O que é?

O Coral Champagnat da PUCPR é composto por estudantes da Graduação da Universidade e cantores profissionais que integram a equipe técnica do coro, sob a regência da maestrina Rosemeri Paese.

O grupo possui intensa atividade artística dentro e fora da universidade, participando de concertos, encontros de corais e eventos institucionais, dentre eles as cerimônias de Colação de Grau da PUCPR, com público presencial de 30 mil pessoas em média e mais de 700 mil pessoas por meio das transmissões ao vivo pela internet.

A principal missão do grupo é promover a difusão do Canto Coral, proporcionando aos seus participantes uma rica vivência musical e comunitária, seja no convívio entre os integrantes ou participando de ações sociais, levando a arte para onde se faça necessário, contribuindo para o enriquecimento cultural de nosso país.

coral_pucpr_colacao

Todo estudante da PUCPR que ainda tenha mais de um semestre a cursar na instituição pode participar do CORAL CHAMPAGNAT DA PUCPR. Anualmente ou semestralmente, são abertos processos seletivos para a participação de alunos e alunas da graduação. Durante a sua permanência no Grupo, a exemplo do que ocorre no TANAHORA e na Orquestra Experimental, o participante recebe uma bolsa estímulo em forma de desconto na sua mensalidade.

Por conta do necessário período de isolamento social advindo com a pandemia da COVID-19, os processos de audição estão sendo realizados de maneira remota e os estudantes selecionados participam de projetos artísticos audiovisuais divulgados nas mídias oficiais da PUCPR. Para tanto, a equipe frequenta encontros remotos periodicamente.

Leia o edital completo abaixo e acesse os materiais de instrução para obter todas as orintações necessárias e participar do processo seletivo deste segundo semestre de 2021.

Neste segundo semestre de 2021, o CORAL CHAMPAGNAT – PUCPR abre vagas para as categorias de cantor(a), editor(a) de vídeos e editor(a) de partituras.

As vagas são destinadas somente para alunos da Graduação da PUCPR e a bolsa para os participantes no valor de R$ 500,00 mensais, com disponibilidade de 6 horas semanais para as atividades remotas.

Para concorrer, basta seguir os seguintes passos:

  • Ler o texto do Edital da categoria pretendida nos menus abaixo
  • Ler o tutorial de gravação (para candidatos da categoria de canto) em Materiais de Suporte.
  • Preencher o formulário de cada categoria, anexando as atividades solicitadas para a avaliação.

As inscrições iniciam no dia 12 de agosto, até o dia 26 de agosto às 18h. Fique atento ao prazo necessário para a realização das atividades.  Não perca esta oportunidade de participar de um grupo artístico e ter o benefício de uma bolsa e declaração de horas complementares.

ATENÇÃO INSCRITOS NOS EDITAIS 2021 DO CORAL CHAMPAGNAT

Devido ao recesso corporativo da PUCPR por conta do feriado de sete de setembro, o cronograma de divulgação dos selecionados para os editais de Cantores Bolsistas e Copista/Arquivista sofrerá modificação. O resultado final dos processos seletivos passa a ser divulgado no dia 9 de setembro de 2021, até às 19h. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail: [email protected]

Saiba mais sobre como se tornar um artista bolsista da PUCPR?

Devido aos necessários cuidados com a saúde dos integrantes do Coral Champagnat e de seus entes próximos, e seguindo as recomendações dos orgãos oficiais de saúde pública para a diminuição do contágio do coronavírus, os ensaios do grupo, até segunda ordem, têm acontecido em ambiente virtual, com vídeos de técnica vocal e com o repertório previsto para o período, a fim de que a equipe possa participar das atividades culturais da PUCPR em 2021.

Histórico

Fundado em 1972, o Coral da UCP (Universidade Católica do Paraná) teve como primeiro regente o maestro Mário Garau. Em 1973, assumiu a direção do Grupo o maestro Ir. Ático Rubini, compositor do Hino da PUCPR. Sua primeira apresentação foi no Auditório da Reitoria na ocasião em que Dom Jerônimo Mazzarotto recebia o título de Reitor Emérito da Universidade Católica do Paraná. O Coral da UCP passou então a chamar-se Coral Champagnat, homenageando o fundador da Congregação Marista, São Marcelino Champagnat. Em 1979, o Coral Champagnat esteve sob a regência de Aldo A. Hasse; em 1986, do maestro Lázaro Walger; de 1987 a 1989 de Flávio Stein.

Atualmente está sob a regência de Rosemeri Paese que, assumiu o Coral Champagnat a partir de novembro de 1989. Desde 1989, apresenta espetáculos temáticos em diversos teatros de Curitiba como Teatro Paiol, Auditório Antônio Carlos Kraide, Teatro Fernanda Montenegro, Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) e também em outras cidades: Salão de Atos da PUCRS em Porto Alegre e Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis.

O Coral Champagnat gravou o CD Ícones da Música Grega com arranjos escritos especialmente para o coral e dirigido musicalmente pela Maestrina Rosemeri Paese.

coral_pucpr_colacao