Extensão Universitária

Extensão Universitária - 23 abr 2024

PUCPR é sede do primeiro evento da Liga Internacional de Futebol Scholas no Brasil

Encontro tem como propósito formar e conectar educadores e educadoras envolvidos em práticas esportivas com crianças e adolescentes

Entre os últimos dias 16 e 19 de abril, a PUCPR sediou o primeiro evento em terras brasileiras da Liga Internacional de Futebol Scholas (LIF). O encontro foi promovido pela Pró-reitoria de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR em parceria com o Sicredi, ambas conveniadas ao Movimento Scholas Occurrentes. O evento contou com o apoio da Arquidiocese de Curitiba, Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude de Curitiba e o Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

Durante três dias o evento contou com mediadores argentinos que integram o movimento Scholas Occurrentes e iniciou a parceria com o Brasil na Liga Internacional. A ação é do movimento Scholas Occurrentes, fundado pelo Papa em 2013 e atualmente tem mais de 190 países participando que impactam cerca de 1 milhão de pessoas. O projeto tem como propósito fomentar uma cultura do encontro e ajudar no projeto de vida de crianças e adolescentes, usando o futebol como meio para tornar a educação delas melhor.

Na Universidade, o evento contou com mais de 20 participantes entre educadores, treinadores, instrutores desportivos em projetos sociais, além de estudantes de licenciatura e demais interessados. Agora, o foco é que com a chegada da LIF em terras brasileiras, outros projetos de comunidades possam ser impactados pela metodologia do Scholas e se juntar nas ações da Liga Internacional.