Professor

Desenvolvimento Profissional Docente

O Programa de Formação Docente oferecido pelo CrEAre visa contribuir para a formação crítico- reflexiva do professor sobre a própria prática na educação superior. Para tanto, o Programa está organizado em um conjunto de processos formativos interrelacionados em diversos espaços e tempos para que o docente tenha continuamente oportunidades de formação.

As oficinas pedagógicas representam um dos principais modelos de formação docente no Programa e se caracterizam como lugar de participação, compartilhamento e transformação de práticas e métodos para aprendizagem ativa em conhecimento profissional. Confira As temáticas das oficinas propostas para a formação docente são apresentadas no blog CrEAre.

O Café CrEAre é um espaço de compartilhamento, ocorrendo mensalmente no período letivo. Na ocasião, é servido um lanche no Espaço L’Hermitage, organizado pelo curso de Gastronomia. Nele, os professores compartilham experiências de ensino, criando uma comunidade de práticas inovadoras, fundamentada na colaboração entre pares. Há emissão de declaração para os professores mediante a participação em 3 edições do Café.

Conferência Internacional entre Professores e Lideranças da PUCPR, IES convidadas, pesquisadores em Educação, professores de Ensino Médio e estudantes das licenciaturas, com o objetivo de incentivar experiências de inovação acadêmica numa perspectiva sistêmica no âmbito das graduações, envolvendo processos de ensino e aprendizagem baseados tanto em metodologias ativas como gestão acadêmica. Esse evento ocorre a cada dois anos, no mês de julho, tendo sido realizado até o momento as edições de 2016 e 2018.

Simpósio interno para professores e coordenadores de cursos de graduação com o objetivo de compartilhar experiências da prática docente na educação Superior, refletindo sobre ações pedagógicas na graduação da PUCPR. O evento é anual, no mês de outubro.

Conferência interna para professores e lideranças com o objetivo de refletir sobre o ensino e aprendizagem, identidade e inovação na PUCPR. O evento é semestral, ocorrendo nos meses de fevereiro e julho.