Hotmilk - 13 dez 2023

Hotmilk homenageia 70 inventores da Instituição que tiveram concessões de Propriedade intelectual

Professor Paulo César Soares Júnior, da Escola Politécnica da PUCPR, recebeu o prêmio de pesquisador destaque em inovação

evento ciência e café

O evento “Café com Ciência – Edição Especial” foi realizado pelo ecossistema de inovação da PUCPR, a Hotmilk, no dia 05/11, com o intuito de homenagear os 70 inventores e pesquisadores da Universidade que tiveram a concessão de 23 ativos de propriedade intelectual pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) nos anos de 2022 e 2023. 

As concessões recebidas pelo INPI são relativas a patentes de invenção, patentes de modelo de utilidade, registros de computador e registros de desenho industrial, sendo que as tecnologias abrangem diferentes áreas do conhecimento para propor soluções inovadoras nos campos da saúde, higiene, meio ambiente, segurança e muitos outros. 

Lista completa dos homenageados e suas invenções

Prêmio de Pesquisador Destaque em inovação
No evento também foi anunciado o pesquisador destaque em inovação, o professor Paulo César Soares Júnior, da Escola Politécnica da PUCPR, que somente em 2023, por causa dele foram assinados dois contratos de transferência de tecnologia, com mais dois a serem firmados, além do primeiro contrato de transferência de know-how da instituição, e ainda, a sua participação em duas spin-offs criadas para levar ao mercado tecnologias desenvolvidas nas pesquisas da universidade.Diretor da Hotmilk, pesquisador destaque, prof. Anderson

Startup que começou no PPGEM

Durante o evento, a equipe de pesquisadores da startup OrthoPETica, que surgiu no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da PUCPR, esteve presente e contou um pouco de sua trajetória: desde a ideia de negócio na Universidade até o seu impulsionamento na Hotmilk.

Como surgiu

Eles perceberam a necessidade que a área veterinária tinha por implantes que auxiliassem na reabilitação e mobilidade animal, com possibilidade de customização de acordo com a fratura, que respeitassem a curvatura natural do osso e fossem fáceis de moldar.

Desta forma, foi criada a OrthoPETica, iniciativa que faz impressões 3D de implantes biocompatíveis e bioabsorvíveis que não precisam de cirurgia de remoção.

“Começamos a desenvolver o negócio no Spine, da Escola Politécnica, depois fomos para o programa Evolution, da Hotmilk. Lá tivemos mentorias da parte de negócios, como abrir uma empresa, estruturar uma startup, workshops”, detalha o professor Paulo Soares, um dos integrantes da equipe.

Para conseguir viabilizar os próximos testes da empresa, bem como escalar a produção, a startup participou de programas de fomento do governo: o Centelha, no qual conquistaram o terceiro lugar geral, ficando em primeiro lugar na categoria química e materiais, e o Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), que ficaram em primeiro lugar. 

Para o pesquisador Bruno Pereira, a importância do prêmio é o reconhecimento de um esforço muito grande da parte acadêmica, além do aprendizado de como tirar um experimento de dentro do laboratório e transformá-lo em um negócio.

equipe da OrthoPETica“Com a experiência que temos na área de materiais, transformamos nosso conhecimento em uma startup que está prosperando. Isso é muito importante para a gente, esse reconhecimento é um incentivo para outras pessoas que pesquisam, para que não fique só na bancada. É muito importante que vire um negócio que seja benéfico para a sociedade”.

A equipe da OrthoPETica é composta pelos professores Paulo Soares, Cesar Neitzke e José Ademar Villanova; e pelas doutorandas do PPGEM, Sara Blunk e Tarciana Toscano e pelo pós-doutorando do Programa, Bruno Pereira.

Hotmilk

A Hotmilk é o ecossistema de inovação da PUCPR, que conecta, capacita e oferta consultoria para grandes empresas e startups, com o propósito de fortalecer, desenvolver e promover inovação, empreendedorismo e tecnologia para a sociedade. Além disso, é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da PUCPR, sendo responsável pela gestão das tecnologias geradas na universidade, pelo apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação e transferência de tecnologia. 

Notícias relacionadas
OrthoPETica: tecnologia para reabilitação e mobilidade animal
Estudante da PUCPR é o ganhador do Prime 2023, que transforma pesquisas em novos negócios
PUCPR é premiada na Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior