O que é?

O Coral Champagnat da PUCPR é composto por estudantes da Graduação da Universidade e cantores profissionais que integram a equipe técnica do coro, sob a regência da maestrina Rosemeri Paese.

O grupo possui intensa atividade artística dentro e fora da universidade, participando de concertos, encontros de corais e eventos institucionais, dentre eles as cerimônias de Colação de Grau da PUCPR, com público presencial de 30 mil pessoas em média e mais de 700 mil pessoas por meio das transmissões ao vivo pela internet.

A principal missão do grupo é promover a difusão do Canto Coral, proporcionando aos seus participantes uma rica vivência musical e comunitária, seja no convívio entre os integrantes ou participando de ações sociais, levando a arte para onde se faça necessário, contribuindo para o enriquecimento cultural de nosso país.

coral_pucpr_colacao

Todo acadêmico de Graduação da PUCPR pode participar do Coral Champagnat, exceto no último semestre letivo. Basta se inscrever nos editais que ocorrem no início de cada semestre, em fevereiro e agosto, disponibilizados no site da PUCPR.

Os ensaios iniciam imediatamente após a divulgação do resultado e o estudante recebe uma bolsa durante sua permanência no Coral Champagnat.

Os ensaios acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, no Museu Universitário – prédio histórico, onde está a arquibancada e a Concha Acústica, e na Sala Acústica do Bloco Vermelho.

 

 

Devido aos necessários cuidados com a saúde dos integrantes do Coral Champagnat e de seus entes próximos, e seguindo as recomendações dos orgãos oficiais de saúde pública para a diminuição do contágio do coronavírus, os ensaios do grupo, até segunda ordem, têm acontecido em ambiente virtual, com vídeos de técnica vocal e com o repertório previsto para o período, a fim de que a equipe possa participar das atividades culturais da PUCPR no segundo semestre de 2020.

Histórico

Fundado em 1972, o Coral da UCP (Universidade Católica do Paraná) teve como primeiro regente o maestro Mário Garau. Em 1973, assumiu a direção do Grupo o maestro Ir. Ático Rubini, compositor do Hino da PUCPR. Sua primeira apresentação foi no Auditório da Reitoria na ocasião em que Dom Jerônimo Mazzarotto recebia o título de Reitor Emérito da Universidade Católica do Paraná. O Coral da UCP passou então a chamar-se Coral Champagnat, homenageando o fundador da Congregação Marista, São Marcelino Champagnat. Em 1979, o Coral Champagnat esteve sob a regência de Aldo A. Hasse; em 1986, do maestro Lázaro Walger; de 1987 a 1989 de Flávio Stein.

Atualmente está sob a regência de Rosemeri Paese que, assumiu o Coral Champagnat a partir de novembro de 1989. Desde 1989, apresenta espetáculos temáticos em diversos teatros de Curitiba como Teatro Paiol, Auditório Antônio Carlos Kraide, Teatro Fernanda Montenegro, Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) e também em outras cidades: Salão de Atos da PUCRS em Porto Alegre e Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis.

O Coral Champagnat gravou o CD Ícones da Música Grega com arranjos escritos especialmente para o coral e dirigido musicalmente pela Maestrina Rosemeri Paese.

coral_pucpr_colacao