O que é?

O Coral Champagnat da PUCPR é composto por estudantes, ex-estudantes, professores, colaboradores da Universidade e cantores da comunidade sob a regência atual da maestrina Rosemeri Paese. Destaca-se no cenário musical da cidade como coro cênico.

Participe do Coral

Todo estudante da PUCPR, que ainda tenha pelo mais um ano a cursar na instituição, pode participar do Coral Champagnat. Basta se inscrever para o processo de seleção que ocorre normalmente no início do ano letivo. O edital é disponibilizado no site. Os trabalhos se iniciam imediatamente após a divulgação do resultado. O estudante recebe uma bolsa estímulo durante sua permanência no Coral Champagnat.

Editais

Aberto Edital de Seleção para o Coral Champagnat
EDITALGRADE HORÁRIAAPROVADOS

Histórico

Fundado em 1972, o Coral da UCP (Universidade Católica do Paraná) teve como primeiro regente o maestro Mário Garau.

Em 1973, assumiu a direção do Grupo o maestro Ir. Ático Rubini, compositor do Hino da PUCPR. Sua primeira apresentação foi no Auditório da Reitoria na ocasião em que Dom Jerônimo Mazzarotto recebia o título de Reitor Emérito da Universidade Católica do Paraná. O Coral da UCP passou então a chamar-se Coral Champagnat, homenageando o fundador da Congregação Marista, São Marcelino Champagnat.

Em 1979, o Coral Champagnat esteve sob a regência de Aldo A. Hasse; em 1986, do maestro Lázaro Walger; de 1987 a 1989 de Flávio Stein. Atualmente está sob a regência de Rosemeri Paese que, assumiu o Coral Champagnat a partir de novembro de 1989.

Desde 1988 tendo sido um dos pioneiros a atuar como coro cênico, apresentando espetáculos com temáticas variadas, onde seus integrantes cantam e encenam seu repertório em apresentações que contam com roteiro, envolvendo a criação de uma marcação cênica, figurino, cenário e iluminação próprios.

Os espetáculos criados pelo Coral Champagnat da PUCPR foram encenados em teatros de Curitiba como Teatro Paiol, Auditório Antônio Carlos Kraide, Teatro Fernanda Montenegro, Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) e também em outras cidades: Salão de Atos da PUCRS em Porto Alegre e Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis.