Direitos Humanos e Políticas Públicas

O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da PUCPR dispõe de cursos de Mestrado e Doutorado para a formação de profissionais, pesquisadores e docentes de excelência em direitos humanos. É vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e integra-se à Escola de Educação e Humanidades. Com um corpo docente multidisciplinar e de alto nível, estudantes de mestrado e doutorado do PPGDH ainda contam com a infraestrutura de uma das melhores universidades do estado.

Objetivo Geral

O objetivo geral do Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná é proporcionar desenvolvimento de competência científica e formar docentes e pesquisadores na área de Direitos Humanos com uma abordagem interdisciplinar fundamentada em diferentes áreas do saber, especialmente, ciências sociais, direito, educação, serviço social, filosofia, história e teologia. Estas diferentes disciplinas, tradicionalmente consolidadas em conhecimentos especializados, serão mobilizadas e articuladas de forma a superar a fragmentação do saber e provocar a aproximação de Escolas e cursos da PUCPR e, desta forma, estimular o diálogo de áreas de conhecimento que integrem uma concepção teórica, metodológica interdisciplinar sobre direitos humanos e a realidade social.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR desenvolver pesquisas e a produção de conhecimento centradas em suas linhas, sendo indutor de pesquisas interdisciplinares na área dos direitos humanos. Além disso, o PPGDH busca participar da produção de conhecimento regional, nacional e internacional sobre o tema e, também, integrar e ampliar uma rede de pesquisa e ações associadas, especialmente, aos países da América Latina.

O processo de formação de mestres e doutores (as) no PPGDH visa desenvolver competências acadêmicas baseadas em estudos interdisciplinares, leitura crítica da realidade política e social, tanto local quanto internacional, perspectiva da diversidade cultural e contextualização histórica dos assuntos abordados. O mestre ou doutor em direitos humanos e políticas públicas da PUCPR terá condições de atuar como docente e pesquisador com formação crítica, teórica e metodológica em diversos campos de conhecimento relativos à área.

Histórico

A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) é fruto da consolidação da experiência de professores da Escola de Educação e Humanidades e da Escola de Direito da PUCPR. Isso acontece no âmbito do ensino, da pesquisa e da orientação de trabalhos de conclusão de graduação, iniciação cientifica, especialização, mestrado e doutorado, notadamente vinculados aos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História, Pedagogia, Serviço Social, Teologia e Direito.

Advindo de variadas áreas disciplinares, a experiência e conhecimento dos (as) professores (as) envolvidos (as) nesse projeto fomentam pesquisas interdisciplinares, notadamente na área dos direitos humanos e políticas públicas. São exemplos de temas abordados em algumas pesquisas desenvolvidas e orientadas pelo corpo docente do PPGDH: violências e direitos humanos; direitos de crianças e adolescentes; justiça restaurativa e direitos de adolescentes e jovens; cultura política e direitos sociais; violência e relações de gênero; desigualdade social e desenvolvimento; políticas públicas educacionais; política ambiental e sustentabilidade; organizações internacionais; políticas sociais; políticas para redução da pobreza; colonialidade e direitos humanos; segurança alimentar e nutricional e ações afirmativas.

A união de diferentes cursos com este propósito retrata o reconhecimento de que o ensino e as pesquisas na área dos direitos humanos transcendem os limites acadêmicos disciplinares. Isto é, as atividades de pesquisa, ensino e extensão no PPGDH vão para além do encontro pluridisciplinar, mas baseiam-se na interação de campos de conhecimento centrais que compõem o mestrado, além de outras concernentes à área dos direitos humanos, visando a inserção em diferentes teorias e o seu enriquecimento mútuo de ideias, métodos, conceitos e tradições teóricas.

logo_capes

Conceito Doutorado

logo_capes

Conceito Mestrado

Corpo Docente

Confira a lista completa de professores.

Classificados Fase Final - Mestrado PPGDH

Convocação Entrevistas PPGDH