Pesquisa - 09 nov 2023

PUCPR é premiada na Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Universidade também conquistou o prêmio PRIME com a startup OrthoPETica

Estande da PUCPR Câmpus Londrina reuniu a produção científica de todos os cursos da Universidade

A PUCPR Câmpus Londrina marcou presença e recebeu uma premiação durante a 20ª Semana de Ciência e Tecnologia Paraná Faz Ciência 2023. O estudante de pós-graduação em Engenharia Mecânica, Bruno Leonardo Pereira, garantiu o prêmio PRIME com a startup OrthoPETica. O evento, que aconteceu em Londrina (PR), tem como objetivo promover a divulgação científica e fortalecer a cultura de pesquisa e tecnologia no Estado. Foram 66 estandes de diferentes instituições com experimentos científicos, produtos de tecnologia, estudos e pesquisas.

A Mostra recebeu um público de cerca de 30 mil pessoas em três dias de evento, reunindo três mil estudantes e pesquisadores com mil e quinhentos trabalhos científicos, 241 projetos acadêmicos, 121 oficinas e outros dez eventos distintos.

“A PUCPR levou para o ‘Paraná faz Ciência’ uma diversidade de projetos de todos os cursos ofertados em Londrina, e inovações aplicadas no sistema de ensino e aprendizagem dos estudantes. A participação institucional e a apresentação desses projetos marcam a presença e a importância da universidade no âmbito regional e estadual porque são iniciativas que contribuem para o desenvolvimento científico”, comentou a coordenadora de Educação Continuada e Pós-Graduação da PUCPR Londrina, Denise Camarani Revelk.

Do Câmpus Curitiba da Universidade, o pesquisador Bruno Leonardo Pereira apresentou a startup OrthoPETica: tecnologia de implantes para reabilitação e mobilidade animal que desenvolve próteses ortopédicas para PETs por impressão 3D a partir de exame de imagem. A startup foi a vencedora do prêmio PRIME do Programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, que transforma resultados científicos em produtos, serviços e negócios.

Bruno, vencedor do Prêmio Prime

Dentre os projetos levados à Mostra Interativa, o Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP), que fornece apoio metodológico de aprendizagem aos professores da instituição, compartilhou dados sobre as estratégias de aprendizagem aplicadas no processo pedagógico da Universidade e metodologias desenvolvidas para aprimorar a experiência dos estudantes na construção do conhecimento.

mesa interativa medicina LondrinaUm dos produtos tecnológicos no estande foi a mesa digital interativa para estudo de anatomia utilizada no curso de Medicina. Outro destaque veio do curso de Psicologia, com um projeto que aplica a gamificação no ensino de habilidades terapêuticas por meio de uma ferramenta digital que podia ser testada pelos visitantes.

Da área de Administração foram apresentados projetos disruptivos que promovem a aproximação entre Universidade, empresas e mercado de trabalho.

O Laboratório de Inovação Jurídica, recém-inaugurado, apresentou soluções para articular importantes parcerias entre a Universidade e as empresas, como apoio ao ecossistema de inovação no que se refere às questões jurídicas. Enquanto os acadêmicos de Engenharia de Produção apresentaram resultados de pesquisas realizadas em busca de soluções para empresas de Londrina e região.