Comissão Própria de Avaliação

Trata-se de uma comissão autônoma, nomeada pelo Reitor, destinada a conhecer e acompanhar a realidade institucional por meio de avaliações externas e da autoavaliação propondo melhorias relacionadas aos processos educativos. De acordo com o Art. 11 da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu no Brasil o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda instituição de ensino superior deve constituir sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), por ato do dirigente máximo da instituição, ou por previsão do próprio estatuto ou regimento.

 

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES DA CPA? 

Em resumo, a CPA coordena e articula as ações de avaliação institucional, sendo que essas ações envolvem, mas não se limitam a: elaborar o Programa de Avaliação Institucional, sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à avaliação institucional, produzir relatórios analíticos, comunicar os resultados das avaliações, buscar a melhoria contínua dos seus processos e elaborar o Relatório Anual de Autoavaliação Institucional.
A CPA tem como reponsabilidade a apresentação dos resultados do processo de avaliação interna da instituição na forma de um Relatório de Autoavaliação, que compõe o primeiro do conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação do SINAES. O grande desafio da CPA é produzir uma autoavaliação institucional de qualidade, que subsidie planos de ação para melhorias efetivas.
A autoavaliação institucional é realizada em nível estratégico, tendo como base as 10 dimensões do SINAES, agrupadas em cinco eixos pelo Instrumento de Avaliação Institucional Externa do MEC:

 

RELATÓRIO SINTÉTICO DE RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A PUCPR é avaliada por sua comunidade acadêmica em vários momentos do ano, todos os anos, e estas avaliações são acompanhadas pela CPA (sigla para Comissão Própria de Avaliação) conforme prevê a lei 10861/2004, conhecida como SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Uma parte significativa da autoavaliação institucional provém de pesquisas com os diversos públicos da comunidade acadêmica e, no sentido de se fazerem conhecer, seguem neste relatório os principais dados das pesquisas realizadas nos últimos anos.

 

PESQUISA DE SATISFAÇÃO: conhecida assim pela escala de resposta em termos de satisfação ou não com diversos atributos da instituição e dos cursos, é aplicada aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação, nas modalidades presencial e online. A seguir, algumas figuras ilustrativas de resultados gerais.

Figura 1: índices gerais de satisfação, na graduação presencial em 2020.

 

Os índices desta pesquisa são calculados numa escala de 0 a 100. O relatório da pesquisa é detalhado nos níveis de unidade de ensino e curso, além das perguntas individuais de cada bloco temático de questões.

Figura 2: índice de satisfação com o curso, na graduação presencial em 2020.

 

Dentro das barras coloridas da figura, estão os valores da porcentagem de respostas recebidas em cada ponto da escala de respostas, conforme legenda de cores abaixo da própria figura. Os temas abordados nesta pesquisa estão ilustrados resumidamente na figura abaixo.

Figura 3: índice de satisfação com os atributos da pesquisa, na graduação presencial em 2020.

 

A pesquisa ainda tem partes dedicadas a concordância com algumas afirmativas, a respeito de temas importantes para a instituição e de autoavaliação do estudante, representadas nas figuras 4 e 5.

Figura 4: índice de concordância com os atributos da pesquisa, na graduação presencial em 2020.

 

Figura 5: índice de concordância de autoavaliação, na graduação presencial em 2020.

 

Em razão dos eventos da Pandemia de Covid-19, as aulas passaram para o modelo online e a comunidade acadêmica deixou de frequentar as instalações dos campus e polos de ensino. Deste modo, não fazia sentido lhes arguir sobre esse tema para os cursos presenciais. Por isso, resgatamos e mantemos viva a memória dos resultados de 2019.

 

Figura 6: satisfação com a infraestrutura geral, na graduação presencial em 2019.

 

Figura 7: satisfação com os laboratórios de informática, na graduação presencial em 2019.

 

Figura 8: satisfação com as salas de aula, na graduação presencial em 2019.

 

Figura 9: satisfação com a biblioteca, na graduação presencial em 2019.

 

Com a análise de todos esses resultados, são definidos os Key Drivers de satisfação dos estudantes conforme ilustrado nas próximas duas figuras.

 

Figura 10: key driver de orgulho, na graduação presencial em 2020.

 

Figura 11: key driver de ações da PUCPR, na graduação presencial em 2020.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO ONLINE

Na modalidade de Educação à Distância, a PUCPR oferece cursos Online e cursos Semipresenciais, que podem ser ofertados em matrizes modulares (trimestrais) ou semestrais. Ao final de cada módulo ou cada semestre, conforme o caso, é aplicada pesquisa com os estudantes para verificação das condições de ensino, avaliação da disciplina, do material didático, dos professores e da coordenação. Além disso, o estudante é convidado a uma reflexão sobre sua própria atuação no processo de ensino-aprendizagem através da autoavaliação.

As pesquisas contam com perguntas objetivas e com campos abertos para comentários. Esses comentários são enviados para as áreas responsáveis por tratar e responder às demandas emergentes do processo de avaliação institucional.

As figuras a seguir apresentam alguns dos principais resultados das pesquisas da modalidade online.

Autoavaliação do estudante, resultados de 2020 e 2021, por modalidade e oferta.

Autoavaliação do estudante, resultados de 2020 e 2021, por modalidade e oferta.

 

Estudantes avaliam a disciplina e os professores (tutor e formador, conforme o caso).

Estudantes avaliam a disciplina e os professores (tutor e formador, conforme o caso).

ÍNDICE DE BOM ENSINO (IBE)

O IBE faz parte da avaliação institucional, sua nota é computada anualmente para os docentes da graduação presencial, é composta pela avaliação que os estudantes fazem a respeito do docente na disciplina, e integra também a avaliação docente no Plano de Carreira Docente. A pesquisa é composta de 8 perguntas objetivas, sendo uma para validação do questionário que, portanto, não contribui para a nota e mais uma pergunta dissertativa.

Cada professor recebe um feedback com seu resultado individual e os comentários deixados pelos estudantes no campo aberto da pesquisa. Os relatórios gerais são formados pelo agrupamento das notas atribuídas aos docentes com vínculo naquele curso/UA (unidade acadêmica), são apresentados no nível de unidade acadêmica, a saber: Escola de Belas Artes (EBA), Escola de Ciências da Vida (ECV), Escola de Direito (ED), Escola de Educação e Humanidades (EEH), Escola de Medicina (EM), Escola de Negócios (EN), Escola Politécnica (EP), Câmpus Londrina (LDN), Câmpus Maringá (MGA) e Câmpus Toledo (TLD).

As figuras a seguir apresentam o resultado completo de 2020 e o resultado prévio de 2021 (1º semestre).

 

IBE 2020 – notas e adesão

IBE 2020 - notas e adesão

 

IBE 2020 gráfico de resultado da escola versus adesão dos estudantes

IBE 2020 - notas e adesão

 

IBE Prévio 2021 – notas e adesão

IBE Prévio 2021 - notas e adesão

 

IBE Prévio 2021 adesão gráfico de resultado da escola versus adesão dos estudantes

IBE Prévio 2021 adesão gráfico de resultado da escola versus adesão dos estudantes

ÍNDICE DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA (IAD)

É um indicador de acompanhamento semestral, calculado a partir da mesma pesquisa que gera o IBE, porém considerando o curso da oferta da disciplina.

O relatório da pesquisa é detalhado nos níveis de unidade de ensino, a saber: American Academy (AA), Belas Artes (EBA), Ciências da Vida (ECV), Direito (ED), Educação e Humanidades (EEH), Medicina (EM), Negócios (EN), Politécnica (EP), Londrina (LDN), Maringá (MGA) e Toledo (TLD), podendo ser desdobrado até o nível de disciplina.

As figuras a seguir apresentam os resultados do 1º e 2º semestre de 2020 e do 1º semestre de 2021.

 

Evolução do IAD por questão

 

Evolução do IAD por Unidade Acadêmica

Evolução do IAD por Unidade Acadêmica

 

Gráfico da evolução do IAD por Unidade Acadêmica

Gráfico da evolução do IAD por Unidade Acadêmica

COMO É COMPOSTA A CPA?

Constituída com representação dos segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, a CPA da PUCPR, com regulamento aprovado pelo Conselho Universitário – CONSUN – pela resolução 412/2019, é composta por membros titulares e suplentes, indicados pelas lideranças da instituição e atendendo ao disposto no edital de seleção (edital 16/2019), nomeados por ato do Reitor para um mandato de três anos para docentes, técnico-administrativos e sociedade civil e de um ano para discentes, podendo ser reconduzidos.

PRESIDENTE DA CPA:

  • Prof.º Dr. Paulo Sergio Macuchen Nogas

REPRESENTANTES DO CORPO DOCENTE

  • Júlio César Nievola (Curso de Ciência da Computação) – Titular
  • Maria Izabel Scheidt Pires (Curso de Serviço Social) – Titular
  • Paulo Sergio Miguel (Curso de Ciências Contábeis) – Titular
  • Roberto André Oresten (Curso de Direito) – Suplente
  • Rodrigo Campagnolo (Curso de Agronomia/Toledo) – Suplente
  • Ivone Mayumi Ikeda Morimoto (Curso de Nutrição) – Suplente

REPRESENTANTES DO CORPO DISCENTE

  • Felipe Fonseca de Carvalho – Titular
  • Natan Roberto Tissei São José (Maringá)- Titular
  • Leonardo Menoncin Pacheco – Suplente
  • Rafael Bruno Cassiano de Moraes – Suplente

REPRESENTANTES DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

  • Luciano Cardoso (Escola de Educação e Humanidades) – Titular
  • Andreia Ribeiro dos Santos (Escola de Negócios) – Titular
  • Regiane de Souza Araújo Menezes (Escola de Ciências da Vida) – Suplente
  • Khalil Gibran Martins Z. Abdalla (PR de Missão, Identidade e Extensão) – Suplente

REPRESENTANTES DA COMUNIDADE EXTERNA

  • Rony Ahlfeldt (Diretor dos Colégios Maristas de Brasília)
  • José Eduardo Martinez Canales (Vice-Reitor da Universidad Veracruzana, México)

As pesquisas com a comunidade acadêmica ocorrem em vários momentos do ano, fique atento ao calendário acadêmico e às comunicações por e-mail, no AVA e neste site.