Mestrado e Doutorado - 08 nov 2023

Estudante da PUCPR é o ganhador do Prime 2023, que transforma pesquisas em novos negócios

Proposta vencedora é um implante veterinário que pode ser absorvido pelo organismo

pessoa-segurando-frasco-de-laboratorio
Foto de Chokniti Khongchum

A PUCPR conquistou o primeiro lugar no Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) de 2023, por meio do pesquisador de pós-doutorado, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Bruno Leandro Pereira.

Ele desenvolveu um implante veterinário de baixo custo, que utiliza material que pode ser absorvido pelo organismo, não sendo necessária a remoção cirúrgica. Impressos em 3D, os implantes auxiliarão na recuperação de fraturas e podem substituir implantes convencionais de aço, que precisam de cirurgia para remoção, assim como os modelos de acrílico, que podem ser tóxicos.

O Programa

O Prime transforma o resultado de pesquisas científicas em novos negócios, produtos e serviços para o mercado, em benefício da sociedade. Assim, fomenta a inovação, a propriedade intelectual e fortalece a cultura empreendedora entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da carreira técnica-administrativa. As pesquisas deste ano abrangeram as áreas de energias renováveis, agricultura e agronegócios, biotecnologia e saúde.

Ao longo de sete meses, os pesquisadores passaram por três fases de qualificação, com consultorias coletivas e individuais focadas no mercado, a partir da metodologia sugerida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

Os projetos aprovados para a fase final foram desenvolvidos em instituições de ensino superior do Paraná: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nos câmpus de Apucarana e Dois Vizinhos, e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.

Todos os projetos aprovados nesta etapa tiveram a patente depositada ou concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Neste ano, cada finalista do Prime receberá um aporte de R$ 200 mil para desenvolver sua solução inovadora. Os certificados foram entregues durante a abertura da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência 2023, realizado no dia 06/11, no Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, na região Norte. No evento foram premiados cinco projetos que participaram do programa.