Extensão Universitária

Extensão Universitária - 29 abr 2024

Estudantes da Noruega, participantes do projeto SENOBR, são recepcionadas na PUCPR

Projeto financiado pelo governo norueguês também prevê a ida de brasileiros para o país europeu

No último dia 9 de abril, o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci recebeu na reitoria um grupo de estudantes do projeto SENOBR. A chegada das estudantes faz parte da parceria entre as universidades Norwegian University of Science and Technology (NTNU), de Trondheim, Noruega, PUCPR, PUCRS e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que apoiam universitários na troca de experiências sobre práticas de desenvolvimento de Software entre Brasil e Noruega.

Durante a recepção, as estudantes relataram sua experiência em solo brasileiro até aquele momento. A vinda até o Brasil é uma das ações previstas no projeto. Depois da visita na PUCRS, em Porto Alegre, as estudantes passaram uma semana no Câmpus Curitiba e puderam conhecer espaços da Universidade, como o Centro de Realidade Estendida, Centro Integrado de Soluções em Inteligência Artificial (CISIA), Hotmilk, Centro de Simulação Clínica, Apple Developer Academy, COPEL e alguns parques e museus de Curitiba.

O projeto SENOBR tem duração de quatro anos e é totalmente financiado com recursos do governo norueguês. Este é o último ano. Em 2022, a PUCPR, PUCRS e UFAM levaram 3 estudantes. Em 2023, a PUCPR levou 2 estudantes de graduação/PIBIC, PUCRS e UFAM levaram 3 estudantes. E agora, em 2024, a PUCPR levará 3 estudantes de graduação/PIBIC, PUCRS e UFAM levarão 2 estudantes.