CrEAre

O CrEAre – Centro de Ensino e Aprendizagem, é um núcleo de desenvolvimento docente vinculado à Diretoria de Suporte à Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Constitui-se como um espaço de apoio, cooperação e interação entre professores para criação, desenvolvimento e difusão do conhecimento didático-pedagógico por meio de formação continuada, acompanhamento e incentivo de práticas que estimulem o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e sociais.

Representa na PUCPR um dos centros de irradiação dos cinco princípios orientadores das relações de ensino e aprendizagem: autonomia, dedicação, cooperação, senso crítico e honestidade. Esses princípios são balizas para que, à medida que os professores assumam cada vez mais seu papel de mediadores da aprendizagem, os estudantes sejam cada vez mais ativos e diligentes em busca do conhecimento.

Saiba mais sobre o CrEAre

Conselheiros Pedagógicos:

CINTHIA BITTENCOURT SPRICIGO
Diretora de Inovação Acadêmica

ALINE CADENA VON BAHTEN
Coordenadora do CrEAre

ELISANGELA FERRETTI MANFFRA

DILMEIRE SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU

ROSANE DE MELLO SANTO NICOLA

Professores colaboradores:
Cynthia Franca Wolanski Bordin
Fabiana de Nadai Andreoli
Fulvy Antonella Venturi Pereira
Joceline Franco
Lilia Maria Marques Siqueira
Lucia Teresinha Peixe Maziero
Luiz Henrique Franco Giovanini

Apoio administrativo:
Delia Mara Strugo Andrade Senff
Sabrina Schmitz

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento da Graduação (PDG) estabelecem o ensino por competências como diretriz para os cursos de graduação. Para conduzir a implantação dessas diretrizes institucionais foi criado, em 2015, o Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPR – CrEAre, vinculado à Diretoria de Inovação Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação. Constitui-se como um espaço de apoio, cooperação e interação entre professores para criação, desenvolvimento e difusão do conhecimento didático-pedagógico que promove a qualidade da prática docente na educação superior. É formado por docentes da instituição, de diversas áreas do conhecimento, e conta com o apoio dos Núcleos de Excelência Pedagógica das Escolas e dos Campus Fora de Sede na multiplicação das estratégias institucionais para melhoria na qualidade do ensino de graduação.

É papel do CrEAre sistematizar cientificamente e em termos de processo a abordagem por competências adotada pela instituição, no desenvolvimento dos currículos dos cursos de graduação. Os planos de ensino das disciplinas devem se concentrar no desenvolvimento de aprendizagens significativas e coerentes com o perfil do egresso de cada curso. Também cabe ao CrEAre coordenar o processo de formação continuada dos docentes para o ensino e acompanhar e incentivar práticas pedagógicas que estimulem o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e sociais.

Como sugere a palavra creare no latim, verbo que significa crescer, produzir, este é um espaço de criação, reflexão e recriação em um movimento de inovação e transformação contínua e gradual cuja realização é coletiva e participativa. O CrEAre é formado por docentes da instituição, de diversas áreas do conhecimento, e conta com o apoio dos Núcleos de Excelência Pedagógica das Escolas e dos Campus Fora de Sede na multiplicação das estratégias institucionais para melhoria na qualidade do ensino de graduação.

O Programa de Formação Docente oferecido pelo CrEAre visa contribuir para a formação crítico-reflexiva do professor sobre a própria prática na educação superior. Cada professor precisa compreender o motivo para mudar, e interiorizar uma nova concepção de ensino, fundamentada no que o estudante faz e no que o estudante aprende. O Programa está organizado em um conjunto de processos formativos interrelacionados em diversos espaços e tempos para que o docente tenha continuamente oportunidades de formação. Compõe-se de oficinas, espaços de debate, atendimentos individuais e em grupos, um simpósio anual de práticas docentes, um prêmio para professores que se destacam na qualidade do ensino e uma conferência bianual sobre inovações no ensino superior.

Oficinas

As oficinas pedagógicas representam um dos principais modelos de formação docente no Programa e se caracterizam como lugar de participação, compartilhamento e transformação de práticas de métodos para aprendizagem ativa em conhecimento profissional. Há a cada semestre um conjunto de oficinas sobre elaboração de competências de cursos e seu mapeamento, elaboração de planos de ensino com foco em resultados de aprendizagem, metodologias de ensino com foco em aprendizagem ativa, avaliação da aprendizagem e estratégias para desenvolvimento da metacognição.

Eventos dedicados ao ensino

Mais formal do que o Café CrEAre, o Simpósio de Práticas Docentes é um evento anual em que trabalhos selecionados relativos a experiências de ensino são apresentados pelos professores em sessões temáticas desenhadas para privilegiar o compartilhamento de experiências. A cada dois anos a PUCPR promove um grande evento sobre aprendizagem ativa para os professores, o Devising 21st Century with PUCPR. O objetivo é inspirar e motivar o corpo docente para a inovação pelo contato com referências mundiais em temas relacionados à qualidade da educação superior.

Reconhecimento a professores inovadores no ensino

O prêmio Destaque CrEAre é um reconhecimento da Pró-Reitoria de Graduação a professores que abraçaram o caminho da inovação no ensino, demonstrando não apenas capacidade de mudar efetivamente as práticas para melhoria da aprendizagem, como de refletir sobre a sua própria prática e compartilhar suas experiências com o corpo docente. Anualmente são abertas inscrições para o concurso Prêmio Destaque CrEAre.

São premiados os dez melhores portfólios de ensino, avaliados por uma comissão ad hoc. São critérios de avaliação: criatividade e originalidade na descrição da prática pedagógica; coerência entre concepção de bom ensino e descrição da prática; relação entre a reflexão e concretização da prática; contribuição efetiva com colegas para a implantação de novas práticas.

Programa de Formação Docente em Dados

O Quadro 1 apresenta a lista de oficinas e eventos ofertados por ano, incluindo as participações de professores externos à PUC como ministrantes, organizados desde 2015.

Oficinas e eventos201520162017
Oficinas sobre Avaliação da aprendizagem464
Oficinas sobre Tecnologias Educacionais17104
Oficinas sobre metodologias para aprendizagem ativa91312
Oficinas sobre oralidade, leitura e escrita842
Oficinas sobre Trabalho Discente Efetivo12
Semanas de formação--Imersão de inverno e Imersão Natalina
Café CrEAre-43
EventosSimpósio de práticas docentesDevising 21st Century Higher Education with PUCPR Simpósio de Práticas DocentesSimpósio de Práticas Docentes; PUC ID
Formações ministradas por convidados externosEric Mazur (Harvard): elaboração de questões para peer instruction Bennet Goldberg (Northwestern University): flipped Classroom e just in time teaching Alenoush Saroyan (McGill University): course designAlenoush Saroyan (McGill): course design Fábio Binder (PUCPR): Challenge based learning Luciano Soares (Insper): Project based learning Alex Cobo (Universidade Minerva): a new university model William Ellet (Harvard): case study Alvaro Neves (UFV): instrução por pares, Anastassis Kozanitis (Universidade de Montreal): iniciando atividades de aprendizagem ativa, Ricardo Fragelli (UnB): método 300, Anas Chalah (Harvard): design thinking.Alenoush Saroyan (McGill): course design, Anastassis Kozanitis (Universidade de Montreal): avaliação da aprendizagem, Carla Barroso (UQAM) e Cecília Borges (Universidade de Montreal): avaliação da aprendizagem

A participação de professores na formação docente

A participação nas formações pode ser analisada por meio dos dois gráficos abaixo. Durante esse período alcançaram-se 13316 participações em oficinas. Excluindo-se dados com informações incompletas (1396 – 10,5%), resultam 11920 participações que são provenientes das seguintes Escolas/Câmpus:

22,7% da Escola Ciências de Vida
22,3% da Escola Politécnica

13,1% da Escola de Educação e Humanidades
8,5% da Escola de Negócios
7,9% da Escola Arquitetura e Design
5,6% do Câmpus Toledo
5,4% da Escola de Direito
4,6% da Escola de Medicina
4,5% da Escola de Comunicação e Artes
3,9% do Câmpus Maringá
0,2% do Câmpus Londrina

PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
No fim de 2016, o CrEAre iniciou a implementação do Projeto FINEP, assim designado por ser submetido e aprovado por essa empresa financiadora de estudos e projetos. O principal objetivo é fornecer formação ao corpo docente da PUCPR para a inovação pedagógica de metodologias para aprendizagem ativa (AA), com adaptação da infraestrutura física para a incorporação dessas metodologias na prática pedagógica.

Trata-se de um plano de formação definido pelo CrEAre e ofertado para grupos de 60 professores selecionados a partir de projetos de ensino propostos em atendimento a Edital divulgado na PUCPR. Os professores aprovados se comprometem a seguir o plano e cumprir as metas estabelecidas no projeto FINEP. A previsão é atingir ao todo 180 docentes da instituição. Nesse projeto, a PUCPR assumiu o compromisso de coletar evidências sólidas dos resultados da AA na graduação, por meio de pesquisa científica. Além disso, a busca de novas alternativas e recursos para o desenvolvimento profissional docente, com vistas à melhoria da qualidade do ensino na graduação, incentiva os professores a participarem desse processo de inovação.Pesquisa sobre a própria prática docente – produção de artigos científicos referentes à implementação dos projetos FINEP realizada pelos professores participantes dessa formação diferenciada.

PROJETO OBSERVA
Criação do site Observa – Observatório de Processos de Inovação e Criatividade no Ensino e na Aprendizagem

PARCERIAS
O CrEAre mantém parcerias internas para promover suas iniciativas de formação docente.

Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior ( Cides) – reunindo estudantes de graduação do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, mestrandos e doutorandos, cujos projetos de pesquisas estudam as práticas desenvolvidas pelo CrEAre.

Coordenadoria de Tecnologias Educacionais – equipe de profissionais que atuam nas formações sobre ferramentas e no apoio ao desenvolvimento de recursos pedagógicos que auxiliam na promoção da aprendizagem.

Formação Docente

O Programa de Formação Docente oferecido pelo CrEAre visa contribuir para a formação crítico- reflexiva do professor sobre a própria prática na educação superior. Para tanto, o Programa está organizado em um conjunto de processos formativos interrelacionados em diversos espaços e tempos para que o docente tenha continuamente oportunidades de formação.

Oficinas Pedagógicas

As oficinas pedagógicas representam um dos principais modelos de formação docente no Programa e se caracterizam como lugar de participação, compartilhamento e transformação de práticas e métodos para aprendizagem ativa em conhecimento profissional. Confira as temáticas das oficinas propostas para a formação docente no blog CrEAre.

Café CrEAre

O Café CrEAre é um espaço de compartilhamento, ocorrendo mensalmente no período letivo. Na ocasião, é servido um lanche no Espaço L’Hermitage, organizado pelo curso de Gastronomia. Nele, os professores compartilham experiências de ensino, criando uma comunidade de práticas inovadoras, fundamentada na colaboração entre pares. Há emissão de declaração para os professores mediante a participação em 3 edições do Café.

Eventos

EventoTipoPúblico-alvoObjetivoPeríodo de Realização
Devising 21st Century Higher Education with PUCPRConferência InternacionalProfessores e lideranças da PUCPR, IES convidadas, pesquisadores em Educação, professores de Ensino Médio e estudantes das licenciaturasIncentivar experiências de inovação acadêmica numa perspectiva sistêmica no âmbito das graduações, envolvendo processos de ensino e aprendizagem baseados tanto em metodologias ativas como gestão acadêmicaA cada dois anos, no mês de julho
Simpósio de Prática Docente da PUCPRSimpósio InternoProfessores e coordenadores de cursos de graduaçãoCompartilhar experiências da prática docente na educação superior, refletindo sobre ações pedagógicas na graduação da PUCPRAnual, no mês de outubro
PUC ID - O modo de educarConferência InternaProfessores e lideranças da PUCPRRefletir sobre ensino e aprendizagem, identidade e inovação na PUCPRSemestral, ocorrendo nos meses de fevereiro e julho

| LIVROS
Princípios orientadores do processo de ensino e aprendizagem: graduação na PUCPR.
 Pró-Reitoria de Graduação, 2014. Este documento institucional fundamenta as práticas de formação pedagógica, delimitando importante elemento das competências de todos os cursos de graduação na PUCPR – o saber ser.

SPRICIGO, C. B.; OLIVEIRA, J.; MARTINS, V. ( Orgs.) Mosaico de cinco cores: princípios orientadores para os processos de ensino e aprendizagem na educação superior. Curitiba: PUCPRess, 2016.

Caderno de resumos dos Anais do I e do II Simpósio sobre Prática Docente da PUCPR – 2015 e 2016. A publicação será eletrônica, com exemplares impressos somente para os professores participantes.

O jeito próprio de ensinar na PUCPR . Manual contendo orientações sobre o processo de ensino e aprendizagem numa abordagem por competências. Previsão para dezembro de 2017.

| ANAIS DO SIMPÓSIO DE PRÁTICA DOCENTE
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