Com mais de 10 anos de excelência na formação de Engenheiros de Produção para Londrina e região, o curso prepara profissionais capazes de gerenciar redes integradas por pessoas, materiais e equipamentos, baseando-se em conhecimentos especializados das ciências matemáticas, físicas e sociais.
Com um corpo docente qualificado e disciplinas instigantes, tais como Gestão Estratégica de Operações, Planejamento e Controle da Produção, Engenharia de Organizações e Logística da Cadeia de Suprimentos, o curso promove a integração de conhecimentos técnicos e estratégicos, a fim de formar profissionais completos, capazes de atuar nas áreas de gestão e operações de organizações industriais e de serviços.
O curso prepara você para
Criar, projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos; dimensionar e promover a integração entre recursos materiais, humanos e financeiros; Analisar de maneira crítica os produtos e serviços existentes, buscando a melhoria contínua em suas características e funcionalidades.
Engenheiros de produção são eficientes
Os cálculos que propiciam o raciocínio lógico fazem parte da vida desses profissionais. Somam-se a essas aptidões a excelente compreensão de questões sociais e econômicas, para que os Engenheiros de Produção possam aliar técnica e habilidades às competências pessoais para transformer projetos em resultados.
E o mercado, como vai?
A Engenharia de Produção é uma profissão constantemente em alta no mercado, seja em períodos de crise, auxiliando na redução de custos e no aumento da eficiência, ou quando a economia está aquecida, atuando no aumento da produtividade. Isso garante uma alta empregabilidade e oportunidades para empreender na área.
O engenheiro de produção encontra uma série de oportunidades de atuação, como gestão e controle da qualidade, planejamento e controle da produção, gestão de custos, análise de investimentos e risco, projeto de produtos, processos de fabricação, logística industrial, mercado financeiro, e-commerce e consultoria.
O diferencial está na excelência
O curso conta com laboratórios de informática, equipados com computadores atualizados e softwares de simulação de processos, planejamento e controle da produção, desenho técnico e gestão de projetos. Possui também laboratórios de física, química, processos mecânicos e metrologia. Durante o curso, os estudantes desenvolvem projetos integradores, produzindo trabalhos de conclusão de curso que visam resultados práticos nas organizações. Os estudantes são estimulados, por meio de metodologias de aprendizagem ativa, a participar de atividades, tais como: projetos de Iniciação Científica, programas de monitoria, desafios multidisciplinares, visitas técnicas, desenvolvimento de protótipos, entre outras iniciativas empreendedoras.
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Física pelo Instituto de Física (1992) e doutorado em Física Matemática pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1998). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teorias Específicas e Modelos de Interação; Sistemática de Partículas; Raios Cósmicos. Atuou como docente na Faculdade Pitágoras de Londrina nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atualmente é coordenadora e professora do curso de Engenharia de Produção do campus Londrina e tem desenvolvido pesquisas na área de otimização de processos e sistemas produtivos, atuando com projetos em: Gestão de Sistemas de Produção e Operações, Planejamento, Programação e Controle da Produção, Modelagem, Simulação e Otimização.