CPA - Comissão Própria de Avaliação

Trata-se de uma comissão autônoma, nomeada pelo Reitor, destinada a conhecer e acompanhar a realidade institucional por meio de avaliações externas e da autoavaliação propondo melhorias relacionadas aos processos educativos. De acordo com o Art. 11 da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu no Brasil o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda instituição de ensino superior deve constituir sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), por ato do dirigente máximo da instituição, ou por previsão do próprio estatuto ou regimento.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES DA CPA? 

Em resumo, a CPA coordena e articula as ações de avaliação institucional, sendo que essas ações envolvem, mas não se limitam a: elaborar o Programa de Avaliação Institucional, sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à avaliação institucional, produzir relatórios analíticos, comunicar os resultados das avaliações, buscar a melhoria contínua dos seus processos e elaborar o Relatório Anual de Autoavaliação Institucional.
A CPA tem como responsabilidade a apresentação dos resultados do processo de avaliação interna da instituição na forma de um Relatório de Autoavaliação, que compõe o primeiro do conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação do SINAES. O grande desafio da CPA é produzir uma autoavaliação institucional de qualidade, que subsidie planos de ação para melhorias efetivas.
A autoavaliação institucional é realizada em nível estratégico, tendo como base as 10 dimensões do SINAES, agrupadas em cinco eixos pelo Instrumento de Avaliação Institucional Externa do MEC:

RELATÓRIO SINTÉTICO DE RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A PUCPR é avaliada por sua comunidade acadêmica em vários momentos do ano, todos os anos, e estas avaliações são acompanhadas pela CPA (sigla para Comissão Própria de Avaliação) conforme prevê a lei 10861/2004, conhecida como SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Uma parte significativa da autoavaliação institucional provém de pesquisas com os diversos públicos da comunidade acadêmica e, no sentido de se fazerem conhecer, seguem neste relatório os principais dados das pesquisas realizadas nos últimos anos.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO: conhecida assim pela escala de resposta em termos de satisfação ou não com diversos atributos da instituição e dos cursos, é aplicada aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação, nas modalidades presencial e online. Os índices desta pesquisa são calculados numa escala de 0 a 100. O relatório da pesquisa é detalhado nos níveis de unidade de ensino e curso, além das perguntas individuais de cada bloco temático de questões (atributos). A seguir, algumas figuras ilustrativas de resultados gerais.

Figura 1: Satisfação Geral com a instituição PUCPR, 2019-2022, PUCPR.
Figura 1: Satisfação Geral com a instituição PUCPR, 2019-2022, PUCPR.

Pode-se observar que os resultados do gráfico são históricos, sendo que a única área em que o índice subiu na última avaliação foi a graduação presencial, provavelmente motivada pelo retorno às aulas presenciais após o período de pandemia. Apesar das demais áreas variarem em um ou dois pontos a menos, pode-se considerar que, em geral, a tendência dos gráficos é positiva. A seguir, vamos observar o mesmo indicador de satisfação, mas agora associada ao curso em que o estudante está matriculado.

Figura 2: Satisfação Geral com o Curso em que está matriculado(a), 2019-2022, PUCPR.
Figura 2: Satisfação Geral com o Curso em que está matriculado(a), 2019-2022, PUCPR.

Essas e muitas outras informações são obtidas na pesquisa, com as questões sobre os atributos buscando descrever quais são os pontos mais importantes para alcançar a satisfação dos estudantes e quais podem ser alvo de ações para melhoria. A parte de infraestrutura da PUCPR foi avaliada em detalhes em 2019, época em que as perguntas desse atributo eram feitas bianualmente. Sabendo que alterações estruturais levam mais tempo para ter efeito e que durante a pandemia muitas áreas da infraestrutura da universidade não puderam ser utilizadas, foi considerado melhor não aplicar as questões nos anos seguintes, exceto pelo item Biblioteca, em razão da disponibilidade do acervo ser essencial para os estudos. Em 2022 a infraestrutura voltou a fazer parte do questionário de avaliação geral, mas com uma quantidade menor de perguntas. O comparativo dos resultados das perguntas de infraestrutura de 2019 a 2022 podem ser observados na próxima figura.

Figura 3: Gráficos da avaliação de infraestrutura, por atributo, 2019-22, PUCPR.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Na modalidade de Educação à Distância, a PUCPR oferece cursos Online e cursos Semipresenciais, que podem ser ofertados em matrizes modulares (trimestrais) ou semestrais. Ao final de cada módulo ou cada semestre, conforme o caso, é aplicada pesquisa com os estudantes para verificação das condições de ensino, avaliação da disciplina, do material didático, dos professores e da coordenação. Além disso, o estudante é convidado a uma reflexão sobre sua própria atuação no processo de ensino-aprendizagem através da autoavaliação.

As pesquisas contam com perguntas objetivas e com campos abertos para comentários. Esses comentários são enviados para as áreas responsáveis por tratar e responder às demandas emergentes do processo de avaliação institucional.

As figuras a seguir apresentam alguns dos principais resultados das pesquisas da modalidade online.

CPA
Figura 4: Índice de Satisfação e Índice de Autoavaliação da Educação Online, módulo “verão” 2023, PUCPR.

Os resultados são disponibilizados aos coordenadores e gestores dos cursos, com o uso de ferramentas de tecnologia, como o Power BI e sistemas internos como o Pergamum Analysis.

ÍNDICE DE BOM ENSINO (IBE)

O IBE faz parte da avaliação institucional, sua nota é computada anualmente para os docentes da graduação presencial, é composta pela avaliação que os estudantes fazem a respeito do docente na disciplina, e integra também a avaliação docente no Plano de Carreira Docente. A pesquisa é composta de 8 perguntas objetivas, sendo uma para validação do questionário que, portanto, não contribui para a nota e mais uma pergunta dissertativa.

Cada professor recebe um feedback com seu resultado individual e os comentários deixados pelos estudantes no campo aberto da pesquisa. Os relatórios gerais são formados pelo agrupamento das notas atribuídas aos docentes com vínculo naquele curso/UA (unidade acadêmica), são apresentados no nível de unidade acadêmica, a saber: Escola de Belas Artes (EBA), Escola de Ciências da Vida (ECV), Escola de Direito (ED), Escola de Educação e Humanidades (EEH), Escola de Medicina (EM), Escola de Negócios (EN), Escola Politécnica (EP), Câmpus Londrina (LDN), Câmpus Maringá (MGA) e Câmpus Toledo (TLD).

A figura abaixo apresenta os resultados de 2020 até o primeiro semestre de 2023.

CPA
Figura 5: Índice de Bom Ensino (IBE), 2020 a 2023/1, PUCPR.

O resultado na figura é apresentado por Unidade Acadêmica (Escola ou Campus Fora de Sede, conforme o caso). O resultado “zero” para EMCV em 2020 e 2021 se justifica, pois, a união entre ECV e EM, que deu origem à EMCV aconteceu apenas em 2022, sendo nos anos anteriores as avaliações divididas entre as duas escolas.

O IBE deve sempre ser avaliado levando em consideração que é composto por todas as respostas a respeito de um mesmo professor, consolidadas dentro de seu curso de vínculo. Assim sendo, trata-se do índice que avalia o docente, sempre apresentado numa escala de resposta de 0 a 10. Diferente do IAD, apresentado a seguir, que agrupa as respostas de acordo com o curso de oferta de cada disciplina avaliada, sendo, portanto, uma avaliação da disciplina e que é apresentado na escala de resposta original de 4 pontos (1 a 4).

O questionário que gera os resultados do IBE e do IAD recebeu no 2º semestre de 2022 uma melhoria relacionada ao campo de pergunta aberta, que tinha uma pergunta única (“Caso deseje complementar suas respostas, utilize o espaço abaixo.”) e passou a ser composto por duas perguntas (“Registre aqui os pontos positivos deste(a) professor(a)”, “Deixe aqui sua contribuição, sugerindo melhorias a este(a) professor(a)”). Essa mudança melhorou tanto quantitativamente como qualitativamente as respostas dos estudantes ao questionário, provendo bons subsídios para a identificação de boas práticas e de oportunidades de melhoria.

No gráfico abaixo, está apresentada a evolução do indicador, por escola e campus, onde se pode notar que, apesar de algumas oscilações, a tendência geral é positiva.

CPA
Figura 6: Gráfico do Índice de Bom Ensino (IBE), evolução 2020 a 2023/1, por escola e câmpus PUCPR.

ÍNDICE DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA (IAD)

É um indicador de acompanhamento semestral, calculado a partir da mesma pesquisa que gera o IBE, porém considerando o curso da oferta da disciplina.

O relatório da pesquisa é detalhado nos níveis de unidade de ensino, a saber: American Academy (AA), Belas Artes (EBA), Ciências da Vida (ECV), Direito (ED), Educação e Humanidades (EEH), Medicina (EM), Negócios (EN), Politécnica (EP), Londrina (LDN), Maringá (MGA) e Toledo (TLD), podendo ser desdobrado até o nível de disciplina.

Índice de Avaliação da Disciplina (IAD), por pergunta, 2022 e 2023/1, PUCPR.
Índice de Avaliação da Disciplina (IAD), por pergunta, 2022 e 2023/1, PUCPR.

A análise do índice por pergunta ajuda a identificar os aspectos positivos da docência dos professores da PUCPR e quais ponto possuem oportunidades de melhoria. Combinando-se com a análise histórica dos resultados, fomenta a melhoria contínua da relação Estudante-Docente que está no centro dos processos de ensino e aprendizagem.

Figura 8: Índice de Avaliação de Disciplina (IAD), 2021/2 a 2023/1, PUCPR.
Figura 8: Índice de Avaliação de Disciplina (IAD), 2021/2 a 2023/1, PUCPR.

Destacamos que o resultado “zero” para EMCV em 2021 se justifica, pois, a união entre ECV e EM, que deu origem à EMCV aconteceu apenas em 2022, sendo nos anos anteriores as avaliações divididas entre as duas escolas.

Índice de Boa Pesquisa (IBP)

Os Programas de Pós-Graduação na PUCPR também passam por avaliações internas e externas e, todo semestre, os estudantes dos programas de Mestrado e Doutorado são convidados a avaliar o corpo docente de seu respectivo programa. Eles respondem a uma assertiva, com escala de concordância de 4 pontos (concordo totalmente, concordo mais que discordo, discordo mais que concordo e discordo totalmente são as opções de resposta), sendo posteriormente esse resultado transformado para uma escala de 0 a 10 para compor o Índice de Boa Pesquisa (IBP). Na figura abaixo estão apresentados os resultados dos últimos anos, por programa (PPG).

CPA
Figura 9: Gráfico do Índice de Boa Pesquisa (IBP), evolução 2020 a 2023/1, por programa PUCPR.

 

AVALIAÇÕES EXTERNAS

Além de se autoavaliar, a PUCPR também recebe instituições externas para realização de avaliações na Universidade. Algumas dessas avaliações são obrigatórias, como as realizadas pelas comissões designadas pelo MEC/INEP (Ministério da Educação / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que realizam o reconhecimento de cursos de Graduação, nas modalidades presencial e online e as avaliações realizadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, nos níveis de Mestrado e Doutorado. No entanto, outras avaliações são opcionais, para as quais a PUCPR se inscreve para participar e obter reconhecimento por sua excelência em ensino e pesquisa. O curso de Medicina, tem a certificação do SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação, da Escola Politécnica, são acreditados pela ABET (Accreditation Board of Engineering and Technology), e os cursos da Escola de Negócios (EN) possuem acreditação internacional pela AACSB – Association to Advance Collegiate Schools of Business.

A influência internacional da PUCPR em pesquisa foi reconhecida pelo Times Higher Education World University Rankings (THE) desde a publicação 2015-16, com o 1º lugar na categoria citações, entre 17 IES brasileiras ranqueadas naquela edição. Em 2021 (2019-20), foi considerada a 4ª melhor universidade privada do Brasil na posição geral e a primeira do Paraná em international outlook (pesquisas e citações). No mais recente THE América Latina, 2022, a Instituição subiu no ranking e está em 39ª colocação (em 2021 estava na 45ª) sendo a 3ª melhor universidade privada do país. A PUCPR também tem alcançado destaques nos rankings CWRU (Center for World University Rankings) e QS (Quacquarelli Symonds) World University Rankings.

Maiores detalhes sobre os rankings educacionais podem ser obtidos na página específica no site da PUCPR.

Na figura a seguir, veja a evolução do resultado da PUCPR no Índice Geral de Cursos (IGC).

Figura 10: Índice Geral de Cursos (IGC), adaptado de MEC/INEP.
Figura 10: Índice Geral de Cursos (IGC), adaptado de MEC/INEP.

O IGC (ou Índice Geral de Cursos), que é calculado pelo MEC/INEP a partir das notas de CPC dos cursos de Graduação e das notas CAPES dos cursos de Mestrado e Doutorado, leva em conta diversas características de qualidade do ensino e da instituição e cada resultado tem seu peso equilibrado pelo número de alunos matriculados no respectivo curso, no ano do resultado. Nota-se que na PUCPR o índice é crescente em seu valor contínuo e, desde 2014, encontra-se na faixa de conceito 4 de acordo com as métricas estabelecidas para esse indicador.

COMO É COMPOSTA A CPA?

Constituída com representação dos segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, a CPA da PUCPR, com regulamento aprovado pelo Conselho Universitário – CONSUN – pela resolução 412/2019, é composta por membros titulares e suplentes, indicados pelas lideranças da instituição e atendendo ao disposto no edital de seleção (edital 16/2019), nomeados por ato do Reitor para um mandato de três anos para docentes, técnico-administrativos e sociedade civil e de um ano para discentes, podendo ser reconduzidos.

 

Composição

PRESIDENTE DA CPA
Prof. Dr. Paulo Sergio Macuchen Nogas

REPRESENTANTES DO CORPO DOCENTE
Júlio César Nievola (Curso de Ciência da Computação) – Titular
Maria Izabel Scheidt Pires (Curso de Serviço Social) – Titular
Paulo Sergio Miguel (Curso de Ciências Contábeis) – Titular
Rodrigo Campagnolo (Curso de Agronomia/Toledo) – Suplente
Paulo Henrique Maravieski Brambilla (Curso de Eng. de Produção/Londrina) – Suplente
Camila Ament Giuliani dos Santos Franco (Curso de Medicina) – Suplente

REPRESENTANTES DO CORPO DISCENTE
Eduardo Henrique Custódio Matté (Curso de Cibersegurança) – Titular
Geovana de Almeida Silva (Curso de Direito, Câmpus Londrina) – Titular
Sophia Silva Colmenero de Oliveira (Curso de Psicologia, Toledo) – Suplente
Amanda Castelano Dias (Curso de Direito, Toledo) – Suplente

REPRESENTANTES DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
Andreia Ribeiro dos Santos (Escola de Negócios) – Titular
Luciano Cardoso (Escola de Educação e Humanidades) – Titular
Ana Cláudia da Silva Palomares (Campus Londrina) – Suplente
Marcio Ricardo Vianna (PR de desenvolvimento Educacional, PUCPR Online) – Suplente

REPRESENTANTES DA COMUNIDADE EXTERNA
Gustavo Ribeiro Cercal (Gerente de Projetos da Robert Bosch – Brasil)
Zaki Akel Sobrinho (Reitor da UFPR – Gestão 2008-2012 e 2013-2016 / Consultor Educacional)