissional no mercado de trabalho atual. Faça sua autoavaliação de empregabilidade acessando o questionário no link abaixo e desenvolva seu planejamento de carreira o quanto antes e obtenha melhores resultados profissionais.
Autodiagnóstico

As Palestras e Visitas oferecidas pela PUC Carreiras visam promover o acesso a informações interessantes e exclusivas no cenário do mundo do trabalho, possibilitando um pensar e refletir crítico diante da diversidade das demandas externas de cada contexto organizacional.

Aprimore a sua network e a sua empregabilidade participando das palestras e visitas que são oferecidas ao longo de todo ano. A agenda é divulgada através do Eureka e também pelos professores representantes da PUC Carreiras nas diferentes escolas da PUCPR.

 

Fórum de Carreiras

Evento Anual que ocorre sempre no segundo semestre. Durante três dias, os estudantes são convocados a refletir sobre as suas carreiras, assistindo a palestras e workshops com empresas e profissionais renomados do mercado de trabalho.

A cada ano, a PUC Carreiras propõe temas específicos de reflexão para que os estudantes possam evoluir e desenvolver sempre em novas competências.

Fique conectado! Amplie a sua rede de contatos! Supere seus limites! Aprenda sempre!

Dicas de Empregabilidade

AnteriorPróximo

Como construir um currículo

Como se portar adequadamente em entrevistas e dinâmicas de grupo

Etiqueta nas mídias sociais

Intercâmbio como enriquecimento do currículo