O PROUNI é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior, em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior.
Você pode ser um dos contemplados com a bolsa de estudos do PROUNI, com 100% ou 50% de bolsa até o final do seu curso, desde que ingresse pelo PROUNI e atenda semestralmente às regras de aproveitamento acadêmico determinadas pelo MEC.
Podem se inscrever no PROUNI os candidatos que não possuem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem do ano anterior e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame, e nota acima de zero na redação.
Para acessar o edital com todas as portarias normativas, clique aqui.
O MEC publicou o EDITAL Nº 66, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2020 que trata do processo seletivo do ProUni para o 1° Semestre de 2021.
São oferecidas vagas ProUni na PUCPR, integrais e parciais para todos os campus (Curitiba, Londrina, Maringá, Toledo e Graduação Online). As inscrições ocorrerão diretamente no site do ProUni, no período de 12/01 à 15/01 de 2021.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO RESERVA TRABALHISTA PROUNI PUCPR
As instituições de ensino superior participantes do ProUni poderão conceder bolsas do programa aos trabalhadores da própria instituição e dependentes destes, em decorrência de convenção coletiva ou acordo trabalhista, até o limite de 10% das bolsas obrigatórias oferecidas por curso.
Para 2021 a PUCPR oferece Bolsas ProUni Integrais para Reserva Trabalhista, desta forma poderão concorrer funcionários e filhos de funcionários (cujas filiais da APC se enquadram no SAAEPAR) desde que atendam aos seguintes requisitos previstos em portaria normativa e no edital (EDITAL RESERVA TRABALHISTA 2021.1) disponível para consulta.
Os funcionários que se enquadrarem nos requisitos e quiserem concorrer a Bolsa ProUni Integral deverão no período de 13/01/2021 à 15/01/2021 realizar o processo de inscrição específico para estas vagas, a forma de envio e prazos detalhados constam no edital especificado acima.
Após as inscrições o candidato deverá aguardar o resultado da pré-seleção no site do MEC: www.mec.gov.br no link ProUni – Programa Universidade para Todos e realizar a entrega da documentação nas datas de acordo com o cronograma do MEC.
A PUCPR publicou o resultado dos candidatos aprovados no ProUni referente a 2ª chamada do processo seletivo do 1° semestre de 2021.
Os aprovados em 2ª chamada dos cursos presenciais, deverão acessar a plataforma para confirmação da matrícula e emissão do boleto (para o caso de bolsa 50%), a partir do dia 03/03 estará disponível.
Como o recebimento de documentações ocorreu de forma online, poderão ser solicitados documentos complementares conforme previsto em Portaria Normativa, mesmo após a publicação do resultado.
De acordo com o campus de sua aprovação e modalidade de curso selecione o link para acesso a plataforma de confirmação de contrato acadêmico, lembrando que o acesso para confirmação só estará disponível no dia 03/03.
* Cursos Online – Aguardar comunicação por e-mail com as orientações, em até 5 dias será encaminhado.
Informamos que as aulas para os cursos presenciais irão iniciar dia 15/03/2020, fique atento ao seu e-mail, pois em breve serão enviados comunicados sobre acessos a plataforma e ambientação.
Para os cursos online as aulas irão iniciar em 02/03/2020, fique atento ao seu e-mail, pois em breve serão enviados comunicados sobre acessos a plataforma e ambientação.
A PUCPR publicou o resultado dos candidatos aprovados no ProUni referente a 1ª chamada do processo seletivo do 1° semestre de 2021.
Para acessar a listagem dos aprovados |
---|
Cascavel |
Curitiba |
Guarapuava |
Londrina |
Maringá |
Ponta Grossa |
Toledo |
O MEC publicou a lista dos candidatos pré-selecionados na lista de espera para concorrer a bolsas de estudos do ProUNI, Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, na PUCPR.
O prazo para envio da documentação é de 08/03 a 12/03/2021, não deixe para ultima hora pois caso necessite documentos complementares para que tenha tempo hábil de providenciar.
A lista com o nome dos candidatos pré-selecionados para o processo seletivo junto a PUCPR poderá ser consultada clicando no respectivo campus de classificação.
Os candidatos pré-selecionados deverão encaminhar para a PUCPR, documentação comprobatória referente as informações registradas no Sistema do ProUNI.
O encaminhamento da documentação digital, ocorrerá por meio da plataforma de envio de documentação do ProUNI, no site da PUCPR, conforme instruções do Manual do Candidato ProUNI. De acordo com o manual, será encaminhado ao seu e-mail um login e senha para o acesso à plataforma, até o final do dia 08/03, aguarde o recebimento.
Conforme portaria do MEC, a entrega da documentação para concorrência na Lista de espera não configura reserva de vaga. Para cada curso e turno existe uma classificação para determinado número de vagas. O candidato não classificado por nota, dentro do número de vagas ofertadas (curso/turno a qual manifestou interesse) terá o seu processo reprovado por inexistência de vagas, não havendo necessidade nestes casos de assinatura de termo.
Portaria normativa Nº 1, de 22 de janeiro de 2015.
Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: [email protected]
1ª CHAMADA
2ª CHAMADA
LISTA DE ESPERA
IMPORTANTE: Leitura complementar para entendimento do edital, PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2015.
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos integrais e parciais de 50% para cursos de graduação e sequenciais em instituições de educação superior privada, destinado a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Os candidatos podem se inscrever duas vezes por ano. O calendário é definido pelo MEC. A inscrição será efetuada exclusivamente pela internet, disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação.
Não. O Programa Universidade para todos (ProUni) oferta bolsas de estudo integrais e parciais de 50% usando como critério de seleção o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, não é possível se inscrever no programa sem que o candidato tenha feito o exame.
Para concorrer a oferta inicial de bolsas que acontece todo semestre são aceitas somente as notas do último exame. Já para vagas remanescentes, são aceitas notas de exames feitos a partir de 2010.
Só pode se candidatar ao Prouni, referente ao primeiro semestre de 2020, o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e alcançado no mínimo 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.
Para participar de qualquer edição do ProUni é necessário que a média das notas nas provas do Enem seja igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação. Para calcular a média, basta somar as notas das cinco provas (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Redação, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e dividir o resultado por cinco.
Não. Podem participar do ProUni somente estudantes que ainda não possuam diploma de curso superior.
Não, além de ter participado do Enem 2019 e obtido a nota mínima estabelecida pelo MEC, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:
Sim, desde que a instituição escolhida seja participante do Prouni. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico.
Sim, o Prouni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou afrodescentes O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.
A renda familiar por pessoa é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%.
Entende-se como grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio.
Acesse o site http://prouniportal.mec.gov.br/index.php e acompanhe regularmente o site do ProUni na PUCPR
R: Para cada membro do grupo familiar é possível anexar até 4 documentos complementares, na opção de “Documentos Complementares”. Se necessário, consolide algumas informações em um PDF único para facilitar o envio (atente para o tamanho máximo de arquivo de 8MB).
Em caso de dúvidas quanto ao envio de documentação, consulte o manual
R: A lista de documentações básicas consta no site https://static.pucpr.br/2020/07/lista-de-documentos-comprabatorios-prouni.pdf?_ga=2.57210019.801061052.1614183361-429477455.1581094690
Para questões especificas, favor acessar o site oficial do governo, onde consta de forma detalhada a lista dos documentos obrigatórios para cada situação de renda – http://prouniportal.mec.gov.br/tire-suas-duvidas-pesquisa/documentacao
R: A documentação está sendo analisada gradativamente e, se houver necessidade de novos documentos complementares, haverá a comunicação por e-mail, acompanhe diariamente. O resultado final será publicado na página, bem como o cronograma com as datas, de acordo com a chamada, no link https://www.pucpr.br/estude-na-pucpr/graduacao/formas-de-ingresso/prouni/
O resultado final oficial será publicado no site da PUCPR de acordo com o cronograma por chamada, lembrando que a divulgação ocorre até o final do dia constante no cronograma.
O login e senha é o mesmo utilizado no seu processo de inscrição, lembrando que a senha é atualizada após o primeiro acesso, de acordo com a data de nascimento cadastrada no processo seletivo.
Outro ponto importante é que a plataforma de confirmação de matrícula não é acessada pelo mesmo hiperlink de inscrição, consulte na lista de aprovados o hiperlink de acordo com o campus para confirmação da matrícula.
Se for o caso de bolsista parcial, é preciso realizar o pagamento da matrícula e do saldo restante, para que seja realizada a confirmação de matrícula e, após o pagamento e baixa do título, em até 4 dias receberá o login e senha.
Se for o caso de bolsista integral dos cursos presenciais, após a publicação do resultado, em até 3 dias, será encaminhado o login e senha para acesso ao WebAluno.
Se for o caso de bolsista integral dos cursos online, após a publicação do resultado, em até 5 dias, irá receber comunicações a respeito do processo de matrícula e login e senha.
Como você possui bolsa integral, o título apresentado estará com o seu valor zerado, ou seja, com isenção de pagamento. Dê continuidade aos processos de confirmação de matrícula normalmente.
Os procedimentos de matrícula e orientação serão encaminhados por e-mail em até 5 dias após a publicação do resultado. Caso tenha transcorrido este prazo e você não tenha recebido o e-mail, deverá entrar em contato com a secretaria do campus.
Curitiba – [email protected] –
Londrina – [email protected] –
Toledo – [email protected] –
Maringá – [email protected] –
Cascavel – [email protected] –
Guarapuava – [email protected] –
Ponta Grossa – [email protected] –
Atendimento também pelo whatsaapp
Link para os Contatos da PUCPR:
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa; para as bolsas parciais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
A inscrição é gratuita, ocorre todo semestre e é efetuada exclusivamente pela internet, no site do governo http://siteprouni.mec.gov.br/.
Para ingresso no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades (American Academy) e o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (American Academy Health) os estudantes terão um processo seletivo adicional composto por:
O estudante, seja bolsista integral ou parcial, para se manter no Prouni, deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Exemplificando: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Caso seja aprovado em apenas duas disciplinas, poderá ter a sua bolsa encerrada, visto que totalizou somente 50% de aproveitamento. Neste caso, o coordenador do Prouni, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas em que houve reprovação, poderá analisar as justificativas apresentadas pelo estudante para o rendimento acadêmico insuficiente e autorizar, por duas vezes, a continuidade da bolsa.
Veja outros exemplos na tabela a seguir:
Nº de disciplinas cursadas no último período letivo | Nº de disciplinas em que deve haver aprovação |
---|---|
1 | 1 |
2 | 2 |
3 | 3 |
4 | 3 |
5 | 4 |
6 | 5 |
7 | 6 |
8 | 6 |
9 | 7 |
10 | 8 |