CrEAre

O CrEAre – Centro de Ensino e Aprendizagem, é um núcleo de desenvolvimento docente vinculado à Diretoria de Suporte à Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Constitui-se como um espaço de apoio, cooperação e interação entre professores para criação, desenvolvimento e difusão do conhecimento didático-pedagógico por meio de formação continuada, acompanhamento e incentivo de práticas que estimulem o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e sociais.

Representa na PUCPR um dos centros de irradiação dos cinco princípios orientadores das relações de ensino e aprendizagem: autonomia, dedicação, cooperação, senso crítico e honestidade. Esses princípios são balizas para que, à medida que os professores assumam cada vez mais seu papel de mediadores da aprendizagem, os estudantes sejam cada vez mais ativos e diligentes em busca do conhecimento.

Conselheiros Pedagógicos:

CINTHIA BITTENCOURT SPRICIGO
Diretora de Inovação Acadêmica

ALINE CADENA VON BAHTEN
Coordenadora do CrEAre

ELISANGELA FERRETTI MANFFRA

DILMEIRE SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU

ROSANE DE MELLO SANTO NICOLA

Professores colaboradores:
Cynthia Franca Wolanski Bordin
Fabiana de Nadai Andreoli
Fulvy Antonella Venturi Pereira
Joceline Franco
Lilia Maria Marques Siqueira
Lucia Teresinha Peixe Maziero
Luiz Henrique Franco Giovanini

Apoio administrativo:
Delia Mara Strugo Andrade Senff
Sabrina Schmitz

Contatos

O Programa de Formação Docente oferecido pelo CrEAre visa contribuir para a formação crítico-reflexiva do professor sobre a própria prática na educação superior.

Para tanto, o Programa está organizado em um conjunto de processos formativos interrelacionados em diversos espaços e tempos para que o docente tenha continuamente oportunidades de formação.

Oficinas pedagógicas

As oficinas pedagógicas representam um dos principais modelos de formação docente no Programa e se caracterizam como lugar de participação, compartilhamento e transformação de práticas de métodos para aprendizagem ativa em conhecimento profissional.

Confira as temáticas das oficinas propostas para a formação docente no blog: CrEAre.

 

Acesse os Anais do Simpósio de Prática Docente

Conheça o trabalho do Creare

Projetos de inovação pedagógica

No fim de 2016, o CrEAre iniciou a implementação do Projeto  FINEP, assim designado por ser submetido e aprovado por essa empresa financiadora de estudos e projetos. O principal objetivo é fornecer formação ao corpo docente da PUCPR para a inovação pedagógica de metodologias para aprendizagem ativa (AA), com adaptação da infraestrutura física para a incorporação dessas metodologias na prática pedagógica.

Trata-se de um plano de formação definido pelo CrEAre e ofertado para grupos de 60 professores selecionados a partir de projetos de ensino propostos em atendimento a Edital divulgado na PUCPR. Os professores aprovados se comprometem a seguir o plano e cumprir as metas estabelecidas no projeto FINEP. A previsão é atingir ao todo 180 docentes da instituição. Nesse projeto, a PUCPR assumiu o compromisso de coletar evidências sólidas dos resultados da AA na graduação, por meio de pesquisa científica.

Além disso, a busca de novas alternativas e recursos para o desenvolvimento profissional docente, com vistas à melhoria da qualidade do ensino na graduação,  incentiva os professores a participarem desse processo de inovação.

Comunidade de Prática - Café CrEAre

O Café CrEAre é um espaço de compartilhamento de experiências de ensino entre professores da graduação. Seu objetivo é criar uma comunidade de práticas inovadoras, fundamentada na colaboração entre pares.

Os encontros são mensais no período letivo e os temas são escolhidos a partir da prática dos próprios professores, sendo divulgados com antecedência para que os docentes possam se inscrever tanto para a apresentação e o debate de suas experiências como para participar voluntariamente ouvindo os relatos e colaborando com suas ideias. Na ocasião, é servido um lanche no Espaço L´Hermitage, organizado pelo curso de Gastronomia. Há emissão de declaração para os professores mediante a participação em 3 edições do Café.

 

Eventos

O CrEAre promove regularmente três eventos de formação docente na PUCPR.

TítuloTipo de EventoPúblico-alvoObjetivoPeríodo de realização
Devising 21st Century Higher Education with PUCPRConferência Internacional Professores e lideranças da PUCPR, IES convidadas, pesquisadores em Educação, professores de Ensino Médio e estudantes das licenciaturasIncentivar experiências de inovação acadêmica numa perspectiva sistêmica no âmbito das graduações, envolvendo processos de ensino e aprendizagem baseados tanto em metodologias ativas como gestão acadêmica. A cada dois anos, no mês de julho.
Simpósio de Prática Docente da PUCPRSimpósio internoProfessores e coordenadores de cursos de graduaçãoCompartilhar experiências da prática docente na educação superior, refletindo sobre ações pedagógicas na graduação da PUCPR.Anual, no mês de outubro.
PUC ID - O modo de educarConferência interna Professores e lideranças da PUCPR Refletir sobre ensino e aprendizagem, identidade e inovação na PUCPR. Semestral, ocorrendo nos meses de fevereiro e julho.

Assessoria

O CrEAre oferece três tipos de assessoria:

 

  • Assessoria para o desenvolvimento curricular – trata-se de reuniões agendadas com os Núcleos Docentes Estruturantes ( NDE) para a elaboração do novo currículo por competências ( 2018), propondo etapas de escrita e processos de mapeamento das competências nos cursos de graduação.

 

  • Assessoria pedagógica – apoio ao docente por meio de atendimentos agendados para a elaboração de planos de ensino, aplicação de metodologias para aprendizagem ativa e criação de instrumentos de avaliação formativa.

 

  • Assessoria externa para o desenvolvimento das IES – participação em eventos como ministrantes de oficinas sobre metodologias para aprendizagem ativa, avaliação da aprendizagem  e letramento acadêmico.

 

 

Publicações:

Princípios orientadores do processo de ensino e aprendizagem: graduação na PUCPR. Pró-Reitoria de Graduação, 2014. Este documento institucional fundamenta as práticas de formação pedagógica, delimitando importante elemento das competências de todos os cursos de graduação na PUCPR – o saber ser. 

SPRICIGO, C. B.; OLIVEIRA, J.; MARTINS, V. ( Orgs.) Mosaico de cinco cores: princípios orientadores para os processos de ensino e aprendizagem na educação superior. Curitiba: PUCPRess, 2016.

Caderno de resumos dos Anais do I e do II Simpósio sobre Prática Docente da PUCPR  – 2015 e 2016. A publicação será eletrônica, com exemplares impressos somente para os professores participantes.

O jeito próprio de ensinar na PUCPR . Manual contendo orientações sobre o processo de ensino e aprendizagem numa abordagem por competências. Previsão para dezembro de 2017.

Parcerias

O CrEAre mantém parcerias internas para promover suas iniciativas de formação docente.

Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior ( Cides) – reunindo  estudantes de graduação do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, mestrandos e doutorandos, cujos projetos de pesquisas estudam as práticas desenvolvidas pelo CrEAre.

Coordenadoria de Tecnologias Educacionais – equipe de profissionais que atuam nas formações sobre ferramentas e no apoio ao desenvolvimento de recursos pedagógicos  que auxiliam na promoção da aprendizagem.

 

Formação dos Conselheiros Pedagógicos

Alenoush Saroyan (McGill, Montreal) – realiza consultorias, cursos e palestras em eventos  da PUCPR.

Anastassis Kozanitis (UQaM, Montreal) – realiza consultorias, cursos e palestras em eventos da PUCPR.

STHEM / LASPAU – Programa Acadêmico e Profissional para as Américas, afiliado com Universidade de Harvard, para fortalecer o ensino superior no Hemisfério Ocidental. O CrEAre recebeu formação nesse programa no período de 2014 a março de 2017.

 

Participação em eventos

O CrEAre participa de eventos internos e externos, considerando esses momentos como oportunidades para difundir e discutir a proposta de formação docente.

Participação em eventos internos: Congressos, oficinas e encontros de formação, bem como reuniões de Colegiado nos diferentes cursos de graduação da PUCPR.

Participação em eventos externos: palestras em eventos, oficinas e cursos em instituições de ensino locais e nacionais.

Pesquisa

Criação do site Observa – Observatório de Processos de Inovação e Criatividade no Ensino e na Aprendizagem  ( fazer link para http://observa.pucpr.br/sobre-o-observatorio/)

Pesquisa sobre a própria prática docente – produção de artigos científicos referentes à implementação dos projetos FINEP realizada pelos professores participantes dessa formação diferenciada. Essa fase do Projeto FINEP ocorrerá ao longo de 2017 a 2018.

CrEAre em Dados

Em 2015 e 2016, 764 professores participaram de todas as atividades do Creare, sem contar o Devising21 e o projeto de competências. Esse número corresponde a aproximadamente 54% da comunidade docente da PUCPR. Nesses dois anos de existência o Creare esteve presente, de alguma forma, na vida profissional de mais da metade dos professores da PUCPR.

Portanto, divulgam-se os dados sobre a  atuação da equipe CrEAre com vistas a registrar seu percurso histórico e identificar quantitativamente as intervenções realizadas a cada ano, iniciando esse processo em 2016.

Acesse